• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 Fifa controla escolha de CTs da Copa-2014 e deixa clubes sem ganhos e autonomia

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
A Fifa controlará todo o processo de distribuição dos CTS (Centros de Treinamentos de Seleções) para seleções na Copa-2014 sem dar nenhuma autonomia para negociações paralelas entre clubes ou donos dos locais e associações nacionais. E não haverá ganhos financeiros para quem receber os times. É o que está determinado no contrato dos CTs obtido pelo UOL.

Isso significa que clubes como o Corinthians e Santos, que detêm estruturas modernas para seus jogadores, poderão ser obrigados a cedê-los a seleções sem expressão sem a possibilidade de recusa, nem cobrança. E não poderão atrair grandes equipes com acordos vantajosos. Os times treinarão a maior parte do tempo nestes centros, com exceção das vésperas dos jogos.


convidados-do-corinthians-conversam-durante-a-inauguracao-da-segunda-parte-do-ct-joaquim-grava-1323979858228_956x500.jpg

O processo seletivo ocorre por meio de catálogos com os 54 CTs na lista até agora, como explicou a assessoria do COL (Comitê Organizador Local). A partir daí, as associações, que também têm feito visitas aos locais, farão uma lista com suas três opções preferidas. Se mais de uma seleção indicar um mesmo lugar, leva quem fez a seleção primeiro.

SÃO PAULO JÁ MOSTROU SEUS CTS PARA NOVE SELEÇÕES

vista-das-instalacoes-do-ct-de-cotia-do-sao-paulo-1298663919558_300x230.jpg


O Comitê de São Paulo para a Copa-2014 já mostrou para nove seleções os centros de treinamento no Estado. EUA, Austrália, Bélgica, Suécia, Japão, Alemanha, Inglaterra, Turquia e Noruega visitaram as instalações paulistas para a competição.

"É um processo simples e vem sendo utilizado em edições anteriores da Copa", contou o comitê. Desde o Mundial do Japão e Coréia do Sul-2002 que a seleção é feita com esta prática.
Entre os clubes paulistas, Palmeiras e Santos, que tem a Vila Belmiro e o Rei Pelé, já estão na relação de CTs. O Corinthians assinou o contrato, mas depende de ser fechado um acordo com um hotel. O São Paulo recusou a proposta até agora.
Ao assinar, esses clubes reconhecem e aceitam que a “Fifa e o COL têm direito de estabelecer o processo de seleção e controlar a distribuição de campos de base entre as associações membros”, como mostra a cláusula 2.6 dos seus contratos.
A partir daí, são listadas medidas de controle do processo pela Fifa. São proibidos contratos entre as seleções e os clubes, exceto quando feitos após a escolha feita pelos organizadores. E o dono do CT “não tem o direito de recusar acomodação ou a organização de sessões oficiais de uma equipe” determinada pelas entidades.
Quando os organizadores selecionarem uma das seleções, então, os proprietários do centro de treinamento podem negociar uma cobrança pelo direito de uso do local. "Não existe previsão de pagamento de aluguel. Pode haver um acordo para pagamento de despesas de manutenção no período de utilização e também algumas outras despesas", afirmou a assessoria do COL.

Até porque deve haver gastos dos clubes como preveem cláusulas do contrato. Pelo documento, a Fifa e COL poderão, “em qualquer ocasião, exigir que a Autoridade do Local de Treino garanta as modificações das plantas e dos mapas do local da instalação”.
Se houver essa necessidade de alterações, as despesas serão bancadas pelos donos dos CTs. Os clubes e outros proprietários concordaram “em empregar seus melhores esforços para adaptar-se, a, e cumprir as exigências” do comitê e da Fifa, que se eximem de qualquer custo para eventuais obras.
O COL, no entanto, disse que a maioria das mudanças deve ocorrer com estruturas temporárias. "Certamente haverá uma negociação entre as partes para que o resultado seja bom para todos os envolvidos no processo", afirmou a assessoria do comitê.
Previamente, a Fifa já informou os CTs em que serão necessárias melhorias. Há outros que estão completamente prontos, na visão da entidade. "Outros locais precisarão de algumas intervenções e já apresentaram as garantias financeiras necessárias", afirmou o comitê.
Pelo contrato, há a possibilidade de alterações das orientações da Fifa durante o processo, o que pode acarretar novas exigências dos CTs. Mas o comitê 2014 disse que não há mudança prevista até o momento,
Ainda assim, as cláusulas desse contrato são mais brandas do que as impostas pelos organizadores do Mundial aos donos dos COT (Centros Oficiais de Treinamento), cujos locais podem até ser fechados para obras exigidas para a competição. Esses serão utilizados nos treinos antes dos jogos, e entre eles, está a Arena Palestra.

Fonte:
________________________________________________________________________________

Pra variar a rica e bilionária FIFA tá pouco se lixando pros clubes que se dispuserem a ceder suas estruturas e não ganharão nada com isso e até tendo que gastar por conta própria em alguns casos.

 
Esse negócio de sem direito de recusa não existe. É como a FIFA dizer q eu sou obrigado a ceder minha casa pra alguém. O direito de propriedade é meu. Direito de recusa há sim. A não ser q os clubes tenham assinado algo q dê a FIFA esse direito (A CBF ceder não basta)
 
Será que essa aceitação não consta dos contratos de filiação?
O clube se filia à CBF, que por sua vez filia-se à Fifa.
Os clubes da CBF estõ filiados à Fifa também.
 
Não tá claro isso não.

No texto da reportagem, tá escrito

Entre os clubes paulistas, Palmeiras e Santos, que tem a Vila Belmiro e o Rei Pelé, já estão na relação de CTs. O Corinthians assinou o contrato, mas depende de ser fechado um acordo com um hotel. O São Paulo recusou a proposta até agora.
Ao assinar, esses clubes reconhecem e aceitam que a “Fifa e o COL têm direito de estabelecer o processo de seleção e controlar a distribuição de campos de base entre as associações membros”, como mostra a cláusula 2.6 dos seus contratos.

Ou seja, aqui parece q o clube tem opção.

Direito de propriedade privada não tem nada a ver com filiação. Olha a briga do estádio do Curitiba q não quis cede-lo pro Atlético no estadual. Essa é uma reportagem tendenciosa e é tipico exemplo de mau jornalismo querendo criar Heróis e Vilões na história para vender mais jornal.

É um contrato. Se vc aceita bem, se não aceita amém. Aí, se aceitou, as condições são essas. Não gostou, não aceita ué.
 
A Espanha eu não sei, mas a Holanda já deixou clara a intenção de fazer a sua base na Copa no Rio. Logo depois daquele amistoso do ano passado (que mesmo sendo em Goiânia, eles se concentraram no Rio) os dirigentes e jogadores já disseram isso.
 
Lugar que será que pé quente é Atibaia. Que venha o Urguai aqui a 30 min de onde moro atualmente e que tem o 2° melhor clima do mundo.
 
O Tópico fala de CT´s onde os jogadores vão treinar e não de turistas. Se liguem! :lol:

Abrir treino pra turistas toda hora só mesmo a CBF que adora um oba-oba mesmo como fez lá em Weggs 2006.
 
Eu fico impressionado é como o Sport Club Atibaia não é o melhor time do mundo, já que treina o ano inteiro num clima tão incrível assim.
 
O que importa que é que Atibaia >>>>>>>>>>>>> Teresópolis e sua nevoa chata, irritante e muitas vezes depressiva

Mas se quiserem mandar os ingleses pra lá, eu agradeço. Lugar perfeito pra eles.
 
Última edição:
A propósito, qual é a cidade com o 1° melhor clima do mundo?
Alguma vizinha de Atibaia?

O primeiro estaria numa cidade da Suiça cujo nome agora não me lembro, mas que tá na mesma região onde o Brasil se concentrou em Weggs antes da Copa de 2006 e é usada com certa frequência pelos grandes clubes europeus na pré-temporada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo