• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O sono dos Elfos

wsnjr

Sir Auron
Eu estava hoje lendo o livro do jogador D&D quando vi uma coisa peculiar sobre a raça dos elfos:Eles não descansam como as outras raça, ao invés disso eles meditam durante um período de 4 horas e recebem os benefícios de uma noite de sono completa e isso fica bem evidente em As Duas Torres, quando o trio Aragorn, Legolas e Gimli estão perseguindo os Hobbits capturados e Aragorn estranha quando Legolas está sempre acordado antes dos demais.

De onde vem esse "sono leve" dos elfos?
 
Acredito que seja devido a longevidade deles.
Mais ou menos assim: eles são eternos(até o fim de arda e :blábláblá: ), acredito que seus corpos não se casem muito devido seus espíritos serem leves e serenos... algo mais ou menos assim.
 
e talvez seja essa meditação, que é mais consciente do que o sono que torne seus espiritos leves e aflore seus instintos e "poderes",por falta de palavra melhor.
alguns monges pregam isso se eu não me engano,de que o alcanse da "claridade", sei la, pureza e descanso,pode ser alcansado muito mais rapida e eficientemente por meio da meditação. Mas é A meditação, ne, a ponto de fazer seu espirito ficar leve a ponto de poder levitar, no minimo!
 
"Elfos não precisam dormir. Ao invés disso eles descansam através de meditação envolvendo recordações, eventos passados que eles recordam com bastante vivacidade. Normalmente eles ficam em um estado de transe por aproximadamente 2 horas por dia, embora eles possam passar dias com pouco ou sem descanso. Enquanto estão em seu estado de meditação, são dificilmente acordados; só acordam na hora decidida préviamente (antes de começar a meditar). Esta maneira de descansar mantém os Elfos orgulhosos da noite."

mais informação
 
"Elfos não precisam dormir. Ao invés disso eles descansam através de meditação envolvendo recordações, eventos passados que eles recordam com bastante vivacidade. Normalmente eles ficam em um estado de transe por aproximadamente 2 horas por dia, embora eles possam passar dias com pouco ou sem descanso. Enquanto estão em seu estado de meditação, são dificilmente acordados; só acordam na hora decidida préviamente (antes de começar a meditar). Esta maneira de descansar mantém os Elfos orgulhosos da noite."

mais informação

Agradeço o link, muito bom o texto.
 
Hmm então basicamente a meditação é a chave pra eles terem que descansar tão pouco, muito obrigado pelas explicações.
 
humm..
então, quando eles estão dormindo ficam relembrando de coisas já vividas, será que é nesses momentos que sonham também,tipo prevêem o futuro???
:think:
 
humm..
então, quando eles estão dormindo ficam relembrando de coisas já vividas, será que é nesses momentos que sonham também,tipo prevêem o futuro???
:think:

"Enquanto medita, um elfo pode sonhar, apesar desses sonhos serem exercícios mentais que se tornaram reflexo após anos de prática. A palavra na língua comum para a meditação de um elfo é “transe”, como em “quatro horas de transe."

então eu acho que eles não preveem o futuro eles tem pratica que talvez os tornem sensitivos a ponto de adivinhar o futuro. afinal eles são conhecidos por sua sabedoria e entrelaçamento com a natureza.
leia aqui
 
"Enquanto medita, um elfo pode sonhar, apesar desses sonhos serem exercícios mentais que se tornaram reflexo após anos de prática. A palavra na língua comum para a meditação de um elfo é “transe”, como em “quatro horas de transe."

então eu acho que eles não preveem o futuro eles tem pratica que talvez os tornem sensitivos a ponto de adivinhar o futuro. afinal eles são conhecidos por sua sabedoria e entrelaçamento com a natureza.
leia aqui

Nossa muito bom, valeu Madalena :joy:
Feliz 2008 pra ti :cerva:
 
Só para lembrar: Os elfos da mitologia tolkieniana não seguiam a risca as características de elfos das demais mitologias. Ou seja, pode ou não ser um fato esclarecedor o desse artigo. Depende de alguém mais qualificado colocar o selo joinha nele. :g:
 
Só para lembrar: Os elfos da mitologia tolkieniana não seguiam a risca as características de elfos das demais mitologias. Ou seja, pode ou não ser um fato esclarecedor o desse artigo. Depende de alguém mais qualificado colocar o selo joinha nele. :g:

é...
isso é verdade...
lendo até o fim o link citado pela madalena, podemos notar que não há indícios de que os elfos citados têm a ver com os elfos descritos nos livros de tolkien ou os caracterizados nos filmes.

afinal, o termo "elfo" é antigo, e remonta bem antes de tolkien.

creio que para uma maior firmeza na hora de pesquisar sobre elfos nos sites em geral, é verificar se têm a ver com os elfos de tolkien (especificar isso na pesquisa). caso contrário, não se pode dizer que são verdadeiras as informações.

existem a enciclopédia valinor e um bom site em inglês é o theonering.net ou o thain's book - guide to tolkien's middle earth
 
Acredito que venha do RPG mesmo. Onde diz nos livros sobre isso? Elfos dormiam sim. Legolas dorme, durante a viagem, como todos os outros.
 
Depois de se tornar o Branco, ele não dorme mais, mas sim, até Moria, TODOS dormiam na Sociedade.

No Silma, quase certeza, é relatado sobre alguns deles dormindo, Luthien, se eu não me engano, dorme também.
 
Bem legal esse Tópico!

Mas como As Duas Torres nos informam que Legolas, quando o trio estava prestes a entrar em Fangorn, Gimli o olhou e percebeu que ele mantinha os olhos abertos, e as mãos cruzadas entre o peito, então sim, eu acho que era um estado de meditação profunda...! Muito interessante essa característica colocada por Tolkien...

Prá mim responde algumas questões que eu tenho comigo mesma!

Tinham feito um sorteio para ver quem ia fazer a guarda (...)

Com isso adormeceu. Legolas já estava deitado sem se mexer, as belas mãos cruzadas sobre o peito, os olhos abertos misturando a noite de vigília a um sono profundo, como fazem os elfos (...) pg. 36
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo