• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vocês ainda armazenam dados no HD?

Lord Leonan

Usuário
Fala pessoal.

Estava vendo as novas configurações de notebooks e ultrabooks e comecei a pensar sobre a necessidade de configurações com 1 Tb de HD (ou até mais).

Eu mesmo tenho um notebook com 1 Tb de HD, mas no momento estou usando somente 138 Gb.

Foi ai que eu pensei "Será que somente eu que estou usando a nuvem para armazenar minhas informações?"

Hoje em dia com a alta velocidade da internet eu não consigo ver a utilidade de armazenar dados no HD. Se eu quero assistir um filme eu posso usar o Netflix ou qualquer outro serviço que distribua o filme sem a necessidade de download, para músicas eu uso o Deezer (que inclusive funciona no celular) e para armazenar arquivos eu uso serviços de armazenamento nas nuvens como SugarSynk, Google Drive e Dropbox. Seriados geralmente eu assisto e apago logo em seguida (baixo em poucos minutos um capítulo) ou peço para um amigo que já tenha o seriado gravar em DVD para mim, artigos acadêmicos eu tenho tudo no Mendeley ou em um repositório privado (quando é artigo escrito por mim).

O que eu percebo é que cada dia eu uso menos o HD, até por questão de segurança e comodidade (posso compartilhar arquivos com outras pessoas e acessar de qualquer lugar), mas ainda vejo pessoas armazenando 500 Gb de séries de televisão, filmes e músicas.

Vocês também estão deixando de armazenar os dados no HD?
 
Armazenar para consumir eu não armazeno, mas como baixo muita coisa por torrent, gosto de deixar um tempo extra upando para ter um ratio razoável em cada torrent, principalmente nos trackers privados. Então o meu HD funciona basicamente como um buffer, e sempre tem pelo menos 80% dos 500 GB cheio.
 
Armazeno sim, não tenho muito saco de ficar upando coisas pra net. Não quero pagar pelo Netflix (pelo menos por enquanto), usei muito o Deezer no início mas não curto muito ele hoje pois ele não é completo e volta e meia interrompe a playlist com propagandas (e não quero pagar para eliminar isso) e, fora via torrent, não tem nada que eu queira compartilhar com os outros.
A propósito, quando eu puder, pretendo comprar um HD externo de 1,5 ou 2TB.
 
Eu ainda estou em processo de deixar praticamente tudo em nuvem.
Guardo documentos, fotos e videos no skydrive, que se torna muito prático para acessar em qualquer lugar já que só preciso entrar no email.
Deixo imagens em alta guardadas no Flickr que disponibiliza 1TB gratuito.
Músicas só procuro no Youtube ou Grooveshark.
No Mega deixo backup de tudo o que foi difícil de achar e/ou baixar, utilizo muito o torrent mas não é bom depender de seed toda hora.
O HD fica mais como um espaço temporário para filmes, séries e material de estudo, que depois de vistos ou serão deletados ou subidos no Mega.
 
Como vocês usam a nuvem? Sou ignorantíssima nessas coisas e, portanto, armazeno tudo no meu HD. Recentemente meu PC quase desencarnou, o que me deu um sentimento de fragilidade e me fez comprar um HD externo de 1 TB, onde coloco tudo que é grande (séries em alta resolução ou com mais de 5 temporadas) e/ou importante (meus textos não publicados).
 
Eu guardo tudo na minha HD, faço backups semanais na HD externa e só uso a nuvem para transferência de arquivos (trabalho em esquema home office e é tudo pela nuvem).
Minha net é muito ruim imprevisível, tenho medo de não conseguir acessar mais nada numa situação de emergência, e sou neurótica com backups. :lol:

@Pim, você pode abrir uma conta no Mediafire, que é bem seguro (uso desde 2009). O Media te oferece um espaço + tempo + recursos limitados grátis, ou você pode optar por pagar. Aí tu tens espaço quase ilimitado e bons serviços... A minha conta é free porque não vi necessidade pra upgrade ainda, mas passa lá e veja se gosta. :D
 
Última edição:
Eu guardo tudo em HD ainda e duvido que va migrar pra nuvem...

Não gosto da ideia de todas as minhas coisas em algum lugar onde não controlo e não sei quem mais pode ver...

Não confio que ninguem vasculha o que hospedo por ai, então prefiro deixar tudo em HD mesmo...

Se for usar algum serviço pra hospedar arquivos, é só algo temporario pra mandar pra alguem ou acessar em outro lugar, mas sempre terei minhas copias em casa...
 
eu tive um problema com meu dell enquanto ele ainda estava na garantia. veio o técnico, colocou um hd novo mas levou o antigo embora. depois disso acabamos resolvendo assinar o skydrive. subi todas as fotos do arthur e trabalhos da pós, além de material do trabalho (até porque para mim é a única coisa relevante para se guardar, filme, música e série eu consigo baixar de novo quando quiser). tudo ok. aí passou um tempo resolvi passar todo o conteúdo do chip do meu nokia velho para o skydrive porque tinha bastante foto do arthur ali. hmkay, passa um tempinho, somos notificados pelo skydrive dizendo que estávamos armazenando conteúdo ilegal e que tínhamos o prazo x para retirá-lo, caso contrário nossa conta seria cancelada. é.

eu fiquei pensando o que poderia ser o tal conteúdo ilegal, achei até que poderiam estar achando que eu era pedófila (já que tem várias fotos do arthur bebê no banho e coisas do tipo, vá saber), e se fosse isso eu já acharia por si só um abuso. mas aí fuça daqui, fuça dali, abri a pasta do chip da nokia (que eu só tinha copiado e colado, preguizzz mesmo) e descobri que pans, eu tinha subido minha pasta de mp3 para o skydrive, e era este o conteúdo ilegal.

quer dizer: eles tem acesso ao que você sobe e conseguem inclusive identificar arquivo de música que você não pagou para ter. apaguei a pasta, nossa conta ainda está ativa, mas acabei escolhendo comprar um hd externo. pesando os prós e os contras, eu acho que além dessa maluquice da microsoft com mp3 e da invasão de privacidade, com serviços menores nada garante que num belo dia ele acabará (vocês me desculpem, trauma de geocities). então o hd externo me pareceu mais seguro. pode dar merda? claro que sim. e ainda tem o lado chato de não poder acessar os arquivos de qualquer lugar (a não ser que carregue o hd comigo). mas depois desse rolo com o skydrive, não me arrisco mais com cloud, não.
 
Eu tenho algumas coisas armazenadas em nuvem (boa parte são documentos dos quais que eu mantenho várias cópias, por garantia) mas a maior parte das coisas está em HD externo e DVDs. Meu HD externo é só de 500Gb e vive cheio, então resolvi passar várias coisas para DVDs.

Eu ainda não tenho confiança absoluta em serviços de armazenamento e também gosto de ter os arquivos disponíveis offline. Pq né, internet no Brasil ainda é ruim, e a coisa piora quando você coloca a mobilidade na equação.


Sobre privacidade, uma saída para ter uma garantia de sigilo adicional é upar os arquivos em .rar com senha.
 
Eu espero que as duas formas de armazenamento continuem sendo usadas lado a lado para sempre (física e virtual) ao invés de ter foco em uma maneira única de armazenamento. (coexistência)

Em países desenvolvidos a estrutura ainda apresenta fragilidades.

Durante o furacão Katrina nos Eua havia filas enormes para as pessoas carregarem as baterias dos celulares em poucas lojas (a telefonia congestiona e some junto da internet). Aqui no Brasil a infra-estrutura elétrica é tão vulnerável quanto a de internet e em tempestades o cidadão perde não apenas a internet (que some primeiro) mas também a de eletricidade (desaparece e dá quedas que danificam aparelhos logo em seguida). Então sempre que possível vale salvar o que for de mais importante no máximo de formas possíveis, arquivos impressos em papel, HD\CD\Pendrive... e apenas para os dias de bonança uso os pontos de upload na rede (e-mail, contas virtuais, etc...).
 
Guardo séries em DVD. Fotos no Picasa. Outras coisas vão pra Google Drive ou Dropbox.
 
Eu guardo no HDD sim.

Sabe qual a pegadinha da "Nuvem"? Ela não é tua. Se teu provedor de serviço resolver te deixar na mão, seja por falir, seja por achar que voce não vale a pena, seja por achar que você está pirateando*, babaus, você perdeu tudo. Mesmo. Você é refém do serviço - ele não é seu de verdade.

Mesmo que você seja um cidadão exemplar e siga à risca as regras do serviço, você ainda pode perder sua conta se o serviço falir ou se você for consideado "não viável".

Nuvem é bakup, não pode ser NUNCA ser a única fonte de armazenamento, e isso sem nem entrar na questão da privacidade - tenha certeza que quem tem hospeda te lê.


* aconteceu comigo - Akydrive achou que eu estava pirateando... não era verdade, mas mesmo assim assustou bastante poder perder todas as fotos do Arthur.
 
Eu guardo no HDD sim.

Sabe qual a pegadinha da "Nuvem"? Ela não é tua. Se teu provedor de serviço resolver te deixar na mão, seja por falir, seja por achar que voce não vale a pena, seja por achar que você está pirateando*, babaus, você perdeu tudo. Mesmo. Você é refém do serviço - ele não é seu de verdade.

Mesmo que você seja um cidadão exemplar e siga à risca as regras do serviço, você ainda pode perder sua conta se o serviço falir ou se você for consideado "não viável".

Nuvem é bakup, não pode ser NUNCA ser a única fonte de armazenamento, e isso sem nem entrar na questão da privacidade - tenha certeza que quem tem hospeda te lê.


* aconteceu comigo - Akydrive achou que eu estava pirateando... não era verdade, mas mesmo assim assustou bastante poder perder todas as fotos do Arthur.

Concordo com você que não devemos ter somente uma cópia dos arquivos.

No meu caso, tenho arquivos no SugarSync e Dropbox replicados, por exemplo.

Em relação a segurança, acho que o problema não é quem te hospeda, o problema é quem pode invadir o servidor que te hospeda.

No caso da Ana Lovejoy, com absoluta certeza foi um algoritmo que varre os arquivos que detectou algum arquivo que vai contra os termos de serviço e não um funcionário da empresa. Eu realmente não acredito que exista um interesse dos funcionários em visualizar os arquivos (até porque devem existir diversos níveis de segurança e dados criptografados nos serviços mais avançados, além do que não existe graça em visualizar arquivos de quem você não conhece).
 
Em relação a segurança, acho que o problema não é quem te hospeda, o problema é quem pode invadir o servidor que te hospeda.

Quem hopeda também é parte do problema, claro: e se falir? E se tiver uma falha técnica e perder ses dados (como a Amazon teve)? E se achar que seu plano não vale mais a pena manter? Babaus. Perdeu.

No caso da Ana Lovejoy, com absoluta certeza foi um algoritmo que varre os arquivos que detectou algum arquivo que vai contra os termos de serviço e não um funcionário da empresa. Eu realmente não acredito que exista um interesse dos funcionários em visualizar os arquivos (até porque devem existir diversos níveis de segurança e dados criptografados nos serviços mais avançados, além do que não existe graça em visualizar arquivos de quem você não conhece).

Esse não é o problema. O problema é que poderíamos ter perdido tudo, sem chance de recuperação e sem ter culpa. Sem ter feito nada (intencionalmente) errado, poderíamos ter perdido tudo na Nuvem
 
No caso da Ana Lovejoy, com absoluta certeza foi um algoritmo que varre os arquivos que detectou algum arquivo que vai contra os termos de serviço e não um funcionário da empresa. Eu realmente não acredito que exista um interesse dos funcionários em visualizar os arquivos (até porque devem existir diversos níveis de segurança e dados criptografados nos serviços mais avançados, além do que não existe graça em visualizar arquivos de quem você não conhece).

Verdade. Assim como há algoritmos que detectam pornografia nos mails corporativos, os algoritmos padrão detectam formatos específicos (.mp3, formatos de vídeo), ou nomes com termos específicos (child, porn, boobs e outras porqueiras, claro, em cada língua). Creio que a visualização de arquivos propriamente dita desses arquivos só seja feita em caso de séria suspeita. Porque haja funcionários pra escarafunchar todos os arquivos de todo mundo que hospeda em busca de conteúdo ilegal, hein...
 
Eu salvo tudo apenas em HDs externos.
Só uso dropbox e afins para arquivos compartilhados com outras pessoas.

Pelo menos eu não vejo tanta vantagem em poder acessar todos meus arquivos pessoais em qualquer computador, só os acesso em casa mesmo.

Para arquivos que eu possa achar que vá precisar, tenho um passport pequenininho com 1TB. Dificilmente terei arquivos com essas características suficiente pra encher 1TB. Se algum dia tiver, certamente já terão lançado um de 2 ou 3TB.
 
Quem hopeda também é parte do problema, claro: e se falir? E se tiver uma falha técnica e perder ses dados (como a Amazon teve)? E se achar que seu plano não vale mais a pena manter? Babaus. Perdeu.

Foi por isso que eu comentei que é importante ter várias cópias em diversos serviços.

Quanto a falhas técnicas, é muito mais provável que um HD caseiro apresente falhas do que um servidor que tem um cronograma de backup.

Mas concordo plenamente com você que devemos sempre ter uma cópia de segurança.

Esse não é o problema. O problema é que poderíamos ter perdido tudo, sem chance de recuperação e sem ter culpa. Sem ter feito nada (intencionalmente) errado, poderíamos ter perdido tudo na Nuvem

Infelizmente algoritmos de varredura ainda apresentam falhas como a que ocorreu com a Ana Lovejoy, pelo fato de que esses algoritmos, na maioria das vezes, simplesmente faz uma varredura das "tags" de cada arquivo (dificilmente fazem uma varredura de conteúdo por ser uma tarefa custosa do ponto de vista do processamento necessário).

A solução, novamente, é ter várias cópias em diversos serviços.
 
Não confio em HD virtual, quando não quero perder alguma coisa eu boto no DVD e acabou. Contudo, minha opinião sobre internet e serviços online mudou gradativamente nos últimos meses, eu não confio.
 
Atualmente minha velocidade de conexão não me permite que alguns dados estejam armazenados na Nuvem.

Eu preciso dos dois modelos e acredito que permanecerei neste dilema por mais alguns anos.
 
Música: Rdio - não usa HD
Filmes e séries: Netflix (as vezes faço alguns downloads, mas deleto depois de ver) - não usa HD
Jogos: Steam - usa HD
Fotos: usa HD.

1 TB parece bastante para o meu caso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo