• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O oceano no fim do caminho (Neil Gaiman)

Ana Lovejoy

Administrador
Livro adulto novo do Neil Gaiman, chega nas livrarias dia 18 de junho. A boa notícia a Intrínseca acabou de dar lá no site deles: edição brasileira será a única tradução com lançamento simultâneo =D

Pessoalmente acho que será mais do mesmo, mas como me gusta o mais do mesmo do Gaiman, já estou ansiosa.

Segundo o autor — famoso por obras icônicas, como a série em quadrinhos Sandman, e os livros Stardust, Deuses americanos e Coraline —, trata-se de um romance “sobre magia, o poder das histórias e como enfrentar a escuridão dentro de cada um de nós. É sobre medo, amor, morte e famílias”. O título será publicado em mais de 20 países e teve os direitos da adaptação cinematográfica comprados pela produtora de Tom Hanks, a Playtone.
 
o cisne entrevistou o gaiman para a folha :grinlove:

Livro de Neil Gaiman, "O Oceano no Fim do Caminho" celebra as mulheres¹

Neil Gaiman, o criador da aclamada série de quadrinhos "Sandman", está de volta à seara dos romances para adultos com uma trama que reúne alguns dos elementos centrais de suas obras anteriores: um garoto normal que é arrastado para um mundo mágico e perigoso e um trio de mulheres misteriosas que guiam o menino nesse universo sobrenatural.

As três personagens --uma menina, sua mãe e sua avó-- moram numa fazenda de Sussex, na Inglaterra, cenário inspirado na infância de Gaiman, e cozinham todo tipo de guloseima para o jovem protagonista, mas estão longe de ser pessoas normais.

A garota diz que é dona de um oceano (embora ele pareça só um laguinho de chácara) --daí o nome do novo livro, "O Oceano no Fim do Caminho". Já a avó diz se lembrar de como era o Cosmos antes do Big Bang, e nenhuma delas parece envelhecer.

Elas são, no fundo, encarnações da chamada Deusa Tripla --figura identificada por estudiosos em várias mitologias europeias, que representaria o poder da mulher nas principais fases de seu ciclo de vida (virgindade, maternidade e velhice).

O escritor diz que esse é seu livro mais pessoal --"o narrador de sete anos de idade é mais ou menos eu", afirma--, mas recusa o rótulo de autobiografia, a começar pelas cenas violentas envolvendo o protagonista e seu pai. Leia trechos de sua entrevista.

*
Folha - Até que ponto o sr. diria que seu novo livro é autobiográfico?
Neil Gaiman - Ele é, de longe, o livro mais pessoal que eu já escrevi, mas não significa que os fatos ali sejam verdadeiros, mesmo no caso dos fatos que eu roubei da vida real.

F - Perdi as contas de quantas vezes figuras parecidas com a chamada Deusa Tripla já figuraram na sua obra. E elas são muito importantes nesse novo livro. O sr. consegue explicar o porquê disso?
G - Não, na verdade não consigo. É algo que parecia totalmente a coisa certa a fazer quando comecei a escrever "Sandman", quando me deram carta branca para usar uma série de personagens antigos da DC [a editora de HQs que publica "Batman" e "Superman", por exemplo].

Eu achei uma delícia transformar as três bruxas que apareciam nos quadrinhos de terror da DC na Deusa Tripla, a donzela, a mãe e a velha. Depois de fazer isso, acabei me dando conta de que esse era um jeito muito interessante de falar com o leitor e de criar personagens, e elas continuaram a morar dentro da minha cabeça.

F - O sr. acha que isso é um tema comum na sua obra, essa visão quase reverencial das mulheres como seres poderosos e sábios?
G - É engraçado, nesta manhã mesmo eu estava conversando com minha mulher [a cantora americana Amanda Palmer], e ela disse: "Sabe, querido, a grande mensagem que fica de todos os seus livros é que você venera as mulheres" (risos). E acho que isso é verdade. As mulheres são incríveis, maravilhosas, dão-nos a vida, afinal de contas.

F - Levando em conta esses personagens recorrentes, o sr. já sentiu a tentação de amarrar todas as suas histórias num único universo, criando a sua "Terra-média" ou a sua "Nárnia", digamos?
G - Muitas delas são amarradas pela parte dos fundos, digamos, mas nunca senti esse impulso de juntar todas as coisas, acho que há o perigo de tudo ficar menos interessante.

F - A literatura de fantasia ainda sofre preconceito. Do ponto de vista literário, o que a fantasia é capaz de realizar e que outros gêneros não?
G - Fantasia é um termo tão amplo... Para mim, cobre tudo, inclusive a ficção realista. O que estamos tentando fazer é sempre a mesma coisa: falar de coisas grandes e verdadeiras contando mentiras.

E, se você conseguir fazer com que aquilo pareça mítico, com o sabor de uma história verdadeira que você sente que sempre soube, mas tinha esquecido, então terá sucesso.


____________
¹Vale a pena clicar no link pq tem umas imagens e talz
 
Já estou lendo... Curti a pré venda da Libraria Cultura para o Kobo (larguei o Kindle!).

mas tinha pré-venda na amazon tb.

***

intrínseca talvez meio que para 'comemorar' o lançamento simultâneo de oceano disponibilizou o ebook do conto como falar com garotas em festas ~~de graça~~ nos sites brasileiros que vendem ebooks. link da amazon, para quem tem kindle >> http://www.amazon.com.br/Como-falar-garotas-festas-ebook/dp/B00DGRUKH2/ref=pd_rhf_ee_p_t_1_NYG3

***

acabei de publicar um post sobre o oceano no fim do caminho (sim, já terminei =P ) >>> http://www.anica.com.br/2013/06/21/o-oceano-no-fim-do-caminho-neil-gaiman/

para quem ficar com preguizzz de clicar, veredito final: muito bom, recomendaria para qualquer um que quer conhecer algo do gaiman mas nunca leu o autor (ou para quem acabou de ler sandman e quer ler mais coisas do gaiman)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo