• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien x Rowling, o eterno confronto

Ótimo
agora toda a imagem de um velho de barba e sábio (estilo Merlin) já escrita, é plágio do Gandalf?
Até os que foram escritos antes?
Bom saber...
 
Meu, olha que interessante, esse tópico está aí faz tempo e eu nunca parei pra dizer que é inútil comparar harry potter com SDa até porque daqui a uns 10 anos ninguém nem vai lembrar do Harry...
Realmente devo andar desligado, como não passei e disse:
-puta tópico de merda!
pronto, falei.
 
Concordo que a discussão seja "inútil", mas não acho que HP seja tão efêmero assim. Nárnia, que para mim é muito menor em qualidade, foi de certa forma lembrada durante todos esses anos... Mas enfim, que vai sair de "moda", isso vai.
 
É claro que Rowling não criou um mundo tão complexo quanto Tolkien,ela ficou pressa na Inglaterra e muit masi naquele maternal...escola.:mrgreen:

TOlkien criou um mundo gigantesco que é a terra-média:hihihi:
 
É terrível essa necessidade do ser humano em querer que sua opnião seja aceita como verdade.
Já disse isso umas N vezes aqui no fórum.

É tão simples. Não conhece leia.
Nào gostou, não leia.

Não precisa ficar comparando um com o outro, são pessoas diferentes, tempos diferentes, contextos diferentes, influências diferentes, objetivos diferentes.

E ainda que fosse tudo igual, pra que comparar?
Tokien só é considerado bom enquanto tiver gente para ele superar?

Pelamor né?!
 
É terrível essa necessidade do ser humano em querer que sua opnião seja aceita como verdade.
Já disse isso umas N vezes aqui no fórum.

É tão simples. Não conhece leia.
Nào gostou, não leia.

Não precisa ficar comparando um com o outro, são pessoas diferentes, tempos diferentes, contextos diferentes, influências diferentes, objetivos diferentes.

E ainda que fosse tudo igual, pra que comparar?
Tokien só é considerado bom enquanto tiver gente para ele superar?

Pelamor né?!

Ditto
Perfeito

Não entendo essa maldita mania de querer comparar tudo.

Bjus
 
Concordo que a discussão seja "inútil", mas não acho que HP seja tão efêmero assim. Nárnia, que para mim é muito menor em qualidade, foi de certa forma lembrada durante todos esses anos... Mas enfim, que vai sair de "moda", isso vai.
Hm, eu considero Nárnia um material de melhor qualidade, mas pode ver que não existe a Valinor de nárnia. Não colocaria HP no mesmo nível de Nárnia =P.
É claro que Rowling não criou um mundo tão complexo quanto Tolkien,ela ficou pressa na Inglaterra e muit masi naquele maternal...escola.:mrgreen:

TOlkien criou um mundo gigantesco que é a terra-média:hihihi:
você ainda está sendo delicado.:lol:
É terrível essa necessidade do ser humano em querer que sua opnião seja aceita como verdade.
Já disse isso umas N vezes aqui no fórum.

É tão simples. Não conhece leia.
Nào gostou, não leia.

Não precisa ficar comparando um com o outro, são pessoas diferentes, tempos diferentes, contextos diferentes, influências diferentes, objetivos diferentes.

E ainda que fosse tudo igual, pra que comparar?
Tokien só é considerado bom enquanto tiver gente para ele superar?

Pelamor né?!
Eu sei do que eu estou falando considerando que li pelo menos umas tres vezes cada um dos livros mencionados. Eu não comparo HP com Tolkien porque não há dúvida de qual é melhor. Agora, nem haveria essa discussão se os filmes do SDA não fossem lançados enquanto o HP fazia sucesso.
De maneira simples, Tolkien é uma influência na literatura, Rowling não é.
Por acaso você Vê alguém na rua perguntando pra você D'O código Da vinci? Mas duvido que você pegue um cara que jogue RPG e fale "Tolkienquem?"
Ditto
Perfeito

Não entendo essa maldita mania de querer comparar tudo.

Bjus
Well, comece a pensar nisso e talvez entenda. Mas realmente não há utilidade nenhuma nesse caso.

:roll:
 
Well, comece a pensar nisso e talvez entenda. Mas realmente não há utilidade nenhuma nesse caso.

:roll:

Comece a pensar?
Você ta um pouco (ta, muito) atrasado com esse "conselho".

Você ta falando com base em nerds
Pegue crianças que acabaram de ser introduzidos a literatura, e muitas vão achar que Sr. dos Aneis é apenas um filme.
Aqui todo mundo sabe que é bom, uma literatura melhor, e etc etc etc.
Mas o povo costuma pensar de mais no meio em que vive, e na classe social que esta.
Esquece de ver que tem muito mais gente lá fora que não tem metade do que a gente tem aqui.

É uma pena não aceitar as diferenças literarias...
 
Última edição:
Comece a pensar?
Você ta um pouco (ta, muito) atrasado com esse "conselho".

Você ta falando com base em nerds
não, eu dei u exemplo. Agora, se gostar de Tolkien é ser considerado nerd, então é impossível não considerar apenas nerds para as "estatísticas".
Pegue crianças que acabaram de ser introduzidos a literatura, e muitas vão achar que Sr. dos Aneis é apenas um filme.
Excluindo o caso de o primeiro livro dessas crianças ser harry potter, também não haverá qualquer influência desse livro.
Meus filhos, sobrinhos etc lerão O Senhor dos anéis por minha recomendação, mas não vejo harry potter na história como mais do que um livro legal de ficção.

Aqui todo mundo sabe que é bom, uma literatura melhor, e etc etc etc.
Mas o povo costuma pensar de mais no meio em que vive, e na classe social que esta.
Há os que lêem e os que não lêem? Bem, se for assim, não há tanta influência de classe social, eu conheço pessoas de diferentes classes sociais que lêem e que não lêem, é um assunto mais cultural do que econômico.
Esquece de ver que tem muito mais gente lá fora que não tem metade do que a gente tem aqui.
Eu não daria conta de comprar todos os livros que li e que vou ler. Pra isso, mesmo morando no interior, fui à biblioteca municipal.
É uma pena não aceitar as diferenças literarias...
Gostar mais de HP é uma coisa. Colocar Rowling como uma autora melhor do que tolkien já é falta de noção crítica, e isso não tem muito a ver com diferença literária.
 
não, eu dei u exemplo. Agora, se gostar de Tolkien é ser considerado nerd, então é impossível não considerar apenas nerds para as "estatísticas".

Eu também deu um exemplo... se quer generalizar, ai é contigo...

Excluindo o caso de o primeiro livro dessas crianças ser harry potter, também não haverá qualquer influência desse livro.
Meus filhos, sobrinhos etc lerão O Senhor dos anéis por minha recomendação, mas não vejo harry potter na história como mais do que um livro legal de ficção.

Que bom que seus filhos, sobrinhos, etc, tiveram você de exemplo. Muita gente não tem. A média de livros da população brasileira é 4,7 por ano. E a maioria é de auto-ajuda.

Há os que lêem e os que não lêem? Bem, se for assim, não há tanta influência de classe social, eu conheço pessoas de diferentes classes sociais que lêem e que não lêem, é um assunto mais cultural do que econômico.

É um assunto dos dois. Quem realmente gosta de ler, vai atrás, independente da classe social. Mas negar que os que tem mais grana tem um acesso mais fácil, ai não né. Os livros no Brasil são caros.

Eu não daria conta de comprar todos os livros que li e que vou ler. Pra isso, mesmo morando no interior, fui à biblioteca municipal.

Que bom, deveria ter mais gente que fizesse isso. Mas muita gente mal pisa numa biblioteca.

Gostar mais de HP é uma coisa. Colocar Rowling como uma autora melhor do que tolkien já é falta de noção crítica, e isso não tem muito a ver com diferença literária.

Falar que gosta de HP e Tolkien é uma coisa. Degrinir a imagem de HP para colocar Tolkien num pedestal, é diferente.
Tolkien é melhor? Sim, pra mim é. Eu penso nas qualidades dele. E não preciso degrinir nenhum outro livro para provar isso.
O que eu acho errado, é degrinir um livro em prol de outro. E sim, isso que eu acabei de falar tem haver com diferenças literárias.

Mais do que a falta de noção critica, é a falta de noção geral. Porque ter que rebaixar um para o outro ser melhor? Se o outro é melhor, não precisa rebaixar ninguém. Basta expor todos os pontos posivitos. É simples.
Tem muita gente que prefere ser melhor que os outros, não pelas qualidades que tem, mas pelos defeitos que o outro tem... e eu acho isso errado.
Mas enfim, é só minha opinião.

Bjus
 
Eu também deu um exemplo... se quer generalizar, ai é contigo...
nenhum de nós dois generalizou, estamos limpos por enquanto.

Que bom que seus filhos, sobrinhos, etc, tiveram você de exemplo. Muita gente não tem. A média de livros da população brasileira é 4,7 por ano. E a maioria é de auto-ajuda.
Tiveram, não, terão ^^.
Hm, livros de auto-ajuda são thrash, bom, já que preferem que eu não detone com os livros, eu nem vou falar sobre livros de auto-ajuda.

É um assunto dos dois. Quem realmente gosta de ler, vai atrás, independente da classe social. Mas negar que os que tem mais grana tem um acesso mais fácil, ai não né. Os livros no Brasil são caros.
Sim, isso é verdade, mas é mais fácil ver alguém de classe média baixa lendo livros do que alguém de classe média alta. Estatísticamente falando.
Não é o meio que determina a pessoa, mas a pessoa que aproveita o que puder do meio pra seu desenvolvimento. Da mesma forma que existem neonazistas na alemanha, onde a família pode comprar um livro pra cada filho. Existem literatos no Brasil, onde 50 milhões de habitantes vivem com menos de um salário mínimo por mês.

Que bom, deveria ter mais gente que fizesse isso. Mas muita gente mal pisa numa biblioteca.
Muitas vezes é mais do que opção, mas querer entrar na biblioteca já é uma coisa. A da minha cidade não tem muuuitos livros e a literatura infanto-juvenil está sempre com fila.
Mas nunca tive problemas em encontrar sequer um dos livros que procurei.
Falar que gosta de HP e Tolkien é uma coisa. Degrinir a imagem de HP para colocar Tolkien num pedestal, é diferente.
Tolkien é melhor? Sim, pra mim é. Eu penso nas qualidades dele. E não preciso degrinir nenhum outro livro para provar isso.
O que eu acho errado, é degrinir um livro em prol de outro. E sim, isso que eu acabei de falar tem haver com diferenças literárias.

Mais do que a falta de noção critica, é a falta de noção geral. Porque ter que rebaixar um para o outro ser melhor? Se o outro é melhor, não precisa rebaixar ninguém. Basta expor todos os pontos posivitos. É simples.
Tem muita gente que prefere ser melhor que os outros, não pelas qualidades que tem, mas pelos defeitos que o outro tem... e eu acho isso errado.
Mas enfim, é só minha opinião.

Bjus
A discussão é entre Rowling e Tolkien, Rowling não trouxe influência.
E é desnecessário discutir quem é melhor. Mas se harry potter fosse um livro ruim, eu não teria lido tantas vezes.
Mas é só uma ficçãozinha boa, não me trouxe nenhujm ponto mais longe.
Quanto ao SDA, ou ao menos o Silmarillion, construí parte da minha vida através desses livros.
 
Última edição:
Falar que gosta de HP e Tolkien é uma coisa. Degrinir a imagem de HP para colocar Tolkien num pedestal, é diferente.
Tolkien é melhor? Sim, pra mim é. Eu penso nas qualidades dele. E não preciso degrinir nenhum outro livro para provar isso.
O que eu acho errado, é degrinir um livro em prol de outro. E sim, isso que eu acabei de falar tem haver com diferenças literárias.

Mais do que a falta de noção critica, é a falta de noção geral. Porque ter que rebaixar um para o outro ser melhor? Se o outro é melhor, não precisa rebaixar ninguém. Basta expor todos os pontos posivitos. É simples.
Tem muita gente que prefere ser melhor que os outros, não pelas qualidades que tem, mas pelos defeitos que o outro tem... e eu acho isso errado.
Mas enfim, é só minha opinião.

Bjus

Concordo com você Hellchan. O debate de por que um livro é bom, por que ler, ou não isso sim é excelente debate, agora ficar defendendo um para atacar o outro demostra uma certa falta de maturidade na minha opinião. Por que as pessoas tem que achar que o livro que elas leem é melhor do que outros que tem uma fonte parecida (parecida, não igual)?

Thorin, a Rowling fez um mundo maternal, de escola, para crianças. O livro é infantil. O que aconteceu é que alguns adultos gostaram da historia, ponto. Esse foi o ponto de vista que ela abordou, independente de ser maternal ou não. O livro é sobre uma criança bruxa que vai para a escola de bruxos. Qual o mal nisso? Essa foi a base da história dela, se você não gostou - o que eu já percebi que você odiou, não precisa ficar tocando nesse aspecto. Simplesmente ressalte os pontos positivos de Tolkien, que são muito bons!

Sobre Nárnia: Eu concordo com o Haran. Acho que as Crônicas de Nárnia ficaram a desejar. Minha opinião é de que C.S. Lewis exagerou na hora de beber na fonte do Tolkien. Sinceramente, não gostei de Nárnia (livros), esperava mais, e o que senti quando li foi que ele simplesmente infantilizou a mitologia que o Tolkien criou e mudou alguns aspectos da história, para não ficar tão parecido, já Harry Potter é completamente diferente de SdA.
 
Concordo com você Hellchan. O debate de por que um livro é bom, por que ler, ou não isso sim é excelente debate, agora ficar defendendo um para atacar o outro demostra uma certa falta de maturidade na minha opinião. Por que as pessoas tem que achar que o livro que elas leem é melhor do que outros que tem uma fonte parecida (parecida, não igual)?
Não é necessário ATACAR o livro, mas também não é necessário preencher com eufemismos as falhas dele num julgamento. falta de maturidade é dizer que algo é porque é, e geralmente isso cabe aos adultos que consideram os mais jovens como incapazes de ter opinião própria.

Thorin, a Rowling fez um mundo maternal, de escola, para crianças. O livro é infantil. O que aconteceu é que alguns adultos gostaram da historia, ponto. Esse foi o ponto de vista que ela abordou, independente de ser maternal ou não. O livro é sobre uma criança bruxa que vai para a escola de bruxos. Qual o mal nisso? Essa foi a base da história dela, se você não gostou - o que eu já percebi que você odiou, não precisa ficar tocando nesse aspecto. Simplesmente ressalte os pontos positivos de Tolkien, que são muito bons!
Mesmo assim, colocar um tópico desses como duelo eterno é mais do que forçar a barra. Em 10 anos essa eternidade se acabará.
De um ponto de vista SIMPLES as duas histórias são "legais".
Criticamente falando não há o que comparar.
Sobre Nárnia: Eu concordo com o Haran. Acho que as Crônicas de Nárnia ficaram a desejar. Minha opinião é de que C.S. Lewis exagerou na hora de beber na fonte do Tolkien. Sinceramente, não gostei de Nárnia (livros), esperava mais, e o que senti quando li foi que ele simplesmente infantilizou a mitologia que o Tolkien criou e mudou alguns aspectos da história, para não ficar tão parecido, já Harry Potter é completamente diferente de SdA.
Lewis e Tolkien eram colegas, não aluno e professor. Inclusive, por questões religiosas inseridas em seus livros, tiveram uma briga.
Nárnia é mais difícil de compreender do que SDA ou HP, o que não significa que seja uma historieta simples, mas admito que não teve a força de Tolkien para manter-se constante entre o lançamento do livro e do filme.
 
A discussão é entre Rowling e Tolkien, Rowling não trouxe influência.
E é desnecessário discutir quem é melhor. Mas se harry potter fosse um livro ruim, eu não teria lido tantas vezes.
Mas é só uma ficçãozinha boa, não me trouxe nenhujm ponto mais longe.
Quanto ao SDA, ou ao menos o Silmarillion, construí parte da minha vida através desses livros.

Olha, eu concordo em parte com isso^^
A Rowling não trouxe nenhuma influência literaria. Mas ela trouxe influência, se olhar que muitas crianças começaram a ler por influência do fenomeno Harry Potter. Acho que, por mais simples que seja, se trouxe algumas crianças mais perto da literatura, é de certa forma, uma influência boa.^^

Bjus
 
Voltando ao assunto...

Prefiro Tolkien. Nada contra Rowling, só que os livros dela são muito curtinhos. E também são do tipo "quando acabar, acabou". Ou seja, como foi dito, não tem mais o que procurar saber.
 
Acho esssa discussão, essa disputa, pura idiotice...

Não podemos simplesmente ser fãs dos dois? Sabe, eu li e adoro "O Senhor dos Anéis", mas também me considero grande fã de "Harry Potter"!

Pq não, hein?
 
Eu sei do que eu estou falando considerando que li pelo menos umas tres vezes cada um dos livros mencionados. Eu não comparo HP com Tolkien porque não há dúvida de qual é melhor. Agora, nem haveria essa discussão se os filmes do SDA não fossem lançados enquanto o HP fazia sucesso.
De maneira simples, Tolkien é uma influência na literatura, Rowling não é.
Por acaso você Vê alguém na rua perguntando pra você D'O código Da vinci? Mas duvido que você pegue um cara que jogue RPG e fale "Tolkienquem?"


Pergunto de novo, pra que comparar?

Pq ter que tratar como um sendo melhor que o outro ao invés de simplimente dizer que são autores diferentes?
 
Pergunto de novo, pra que comparar?

Pq ter que tratar como um sendo melhor que o outro ao invés de simplimente dizer que são autores diferentes?

é... bem diferentes, generos diferentes
comparações deviam ser deixadas de lado
 
Acho esssa discussão, essa disputa, pura idiotice...

Não podemos simplesmente ser fãs dos dois? Sabe, eu li e adoro "O Senhor dos Anéis", mas também me considero grande fã de "Harry Potter"!

Pq não, hein?

É isso que não entendo, por que algumas pessoas não conseguem gostar dos dois, tem que ficar falando mal de um, para defender o outro. Também sou fã de Harry Potter e SdA, concordo com você Charles! :yep:

é... bem diferentes, generos diferentes
comparações deviam ser deixadas de lado

sim sim sim Arwen!! concordo com você também!:yep:

---
Mesmo assim, colocar um tópico desses como duelo eterno é mais do que forçar a barra. Em 10 anos essa eternidade se acabará.
De um ponto de vista SIMPLES as duas histórias são "legais". - post de: Calimbadil.

Se você colocar a ênfase na palavra eterno concordo com você, modas vão e vem e vão acabar, mas sinceramente, daqui sei lá eu quanto tempo, quando tiver meus filhos (e netos sei lá o que o futuro me reserva) gostaria que eles começassem a ler Harry Potter, acho um bom livro para despertar o interesse da leitura, e mais para frente, entregaria O Hobbit e SdA, daí em diante o que cada um quizer ler...

Sinceramente acho que isso de entregar os livros do HP para os filhos vai acontecer com alguns futuros pais, talvez nesse sentido se torne "eterno" mas o que me incomoda é o fato que que é duelo eterno. Por que não é!!! Como a Arwen disse:

é... bem diferentes, generos diferentes
comparações deviam ser deixadas de lado
 
perfeito Linwe... (novo orgulho da Heisen...)

concordo com tudo que vc disse (até porque andou citando o que eu disse ^^)

bem... eu tbm gosto dos dois
se bem que devo adimitir, éu preferimo mais SdA por causa do estilo...
mas HP tbm é bom
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo