• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien x Rowling, o eterno confronto

Quanto ao objetivo principal do tópico, atualmente eu investiria em Tolkien, pelo simples fato de sua obra ser mais extensa e eu me interessar mais por estudar mais a fundo.

gente, para mim não tem o que comparar, pois são duas pessoas diferentes de épocas diferentes e de estilo diferentes, e cada um tem seu espaço.

Concordo com você quando diz que não há o que comparar entre tais autores, e este também nem é o assunto principal do tópico. Eles viveram em épocas totalmente distintas e sofreram influências muito distintas (Rowling pode ter sido influenciada por Tokien, mas este ja foi influenciado por outros autores com outras idéias).
 
Além de adorar Tolkien...também sou fã da saga do bruxinho...muitos tolkenianos desprezam as obras de Rowling por achar muito linear, simples, com pucos "detalhes"...é claro que Tolkien fez tudo muito mais hiper detalhado com infinitas genealogias, enfim Tolkien fez um mundo beirando à perfeição...o que faz com que as obras de Rowling pareçam toscas e simplistas, mais admiro e gosto muito de Rowling.
 
Mas pra mim o suscesso de Hp deve-se a moda

Respeito sua opinião, amigo...mas discordo totalmente...pra mim o sucesso da saga do bruxo Harry Potter é derivado de um trabalho muito bem feito...e se muitas pessoas (me incluindo nelas) gostam de HP é porque é muito interessante, divertido e bem elaborado.
 
Sou um perfeccionista, um detalhista (isto é uma maldição :raiva:)... Acho os trabalhos de Tolkien muito superiores aos de Rowling.


`CjnEÁ
 
Sou um perfeccionista, um detalhista (isto é uma maldição :raiva:)... Acho os trabalhos de Tolkien muito superiores aos de Rowling.


`CjnEÁ

Amém Jedi!

Harry Potter é um livro para crianças,como já fora falado por muitas pessoas em outros tópicos,o sucesso deve-se ao fato da falta de conhecimento de outras obras!Duvido se um moleque de 10 naos vai ler OSDA ,que é super detalhado,ele lerá as aventuras de um bruxo.Pra mim Hp só foi bom pra tirar as crianças do video game,na verdade,elas se viravam melhor nele.
 
Olha gente, se me permitem, nao vou defender, apenas contar algo.
o meu professor de Literatura, sempre que surgia o assunto HP ele defendia as obras, dizendo que são obras ricas de conhecimentos.
eu ate concordo, ate o ponto onde entra a existencia do Tolkien.

mas mesmo assim, acho uma discusão sem nexo em um fórum sobre Tolkien!
 
nossa fazia tempo que eu nao via esse tópico na ativa...
bem vou colocar minha opinião dinovo
nao tem como comparar...

historias diferentes
assuntos diferentes
épocas diferentes
autores diferentes
estilos diferentes

Enfim, a JK tem seu valor, mas prefiro Tolkien (obviamente)
 
Bem como muitos já disseram é impossivel comparar Tolkien a Rowling.
Isso é um fato.

Mas li todos os livros da serie do HP e gostei muito, se ela se baseou em Tolkien eu não sei mas os livros dela são impossiveis de serem comparados, com o mundo e toda estoria criado por Tolkien.
São obras totalmente diferentes.
Rowling escreve uma obra infantojuvenil, e Tolkien criou um mundo que pode ser acessado por qualquer um que tenha um real interrese, não concordo que crianças não possam ler Tolkien, existem obras que seriam um pouco complicadas de se entender mas outras como a Trilogia do SDA, eu mesma começei a ler com 12 anos.

Não estou puxando o lado nem de um nem de outro, concordo com os que já falaram cada um tem um espaço, e adoro os dois.
Mas de formas diferentes.

Agora em quanto ao Lewis, gostei sim das cronicas, mas como HP não se compara a Tolkien, mas não deixa de ser livro muito bom.

:D
 
Prefiro Tolkien do que Rowling... as obras de Tolkien sao bem mais detalhadas do que as de Rowling, mas as duas sao muito interessantes, tendo Rowling com uma obra mais ''magica'' e Tolkien com uma obra que, pelo menos para mim, nos leva ao lugar relatado e nos da uma sensaçao de uma realidade de tempos muito remotos, uma coisa surpreendente.
 
Um fato bastante comum no campo das obras de fantasia é o confronto entre Tolkien e Rowling. Na realidade, a "disputa" parece ter mais força entre fãs, mas recentemente o blog BlogginStocks, voltado à Economia, engrossou o caldo desta aparentemente eterna discussão ao propor um confronto entre os autores, perguntando aos leitores em qual dos dois investiriam.







</ br>Leia Mais...


Eu sou fã de Rowling, entretanto acredito que uma "batalha" seria melhor travada e mais sensatamente disputada caso fossem os concorrente Tolkien e Anne Rice. Afinal Tolkien "detém" os elfos e Rice os vampiros, seres ao mesmo tempo semelhantes e muito diferentes. Além disso, os livro de Rowling, apesar de serem meticulosamente escritos e possuírem um grande grau de sensatez e cronologia, sustentam mais uma leitura infantil que uma leitura matura. Os livros de Anne Rice para mim, citarei algumas obras conhecidas para iluminar a mente dos leigos com relação a escritora:

- Entrevista com o Vampiro
- O Vampiro Lestat
- A Rainha dos Condenados

são melhor estruturados e carregam um tema mais adulto e sedutor que o de bruxos de 17 anos. (Sem ofensas À J.K., como afirmei antes eu adoro o trabalho que ela faz, sou fã e muito diferente do que posso estar aparentando aqui minha intenção não é jamais a de criticar a autora ou de estampá-la como uma não-boa profissional, sequer a de influenciar leitores com minha opinião)
Anne Rice seria uma combatente mais ao nível de Tolkien. Sua temática é impecável. Eu particularmente cheguei a ler mais 1.500 páginas (os três livros citados acima tendo "O Vapiro Lestat" mais de 1.000 páginas) em 8 dias. Na boa, esse foi meu récorde e o interessante é que li no computador (ou seja, com aquela luz incômoda dias e dias na minha cara ferrando a minha vista e sentada de forma muito desconfortável), madrugadas afora parando somente para me manter viva e limpa. :D

E eu adoraria ver conhecedores astutos de ambas as obras discutindo entre si não só como assistir (da maneira possível seja lá essa qual for) todas as outras formas de confrontar escritor vs. escritor da ficção.
 
Sou realmente apaixonado por Tolkien, mas também ja lí Rowling e gostei!!!
Mas acredito que o mundo de Tolkien seja um mundo mais profundo e com uma singulariedade surpriendente, do qual podemos tirar lições e condutas para toda uma personalidade!!! Já Rowling é mais uma aventura juvenil (não a desmerecendo) que trata de coisas mais mundanas!!!
 
Não sei aonde li, mas vi em algum lugar que Rowling se inspirou em Tolkien para fazer Harry Potter. E também que ela é fã dele, tanto que assina parecido com Tolkien.
J.R.R. Tolkin >>>>>J.K. Rowling
 
Comparações entre suas obras já se tornaram inevitáveis, mas nem por isso necessárias. Acho que esse "confronto" é muito pelo fato de os dois escritores serem ingleses, terem criado estórias realmente interessantes e serem amplamente lidos hoje em dia.

Gosto dos dois, mas não com mesma intensidade (Tolkien é o melhor!). As obras encantam de forma diferente. Enquanto Rowling meio que adaptou a nossa realidade, ou melhor, implementou-a. Rowling é uma "fuga" para uma realidade alternativa, tramas fantásticas e grandiosas (mas nem tanto).

Tolkien transporta o leitor a um mundo completamente diferente. Complexo, encantador e, por vezes, assustador. Nele podemos acompanhar a saga de um mundo maravilhosamente construído, perfeito em seus detalhes. Histórias grandiosas e sublimes.

Enfim, acho que estabelecer uma comparação entre eles não é muito, digamos, justo.

São minhas impressões, embora acho que não foram devidamente apresentadas. Mas, paciência.
 
Última edição:
Comparações entre suas obras já se tornaram inevitáveis, mas nem por isso necessárias. Acho que esse "confronto" é muito pelo fato de os dois escritores serem ingleses, terem criado estórias realmente interessantes e serem alplamente lidos hoje em dia.

Gosto dos dois, mas não com mesma intensidade (Tolkien é o melhor!). As obras encantam de forma diferente. Enquanto Rowling meio que adaptou a nossa realidade, ou melhor, implementou-a. Rowling é uma "fuga" para uma realidade alternativa, tramas fantásticas e grandiosas (mas nem tanto).

Tolkien transporta o leitor a um mundo completamente diferente. Complexo, encantador e, por vezes, assustador. Nele podemos acompanhar a saga de um mundo maravilhosamente construído, perfeito em seus detalhes. Histórias grandiosas e sublimes.

Enfim, acho que estabelecer uma comparação entre eles não é muito, digamos, justo.

São minhas impressões, embora acho que não foram devidamente apresentadas. Mas, paciência.

Ulca disse tudo o que deveria ter sido dito, são histórias diferentes, em mundos diferentes, não existe motivos para compara-las, o que podemos fazer é apreciar cada uma com suas peculiariadades.
 
O Hagrid é baseado no personagem Tom Bombadil!
Voldemort = Sauron.
O Salgueiro Lutador = os Ents
Dumbledore = Gandalf
Dobby = Gollum (versão gay, é claro! Percebam que até os olhos em forma de grandes bols é descrito igualmente)

Além desses "pequenos" fatos, o universo criado por Tolkien é tão gigantesco a ponto de poucos serem capazes de compreendê-lo. Fora os idiomas que ele criou (principalmente o Élfico), as raças novas (Hobbit, Orc, Uruk-hai, Ent...), a história narrada nos mínimos detalhes. Em suma, tudo é tão verdadeiro que, se não fosse a nossa consciência, seria impossível discernir a ficção da realidade.

Harry Potter é uma boa história, tal qual Rowling é uma grande narradora, e eu até confesso que sou fã da série.

Mas Tolkien... Foi e ainda é, mesmo depois de morto, MAGNÍFICO. Até Rowling concordaria com isso!
 
Bom, Rowling foi uma "copiadora" de Tolkien e de lendas e tudo mais, Tudo bem que ela criou coisas mas foram bem poucas e as obras dela são limitadas.
Quanto á Tolkien, tudo bem que ele sofreu influências de lendas e tudo mais mas ele soube por do seu jeito, e ele criou muitas coisas (o mundo, as línguas e etc) que nem se compraram com aquelas frasezinhas da Rowling (muitas são em latim).E o mundo que ele criou é ilimitado, ele poderia viver 500 anos e sempre estaria "descobrindo" coisas na Terra-Média.
Enfim, HP é uma coisa mais infantil e SDA é mais compexo pra uma criança ou alguém com um conhecimento limitado entender.Eu gosto de HP mas é só pra diversão, e SDA é pra diversão, conhecimento, distração etc...é também para a alma, não só para o corpo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo