• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien x Rowling, o eterno confronto

Você já leram o 1° tópico? a proposta é: "Qual dos dois seriam um investimento com maior retorno?"

A Valinor é um site Tolkieniano, o que vocês acham que vai acontecer quando um fã de HP diz que Rowling é melhor do que Tolkien, pau vai rolar minha gente. Pessoas como eu, tem um enorme carinho pelas obras do professor e muito fãs de Tolkien se contorce pelas "moda HP" (como eu). Se essa fosse a proposta do tópico (discutir quem é o melhor) tinha certeza que os moderadores já teriam tirado esse tópico a muito tempo.

Espero que essa dicussão acabe! Não dou minha opinião sobre os livros de Rowling por que fãs de HP não vão gostar, não to afim de discussão, por isso eu calo a boca. A momento em que ficar quieto é a coisa mais sábia a fazer.

Respondedo a pergunta do tópico. Hoje, nesse ano na minha opinião esta muito mais favorável em investi em Rowling do que Tolkien. Mas se eu realmente tivesse "dinheiro" investiria nas divulgação das obras de Tolkien mas se querem lucros, Rowling, no momento é a melhor escolha.
 
gente, para mim não tem o que comparar, pois são duas pessoas diferentes de épocas diferentes e de estilo diferentes, e cada um tem seu espaço.
 
Os moderadores podiam ter colocado um nome diferente para esse tópico...
Assim, ajudava a não haver mais mal entendidos...

Bjus
 
Eu concordo de certa forma com a Hellchan quando ela diz que os gostos são relativos. Em comunidades de Nárnia e Rowling, grande parte de seus membros acham quase indiscutível a superioridade de suas obras preferidas. O argumento decorrente para Tolkien é que ele é excessivamente descritivo, ou que não sabe criar situações emocionantes, etc. Nos meios acadêmicos de literatura, a opinião geral é que Tolkien é simples entretenimento e que não se compara a grandes mestres de literatura, aqueles estudados na escola. Claro que eu discordo totalmente dos dois grupos, mas eles também discordam de mim e então quase sempre chegamos a lugar nenhum.
 
Na minha opnião, o que pega realmente nao eh a qualidade em si, a competencia dos autores, mas sim a massificaçao em cima das obras, qq pessoa conhece HP, isso que acaba revoltando um pouco, pois eh um mundo muito mais complexo, ela juntou mitologia de todos os lados, e é famosa por todos acharem que é original.
agora se as pessoas pesquizarem a origem de tudo, vao chegar ao Tolkien, porém as pessoas são acomodadas...
nao estou de forma alguma menosprezando a J.K. eu li alguns de seus livros e gosto.
mas meu voto iria também pro Tolkien...
pois eh exatamente uq eu expliquei, coisas fáceis nao sao tao intereçantes, pelo menos nao para mim.
 
Muito foi dito sobre comparar e não comparar. Acho complicado comparar e classificar qualquer coisa, mas ainda assim classifico (poderia entrar em uma longa explicação sociológica e antropológica para provar que isso é muito marcante nos humanos, mas acho que é desnecessério...) e para mim Tolkien foi um melhor autor que Rowling.
Isso considerando todos os fatores aqui já citados e especialmente um fator (que eu vejo, mas não precisa que ninguém concorde comigo):
Tolkien tinha uma forma de escrever (como é belissímamente descrita por Lewis) que era como contar histórias para crianças, e se preocupava que aquele mundo que criou despertasse curiosidade até um sentido de tornar aquilo real para o leitor, procurando agradar a todos que lessem o livro, gostasse do que gostasse (Tolkien fala um pouco sobre isso em algum texto), e principalmente, ele escreveu um livro porque ele imaginou uma história, foi assim no início e até o fim, ele revisou sua obra inúmeras vezes, ele queria publicar um grande volume único pois não se preocupava em vender, mas queria sua história da forma como imaginou, Una.
Bem, já Rowling, perdeu mérito comigo, não só pela história que fez (isso é muito mais gosto do que qualquer outra coisa), mas pela escritora que se tornou. O seu início até considero semelhante ao de Tolkien, comecei a ler HP antes de virar um mega sucesso, assim como li SdA antes de sair os filmes, e por isso trago as impressões que tive fora de todo o contexto "sucesso" das obras. Rowling, em seus primeiros livros trazia uma forma de escrever, um tipo de história que infelizmente não vi mantido até o fim. Após o sucesso dos filmes o seus livros passaram a parecer roteiros cinematográficos na minha concepção, muitos me disseram que isso pode ser impressão, pois eu assisti aos filmes, outros que ela mudou a linguagem pois o Harry cresceu e os leitores também, mas fato é que para mim isso empobrece o escritor... o Harry saiu do controle da JK quando virou uma máquina de dinheiro.
Por isso considero Tolkien um escritor legítimo, não em comparação a JK, mas simplesmente o é, aquele que escreve por escrever.
Já JK considero uma escritora que se deixou levar pelo "best seler" que se tornou...muitas vezes me pergunto se ela teria terminado de escrever a série se seu livro não tivesse sido um sucesso... e penso que ela deveria ter escrito todos os livros, revisado e então publicado, mesmo que separadamente.

Resumindo, isso é só meu ponto de vista e impressões quanto a dois autores, partindo do pressuposto que um bom autor não é aquele que escreve um livro para ser lido, mas sim que apenas conta uma história (soa meio romântico...e o é...)
 
Rowling, em seus primeiros livros trazia uma forma de escrever, um tipo de história que infelizmente não vi mantido até o fim. Após o sucesso dos filmes o seus livros passaram a parecer roteiros cinematográficos na minha concepção, muitos me disseram que isso pode ser impressão, pois eu assisti aos filmes, outros que ela mudou a linguagem pois o Harry cresceu e os leitores também, mas fato é que para mim isso empobrece o escritor... o Harry saiu do controle da JK quando virou uma máquina de dinheiro. [...]
Já JK considero uma escritora que se deixou levar pelo "best seler" que se tornou...muitas vezes me pergunto se ela teria terminado de escrever a série se seu livro não tivesse sido um sucesso... e penso que ela deveria ter escrito todos os livros, revisado e então publicado, mesmo que separadamente.

Resumindo, isso é só meu ponto de vista e impressões quanto a dois autores, partindo do pressuposto que um bom autor não é aquele que escreve um livro para ser lido, mas sim que apenas conta uma história (soa meio romântico...e o é...)

*aplaude bastante* Muito bom esse seu ponto de vista sobre as histórias da Rowling, Prímula. Sou fã sim de HP, mas como você, também perdi parte do interesse. Percebi essa mudança, principalmente nos dois últimos livros. Esse é realmente um ponto em que ela perde uma oportunidade de enriquecer a obra.


---
Respondendo ao Fingorn:
Você já leram o 1° tópico? a proposta é: "Qual dos dois seriam um investimento com maior retorno?"

Atualmente, Harry Potter sem dúvida nenhuma, mas eu vi o John Rhys-Davis falando sobre os três filmes algo mais ou menos assim: "Acho que o que fizemos vai existir enquanto existir o cinema." Ele sintetizou em uma frase a importância dos três filmes, e consequentemente dos livros, por que muitas pessoas ainda verão o filme primeiro e depois se interessarão pelos livros, mas não vejo isso acontecendo com HP.


---
Parafraseando Hellchan:
Os moderadores podiam ter colocado um nome diferente para esse tópico...
Assim, ajudava a não haver mais mal entendidos...

Pois é. às vezes nós falamos uma palavra que não cabe exatamente no contexto e isso causa uma confusão....
 
Deixando bem claro que conheço as obras dos dois autores e que os aprecio de maneiras diferentes.
Respondendo a questão: O mais lucrativo hoje é J.K, porque enquanto as obras de Tolkien foram ao cinema e em três anos fala-se somente em como os filmes são grandes, os dela continuam sendo lançados e cada vez maior é a quantidade de produtos que levam a marca do 'Testa Rachada' (que é um apelido carinhoso dado ao Harry por uma leva de fãs escritores de fics). Enquanto isso, nas lojas de brinquedos, as miniaturas de nossos bravos Sócios foram retiradas das prateleiras.

Quanto a achar isso ou aquilo sobre as obras é algo relativo.

Eu comecei a ler os dois autores quando tinha a mesma idade e o que fica marcado em mim é que enquanto compreendia os dois, me maravilhava com suas histórias. Mas hoje, leio o Senhor dos Aneis e continuo com a mesma emoção que antes, pois o texto continua me prendendo como se fosse a primeira vez que o vejo. Enquanto isso J.K mudou sua forma de escrever, pois os livros mais recentes são deveras mais encorpados no enredo e na forma da narrativa. Entretanto, não leio os mais antigos com a mesma emoção que os li da primeira vez.

Vejo-os hoje como dois bons autores, mas cada no seu estilo e forma de escrever, compara-los é como tentar encontrar semelhanças em José de Alencar e Machado de Assis.
 
Cara eu sou fã dos dois e não vejo o porque desse ''eterno confronto" tanto Rowling quanto Tolkien são excelentes escritores e devemos respeitar o gosto alheio.
 
Vocês podiam ir à ONU fazer esse discurso de paz. Em geral discursos na ONU mudam pouco quando não são fodas.

Tenham a decência de discordar com classe sim ?
 
Última edição:
Você já leram o 1° tópico? a proposta é: "Qual dos dois seriam um investimento com maior retorno?"

A Valinor é um site Tolkieniano, o que vocês acham que vai acontecer quando um fã de HP diz que Rowling é melhor do que Tolkien, pau vai rolar minha gente. Pessoas como eu, tem um enorme carinho pelas obras do professor e muito fãs de Tolkien se contorce pelas "moda HP" (como eu). Se essa fosse a proposta do tópico (discutir quem é o melhor) tinha certeza que os moderadores já teriam tirado esse tópico a muito tempo.

Espero que essa dicussão acabe! Não dou minha opinião sobre os livros de Rowling por que fãs de HP não vão gostar, não to afim de discussão, por isso eu calo a boca. A momento em que ficar quieto é a coisa mais sábia a fazer.

Respondedo a pergunta do tópico. Hoje, nesse ano na minha opinião esta muito mais favorável em investi em Rowling do que Tolkien. Mas se eu realmente tivesse "dinheiro" investiria nas divulgação das obras de Tolkien mas se querem lucros, Rowling, no momento é a melhor escolha.

verdade, parece que fugimos totalmente do assunto
bem, ainda acho que dá pra manter harmonia por aqui
nao tem como comparar

se fosse pra investir
investiria em Tolkien, e deixaria a J.K. pra tras ^^
mas reconheço que demoraria a ver lucros
 
Sinceramente... odeio harry potter... penso que não capta a magia... e já agora não se pode comparar Tolkien a Rowling pois tolkien criou um mundo inteiro de raiz, uma mitologia mais complexas que muitas das que existem... considero essa comparação um crime.
 
Sinceramente... odeio harry potter... penso que não capta a magia... e já agora não se pode comparar Tolkien a Rowling pois tolkien criou um mundo inteiro de raiz, uma mitologia mais complexas que muitas das que existem... considero essa comparação um crime.

Igualmenet,não suporto Rowling,HP é puro modismo,as pessoas só leem pq é moda!
 
"A Valinor é um site Tolkieniano, o que vocês acham que vai acontecer quando um fã de HP diz que Rowling é melhor do que Tolkien, pau vai rolar minha gente. Pessoas como eu, tem um enorme carinho pelas obras do professor e muito fãs de Tolkien se contorce pelas "moda HP" (como eu). Se essa fosse a proposta do tópico (discutir quem é o melhor) tinha certeza que os moderadores já teriam tirado esse tópico a muito tempo.

Espero que essa dicussão acabe! Não dou minha opinião sobre os livros de Rowling por que fãs de HP não vão gostar, não to afim de discussão, por isso eu calo a boca. A momento em que ficar quieto é a coisa mais sábia a fazer.

Respondedo a pergunta do tópico. Hoje, nesse ano na minha opinião esta muito mais favorável em investi em Rowling do que Tolkien. Mas se eu realmente tivesse "dinheiro" investiria nas divulgação das obras de Tolkien mas se querem lucros, Rowling, no momento é a melhor escolha."

Concordo plenamente! Não se pode comparar... que criou Rowling? Um terminal de comboios que tem um pliar onde vamos para outro mundo e aprendemos a dixer "abracadabra"... tolkien e muito mais complexo, envolve historias interminaveis, esta tudo interligado, e um mundo criado de raiz, uma mitologia gigantesca, lendas e lendas e lendas, poder supremo das trevas como Sauron, melkor, wich king, glaurung ou gothmog tiveram voldemorte nunca tera e grandiosidade como os homens de numenor, os poderosos Maiar, os grandes anões mineiros ou os Istari Dumbleodore ou Harry potter nunca teram! Já ouvio pessoas ao meu lado a compararem os nove aos dementores e dumbleodore a gandalf, radagast ou saruman, a aranha do 2º filme a shelob ou a sua mae ungoliant, o dragão do filme "O cálice de fogo" a Smaug e isso errita.me de tal maneira que ninguem imagina... bons filmes e livros como piratas das caraibas (filme) ou narnia(livro e filme) existem, não tao bons como senhor dos aneis ou kualker outra obra de tolkien... mas o harry potter, na minha opiniao, não se inclui nesse grupo!

Valinor e um site com a intenção de reecriar o espirito dos tempos de valinor, na terra media por isso pessovos que não se desviem do assunto principal: as historias, os reinos, as pessoas, os feitos, as batalhas, as ddiferentes eras e pricipalmente não se desviem de "Valinor, onde a luz do antigo oeste ainda vive"... juntemosnos fãs de tolkien e façamos kom ke a terra media passe para a realidade!
 
É nos dois somos uns gênios... lool "Juntos meu amigo Thorin, nos dominaremos esta terra media" Saruman (com os nomes trocados, obviamente).
 
Última edição:
"Na minha opnião, o que pega realmente nao eh a qualidade em si, a competencia dos autores, mas sim a massificaçao em cima das obras, qq pessoa conhece HP, isso que acaba revoltando um pouco, pois eh um mundo muito mais complexo, ela juntou mitologia de todos os lados, e é famosa por todos acharem que é original.
agora se as pessoas pesquizarem a origem de tudo, vao chegar ao Tolkien, porém as pessoas são acomodadas...
nao estou de forma alguma menosprezando a J.K. eu li alguns de seus livros e gosto.
mas meu voto iria também pro Tolkien...
pois eh exatamente uq eu expliquei, coisas fáceis nao sao tao intereçantes, pelo menos nao para mim."
WildGuardian



Discordio totalmente e completamente da parte em que dix "...eh um mundo muito mais complexo, ela juntou mitologia de todos os lados..."

Como e possivelo dixer isto??? Tolkien esse sim criou um mundo mil vezes mais complexo do de Rowling!

"Penso que, se deixarmos de lado o fato de que os livros falam de dragões, varinhas mágicas e magos, os livros de Harry Potter são muito diferentes, especialmente no tom. Tolkien criou toda uma mitologia. Não penso que alguém possa dizer que eu tenha feito isso."

"Muitas pessoas tentam comparar J. R. R. Tolkien e J. K. Rowling só porque ambos contam histórias sobre mundos imaginários habitados por magos. Não há muita coisa semelhante entre suas histórias."

A primeira fraze e da propria J.K.Rowling e a segunda e de David Colbert.. Escrevam na wikipedia "Tolkien" e depois vão a parte onde dix "O legado de Tolkien".

As duas citações estao seguidas.
 
Em votaria em Rowling, ao menos por motivos econômicos... :lol:

Mas, nem me envolvo, essa disputa continua sendo besta... :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo