• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Linguista David Salo fala sobre O Hobbit

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
Muito legal mesmo esse trabalho do cara. Sem ele neste comando linguistico, tanto o SDA quanto o Hobbit perderiam e muito em qualidade.
 
Me deixou curioso para saber sobre o que ele considera como uma língua dura e forte. Isso significa que ele cria palavras a partir de sons ou fontes que transmitam idéia de dureza e de força. Em português algumas palavras são mais ásperas que outras então fico imaginando a abordagem que ele vai usar...
 
Última edição:
Muito legal, esse cara tem mesmo cara de nerd.

Me deixou curioso para saber sobre o que ele considera como uma língua dura e forte. Isso significa que ele cria palavras a partir de sons ou fontes que transmitam idéia de dureza e de força. Em português algumas palavras são mais ásperas que outras então fico imaginando a abordagem que ele vai usar...

Língua dura e forte seria uma língua com muitos sons guturais, como o árabe, hebraico e aramaico, as línguas semitas. Como o som de R, tive um professor israelense e pude ver como ele pronuncia o R, é um som meio feio mesmo, é parecido com o R alemão do norte, mas mais forte. Ou o som "aspirado forte" (ch alemão, polonês, escocês), o GH árabe etc. Assim como Tolkien criou o élfico como uma língua mais suave pelos s, r (vibrante) e l que deixam o sindarin e o quenya mais sonoro e agradável se de ouvir.
 
Ele me parece ser super nerd!
Poxa, tava pensando nas canções. O livro d'O Hobbit é cheio de canções. Espero que Peter retrate muito bem essa extensão da história.
 
Dá uma boa esperança quanto a linguistica para os filmes. Bem animadora a notícia.
 
Excelente artigo! Fiquei um pouco receoso com essa história de ele fazer um pouco de "invenção" na língua dos anões e dos orcs, mas me parece que dá pra confiar na coerência e sensatez dele.
 
Última edição:
Muito legal, esse cara tem mesmo cara de nerd.



Língua dura e forte seria uma língua com muitos sons guturais, como o árabe, hebraico e aramaico, as línguas semitas. Como o som de R, tive um professor israelense e pude ver como ele pronuncia o R, é um som meio feio mesmo, é parecido com o R alemão do norte, mas mais forte. Ou o som "aspirado forte" (ch alemão, polonês, escocês), o GH árabe etc. Assim como Tolkien criou o élfico como uma língua mais suave pelos s, r (vibrante) e l que deixam o sindarin e o quenya mais sonoro e agradável se de ouvir.

Também imagino que seja por aí dado que ele está trabalhando com hebraico. Nesse caso o Khuzdul poderia vir a soar com um "tempero" idiomático que lembre o sotaque do oriente próximo.
 
Também imagino que seja por aí dado que ele está trabalhando com hebraico. Nesse caso o Khuzdul poderia vir a soar com um "tempero" idiomático que lembre o sotaque do oriente próximo.

Já li em algum lugar que a intenção de Tolkien era fazer o Khuzdul parecer com o hebraico mesmo (corrijam-me se eu estiver errado, por favor), então o Salo deve estar seguindo a cartilha. O Gimli, na VE da Sociedade do Anel, pronuncia uma frase em Khuzdul para o Haldir, que sem dúvida era uma ofensa.:lol: Mas dá pra notar que o idioma é forte e gutural, e bem parecido com as línguas semitas mesmo. Para mim, não deixa de ter sua beleza. Agora, o "forte, dura e feia" da notícia, é com relação ao Orcish. Essa sim desprovida de beleza.

 
Última edição por um moderador:
Pois é... Talvez o trabalho dele com pronúncia influencie nas OSTs (Original Soundtrack of The Motion Picture) do filme. Se me perguntassem se tenho algum palpite eu chutaria que pela quantidade de anões no filme e pela história focar na casa deles pelo menos uns 20-30% da trilha sonora em cada cd tem chance de ser inspirada em anões. Se nos álbuns tiverem canções de anões em Khuzdul nos CDs poderemos ver canções alegres como na casa de Bilbo ou no banquete de Esgaroth e canções tristes (a montanha abandonada sob o domínio do dragão). Em SdA a maioria era instrumental enquanto algumas possuíam letra. Talvez o trabalho dele cruze com o do Shore.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo