• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo Falhou?

exemplo:

eu tenho esse problema pra resolver, me diz se eu falhei em resolver:

3x5=?
5+5+3=15
3x5=15

no final eu contei como se fosse um 3 no lugar do 5, meu raciocinio esta errado, mas eu cheguei ao resultado certo
se vc olhar o raciocinio 5+5+3=15 ta errado, mas a minha intenção inicial era saber quanto era 3x5, e eu cheguei no resultado 15
assim sendo eu não falhei, pois achei o resultado certo para o que eu queria
"ele queria destruir o anel e conseguiu, como ele fez ou se teve alguma recaida no caminho para chegar ao resultado não importa"
Exemplo falho. Você falhou em resolver o problema. Você só encontrou o resultado certo, mas por uma mera coincidência. O resultado encontrado poderia ter sido facilmente 13. Como não podemos nos dar ao luxo de depender do acaso, você falhou sim, em resolvê-lo. Obteve o resultado esperado, mas falhou. (ok, tem "falhou" demais nessa frase. Mas esutou impossibilitado de fazer um argumento melhor agora).

É claro que no fim, Frodo conseguiu o resultado esperado, mas não foi ele que alcançou esse resultado. Foi obra do "acaso". Lógico, não devemos cobrar muito de Frodo; ele estava miserável e deplorável. Mas ele não conseguiu cumprir o objetivo. Se o seu chefe te manda fazer uma coisa e que faz é seu colega, você falhou. O trabalho foi um sucesso, você teve intenção de fazê-lo, mas falhou. Não conseguiu alcançar a meta.

ENtão, o meu ponto é esse: a Demanda deu certo; Frodo falhou.
 
Concordo com o Meneldur, a Missão não falhou, Frodo,sim. Ele deveria levar o anel até lá e destruí-lo, ele levou mas não foi capaz de destruir. Se Gollum, não estivesse lá e tão tomado pelo poder do anel a ponto de tentar tomá-lo de Frodo e acabar caindo com ele junto, ele não seria destruído. Frodo faria como Isildur e começaria tudo de novo, talvez.
 
"ele queria destruir o anel e conseguiu, como ele fez ou se teve alguma recaida no caminho para chegar ao resultado não importa"[/I]

Ele não destruiu, Sméagol sim.

Lógico, não devemos cobrar muito de Frodo; ele estava miserável e deplorável.

Não é desculpa, a tarefa era simples, atravessar todo o nordeste da Terra-Média, entrar em Mordor, se esconder de Sauron e dos Nazgul, atingir Orodruin e jogar o Anel lá dentro.
 
Ele não destruiu, Sméagol sim.
mas smeagol não tinha intenção, o fez, mas foi sem querer

Não é desculpa, a tarefa era simples, atravessar todo o nordeste da Terra-Média, entrar em Mordor, se esconder de Sauron e dos Nazgul, atingir Orodruin e jogar o Anel lá dentro.
ahh tá, bem tranquilo mesmo
qualquer um faria sem esforço
é tipo passear no parque
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Na minha opiniao, Frodo nao falhou. Ele apenas perdeu, digamos, a penultima batalha contra o anel. Sim, porque a ultima ele ganhou ou teria caido e queimado na lava como o Gollum. Ou seja, ele perdeu algumas batalhas mas ganhou a guerra. Ele e seus amigos, claro. A tarefa do Frodo era dificilima e ele jamais consegueria sozinho. Teve ajuda dos amigos e no momento fatidico, do acaso. Mas conseguiu. Com muitos de nós acontece isso, o acaso nos ajuda, nos dá mais fama do que mereciamos, mas nem por isso falhamos. Conseguir o que se deseja, sendo virtuoso e contando com a ajuda de Deus, sorte, acaso, seja lá como for, nao desmerece ninguem.
 
Acho que é válido ver a situação como aconteceu, e não o que poderia ter acontecido, eu acredito que Frodo não falhou pois no fim o que resultou na destruição do Um anel foram suas escolhas passadas, enquanto ainda estava consciente.
Em vários momentos os heróis contam com a sorte, ou com a ajuda de alguém, ninguém foge disso, por que com Frodo seria diferente? Se ele não tivesse levado o Anel até Mordor, ai sim isso teria sido uma falha crítica! Mas chegando até lá com Sam e Gollum, qualquer coisa poderia acontecer, e no fim aconteceu o melhor...
Existem momentos em que a coragem conta mais, ou a resistência, ou conhecimento em magia, ou sua habilidade com a espada, ou até mesmo os companheiros que traz consigo, neste caso o que contou foi a sorte, um lançar de dados, e isso simplesmente faz parte da história, não serve para desmerecer o titulo de herói de Frodo.
Uma pessoa retornar viva de uma missão suicida tendo ela alcançado seu objetivo, teria essa pessoa falhado?:think:
 
Uma pessoa retornar viva de uma missão suicida tendo ela alcançado seu objetivo, teria essa pessoa falhado?:think:

Se ela tinha que morrer (ao estilo terrorista), sim, ela falhou.

Se a missão era suicida metaforicamente, ou seja, tão difícil que seria quase impossível a pessoa voltar com vida, então não.

Mas no caso de Frodo apesar da missão ter sido bem sucedida em última análise Frodo falhou. Se corrompeu, voltou-se para o lado negro. Não fosse Smaug (e não intencionalmente) a Terra-média estaria perdida completamente
 
Se a missão era suicida metaforicamente, ou seja, tão difícil que seria quase impossível a pessoa voltar com vida, então não.
A missão de Frodo era quase dessa forma, seria impossivel ele destruir o anel, por isso precisou da sorte para concluir, e concluiu, independente da forma, independente de quem tenha aparecido para atrapalhar, mesmo que esse alguém fosse ele mesmo!

Mas no caso de Frodo apesar da missão ter sido bem sucedida em última análise Frodo falhou. Se corrompeu, voltou-se para o lado negro. Não fosse Smaug (e não intencionalmente) a Terra-média estaria perdida completamente
De fato ele se deixou dominar pelo Um anel, mas isso, como todos viram, não resultou em uma falha para a missão, só teria falhado se, após ter se voltado para o lado negro, tivesse levado o anel consigo para fora de Mordor...
Se for para especular, é óbvio que surgirão possiveis falhas, mas na história tudo ocorreu bem.
 
De fato ele se deixou dominar pelo Um anel, mas isso, como todos viram, não resultou em uma falha para a missão, só teria falhado se, após ter se voltado para o lado negro, tivesse levado o anel consigo para fora de Mordor...
Se for para especular, é óbvio que surgirão possiveis falhas, mas na história tudo ocorreu bem.

Eu não concordo com esse ponto de vista... Afinal de contas, uma falha não é somente você sair correndo na direção contrária a seu objetivo. Pense como se a Comitiva fosse um projeto, tomando como funcionamento do projeto, toda a parte de Frodo em Mordor, considerando Frodo o circuito e Gollum um curto-circuito. Se o circuito não funciona, seu projeto está acabado, mas como o curto-circuito fez funcionar, está tudo bem até que o curto comece a dar problemas também. (Quem não entender, me manda MP que eu edito pra tentar explicar de novo)
 
Eu não concordo com esse ponto de vista... Afinal de contas, uma falha não é somente você sair correndo na direção contrária a seu objetivo.
Ao meu ver, falha nesse caso resultaria na não destruição do anel, por isso levar o anel para fora de Mordor seria uma falha...

Pense como se a Comitiva fosse um projeto, tomando como funcionamento do projeto, toda a parte de Frodo em Mordor, considerando Frodo o circuito e Gollum um curto-circuito. Se o circuito não funciona, seu projeto está acabado, mas como o curto-circuito fez funcionar, está tudo bem até que o curto comece a dar problemas também.
Um projeto que mudou os planos durante o caminho, porque todos deveriam ter guiado Frodo até Mordor, mas mesmo assim, o projeto tinha como objetivo destruir o anel, e assim foi feito, o plano era que Frodo levaria o anel e o destruiria, e assim foi feito, não pela vontade de Frodo, mas isso não faz diferença, não importa se Gollum ou Sam fizessem algo (mesmo que por acidente) para concluir o objetivo; não consigo ver Gollum como um curto-circuito, se não fosse ele Frodo não chegaria a Mordor, fica claro que Gollum faz parte da história (ou projeto) tanto quanto a Comitiva, Gandalf que é sábio tinha esse conhecimento, só resta a nós enxergar o verdadeiro papel de Frodo, ele cumpriu o que deveria cumprir, e não fez nada mais além do papel que lhe cabia.
 
Já disse aqui e digo novamente. Frodo tinha uma missão clara que era levar o Um até Mordor e destruí-lo. Frodo fez isso? Sim ele o levou até lá, mas não o destruiu, se não fosse Gollum o anel estaria por aí até hoje... Sendo assim, a missão não falhou, mas Frodo sim.
 
Não falhou! Nem um outro resistiria tanto tempo com o Um Anel e só no momento de joga-lo desistiria. Frodo resistiu mais do que qualquer um resistiria portanto não falhou.
 
Eu acho que falhou sim. Como já foi dito anteriormente:

Nihal disse:
(...) Sendo assim, a missão não falhou, mas Frodo sim.

Dizer que o Frodo falhou na sua missão não implica em questionar sua força. As vezes podemos ser muito bons em alguma coisa e mesmo assim estar sujeitos a derrota, ou seja, ele falhou mas não deixa de ser, de certa forma, um herói.
 
Já disse aqui e digo novamente. Frodo tinha uma missão clara que era levar o Um até Mordor e destruí-lo. Frodo fez isso? Sim ele o levou até lá, mas não o destruiu, se não fosse Gollum o anel estaria por aí até hoje... Sendo assim, a missão não falhou, mas Frodo sim.
Depende, a missão de Frodo era levar o anel até Mordor e destrui-lo ou levar o anel até Mordor para ser destruido?
Como está no livro?
 
A missão era destruir O Anel. Fosse pelas mãos do Frodo, Gandalf, Sam ou Gollum, importava muito mais que o anel fosse destruído que fazer com que X ou Y o destruisse para alcançar o heroismo. Assim, Frodo não falhou. Pelo contrário, ele foi instrumental no sucesso da missão que, é bom que se tenha em mente, estava acima de qualquer feito egoísta ou individual.

Dizer que Frodo falhou seria o mesmo que creditar o triumfo sobre Sauron como resultado duma série de fracassos e falhas clamorosas que serviram para milagrosamente derrotarem um inimigo determinado, habilidoso e persipicaz.
 
Última edição:
Depende, a missão de Frodo era levar o anel até Mordor e destrui-lo ou levar o anel até Mordor para ser destruido?
Como está no livro?
Eu já acho esse tipo de preocupação é uma simples questão de linguística e é irrelevante o modo como está verbalizado no livro. A intenção era que o Anel fosse destruído, isso fica claro no livro.
 
Eu já acho esse tipo de preocupação é uma simples questão de linguística e é irrelevante o modo como está verbalizado no livro. A intenção era que o Anel fosse destruído, isso fica claro no livro.
Sim, esse era meu ponto, a única forma de afirmar que Frodo falhou era se na missão tivessem especificado que somente o Frodo deveria destruir o Um anel, mas como o objetivo era "destruir o anel" então é impossivel dizer que Frodo falhou...
 
Sim, esse era meu ponto, a única forma de afirmar que Frodo falhou era se na missão tivessem especificado que somente o Frodo deveria destruir o Um anel, mas como o objetivo era "destruir o anel" então é impossivel dizer que Frodo falhou...
A missão era jogar o Anel no Frodo. O papel de Frodo era garantir que o Anel fosse destruído (aliás, o papel de qualquer um a Comitiva). Nisso Frodo falhou, como Isildur.

A missão foi um sucesso; Frodo não. Esse é o meu ponto.
 
Tanto Frodo quanto Sméagol falharam em suas missões.

Frodo para destruir o Anel e Sméagol para recuperar o Anel. Devido ao poder do UM ambos deram as mãos nisso.

Frodo fez tudo para destruir o Um Anel e no final falhou e Smeágol fez de tudo para ter o Um Anel e falhou, que paradoxo esse hein.

Mas o objetivo final do Anel foi conquistado e por pouco não ocorreu um desastre maior.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo