• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter (JK Rowling) [Tópico repleto de Spoilers]

Qual é o Melhor livro da Série?

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal

    Votos: 0 0,0%
  • Harry Potter e a Câmara Secreta

    Votos: 2 8,7%
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

    Votos: 10 43,5%
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo

    Votos: 3 13,0%
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix

    Votos: 1 4,3%
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe

    Votos: 4 17,4%
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte

    Votos: 3 13,0%

  • Total de votantes
    23
Status
Fechado para novas mensagens.
Aliás, será que só eu acho que a série HP peca pelo "excesso de técnica"? :eh:
Eles dão explicações razoáveis para o uso da magia. Eu acho isso satisfatório.
Isso não me satisfaz. Não concordo com essa espécie de magia científica e acadêmica que existe em Harry Potter. Mas essa é apenas um ponto de vista, e, de qualquer maneira, a autora tem sido fiel à sua própria proposta, e eficiente à sua própria maneira. Isso é inegável.



Quanto à discussão em curso, conforme o FUSA apontou, é possível que o Snape seja mais uma mancada do Dumbledore...

...embora eu acredite que, no fim, Severo Snape seja um "mocinho". Digo isso considerando o padrão de roteiro da autora; mal-entendidos, "as aparências enganam", etc. Exaustivamente utilizados nos livros, desde o primeiro.
 
Última edição:
Outra coisa estranha é ele ter descoberto sobre o Draco sendo usado por Voldemort mas não saber da Gina no 2º livro.


Sei lá.
To começando a achar que a série tem furos demais.
Ou ela vai conseguir tapar tudo num livro gigantesco ou vai sair um monte de plotholes.
 
Sei lá.
To começando a achar que a série tem furos demais.
Ou ela vai conseguir tapar tudo num livro gigantesco ou vai sair um monte de plotholes.
Eu sou da opinião que a autora sequer imaginava o sucesso estrondoso de sua obra, de modo que não estava devidamente preparada, e pressionada a produzir continuações cada vez mais espetaculares, o que acabou gerando furadas inevitáveis.


Não é adequado um escritor escrever sob pressão, mas em nosso mundo contemporâneo imediatista isso é impossível...
 
Eu sou da opinião que a autora sequer imaginava o sucesso estrondoso de sua obra, de modo que não estava devidamente preparada, e pressionada a produzir continuações cada vez mais espetaculares, o que acabou gerando furadas inevitáveis.


Não é adequado um escritor escrever sob pressão, mas em nosso mundo contemporâneo imediatista isso é impossível...

Com certeza ela não tinha como imaginar o sucesso do livro, e apesar dela dizer que desde o inicio já tinha toda a história em mente, ela não deve ter trabalhado os detalhes antes de começar a publicar.
Certos furos ela só deve ter notado depois da coisa publicada, e ela tem de ir se adaptando a isso.
Acredito que se ela tivesse os 7 livros prontos antes de começar a publicar, a maioria desse furos não existiria. Mas não foi isso que rolou.

Eu acho a JK displicente com a time line da série dela, e que ela deixa certos detalhes escaparem, como o Harry não ver os Tresailos no final do 4a livro.

Quanto aos enganos do Dumbledore, ele é o 1o a admitir que erra (numa das minhas cenas favoritas, quando o Harry dá um piti e quebra o escritório do diretor), estranho seria se ele fosse infalível.
Ele não nota Voldemort dentro da escola no 1o ano, não percebe como o basilisco está sendo solto no 2o, é enganado pelo Barty no 4o e deixa passar a hora certa de contar ao Harry da profecia, sem falar que não viu 3 alunos se torando animagos clandestinos, não captou a Rita nem o Sirius na forma animaga, desconfiava do Tom no lance da 1a vez que soltaram o basilisco, mas não conseguiu provar.
É isso que eu acho legal nele. Ele é bom, mas tá longe de ser perfeito.
 
Pra mim, a série foi decaindo ao invés de melhorar. Os primeiros três livros eram bons...a partir do quarto livro, por motivos beeem aparentes, todos os livres deveriam ser algo como "Harry Potter e os Problemas da Puberdade". Aí vinha o subtítulo...algo assim.

Deixou de ser interessante, sabe? Dar lugar a um mundo bem-elaborado para falar sobre a paixão de Harry Potter, brigas com amigos, o dia em que Hary percebeu que tinha pelo na coisinha dele...bah. Me poupe. XD

Em compensação, os filmes só forma melhorando...porque eles não retratam esses problemas tanto quanto o livro, e os efeitos especiais e talento dos atores evolui.
 
Pra mim, a série foi decaindo ao invés de melhorar. Os primeiros três livros eram bons...a partir do quarto livro, por motivos beeem aparentes, todos os livres deveriam ser algo como "Harry Potter e os Problemas da Puberdade". Aí vinha o subtítulo...algo assim.

Deixou de ser interessante, sabe? Dar lugar a um mundo bem-elaborado para falar sobre a paixão de Harry Potter, brigas com amigos, o dia em que Hary percebeu que tinha pelo na coisinha dele...bah. Me poupe. XD

Eu acho que até o quarto livro, foram bons. Realmente prefiro os três primeiros (especialmente o terceiro),mas gosto do O Cálice de Fogo também, não incluiria ele na lista dos que não estão mais essas coisas...
Sempre relia todos livros várias e várias vezes... Mas a partir do 'A Ordem da Fênix', eu simplesmente... brochei. :neutral: É, desanimei, fiquei desiludida...
Achei o Harry um saco de revoltadinho e cheio de 'não-me-toque' no 5º livro. Fiquei com raiva dele o livro todo.
Mas compartilhei com o Potter a revolta também com o Dumbledore, que preferiu não dizer nada pro aluno e acabou como acabou...
O 6º livro é bom de ler, não é cansativo, é bem interessante e tem bastante revelações, aventuras, emoções... Mas não sei se é porque eu já tava muito desiludida com HP (na época do 5º livro foi a época do 3º filme, que simplesmente detestei), mas não consigo gostar como se fosse um dos melhores...
 
começou a ficar filminho americano. A historia com Gina e Harry foi, simplsimente, horrível. Ah.
 
Não acho que sejam livros muito bons não, são pobres em muitos sentidos, são válidos como qualquer outra leitura, sendo até certo ponto interessante, duvido achar alguém que depois de ler Tolkien prefira JK.
Acredito que se tudo seguir esse rumo que ela vem trilhando o final será ruim estragando ainda mais a história, mas ainda existe a chance dela me surpreender, por isso lerei até o fim, agora ela brincou com a minha curiosidade....:hanhan:
 
Eu acho que rola um saudosismo de quem leu os primeiros livros qdo eram jovens e menos exigentes.

Pq o 1º livro e o 2º são BEM piores do resto. Principalmente o 2º.
 
Eu achei o segundo livro o melhor dos quatro primeiros (bom, eu li quando tinha 10 anos, mas enfim, achei a história mais bem bolada). Lembro-me de ter gostado do três também, mas ter achado que ele tinha engatado só no ato final, a partir do Salgueiro.
 
A partir do 5º, eu só continuava a querer completar a coleção porquê já tinha começado mesmo. Apesar de já ter lido váááááááááriaaaaas e váaarias vezes todos os livros, hoje em dia eu não consigo me animar a abrir e ler um, nem os primeiros, que ainda considero razoavelmente bons. Se do começo eu soubesse que a séria ficaria do jeito que está, eu pediria para minha avó que me completasse outras coleções, mas se ela não tivesse dado-nos os livros pra começar eu nem gostaria de ler, então não posso falar muita coisa. Acho que compensaria mais pegar emprestado de algum amigo que tivesse e ler só uma vez mesmo...
Mas fazer o quê né? Nesse mundo onde reina o capitalismo excessivamente agressivo, onde não dão a mínima para os leitores mais aprofundados no enredo, e vêem que conseguirão mais dinheiro fazendo livros grandes rápidamente e com pouco conteúdo, pois muitas crianças pequenas, e mesmo adolescentes e adultos continuarão comprando o livro, pois para certo tipo de leitor não há tanta diferença se a história é boa ou não, contanto proporcione vários momentos de distração descompromissada.
Anyway, espero que a Rowling consiga ajeitar ao menos algumas coisas nesse último livro, para que o nível não seja tão ruim quanto o dos últimos dois lançados (quer dizer, eu até gostei dos livros e tal, mas sem dúvida foi uma decepção enorme ler aquilo).
 
A partir do 5º, eu só continuava a querer completar a coleção porquê já tinha começado mesmo. Apesar de já ter lido váááááááááriaaaaas e váaarias vezes todos os livros, hoje em dia eu não consigo me animar a abrir e ler um, nem os primeiros, que ainda considero razoavelmente bons. Se do começo eu soubesse que a séria ficaria do jeito que está, eu pediria para minha avó que me completasse outras coleções, mas se ela não tivesse dado-nos os livros pra começar eu nem gostaria de ler, então não posso falar muita coisa. Acho que compensaria mais pegar emprestado de algum amigo que tivesse e ler só uma vez mesmo...
Mas fazer o quê né? Nesse mundo onde reina o capitalismo excessivamente agressivo, onde não dão a mínima para os leitores mais aprofundados no enredo, e vêem que conseguirão mais dinheiro fazendo livros grandes rápidamente e com pouco conteúdo, pois muitas crianças pequenas, e mesmo adolescentes e adultos continuarão comprando o livro, pois para certo tipo de leitor não há tanta diferença se a história é boa ou não, contanto proporcione vários momentos de distração descompromissada.
Anyway, espero que a Rowling consiga ajeitar ao menos algumas coisas nesse último livro, para que o nível não seja tão ruim quanto o dos últimos dois lançados (quer dizer, eu até gostei dos livros e tal, mas sem dúvida foi uma decepção enorme ler aquilo).

Faço minhas das suas palavras, Shido. A única coisa de diferente é que eu gostei do começo do quinto. Só o começo. A partir daí paraceu que a Rowling tava retratando um retardado e esquecendo o resto do mundo.:disgusti::disgusti::disgusti:
 
Com certeza ela não tinha como imaginar o sucesso do livro, e apesar dela dizer que desde o inicio já tinha toda a história em mente, ela não deve ter trabalhado os detalhes antes de começar a publicar.
Certos furos ela só deve ter notado depois da coisa publicada, e ela tem de ir se adaptando a isso.
Acredito que se ela tivesse os 7 livros prontos antes de começar a publicar, a maioria desse furos não existiria. Mas não foi isso que rolou.

Eu acho a JK displicente com a time line da série dela, e que ela deixa certos detalhes escaparem, como o Harry não ver os Tresailos no final do 4a livro.

Quanto aos enganos do Dumbledore, ele é o 1o a admitir que erra (numa das minhas cenas favoritas, quando o Harry dá um piti e quebra o escritório do diretor), estranho seria se ele fosse infalível.
Ele não nota Voldemort dentro da escola no 1o ano, não percebe como o basilisco está sendo solto no 2o, é enganado pelo Barty no 4o e deixa passar a hora certa de contar ao Harry da profecia, sem falar que não viu 3 alunos se torando animagos clandestinos, não captou a Rita nem o Sirius na forma animaga, desconfiava do Tom no lance da 1a vez que soltaram o basilisco, mas não conseguiu provar.
É isso que eu acho legal nele. Ele é bom, mas tá longe de ser perfeito.
Concordo com tudo que a Fernanda disse. Pra mim, um dos pontos altos da série foi o quebra-quebra que o HP faz na sala do Dumbledore e este último, admitir que ERRA. O significado disso é incalculável.

Eu acho que rola um saudosismo de quem leu os primeiros livros qdo eram jovens e menos exigentes.

Pq o 1º livro e o 2º são BEM piores do resto. Principalmente o 2º.
Pois é. Tb acho o 2° livro o pior disparado! O povo é saudosista ao extremo. :mrgreen:
 
Pois é. Tb acho o 2° livro o pior disparado! O povo é saudosista ao extremo. :mrgreen:

Lembro que empaquei um bommm tempo no 2º livro. Mas gosto dele.
Faz mais de ano que não leio, mas já repeti a leitura do mesmo várias e várias vezes.
Não acho que seja saudosismo... Está mais para o que já comentaram, de na época ser mais inocente e 'cru' com leituras...
 
Sem dúvida o segundo livro é o pior. Não gostei muito do quarto também não.

Agora o terceiro é FODA. :razz:

--------
EDIT

Agora que eu vi a data de lançamento :mrgreen:

E o melhor, eu vou tá lá nos EUA quando lançar :joy:
 
Última edição:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo