Diretor mostra novidades de As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian na Comic-Con 2007
Disney mostrou um dos melhores painéis da convenção
31/07/2007 Érico Borgo
As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian foi um dos painéis que mais animou o público no sábado da Comic-Con 2007. Boa parte dos 6,5 mil presentes era fã da série - e reagia com entusiasmo a cada arte conceitual ou novidade revelada pelos representantes da produção.
Andrew Adamson, o diretor, apareceu no telão diretamente de Praga, República Tcheca, onde ele está rodando a fantasia (era o dia 160 das filmagens por lá). A transmissão ao vivo tinha um atraso de 2 segundos. Parece pouco, mas foi suficiente para gerar algumas confusões nas conversas entre o cineasta e sua equipe, que viajou até San Diego especialmente para o evento. "Ano passado tivemos 7 segundos de atraso, este, 2 segundos. Aposto que no ano que vem teremos a transmissão com dois segundos antes!", brincou Adamson.
Entre os convidados estavam Richard Taylor, da Weta, e o designer de criaturas Howard Berger, que levou uma cabeça animatrônica de sátiro para mostrar como as criaturas foram modificadas para o novo filme (são muito mais bodes que homens desta vez). A cabeça foi animada ali, na hora, e vê-la funcionando, extremamente realista, foi curioso. Outros personagens que sofreram mudanças no novo filme foram os anões, que agora têm importância muito maior na trama. "Temos excelentes atores anões os interpretando, como Peter Dinklage e Warwick Davis", comentou Berger.
O painel seguiu com um clipe inacabado - uma pré-visualização de uma cena bacana: a invasão dos irmãos Pevensie e Caspian ao castelo dos Telmarinos. Carregados por grifos, um a um eles descem das torres mais altas e derrubam silenciosamente os guardas. Além dos humanos, ratos esgrimistas e anões participavam da invasão furtiva - cujo objetivo era abrir os portões para garantir a entrada de um exército escondido.
Além desse vídeo, outro com cenas de bastidores, breves entrevistas, montagens 3-D inacabadas e artes conceituais foi mostrado, para o delírio dos presentes, que sentiram que realmente estavam vendo material inédito - diferente de vários outros painéis que foram bastante frustrantes.
A equipe informou que o leão Aslam continua o personagem mais difícil, mas que outro também está oferecendo um desafio enorme - o Deus do Rio. "Ele é de água, é vivo e interage o tempo todo com os atores - esses são os três elementos mais difíceis da animação por computação gráfica", disse Adamson. Os desafios, porém, vão muito além disso. "Esse é um filme pelo menos quatro vezes mais difícil que o anterior, pela escala", continuou o cineasta. "Temos mais batalhas e muito mais criaturas. Sentimos que no filme anterior todas as criaturas da mesma raça eram muito parecidas. Todas tinham seus trinta anos, mais ou menos. Dessa vez, há uns 50 tipos possíveis para cada raça - mudando idade, tipo físico, coloração, sexo... - o resultado ficará incrível".
Os designers também trabalharam pesado na criação da cultura telmarina. "É uma mistura de elementos dos conquistadores espanhóis, piratas, tibetanos, gregos, bizantinos... são várias culturas", disse. E o resultado foi mostrado ao vivo, quando um modelo entrou vestindo a armadura completa de um guerreiro telmarino. Era uma veste escura, com detalhes metálicos, espada e um elmo, lembrando bastante o dos conquistadores espanhóis, com um rosto ameaçador.
O diretor também falou que pretende colocar um filme por ano nos cinemas, até 2013. E acredita que o envelhecimento dos seus jovens atores não será problema. "Alguns dos personagens não estão em todos os livros, mas os que estão também envelhecem, portanto, ficará tudo bem".