• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien x Rowling, o eterno confronto

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
<div align="justify">
Um fato bastante comum no campo das obras de fantasia &eacute; o confronto entre Tolkien e Rowling. Na realidade, a &quot;disputa&quot; parece ter mais for&ccedil;a entre f&atilde;s, mas recentemente o blog <a href="http://www.bloggingstocks.com/" target="_blank" title="bloggingstocks">BlogginStocks</a>, voltado &agrave; Economia, engrossou o caldo desta aparentemente eterna discuss&atilde;o <a href="http://www.bloggingstocks.com/2007/09/16/money-face-off-jrr-tolkien-vs-jk-rowling/" target="_blank" title="tolkien x rowling">ao propor um confronto entre os autores</a>, perguntando aos leitores em qual dos dois investiriam.<br />
</div>
<div align="justify">
&nbsp;
</div>
</ br> Leia Mais...
 
Égua! Já tem um tempinho que enviei esta notícia, que havia encontrado no site www.potterish.com

Fico feliz por colaborar, pensei que não iriam colocar mais... Na condição de um humilde fã residente em Belém, capital do Pará. Hehehe!

Como mencionei no e-mail, gosto de ambos autores. No entanto, movido pela racionalidade votei em Tolkien.
 
Economia, investimentos, administração... xiii, isso não é comigo. Acho que o Tisf responderia melhor essa questão. :hihihi:

Eu, por motivos passionais, votaria em Tolkien, claro. Mas não sei se acertaria.

Não aceitava isso não, Joy!
:rofl:
 
Eu acho que são coisas completamente diferentes e por isso não se pode compará-las.
Eu gosto de Harry Potter, espero ansiosa para comprar o último livro mas a paixão da minha vida é Tolkien e nada se compara a ele na hora de escrever. O mundo de Tolkien é muito mais complexo, mais bonito, melhor descrito, tudo.
Mas podemos gostar dos dois... Não do mesmo jeito, claro!
 
Eu gosto muito da série de livros de Rowling. Não consigo nem dizer de qual gosto mais, de Tolkien ou Rowling. Eu simplesmente não os comparo com o intuito de julgar qual é o melhor ou o pior. Os dois têm igual espaço para mim, não vejo a necessidade de confrontá-los.

No campo de investimentos, falando em dinheiro, eu acho que votaria em Rowling. Creio que o apelo comercial da obra dela seja maior que o da obra de Tolkien. A obra dela também abrange um público alvo maior, pois desde crianças de 8, 9 anos até adultos e idosos podem se interessar pela história. O mesmo já não acho que aconteça com a obra de Tolkien, que é complexa demais para crianças muito jovens (na minha opinião). Por isso creio que financeiramente falando, a obra de Rowling seria um investimento com possibilidades mais lucrativas. O que não quer dizer que ela tenha mais valor do que a obra de Tolkien, de forma alguma...
 
aiya!

Com certeza Tolkien, principalmente pois suas obras estão sendo vendidas desde a década de 30 mais ou menos, e nos anos sessenta cresceu enormemente sua venda após à segunda edição de 66 do SdA, certamente um público maior foi atingido pelas obras de Tolkien, pois até mesmo crianças podem lê-los, não o SdA, talvez, mas o Hobbit, Roverandom e outros.
Já Rowling escreve para crianças, alguns jovens talvez, mas nunca vi e nem conheci pessoas mais velhas lendo HP, que sinceramente não vejo muita graça, pois se pensarmos, todas as obras de Alta Fantasia após Tolkien foram inspiradas nele, então acho que isto é um confronto desigual, que tal Tolkien e C.S. Lewis, comtemporaneos e há muitos anos suas obras vem vendendo!


Namárie!
 
Faço parte dos fãs que não suportam Rowling.

Somos dois.

Eu acho que são coisas completamente diferentes e por isso não se pode compará-las.
Eu gosto de Harry Potter, espero ansiosa para comprar o último livro mas a paixão da minha vida é Tolkien e nada se compara a ele na hora de escrever. O mundo de Tolkien é muito mais complexo, mais bonito, melhor descrito, tudo.
Mas podemos gostar dos dois... Não do mesmo jeito, claro!

Em Negrito...você disse tudo.


Nunca gostei dessa mulher (não sei nem o nome dela XD). Tipo..comparar os dosi é incoerente..ela escreveu sobre um bruxinho..em um colégio...Tolkien criou uma nova mitologia! Milhares de anos de história, várias línguas, povos, guerras, histórias...não tem comparação.
 
Peraí, pegamos a raiz do problema:
Rolwling se baseou em algumas partes em C.S.Lewin, que rea professor na Universiade de Oxford, junto de quem...TOLKIEN, ambos escreveram livros Tolkien visando adultos e Lewins crianças...Mas receio que Lewins se "baseou" em alguns personagem para escreve sua trama, tipo:
Os Anéis que levam ao Mundo de Ligação.
As Guerras.
E até mesmo a Feiticeira Branca, ela parece muito com uma versão feminina de Sauron. Se J.K. Se baseou em Liwens para escrever Potter ,então indiretamente ela se baeou em Tolkien, oras podemos dizer que Gandalf e Dumbledore são Irmãos.
 
Já Rowling escreve para crianças, alguns jovens talvez, mas nunca vi e nem conheci pessoas mais velhas lendo HP

Eu conheço uma infinidade de adultos e até idosos que lêem Harry Potter. A maioria deles começaram a se interessar por esse estilo de literatura ao lerem Tolkien, mas alguns nunca nem leram Tolkien, só vieram a saber o que era Senhor dos Anéis quando viram o filme. Não sei, acho que de ambos os lados existe um certo preconceito com o outro como se fossem rivais. Eu não consigo ver assim, leio os dois, gosto dos dois, até faço comparações e paralelos sobre os dois, mas não os rivalizo. Para mim, ambos têm seu espaço...
 
Assim...IMO, Harry Potter é apenas temporário. Depois de um tempo...quando acabar a série e tudo mais..duvido muito que continue a fazer sucesso. Por isso, acho que deveriam mduar o nome do tópico....pois Tolkien é eterno, ela não.

Nada contra quem lê. Só acho que HP é uma obra literária comum....sem nenhuma genialidade, apenas criatividade e talento para escrever. Tolkien foi um gênio, Sem dúvida.
 
Assim...IMO, Harry Potter é apenas temporário. Depois de um tempo...quando acabar a série e tudo mais..duvido muito que continue a fazer sucesso. Por isso, acho que deveriam mduar o nome do tópico....pois Tolkien é eterno, ela não.

Nada contra quem lê. Só acho que HP é uma obra literária comum....sem nenhuma genialidade, apenas criatividade e talento para escrever. Tolkien foi um gênio, Sem dúvida.

Eu também não sei se Harry Potter vai resistir ao teste do tempo, vamos ver. E sim, sem dúvida Tolkien foi um gênio.
 
É aí que está o X da questão. HP desde o começo já tinha um fim meio definido, com algumas especulações de como ele se daria exatamente, e eram essas últimas que faziam o mistériodo livro. Também é claro tem-se o crescimento das próprias personagens, já que o livro acompanha praticamente todo esse processo, o que dá um charme à estória do livro, e que por sinal é uma coisa que não vemos em SdA. Enquanto SdA (e os outros livros, em especial o Silma) é mais sobre a história do proprio mundo, HP é sobre suas personagens, o que a curto prazo traz mais sucesso. Porém, a partir do momento que se termina de ler o livro e todos os mistérios de HP são revelados, não sobra muita coisa. Com o tempo a série deixa de ter graça, pois não tem nada de novo a oferecer ou alguma cois que ainda permanece oculta. Já Tolkien deixou um mundo inteiro para trás, com toda sua cultura e personalidade próprios, e cujos mistérios ainda estão longes de serem resolvidos na integra. A diferença está em que Tolkien criou algo grandioso e acima de meras personagens, enquanto Rowling deixou apenas estas, e sem elas não sobra muita coisa...

Pelo menos esta é minha opinião...

PS.: Sim, gosto de HP, mas nunca a ponto de compara-lo com o SdA ou o Silma.
 
É aí que está o X da questão. HP desde o começo já tinha um fim meio definido, com algumas especulações de como ele se daria exatamente, e eram essas últimas que faziam o mistériodo livro. Também é claro tem-se o crescimento das próprias personagens, já que o livro acompanha praticamente todo esse processo, o que dá um charme à estória do livro, e que por sinal é uma coisa que não vemos em SdA. Enquanto SdA (e os outros livros, em especial o Silma) é mais sobre a história do proprio mundo, HP é sobre suas personagens, o que a curto prazo traz mais sucesso. Porém, a partir do momento que se termina de ler o livro e todos os mistérios de HP são revelados, não sobra muita coisa. Com o tempo a série deixa de ter graça, pois não tem nada de novo a oferecer ou alguma cois que ainda permanece oculta. Já Tolkien deixou um mundo inteiro para trás, com toda sua cultura e personalidade próprios, e cujos mistérios ainda estão longes de serem resolvidos na integra. A diferença está em que Tolkien criou algo grandioso e acima de meras personagens, enquanto Rowling deixou apenas estas, e sem elas não sobra muita coisa...

Pelo menos esta é minha opinião...

PS.: Sim, gosto de HP, mas nunca a ponto de compara-lo com o SdA ou o Silma.

Cara você disse exatamente o que eu queria dizer!

Assim como vc gosto de HP mas o que Tolkien fez está muito acima do que a maioria dos autores de fantasia fizeram. Ele criou uma história para o mundo que ele criou e assim redefiniu os conceitos sobre muitas coisa, como por exemplo os elfos e orc.
Não acho que as obras sejam SDA e HP comparavéis.
 
Não gosto da Rowling mas tenho motivos pra isso, sem querer desrespeitar quem gosta.

Harry Potter, na minha opinião, não passa de um livro pra crianças e a sua autora não teve imaginação nenhuma. Não há originalidade nos livros da Rowling. Ela pegou um punhado de histórias de outros livros e juntou num unico como se fosse algo novo. Ela faz com que as pessoas pensem que realmente existem bruxos e toda essa coisa doida de trouxas e varinhas e cobras falantes, mas não gosto dela por esse motivo, porque senão seria contraditória ao próprio Tolkien (falando a garota que louva um Deus chamado Eru e acredita nos elfos xD). Mas o que eu quero dizer, é que a Rowling não tem originalidade, Harry Potter é só um livro pra você ler em 2 dias, se distrair, e acabou.
Não tem mais nada além disso.

Eu não sei porque motivos pessoas se desesperam pra ver os livros dela chegarem e fazer o maior escândalo pelos livros dela. É algo que eu não gosto. Sou muito critica pra ler livros. Eu já li todos os de Harry Potter, mas acho que é mais pelo fato de eu ler qualquer 'papel' que cai na minha mão do que gostar mesmo.

Não sei se isso é verdade, mas quando era mais nova, um pastor e professor me disse que Tolkien e C.S Lewis eram amigos, e que Tolkien evangelizou Lewis e esse, maravilhado com a história da bíblia, escreveu 7 livros em 7 anos, irritando Tolkien que escreveu 3 livros em 14 anos, ou seja, ele tinha sido superficial.

Acho que a palavra 'superficial' define todas as obras de Rowling. É por isso que meu votinho vai pro Tolkien. Ele caiu de cabeça na sua obra, se entregou totalmente pra criar todas as histórias da Terra Média, soube se utilizar de histórias antigas sem copiá-las descaradamente e seus livros ainda tem mistérios e intrigam autores de todas as idades até hoje.

As pessoas que lêem Harry Potter tem essa de 'legal, vou ler Harry Potter' e acaba o livro, acaba a magia.
Esse é um diferencial do Senhor dos Anéis, você acaba de ler o livro e já quer ler todos os livros possíveis que encontrar de Tolkien. Quer 'desvendar' o mundo dele.
 
Última edição:
No marketing atual, HP ganha. Ao longo da história já não digo o mesmo. Sem comparação. E caso algum fã de HP diga que não, basta lembrá-lo que o RPG foi inspirado em O Hobbit... o Harry deu origem ao quê mesmo?
 
Sem entrar nessa discussão de quem é melhor que quem, Tolkien ou Rowling, não sei em quem investiria. Também não entendo muito de economia e investimentos mas acredito que depois que forem lançados todos os livros e filmes as obras de Rowling dará uma diminuída bem grande nos seus rendimentos, o que eu acho normal depois que essa febre apaixonada pelo HP, q é incentivada com livros novos, abrandar um pouco. Portanto, eu investiria em Tolkien. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo