• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mundial de Clubes 2021

Não entendi. Turgon, você está dizendo que a Fifa reconheceu oficialmente o Palmeiras como campeão mundial e não reconhece mais o Corinthians? Hein?
Reconhece sim, mas não mais como o primeiro vencedor naquele formato, entendeu? Ambos são considerados pela FIFA como campeões, mas antes ela considerava o Curintia como o primeiro vencedor e agora isto mudou.
 


Enfim, mero formalismo.

E o campeonato se transforma de tempos em tempos. Enquanto eles não criarem um padrão aceito mundialmente, em que os clubes europeus inclusive valorizem a competição, vai continuar assim meio bagunçado e nós brasileiros achando que é um super campeonato. O Chelsea de certo trocaria este título por outro da Champions League fácil. É lá que está o poder financeiro mundial.
 

Em uma extensa matéria em seu site oficial, a organização voltou a exaltar os grandes times do Verdão ao longo do século XX e rasgou elogios ao time de 1951, que conquistou a Taça Rio em cima da Juventus, no Maracanã, competição a qual o próprio Palmeiras briga para ser reconhecido como um Mundial de Clubes.

Porém, apesar da própria Fifa ter chamado o Alviverde de 'campeão global', a entidade só considera 'Mundial' os torneios disputados a partir de 1960, descartando assim, a Copa Rio de 1951. Mas, no texto no site oficial da entidade, a Fifa fala em 'campeonato mundial'.

-----------------------------------------------------------

Tudo não passou de rasgação de seda só pra agradar.
 
É, se não mandaram um oficiozinho que seja ao Palmeiras, reconhecendo e tal, acho que não vale muito. Mas enfim. Eles que lutem. O do Inter ninguém tasca. :lol:
 
É que a ressaca da porcada tá passando e se não tem como ganhar um mundial novo, só restou a eles voltarem a estender o pires e pedir pro careca que comanda a FIFA mandar um fax confirmando.

E olha que pra isso Aldo Rebelo e Bolsonaro já até apelaram sem sucesso :lol:
 
FIFA reconheceu @Fúria da cidade . Não adianta vir com matéria do contra por clubismo. Eles questionaram o Rony sobre a possibilidade de conquistar o Bi mundial em cima do Chelsea. Pode considerar como for, fato é que eles reconheceram, assim como muitos que procurarem na história e tiverem comprovações também provavelmente serão reconhecidos.
 
Agora se for levar apenas o site da FIFA, eu diria que o São Paulo perde 2 mundiais na contagem, já que eles começam nos anos 2.000 a contagem.


Enfim. A FIFA está pouco se importando com esta polêmica. Só serve para matéria mesmo de jornalista sem assunto. Seguimos com nosso paulistinha. :rofl:
 
Clubismo é acreditar nessas matérias. Em ano de mundial a FIFA publica isso e fez a mesma coisa com o SPFC em 2005, mas ainda não reconhecia os títulos antes de 2000.

Cadê notícia que fala que houve uma reunião do conselho da entidade pra oficializar o título do Palmeiras? Não existe!!

De concreto em 2017 houve uma que oficializou e repercutiu mundialmente naquele dia. É disso que estou falando.

 
Reconhece, mas não aparece no site. Reconheceu do Palmeiras e mesmo assim não aparece. Provavelmente vai mostrar de 2000 para frente ainda por muito tempo ou até mudarem o formato novamente e zerarem tudo.

E não precisa de reunião para algo que a entidade FIFA diz que reconhece. Se está reconhecido, o assunto morre ali.
 
Cara, dane-se o site. Dane-se a entrevista. O reconhecimento desse tipo de coisa, pra ser oficial e ter valor legal, se dá por documento oficial. Como no caso, por exemplo, de uma Resolução da Presidência da CBF, para reconhecer dois campeões brasileiros em 1987. Do.cu.men.to. É disso que estamos falando. Pelo menos acho que o Fúria está falando disso tambem. rs. É através de documentos oficiais e assinadinhos por autoridade competente que "a entidade Fifa" (ou qualquer outra) reconhece se manifesta sobre esse tipo de disputa. Post no FB se edita, página da web se altera. Não valem nada além de informar com mais rapidez as coisas que se desejam. Mas o documento permanece. Já tem algo assim da parte da Fifa? Um documento equivalente? Se não tem, não tem. Quando tiver, o primeiro a comunicar ao mundo vai ser o perfil oficial do Palmeiras, com certeza.
 
A razão do Palmeiras ser muito zoado, é o que o máximo que conseguiram, foi só uma consulta rápida via Fax em 2001 (guardem bem essa data) ao então presidente da FIFA (Blatter) e pouco tempo depois a própria entidade desmentiu. Daí a piada do mundial via Fax.

E nenhum reconhecimento acontece sem reuniões e assinatura de documentos oficiais e quando isso acontece vira manchete em todas as mídias, como foi o caso dos títulos nacionais da CBF dos anos 60 e aquele torneio sulamericano que o Vasco conquistou antes do surgimento da Libertadores e foi oficialmente reconhecido. Tudo isso foi documentado e assinado. Reconhecimento é isso.

Vale lembrar que o Fluminense disputou e ganhou um ano depois a mesma competição do Palmeiras. Eles também buscam esse reconhecimento mundial, mas não vejo da parte deles o mesmo desespero.

A grande real de tudo, é que o próprio Palmeiras durante meio século tratou essa conquista como uma taça completamente esquecida que nem eles davam importância.

Me lembro nos anos 90 quando o SPFC conquistou Libertadores e Mundial, nenhum palmeirense aparecia pra falar que também era campeão mundial. Meus parentes e colegas de escola de infância e ensino médio palmeirenses nunca ouviram falar em tal título :rofl:O máximo que acontecia é de um ou outro, falar que seu avô lhe contou de um torneio amistoso como se fosse esses Tereza Herrera da vida.

Daí chegamos ao ano 2000, quando o Corinthians ganhou aquele Mundial confuso, organizado nas coxas, que a principio era pro Palmeiras ter participado pois era o último campeão da Libertadores, assim como o Manchester Utd era o último da CL, mas como tinha sede nas cidades de Rio e SP, o Eurico Miranda usou sua força política pra colocar o Vasco e em troca o Palmeiras participaria na edição seguinte em 2001 que acabou não acontecendo por falência da empresa organizadora. Tinha até tabela pronta e tudo mais.

Coincidência ou não, foi justamente em 2001 que começou essa obsessão do Palmeiras de lembrar desse título e buscar esse reconhecimento, pois já tinha levado um bolo da FIFA por não ter conseguido participar do mundial daquele ano e quando o Corinthians ganhou o de 2000 aí vendo todos seus rivais já campeões mundiais começou a dar importância a algo que nem eles lembravam. A verdade é essa.
 
Última edição:
Sobre o jogo:

Fizeram o jogo possível. Dificultaram saída de bola do Chelsea, foram perfeitos na marcação, mas faltou um bom 9 pra fazer o pivô. A derrota do Palmeiras na decisão do Mundial de Clubes diante Chelsea obviamente dói no torcedor, que talvez nunca tenha ficado tão esperançoso com o título. Mas também deve trazer um sentimento de orgulho. O time de Abel Ferreira levou o campeão europeu a exaustão, criando inúmeras dificuldades a partir do plano bem executado e sendo extremamente competitivo diante de um adversário mais forte e com mais qualidade. Não se trata de romantizar a derrota, mas sim de reconhecer mérito nos que perdem, compreender cenários e enaltecer trabalhos bem elaborados. O Palmeiras não conquista o título, mas sai com uma ótima imagem do Mundial de Clubes.

_________________

Sobre o torneio:
Mundial só tem valor no Brasil, e um pouco no resto da américa do sul. Europeu caga pra isso num nível vergonhoso, ao ponto de mais de 10x nem vierem jogar durante os anos 70/80. Os que ganham, colocam a taça próximo das taças menores, como o United que deixa o Mundial junto com Taças da Liga Inglesa. E estão certos, é um torneio que não tem desafio algum, e faz uns 30 anos que é assim. Os que perdem esquecem em dois dias, os que ganham esquecem em três, e fim.

Não por um acaso deve acabar nos próximos anos, não existe apelo algum, e aí falar que Palmeiras não tem mundial será como dizer que Palmeiras não tem Ramon de Carranza.

Eu queria que o Palmeiras ganhasse mais pelos rivais do que por mim, mas não deu, então seguimos sendo apenas o maior campeão nacional e continental do Brasil. E que meus rivais agora torçam pro Afletico, como fizeram com Chelsea, Flamengo, Galo, Santos, etc...
 
O que ainda dá pra dizer dessa final de forma objetiva em 4 pontos:

Digno de elogio -> :joinha: a torcida do Palmeiras por ter dado força o Luan e comparecido proporcionalmente num número bem superior ao que foi pra Libertadores e olha que Montevidéu é muito mais próxima que Abu Dhabi.

Pisada na bola-> Gabriel Menino fazendo jus ao nome e que certamente vai ser muito cobrado pela torcida.

O time do Palmeiras-> Assim como em 99, teve bons momentos que foi superior ao adversário que em chances reais de gol pouco incomodou o Weverton, mas na prorrogação ficou claro que faltou ter opções no banco melhores, pois o Chelsea substituía e continuava com mais posse de bola e melhor precisão nos passes.

O time do Chelsea-> É um grande time, mas está abaixo do Bayern, Real Madrid, Liverpool e Barcelona que vimos ganhar a CL nos últimos 10 anos e que entravam na final com um grau de favoritismo muito maior. Então era um adversário que se o Palmeiras tivesse feito um esforço pra se reforçar melhor dava pra ganhar. Não precisaria contratar um bando de jogadores de aluguel como fez desesperadamente o Cruzeiro em 97, mas ficou nítido que faltou um banco melhor.
 
Cara, dane-se o site. Dane-se a entrevista. O reconhecimento desse tipo de coisa, pra ser oficial e ter valor legal, se dá por documento oficial.
Tem documento e o Palmeiras enviou tudo para a FIFA. O que eles buscavam era o reconhecimento da FIFA e foi o que aconteceu. O que é difícil de entender nisto?
 
Os documentos que o Palmeiras enviou não interessam.
Quero saber se tem documento da Fifa reconhecendo o pleito.
Só isso.
Mas deixa quieto. Acho que está difícil de entender.

Palmeiras campeão do mundo.
Fim. :joinha:
 
A Copa Rio de 51 foi tratada como um campeonato mundial, com organização e aprovação da FIFA, à epoca com Jules Rimet no comando, e contando com várias equipes de ponta do futebol mundial (basicamente Europa e Sul-America). Foi oficial, disputado em duas sedes (RJ e SP), teve uma grande importância à época, inclusive impactando na criação de outro torneio internacional, que viria a se tornar a UCL, e tendo o Palmeiras sendo noticiado como campeão mundial, aqui e na Itália da vice Juventus. Após essa edição a prefeitura do Rio quis manter o evento, mas sem a pompa do de 51, sem grandes equipes, já sem organização da FIFA, e aqui que muita gente ainda questiona o titulo do Fluzão, mas eram títulos claramente diferentes, ainda que ostentassem o mesmo nome.

Dito isso: Não ME importa em nada se alguém reconhece. Pelos seguintes motivos:
1-Eu não tinha nem nascido quando ocorreu. Não comemorei o título, o que me importa é o que eu testemunhei, e nesse ponto sou mais sortudo que boa parte do resto do Brasil, vendo três Libertadores, quatro brasileiros e quatro Copas Br;
2-A discussão envolve acima de tudo clubismo. Quem ganhou só o da FIFA diminui a Copa Toyota. Quem ganhou a Copa Toyota diminui o de 2000. Quem ganhou Y ataca X e assim por diante, por pura birra;
3-Campeonato Mundial só é importante aqui. É um atestado de pequenês ficar se apegando a um torneio que nem a FIFA se importa, e que muito provavelmente será extinto;
4-Já disse algumas vezes, Libertadores é 10x mais legal que mundial, simplesmente por ser um torneio que, apesar dos pesares, é realmente importante pra todos que disputam;
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo