• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vocês ainda armazenam dados no HD?

Também não confio em serviços de armazenamento online, exatamente porque não tenho controle absoluto sobre eles. É claro que não existe mídia de armazenamento perfeita, mas eu ainda prefiro não depender de ações/decisões alheias.

De qualquer forma, o que ocupa mais espaço nos meus HDs é música (mais de 1 TB, principalmente em arquivos lossless). Até dei uma conferida nesses serviços que vocês citaram (Deezer e Rdio), mas eles são muito limitados, não? Não possuem nem mesmo a discografia oficial dos Beatles! XD Mas sério, comecei a pesquisar e cadê alguns álbuns famosos do Prince (Diamonds and Pearls, Love Symbol, Black Album), os primeiros discos do Tom Zé, as obras-primas do Walter Franco (Ou Não, Revolver), etc. E isso só para ficar nos nomes famosos, imaginem para as bandas pouco conhecidas. Enfim, esses serviços não me satisfazem. Aliás, volta e meia, mesmo no Youtube e no Grooveshark eu não encontro músicas que busco para postar em algum tópico (sem falar na qualidade do som, que muitas vezes é horrível).

Quanto a filmes, seria maravilhoso se o Netflix (ou qualquer outro similar) possuísse um catálogo com todos os filmes que eu quisesse assistir, mas, infelizmente, algumas vezes tive de me contentar com VHS-rips, outras vezes nem mesmo isso (alguns filmes são quase impossíveis de se encontrar, por mais que eu vasculhe a net).

Séries: atualmente, nada. Games e fotos: juntos, não ocupam nem mesmo 50 MB. :dente:
 
Existe uma “Regra 3-2-1” para backups:

Três cópias de tudo que for importante para ti. Duas cópias nunca são o suficiente, se o documento é importante. O marido da minha nolye @Malkyn teve problemas com isso recentemente, com a Certidão de Nascimento dele: se tivesse a original e mais duas cópias autenticadas, nada disso teria acontecido. Para dados de computador, a regra não muda.

Dois formatos diferentes.
Nunca guarde só em HDD, sempre misture: HDD+Pendrive, Pendrive+MicroSD, HDD+DVD, DVD+Pendrive, DVD+Dropbox. Isso é importante porque a tecnologia evolui e muito formato antigo é simplesmente excluído com o tempo. Vocês se lembram daquela declaração de IRPF em 1999 que vocês salvaram o recibo em disquete? Ou aquele HDD do último computador de torre que vocês tiveram em 2007, que não cabe dentro do laptop de vocês? Tudo inútil, hoje em dia.

Uma cópia fora do ambiente normal daquele conteúdo.
Nesses casos, serve internet (via Dropbox, SkyDrive, Google Drive ou diversos outros serviços mais adequados), serve a casa da tua mãe que mora em outra cidade, serve um cofre de banco que vai guardar teu HDD que tu vai atualizar mensalmente, etc. No caso de um desastre natural, tu não quer que todas as cópias estejam em um só lugar. A @*Erendis* tem história de ter perdido diversas fotos por causa de uma enchente em Rio do Sul, mas ainda conseguiu salvar algumas. Imagina se tivesse sido um incêndio? Não haveria volta.

Coisas que eu não considero dignas de backup: Jogos, músicas, episódios de séries. Ou seja, qualquer coisa que for relacionada a entretenimento não tem valor suficiente para gastar dinheiro pra fazer backup. Tem gente que prioriza salvar episódio do Doctor Who e não salva o arquivo 3GP da gravação do aniversário do sobrinho; isso não tem cabimento.

O que deve ser salvo?

A primeira coisa é tudo que tem valor sentimental — se vai abalar a sua relação com alguém, guarde. Depois, é tudo que se qualifica na pergunta “se eu perdesse isto, de que forma a minha vida seria dificultada?”

Exemplos: Perder trabalhos de escola e faculdade dificultaria a tua vida; no trabalho, perder documentos de trabalho em progresso, agenda de contatos e de compromissos, lista de tarefas e arquivos utilizados para referência (seja uma paleta de cores para designers, ou um manual técnico para engenheiros).

No âmbito pessoal, perder documentação fiscal é a coisa mais comum: qualquer pessoa deve fazer backup do IRPF, e qualquer microempresário deve fazer backup de todos os programas que gerenciam a tributação da empresa, além de quaisquer documentos contábeis. Um programa de gerenciamento de contabilidade deve ter os dados salvos diariamente, assim como programas de cálculo de custas como o Memorial.
 
Eu nunca confiei em Nuvem. Não pelo fato de não ter o controle do que é meu, etc...mas pelo fato de não confiar na minha conexão. Se chego em casa, e estou sem net, vou fazer o quê? Dormir antes das 2h? D=

Tenho 1,5Tb na minha máquina, e estou com 1,2Tb já utilizado. Mas também porque armazeno muito filme em 1080p e seriados completos, isso pesa muito.
 
Nunca confiei e acho que vou passar mais um tempo sem confiar, pela privacidade, pela conexão, pela inconstância do oferecimento de serviços na internet... Meu HDD infelizmente é de 500Gb porque meu pai roubou o meu de 1Tb, mas ele ainda tá dando pro gasto. No momento tenho outras prioridades, como terminar de mobiliar a casa e mudar de encosto celular, mas futuramente prefiro comprar um HDD externo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo