• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda As Sete Maravilhas de Arda - Discussão

Como a votação final do Sete Maravilhas deve acontecer?


  • Total de votantes
    14
  • Votação encerrada .
Eu acho que o Deriel entendeu! Tanto que ele perguntou se íamos contar cada um dos votos de cada pessoa para confirmar se tinham seguido as regras! Acho realmente mais viável a ideia das 7 enquetes! Provavelmente até dava mais suspense! Estão a imaginar quando fosse apenas um lugar no pódio, todo mundo votando na sua preferida ainda n escolhida! Publicidades como as loucas do Edu, sei lá! :lol:

;D
 
Um dos problemas de serem 7 enquetes acho que é isso: publicidade demais rolando nos tópicos.

Vamos fazer a votação por MP. O Décimo que se vire pra apurar depois!!! :lol:
 
Se há 21 opções e a enquete é múltipla escolha não há nada que impeça de alguém selecionar todas as 21 opções, por mais que a regra seja "selecione sete". Se alguém selecionar 8 você manualmente na contagem vai eliminar todos os votos

Sim. Deixamos claro nas regras que têm de ser 7 votos, e quem escolher um número diferente de opções tem o voto anulado. Esse acompanhamento dos votos pode tornar-se moroso, mas é exequível.

Agora o lado mais cruel, que vocês não pensaram: os votos acabam tendo pesos diferentes, se você selecionou uma, duas ou todas as sete opções - pessoas diferentes terão pesos diferentes (de 1 a 7) de acordo com o número de seleções que fizeram.

Sete também também seria limite mínimo.

Não há uma maneira lisa e direta de fazer isso, não sem deixar o pessoal pensando o que aconteceu nos bastidores :P

Talvez, mas se o pessoal seguir aquela regra fica relativamente nos conformes com uma só enquete. Alguém pode votar em mais ou menos um do que deveria e não passar na verificação, mas seria uma falha esporádica, e onde pudesse influenciar o resultado teríamos atenção redobrada. A proposta das sete enquetes com um vencedor sendo pegado à vez é a mais fiável, mas tem o tal inconveniente de arrastar a votação por mais tempo. E não permitia anunciar os vencedores todos de uma vez, o que pessoalmente acho melhor.

Deriel disse:
6 de julho é o aniversário da Valinor

Poderíamos anunciar os vencedores nesse dia, caso optemos por uma só enquete.

Vamos fazer a votação por MP. O Décimo que se vire pra apurar depois!!!

Acho que não precisamos ir tão longe. Isso não é a Florida. Ah ah ah.

Bom, eu mantenho a minha preferência por uma enquete com todos os candidatos e escolha múltipla. Mas 7 enquetes seguidas não é uma má alternativa, embora se perca o fator surpresa. Continuem opinando.
 
Última edição:
Eu vou continuar insistindo, com base na minha experiência, que esse negócio de descartar voto manualmente por erro é uma furada. Quem decidirá a Enquet no final das contas serão três ou quatro que votarão certo... 80% dos votantes nem lerão o post com as regras de votação, tenha certeza, e escolherão quaisquer número de opções menos as sete exigidas :P Mas dizem que o aprendizado só vem com a experiência, então... :P

Nada impede que façamos sete enquetes com 5 dias cada, de duração - dá pouco mais de um mês ao todo =]
 
Bom, eu mantenho a minha preferência por uma enquete com todos os candidatos e escolha múltipla. Mas 7 enquetes seguidas não é uma má alternativa, embora se perca o fator surpresa. Continuem opinando.

Acredito que a proposta do Deriel (7 enquetes com 5 dias de duração cada) seja a melhor escolha.

Quanto ao fator surpresa: Cada enquete poderia ser feita com resultados ocultos e as Maravilhas vencedoras seriam divulgadas apenas ao final da sétima enquete.

Tem como fazer isso?
 
Consegui voltar com a minha net e li rapidamente o que foi escrito. Me desculpem se deixei algo passar, mas pelo que observei, entendo que essa opção de múltipla escolha vai deixar as coisas meio confusas e até bagunçadas, dependendo do caso, principalmente para os que não obedecerem a ideia de somente votar em 7 candidatas. A opção de sete enquetes com todas as candidatas em que só é possível votar em uma parece ser mais justa, apesar de perder o fator "surpresa" mencionado pelo Décimo.
 
Eu vou continuar insistindo, com base na minha experiência, que esse negócio de descartar voto manualmente por erro é uma furada. Quem decidirá a Enquet no final das contas serão três ou quatro que votarão certo... 80% dos votantes nem lerão o post com as regras de votação, tenha certeza, e escolherão quaisquer número de opções menos as sete exigidas :P

Você provavelmente está com a razão. Mas sei lá, será que seria assim tão complicado fazer seguir aquela regra? Colocávamos um "LEI ANTES DE VOTAR" a letras gordas como tópico fixo. =P

Quanto ao fator surpresa: Cada enquete poderia ser feita com resultados ocultos e as Maravilhas vencedoras seriam divulgadas apenas ao final da sétima enquete.

Tem como fazer isso?

Infelizmente isso não seria possível com este sistema já que a maravilha vencedora não entraria na enquete seguinte, e então se saberia qual tinha ganho.

Enfim, parece se estar formando o consenso de que fazer 7 enquetes é o mais prático. Ou é isso ou indicação por MP mesmo.
 
Nesse caso, eu prefiro o esquema das sete enquetes. Se esta for a opção escolhida, as enquetes seriam lançadas por um período determinado, como cada uma semanalmente, por exemplo?
 
Infelizmente isso não seria possível com este sistema já que a maravilha vencedora não entraria na enquete seguinte, e então se saberia qual tinha ganho.


Não sei se eu me expressei da maneira correta:

Com cada enquete sendo feita com resultados ocultos, somente o criador, os moderadores da área e os membros da equipe saberiam qual maravilha venceu cada enquete.

Ao final, quando todas as enquetes tiverem sido feitas e as 7 Maravilhas escolhidas, o organizador do evento divulgaria os nomes delas. Dessa forma, mesmo com 7 enquetes separadas, só saberíamos o resultado delas no final do processo.

Era dessa forma que eu havia pensado em manter o sigilo/suspense em torno das vencedoras.
 
Essa é uma boa, Alf. E aí, como vai ficar decidido entre vocês todos?
 
Não sei se eu me expressei da maneira correta:

Com cada enquete sendo feita com resultados ocultos, somente o criador, os moderadores da área e os membros da equipe saberiam qual maravilha venceu cada enquete.

Ao final, quando todas as enquetes tiverem sido feitas e as 7 Maravilhas escolhidas, o organizador do evento divulgaria os nomes delas. Dessa forma, mesmo com 7 enquetes separadas, só saberíamos o resultado delas no final do processo.

Era dessa forma que eu havia pensado em manter o sigilo/suspense em torno das vencedoras.

Considero essa proposta do ALF muito boa. Voto nesta!
 
Bem, o problema é que um usuário pode votar 7 vezes na mesma maravilha! :)
É claro que muitos vão querer usar o seu poder de voto ajuizadamente, mas haverão os fanáticos que votarão as 7 vezes na mesma! :roll:

;D
 
A ideia do Alf parece ser a mais atraente. Se ninguém discordar, caso eu faça as enquetes, pretendo começar a partir disso (da ideia), logo. Entendo que seria justo para as pessoas que perambulassem pelo fórum terem um tempo de uma semana, ou um pouco menos (algo como 5 dias), para votarem. Nesse caso, haveria 7 enquetes, sendo que as 7 mais votadas nelas seriam as eleitas.
 
Última edição:
Não sei se eu me expressei da maneira correta:

Com cada enquete sendo feita com resultados ocultos, somente o criador, os moderadores da área e os membros da equipe saberiam qual maravilha venceu cada enquete.

Ao final, quando todas as enquetes tiverem sido feitas e as 7 Maravilhas escolhidas, o organizador do evento divulgaria os nomes delas. Dessa forma, mesmo com 7 enquetes separadas, só saberíamos o resultado delas no final do processo.

Era dessa forma que eu havia pensado em manter o sigilo/suspense em torno das vencedoras.

Mas repare ALF, é que em princípio a maravilha que vencesse a primeira enquete não entraria na segunda, que já só teria 20, a vencedora da segunda seria excluída da lista da terceira, que só teria 19, e assim sucessivamente. Pelo menos essa era a ideia do Deriel, e faz sentido, porque caso contrário, em teoria, a mesma venceria sempre (na prática os votos sempre variariam um pouco, mas é quase certo que acabaríamos por ter de fazer várias enquetes até termos sete vencedores diferentes).

E como a enquete vencedora não entraria na próxima, o pessoal iria sabendo quem eram os finalistas. O sistema de sete enquetes é o mais fiável, mas é inevitável perder boa parte do suspense - a não ser que estejam dispostos fazer um sem fim de rondas.
 
Última edição:
O 10º membro da Sociedade disse:
E como a enquete vencedora não entraria na próxima, o pessoal iria sabendo quem eram os finalistas. O sistema de sete enquetes é o mais fiável, mas é inevitável perder boa parte do suspense - a não ser que estejam dispostos fazer um sem fim de rondas.

Foi nisso que pensei: as pessoas associarão na enquete seguinte a vencedora da anterior. O elemento surpresa, nesse caso, não ocorreria. E de todas as formas colocadas aqui, só haveria se houvesse votação por MP.
 
Última edição:
Hummm... Interessante a idéia do Alf, heim?
Só acho que vocês têm de definir uma data limite para que o tipo de enquete seja definitivamente escolhido.
Afinal, cada um tem uma idéia, e se ficarmos aqui debatendo isso, sem uma data exata, tomamos muito tempo para que de fato a votação comece.
Eu gostei da idéia do Alf.
E creio que ele e o 10º devam bater o martelo sobre o tipo de enquete que deverão lançar até semana que vem (por exemplo). :mrgreen:
 
Mas repare ALF, é que em princípio a maravilha que vencesse a primeira enquete não entraria na segunda, que já só teria 20, a vencedora da segunda seria excluída da lista da terceira, que só teria 19, e assim sucessivamente. Pelo menos essa era a ideia do Deriel, e faz sentido, porque caso contrário, em teoria, a mesma venceria sempre (na prática os votos sempre variariam um pouco, mas é quase certo que acabaríamos por ter de fazer várias enquetes até termos sete vencedores diferentes).

E como a enquete vencedora não entraria na próxima, o pessoal iria sabendo quem eram os finalistas. O sistema de sete enquetes é o mais fiável, mas é inevitável perder boa parte do suspense - a não ser que estejam dispostos fazer um sem fim de rondas.

Estive pensando sobre o assunto de se manter o sigilo sobre as Maravilhas e acabei chegando em uma alternativa mirabolante:

São 25 candidatas oficiais (vide lista dos tópicos com a descrição de cada uma).

Cada enquete nova terá a lista de candidatas apresentadas de forma aleatória. Com isso a probabilidade de os usuários descobrirem, por eliminação, quais as que foram escolhidas naquela etapa fica reduzida.

Serão 7 enquetes preliminares e 1 enquete decisiva. Cada enquete terá o número total de candidatas excluindo-se as duas mais votadas na enquete anterior. Mais um recurso para que não sejam descobertas as candidatas escolhidas.

Ao final das 7 enquetes, haverão apenas 14 candidatas para disputarem a grande final.

Como as enquetes serão de múltipla escolha, não há garantias de que cada usuário votará em 7 candidatas, nem a mais e nem a menos.


P.S.: Aos que, como eu, acharem a idéia confusa, eu fiz um modelo em Excel para ilustrar melhor.
 

Anexos

  • Modelo para Enquetes.xls
    22 KB · Visualizações: 39
Última edição:
Quando eu o chamo de competente ele fala q num é... mas na boa... Ó o trabalho q ele teve rs
Bem, eu sou a favor das chaves, talvez por instigar mais até o final... Num fica algo "pronto votei e acabou"
 
Como as enquetes serão de múltipla escolha, não há garantias de que cada usuário votará em 7 candidatas, nem a mais e nem a menos.

P.S.: Aos que, como eu, acharem a idéia confusa, eu fiz um modelo em Excel para ilustrar melhor.

O modelo é bom, porque exclui o fator sorteio na hora de montar chaves ou eliminatórias se fosse o caso. Mas persiste o problema do número mínimo e máximo de votos que um usuário poderá fazer na mesma enquete...

O caso talvez fosse de escolher as 14 e então fazer voto único. As 7 mais votadas serias as eleitas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo