• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Crônicas de Nárnia

Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Eu comprei o volume único faz uns dias e já estou no quarto livro.
Bom,tenho que confessar que esperava mais do livro.
Pelo univerno fantástico,por ser o melhor amigo de Tolkien,pelos comentários que os outros faziam a respeito eu imaginava algo realmente empolgante.
Não que o livro seja chato,pois não é mesmo,mas é bem notável que o principal público que ele busca atingir é o infantil,na minha opinião.
As histórias costumam ser bem simples,não há nada de mto complexo pra ser pensado e a própria linguagem é bem diferente de Senhor dos Anéis.
Assim, eu to gostando de ler o livro,mas apesar de saber que é bacana de ler não é do tipo que eu citaria entre meus favoritos,como faço com senhor dos anéis (no caso desse já vira babação da minha parte hehe),harry potter,brumas de avalon.

Mas daí já vai do tipo de leitura que cada um prefere,tenho uma amiga que está achando ele bem melhor que Harry Potter (e ela nem tem coragem de ler Senhor dos Anéis,pq segundo ela,parece chato),então enfim,o melhor a fazer é comprar e tirar suas próprias conclusões ^^

Ah,e eu me apaixonei pela capa,aquele leão é hipnotizante :D
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Estou quase terminando o quinto livro. São bacanas as histórias, mas sinto falta mesmo é da grandiosidade que O Senhor dos Anéis passava (aliás, passa) na leitura. :)
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

esse livro rula
tambem
qualqeh livro com uma aventura decente e interessante rula
comprei por R$ 84,50 na Livraria Siciliano do Beiramar Shopping em Florianópolis :D
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Bom, Mas CdN é infanto juvenil mesmo.Nao é o mesmo tipo de literatura de SdA.
Li CdN qdo criança e as histórias tinham poder de mito pra mim.Qdo reli, mais de 10 anos depois, pude realmente notar a diferença, e ver com a ótica mais desmistificadora de uma mente adulta.
Acredito que SdA e CdN pertençam a classes diferentes de um mesmo tipo de literatura.
E embora CdN perca em profundidade(em termos) e em ambientação para SdA, (pra começar, basta citar a diferença da quantidade de páginas..o_O.) nao deixa de ser uma boa leitura (pra mim, CdN está mais para Sítio do Pica pau Amarelo Irlandês).

Se quiserem ler uma ficção mais adulta feita pelo autor, vejam a Trilogia Espacial. :mrgreen:

E sobre a amizade CSLewis Tolkien,eles tinham muitas diferenças mesmo (como tb muitas coisas em comum, como a paixão pela mitologia),mas foi uma amizade q sobreviveu aos baques e aos anos, visto q a amizade perdurou durante toda a vida deles.

Barbarvore x Rawson :abraco:
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Não sei se vocês repararam, mas cada livro vai ficando um pouco mais complexo. No O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa tudo passa rápido. Já no A Cadeira de Prata fica mais detalhado e um pouco sombrio...
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

*Th* disse:
Não sei se vocês repararam, mas cada livro vai ficando um pouco mais complexo. No O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa tudo passa rápido. Já no A Cadeira de Prata fica mais detalhado e um pouco sombrio...

Reparei sim, e gostei muito disso. Tanto que as minhas crônicas preferidas são as do meio... da terceira à sexta...
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Acho que o meu predileto também é A Cadeira de Prata. No entanto, gostei de todos os outros livros, apesar de às vezes achar que as alegorias religiosas pudessem ser feitas de forma mais sutil. A Última Batalha foi o livro que mais me fez sentir desconfortável. As analogias com o Apocalipse e principalmente o significado moral da história me fizeram lamentar algumas das decisões do autor. Apesar disso, é talvez o mais complexo dos 7 livros lançados, onde ocorrem eventos que não podem ser classificados de infantis.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Eu não gostei d' "A Última Batalha" não... alegórico demais. E vários personagens ficaram com final muito indefinido, tipo a Susana. Para mim, nada indicava as decisões que ela tomou... pra mim, surgiram do nada.. ou a minha leitura foi um tanto desatenta, o que também pode ser...

Agora vc me deixou curiosa... que decisões do Lewis vc lamentou?
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

A Última Batalha mostra que quase não há mais esperança e a salvação chega num dos momentos mais cruciais. Eu esperava mais aparições de Tash, por exemplo: um duelo de Aslam contra Tash ou até mesmo um diálogo surpreendente entre os dois. As lutas terminam onde menos esperamos e alguns fatos ficaram mal explicados (a viagem de trem e alguns sumiços de personagens). :think:
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

O texto está sem spoilers. :mrgreen:

Como postei em outro tópico, acho que o melhor de todos é O Cavalo e Seu Menino: é uma história mais adulta, mais complexa, com uma geografia melhor elaborada e com uma batalha bem legal, apesar de ser passada através do ponto de vista do mago. E é justamente a história mais isolada de todas, qualquer um pode pegar e lê-la, sem ter lido nenhuma Crônica.

O Sobrinho do Mago é muito infantil, a única coisa que o salva é a criação de Nárnia, que mesmo assim poderia ser melhor. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa também não achei grande coisa, mas talvez por eu ter visto o filme antes. Achei a história muito previsível (é claro, não por ter visto o filme antes) e não gosto das analogias claras que Lewis faz a Jesus.

O Príncipe Caspian também tem uma história ótima, em especial quando é contada a história do príncipe. Quando a história volta a ser passada através dos Pevensie, o livro volta ao nível do Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. O final é bom, mas também poderia ser melhor.

A Viagem do Peregrino da Alvorada é bom por nos mostrar terras e criaturas não vistas. É um dos livros que mais aumenta a mitologia de Lewis. É muito interessante descobrir com os personagens terras e criaturas novas, e partilhamos de sua curiosidade da onde será o fim do mundo, e o que acontecerá lá. O final é legal, e desta vez é feita uma analogia mais simples. A inclusão de raças como as dríades (que já tinham sido incluídas, mas não detalhadas e vistas tão de perto), dragões e estrelas aumentam a vastidão do mundo de Nárnia. Um defeito é a inclusão do personagem Eustáquio, que é muito insuportável para o agüentarmos o livro todo. O problema, que nem é tanto esse, é que sua chatice quase não possui humor, o que torna muito cansativo sua participação no livro. Mas com o passar do livro esse defeito vai sendo amainado.

A Cadeira de Prata também ajuda a aumentar a vastidão desse mundo, apresentando as terras do norte e seus habitantes, os gigantes. Porém, a história fica boa mesmo quando descemos até o submundo. Lewis nos passa e descreve com perfeição sua melancolia e escuridão. A trama envolvendo o Príncipe Rilian também é boa. Eustáquio fica um pouco mais suportável.

Por fim, A Última Batalha mostra o apocalipse narniano, em semelhança ao apocalipse bíblico. Apesar de haver várias semelhanças entre eles, não chega a ser tão constrangedor, muito pelo contrário: ficamos ansiosos por saber como haverá o julgamento entre bons e maus, e como Nárnia encontrará seu fim. Tamanha ansiosidade é, em parte, desastrada: como disse o Tiago, espera-se algo a mais do personagem Tash, em especial uma interação melhor deste com Aslam. E é fraco também o fato do caos todo ter se originado por uma simples farsa do macaco e do burro. Porém, a visão que temos do país de Aslam e do universo em geral é extraordinária, e algo que ocorre em relação aos personagens é umas únicas vezes que Lewis nos surpreende. Também é bom.

Vale a pena sim ler As Crônicas de Nárnia, mas não espere nem ¼ da grandiosidade de O Senhor dos Anéis, nem uma trama complexa como a de Harry Potter. É uma aventura prazerosa, com alguns pontos fracos, mas que, em sua maioria, fica em um nível razoavelmente bom. Leiam.
 
Última edição:
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Quanto a Última Batalha, acho-o até perturbador, devido às idéias que contém. A farsa do macaco é o ponto de partida aparentemente banal que se multiplica e se desdobra tendo consequências inimagináveis para Nárnia. Mostra como uma simples mentira pode desintegrar todo um universo e abalar crenças.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Quickbeam disse:
Quanto a Última Batalha, acho-o até perturbador, devido às idéias que contém. A farsa do macaco é o ponto de partida aparentemente banal que se multiplica e se desdobra tendo consequências inimagináveis para Nárnia. Mostra como uma simples mentira pode desintegrar todo um universo e abalar crenças.
É a idéia dos falsos profetas e falsos Messias. :roll:

Quando eu li o livro, eu não pensava que eu iria encontrar violência "bruta", enquanto que nos livros anteriores sinais de violência (bem poucos) eram lutas simples ou descritas rapidamente...
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Quickbeam disse:
Quanto a Última Batalha, acho-o até perturbador, devido às idéias que contém. A farsa do macaco é o ponto de partida aparentemente banal que se multiplica e se desdobra tendo consequências inimagináveis para Nárnia. Mostra como uma simples mentira pode desintegrar todo um universo e abalar crenças.

Pertubador? Tive pesadelos quando terminei "A Útima Batalha".

SPOILER

Dai a gente ve de onde surgiu aquele boato sobre o episodio final de "Caverna do Dragão".

Lewis talvez pensasse em lidar com o tema da morte de forma agradável para crianças, levando a uma espécie de amadurecimento espiritual e é claro ao entendimento de que a vida continua após a morte e portanto não devemos teme-la. Fica claro que o paraiso é uma escolha e que passa pela aceitação do salvador.
Mas caraca...se eu ler isso pro meu sobrinho de 4 anos ele vai chorar durante duas semanas.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Duque DécioZico95 disse:
SPOILER


Lewis talvez pensasse em lidar com o tema da morte de forma agradável para crianças, levando a uma espécie de amadurecimento espiritual e é claro ao entendimento de que a vida continua após a morte e portanto não devemos teme-la. Fica claro que o paraiso é uma escolha e que passa pela aceitação do salvador.
Mas caraca...se eu ler isso pro meu sobrinho de 4 anos ele vai chorar durante duas semanas.

Ele vai chorar, mas se ler mais umas duas vezes por conta dos outros livros, ele vai lembrar quando for adulto e aí já vai ter discernimento suficiente para entender as alegorias dos livros. Isso se ele continuar lendo, é claro. Não só as "cronicas" mas também outros livros.
Vai ser uma lembrança de infância que vai marcar pro resto da vida. Acho que era isso que o Lewis queria ao escrever as Crônicas: divertir as crianças e dar material para elas pensarem quando forem adultas, mesmo não relendo as Crônicas depois de "velhas".

Eu sei que isso acontece pq foi exatamente o meu caso com Monteiro Lobato. Li muitas vezes, várias coisas não entendi direito na época, mas o que li lembro até hoje e até hoje me faz pensar, mesmo sem ter relido nenhum dos livros nos últimos anos.

Acho que isso pode acontecer também com quem ler Lewis na infância.
 
Re: As Cronicas de Narnia

Eu já li "O Sobrinho do Mago", "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" e um pedaço de "O Cavalo e seu menino".

A leitura é muito fácil, mas fácil que SdA e ainda mais fácil que HP (se é que isso é possível). C.S.Lewis é um escritor muito bom mesmo, espero em breve ter tempo pra ler todas as crônicas já que comprei o volume único.
 
Re: As Cronicas de Narnia

.{Ascagalad}. disse:
Assisti o filme... mas to doido para ler os Livros. =[

Primeiramente, quero pedir desculpa pela franqueza com que vou falar. Pode ser que seu gosto seja totalmente diferente do meu e, se o caso for esse, não precisa considerar este post. Mas, indo direto ao assunto, as Cronicas de Narnia é mtoooooooooooooooooooooooooooo infantil. Só recomendo para menores de 9 anos ou para os eternos fãs de contos de fada. Talvez o mundo de Nárnia tenha alguma semelhança com o de Tolkien, mas se você busca aventuras parecidas com a impressionante realidade que ele escreve, não encontrará bons resultados no livro de C.S Lewis. Comprei o volume único, que possui cerca de 800 páginas. Alguns livros começam ruins e depois ficam bons: achando que este era o caso das Cronicas de Narnia, ignorei o meu tédio e continuei até a página 300. Parei aí. Hoje o livro está jogado na estante da minha casa, talvez hajam teias de aranha e mta poeira nele; não sei direito, evito olhá-lo. As aventuras de Digory e Polly me fazem lembrar esses contos de fada da Disney. Simplesmente é infantil e tedioso o livro. Em nenhum momento me senti interessado pela leitura. Repito: só recomendo para menores de 9 anos ou aos eternos fãs de contos de fada.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Bom, eu li as crônicas qdo criança, e digo que na infância essas histórias tem a força de um mito.

A parte do trem na última batalha (nao digo detalhes pelos os que nao leram) é uma ousadia e tanto.

O autor tem uma criatividade tão desenfreada que as vezes suas "viagens" chegam a demonstrar uma tremenda cara de pau pela imensa salada de idéias e conceitos, numa verdadeira "colcha de retalhos".
Um exemplo disso são a trilogia espacial.

Vale a pena dar uma olhada.Não é infanto juvenil.
E tb tem alegorias religiosas.Algumas chegam a dar medo.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Eu estou lendo o volume único, é meio desajeitado mesmo, pesadão, mas estou adorando.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo