• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien x Rowling, o eterno confronto

Dificil encontrar uma obra fantastica pós tolkien que não tenha um monte de elementos "incorporados, imitados, copiados" da obra. Todo mundo aqui sabe que quase toda fantasia que lemos é baseada em Tolkien. Todo mundo aqui na Valinor vai preferir Tolkien à Rowling, e acredito que quase todo mundo que tenha lido a obra dos dois, até minha priminha de 6 anos que nunca leu nenhum dos dois mas conhece ambas as histórias, gosta mais ads historias do cavalo sombra, do gandalf, dos anões, da cidade branca, etc (como a gente vive contando pra ela) do que da história do harry potter, mas é impossível negar o valor da obra de Rowling.
Tenho certo na minha lembrança que eu não via crianças (+/- 10 anos) lendo livro no metro, no carro com os pais, na rua, no intervalo da escola, no banco do shopping e em qualquer outro lugar que vcs com certeza já viram um pequeno lendo harry potter por ai sem nem piscar.
O prazer pela leitura que a série despertou nas crianças é algo por demais valoroso para ser desprezado, se fosse só por isso a obra já mereceria ser respeitada.

Pessoalmente eu adoro HP, adoraria que essa história tivesse surgido na época dos meus 11 anos... pessoalmente eu adoro josé saramago... e adoro tolkien... a diferença? HP me diverte, saramago me encanta, tolkien é parte da minha vida... é um pouco diferente pq o último vai além da literatura, mas isso não tira o valor para mim.
 
Infelizmente as pessoas só por conhecimento de história não percebem a imensurável superioridade da obra de Tolkien sobre os não tão originais livros de J.K. Rowling. Mas sim, não devemos tirar o mérito dos jovens que lêem estes livros... visto a pequena quantidade de leitores que temos por aqui.

As pessoas que chegaram a ler ambos os livros e preferem as aventuras do bruxo provavelmente são muito poucas e não puderam captar a grandeza da obra de Tolkien.
 
nossa fazia tempo que eu nao via esse tópico na ativa...
bem vou colocar minha opinião dinovo
nao tem como comparar...

historias diferentes
assuntos diferentes
épocas diferentes
autores diferentes
estilos diferentes

Enfim, a JK tem seu valor, mas prefiro Tolkien (obviamente)

jahhh disse isso e voltoo a repetir ^^
 
Gente, tudo indica que HP está no auge e com os filmes mais ainda....a questão é...há quanto tempo Tolkien vende....e muito? Há quanto tempo o Senhor dos Anéis só perde em vendas para Bíblia? Quantas gerações já influenciou? Tivemos um boom com os filmes também pois muitos como eu não conheciam as obras e foram se informar depois. Mas a onda passou e creio que o mercado editorial saiba disso. Tolkien continua vendendo pela densidade e teor de sua obra. Não desmerecendo HP....mas a genialidade do professor é incomparável...e HP em diversas partes me parece muito influenciado por Tolkien. Então não há comparação ao meu ver...
 
Participo também de um fórum sobre HP, e já li todos os HPs. Você sente uma diferença muito grande, inclusive no público alvo.

Tolkien criou um mundo, um universo vasto, com uma história de milhares de anos, com infinitos heróis, vilões e ações. Três eras muito bem relatadas, e dezenas, se bobiar até centenas de histórias paralelas, de reis élficos, humanos e anões que reinaram e mudaram Arda.
Já Rowling desenvolveu (com uma brilhante competência) uma história, que gira em torno de UM vilão principal, e UM herói principal. Ok, em HP, temos vários personagens que foram importantes, mas é infinitamente menor do que o que Tolkien criou.

Porém, Rowling criou esse mundo dos bruxo com um imenso talento. Hp é uma história muito bem elaborada, com grandes surpresas, ação e diversão. Só não curto muito o final, é muito simples mas a autora (parece) provavelmente lancará outro (ou até outros) livro sobre isso.

Mas, creio que não tem como comparar. Uma porque uma trata de uma aventura, de como um bruxo "eleito" derrotou o Lorde das Trevas, enquanto outra história, trata de um universo, com vários Lordes das Trevas, e vários heróis. E outra porque HP é algo novo, "modinha" , enquanto Tolkien tem uma históra na literatura jamais alcançada por outro autor. SdA mudou a literatura de fantasia no mundo. E, querendo ou não, Rowling foi influenciada por ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo