1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Sete Maravilhas de Arda As Sete Maravilhas de Arda - Discussão

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Décimo, 11 Jul 2007.

?

Como a votação final do Sete Maravilhas deve acontecer?

Enquete fechada 16 Mai 2009.
  1. Uma única enquete de múltipla escolha, onde cada pessoa seleciona de uma a sete opções

    28,6%
  2. [url=http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1934943&postcount=411]Três enquetes de múltipla esco

    21,4%
  3. [url=http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1932217&postcount=371]Sete enquetes simples eliminat

    50,0%
  1. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Bom, inspirado na recente escolha das Sete Maravilhas do Mundo moderno, cujos vencedores foram anunciados este fim-de-semana, tive a ideia, que achei interessante, de que fosse levada a cabo entre fãs e estudiosos de Tolkien uma eleição desse género, tendo em conta o riquíssimo legendarium tolkieniano.

    Inicialmente pretendia que escolhêssemos as Sete Maravilhas de Arda; mas depois pensei melhor e achei que isso seria demasiado abrangente, até porque há uma grande separação entre as várias eras, principalmente entre a Primeiras e as duas restantes. Então achei que o melhor a fazer seriam duas votações distintas: a eleição das Sete Maravilhas de Beleriand, as do "Mundo Antigo", e a das Sete Maravilhas da Terra Média, o "Mundo Moderno". Quanto a Aman, achei mais adequado ser incluída juntamente com Beleriand.

    O natural seria votar primeiro nas maravilhas de Beleriand, mas devido a alguns problemas vou começar pelas da Terra-Média, que ao fim e ao cabo é a votação mais importante e com maior número de escolhas. Mas com calma; primeiro, vamos todos pensar no maior número possível de monumentos que possam ser nomeados; depois, se for muito mais que 20, terá de se proceder a uma pré-eliminatória.

    Aqui está a lista que elaborei:

    • Amon Sûl, o Cume do Tempo
    • As Argonath
    • Barad-dûr, a Torre Negra
    • Caras Galadhon
    • Fortaleza de Hornburg
    • Meduseld, o Palácio Dourado
    • Minas Moria (Kazad-dhûm)
    • Minas Tirith
    • Pelargir
    • Os Portos Cinzentos
    • Orthanc
    • As ruínas de Osgiliath
    • As Torres Brancas de Elendil
    • Tharbad
    • Tirith Aear em Dol Amroth
    • Torre de Dúrin
    • Valfenda (Rivendell)
    • Porto de Umbar

    A considerar:
    • Torre de Cirith Ungol
    • Dunharrow, o refúgio dos Rohirrim nos vales das Montanhas Brancas.
    • Edhellond, um porto élfico em Gondor.
    • Os Faróis de Gondor
    • Fornost, a antiga capital de Arthedain.
    • O Grande Salão de Thráin, na Montanha Solitária.
    • Lond Daer, o porto na foz do Guathló.
    • Minas Morgul.
    • O Portão de Mordor (juntamente com Carchost e Narchost, as Torres dos Dentes).

    Acabar por não chegar a 20, mas houve vários que deixei de fora. Enfim, digam de vossa justiça. Há algum edifício que não figure na lista e acham que merece um lugar entre os nomeados? Acham que as escolhas deviam ser mais específicas; por exemplo, devíamos colocar Torre de Echtelion em vez de Minas Tirith? Discordam com o fato de colocar monumentos que no tempo da Guerra do Anel estão arruinados? Acham que algum dos que coloquei de fora merece estar no final? Opinem.

    Nota: Por enquanto sugiro que, caso se queiram relembrar-se do que são as construções da lista, usem a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ou a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Após ser decidida a lista final, haverá um curto período de espera em que serão apresentados os nomeados, através de uma série de mini-artigos e várias pinturas de artistas que se inspiraram na obra de Tolkien. Espero que esta iniciativa possa, no mínimo, proporcionar-nos bons momentos de diversão - e quem sabe ajudar também aqueles que só recentemente descobriram o deslumbrante mundo de Tolkien a saber mais sobre a sua extraordinário riqueza. =]

    Atenção


    Convém assinalar o seguinte aspecto:

    Sendo assim, não se esqueçam de que estamos a considerar as maravilhas como o que elas são na época da Guerra do Anel. Alguns dos listados são tidos em conta como ruínas e não o que foram depois de construídos - embora continuem belas construções na maior parte dos casos.
     
    Última edição: 12 Jul 2007
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Alanië

    Alanië Usuário

    Puxa, adorei a idéia, 10º!! Se for o caso, podemos fazer uma votação como o Shazan fez com os Games. Vai ficar bem legal! :yep:
     
  3. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Ah, sim, não deixei muito explícito mas o objectivo final é obviamente abrir uma votação, com a lista final escolhida, em que cada usuário escolherá os 7 que prefere. :D

    Aliás, o meu plano é o seguinte: definir a lista final dentro, pelo menos, dos próximos 3 dias, e depois reservar uns 5 ou 6 para apresentar cada um dos nomeados. Espero que lá pelo dia 20 já tenhamos a votação aberta!
     
  4. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Elena, a ilha dos numenorianos não vai entrar? Não conheço muito a historia de Númenor, mas deve ter alguma coisa que possa ser incluída..
     
  5. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Sim, esqueci-me de comentar o caso de Númenor. Eu pensei que talvez fosse melhor colocar os seus nomeados na lista de Beleriand, pois esta última tem consideravelmente menos escolhas. É verdade que Númenor tem mais a ver com a Terra-Média da Segunda e Terceira Eras do que com Beleriand, mas a opção até é válida pois ambas são regiões com uma certa semelhança, que foram destruídas, e a votação da Terra-Média é mais relativa a construções que existiram durante a Terceira Era.

    Se a maior parte das pessoas discordar posso reconsiderar - de qualquer maneira apenas tenho uns dois potenciais nomeados de Númenor, Eldalondë e Calmindon acho.
     
    Última edição: 11 Jul 2007
  6. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    òtima idéia, Décimo, minha lista fica assim:
    01- Orthanc,
    02- Argonath,
    03- Fornost,
    04- Torre de Ecthelion,
    05- Ruínas de Osghiliath,
    06- Amôn Sûl (ruínas do Topo do Vento),
    07- Farol de Amôn Dinn (este vc se equeceu, ou não pode entrar na lista?),
    08- Salões de Minas Moria,
    09- Fortaleza de Helm, e finalmente,
    10- Caras Ghalandon (se não puder entrar por algum motivo, vai aí Rivendel no lugar...)

    abração!!
     
  7. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Nenhum dos dois - achei que não era grande coisa para se colocar. Afinal, é uma construção bem simples, nada por aí além; e se colocasse um deles seria o farol de Halifirien, pois tem mais história. No entanto, até que não é má ideia se os considerarmos a todos, há algumas semelhanças com a muralha da China até. =P Vou editar lá no post e colocá-lo entre aqueles a considerar, depois vê-se o que o pessoal acha. Boa ideia Alca.

    Ah, vi também que disse a Torre de Echtelion. Acha que é melhor assim do que colocar Minas Tirith?

    E a lista de nomeados terá 20 candidatos, não se esqueçam. ;)
     
  8. Tuor

    Tuor Usuário

    Mas seria mais interessante dividir entre as 7 maravilhas construídas, e as 7 maravilhas naturais de Arda, ou não?
     
  9. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Talvez possamos fazer isso no futuro; por agora vai ser as Maravilhas da Terra Média e de Beleriand mesmo. Mas fica registada a ideia. ;)
     
  10. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Minhas escolhas:
    1. Argonath;
    2. Moria;
    3. Orthanc;
    4. Amon Sûl;
    5. Minas Tirith;
    6. Valfenda;
    7. Erebor.
    Só para eu não esquecer meus votos. É importante lembrar que Erebor não é só uma montanha no meio do nada, mas também é uma morada dos anões (ou, argh! "ananos"... :disgusti: ).


    Tenn' enomentielva!
     
  11. Tuor

    Tuor Usuário

    10º, sobre colocar monumentos arruinados advindos da Guerra do Anel, acho que não é má idéia, porque ruínas são belas também. O problema é que tem ruínas que não se sabe a aparência, como Tharbad. Eu, por exemplo, nunca vi nenhuma imagem do local.
     
    Última edição: 11 Jul 2007
  12. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Utilizando-se de um exemplo da própria votação que você está querendo trazer para a Terra-média, o Coliseu foi uma das novas 7 Maravilhas escolhidas, e é tecnicamente uma ruína.


    Tenn' enomentielva!
     
  13. Mariane Lohn

    Mariane Lohn Meldanë

    Também acho que ruínas devem se incluídas, porque tem algumas muito bonitas, como a de Osgiliath. Porém é como o AlissonTuor disse, todas precisam ter fotos para poder-mos avaliar melhor, pois só com a descrição dos livros fica difícil, cada pessoa imagina o lugar de um jeito diferente. ;)
     
  14. Jedi Solo

    Jedi Solo The Greatest Jedi

    Acho que as Ruínas não deveriam ser colocadas na votação como se fossem ruínas, mas como se fossem o que eram em toda a sua grandeza, como Osgiliath, antiga capital de Gondor, ANTES de ser ruína. E se pode colocar Maravilhas de Beleriand, por que não colocar Gondolin aí também?
     
  15. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Bom, mas Erebor é uma montanha, e nós estamos tratando contruções feitas por Homens, Elfos, Anões, Hobbits, etc. Só se considerarmos o Grande Salão de Thráin, aí tudo bem, até já está nos candidatos a considerar para a lista de nomeados.

    Nessa questão das ruínas, durante a escolha dos nomeados, pensei um pouco como o Jedi Solo, tive em conta aquilo que elas foram. Só não considerei monumentos que tenham sido completamente destruídos, os outros podem ser nomeados mesmo enquanto ruínas.

    Bom, estamos a tratar de uma obra literária, então as descrições do livro são grande parte do material que temos. Não há desenhos ou pinturas nem de um terço desses monumentos que listei. A votação será sempre um pouco subjectiva mesmo em relação a alguns monumentos menos comentados, mas vai ter de ser assim.

    Mas o mais importante agora é eleger os 20 nomeados. Então sugiram quem acham que pode preencher as duas vagas que faltam, certo? :beam:

    • Torre de Cirith Ungol
    • Dunharrow, o refúgio dos Rohirrim nos vales das Montanhas Brancas.
    • Edhellond, um porto élfico em Gondor.
    • Os Faróis de Gondor
    • Fornost, a antiga capital de Arthedain.
    • O Grande Salão de Thráin, na Montanha Solitária.
    • Lond Daer, o porto na foz do Guathló.
    • Minas Morgul.
    • O Portão de Mordor (juntamente com Carchost e Narchost, as Torres dos Dentes).

    Leia com atenção:

    Cada coisa a seu tempo. Faremos uma votação para as maravilhas de Beleriand depois de elegermos as Sete Maravilhas de Arda. ;)
     
    Última edição: 11 Jul 2007
  16. Tuor

    Tuor Usuário

    Bem, não vi Isengard aí. Então, caso entre na "competição", só falta mais um, e tenho uma proposta: a Cidade do Lago, ou Valle.

    Ou então Carn Dûm, apesar de eu não saber como é: se é uma cidade ou um acampamento ou uma região descampada onde os Nazgûl viviam...
     
  17. Morgoth The Valar

    Morgoth The Valar O Sinistro Inimigo do Mundo


    Essa é a minha lista:
    1. Minas Tirith​
    2. Amon Sûl​
    3. Os Portos Cinzentos​
    4. Barad-dûr​
    5. Fornost​
    6. Orthanc​
    7. O Portão de Mordor ​
     
  18. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Coloquei Orthanc. ;)

    Não coloquei a cidade do lago porque acho que é uma coisa meio rústica, não é algo realmente belo que seja capaz de se equiparar a contruções élficas ou gondorianas.

    Carn Dûm é uma cidade. Mas a verdade é que não há uma única indicação da sua aparência, e acho que há melhores opções.

    Bom, vou sugerir duas para adicionar: os Faróis de Gondor e o Portão Negro. Ambos estão amplamente descritos e têm os seus méritos. O que acham?
     
  19. Tuor

    Tuor Usuário

    Mas as informações de como Carn Dûm é bate com as informações de como Tharbad é: praticamente nada!

    O problema é que se tirar Tharbad seria um a menos, e olha que já está difícil de encontrar as 20. Mas sem querer ficar dando palpite, mas já o fazendo, 20 não é muito?
     
    Última edição: 25 Nov 2008
  20. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Não é tanto assim. Tharbad está relativamente bem descrito. É dito que era uma cidade fortificada, junto ao rio, onde também havia um porto, que foi erguida em redor de uma torre que originalmente guardava a estrada; e havia também a grande ponte sobre o rio Gwathló, a única passagem entre o Sul e o Norte de Eriador. Já sobre Carn Dûm, não temos referência nenhuma de como era para além da sua localização.

    Não acho. Nós estamos com "maravilhas" a mais e vamos diminuir o número de opções? Não me parece o mais indicado. Além disso, por exemplo, o número de nomeados nas 7 maravlhas do mundo era de 21. Acho que é um número bom.

    Aliás, dei uns retoques à lista. Retirei Tharbad, adicionei o Portão de Mordor e os Faróis. Falta uma, então coloquei o Grande Salão de Thráin, por sugestão do Slicer.

    • Amon Sûl, o Cume do Tempo
    • As Argonath
    • Barad-dûr, a Torre Negra
    • Caras Galadhon
    • Os Faróis de Gondor
    • Fortaleza de Hornburg
    • O Grande Salão de Thráin, na Montanha Solitária.
    • Meduseld, o Palácio Dourado
    • Minas Moria (Kazad-dhûm)
    • Minas Tirith
    • Pelargir
    • O Portão de Mordor e Carchost e Narchost, as Torres dos Dentes.
    • Os Portos Cinzentos
    • Orthanc
    • As ruínas de Osgiliath
    • As Torres Brancas de Elendil
    • Tharbad
    • Tirith Aear em Dol Amroth
    • Torre de Dúrin
    • Valfenda (Rivendell)
    • Porto de Umbar

    Poderá ser essa a lista definitiva?
     

Compartilhar