KingElessarEledwhen
Elder Dragon
Vendo que o povo encontra muita dificuldade em utilizar este papel eu decidi dar algumas explicações sobre este role. Citarei alguns exemplo de como podem ver na prática o exercício desta função no grupo.
O papel se chama Controlador e não é à toa, eles nada mais fazem que "desafiar" o mestre em termos de utilizar o campo de batalha a seu favor. O mestre faz todo um campo de batalha dando vantagens para os inimigos(principalmente quando se trata de monstros Solo ou lutas finais da aventura), e os Controladores estão justamente lá para "frustrar" essa vantagem do mestre.
Analisando alguns poderes podemos estabelecer situações em que controladores podem brilhar. Segue os exemplos(para detalhes consulte os livros):
Não vou entrar em detalhes em poderes mais avançados(níveis mais alto, ou encounters e dailys) por um simples motivo, eu quero dar uma visão ao pessoal do que um controlador deve fazer e como fazer citando alguns exemplo, há alguns poderes mais específicos, mas é fundamental que se domine os At-Will dentro do seu papel no grupo. De maneira geral estes poderes apresentam a "base" dos poderes de controlador, veja que muitos deles apresentam efeitos similares(zonas, dano em área, slides, efeitos), então entendendo a base você consegue saber quando usar aquele poder de encontro ou diário no momento certo sem desperdício.
Então CONTROLE o campo de batalha e coloque os inimigos onde você quer ou faça eles sofrerem mais ainda por estarem em determinado local.
E vocês? Como tem usado seus controladores? Alguma estratégia em especial que tem funcionado bem? Algum outro uso para um tipo de poder citado? Compartilhe com a gente sua experiência com os controladores para melhorarmos o tópico.
O papel se chama Controlador e não é à toa, eles nada mais fazem que "desafiar" o mestre em termos de utilizar o campo de batalha a seu favor. O mestre faz todo um campo de batalha dando vantagens para os inimigos(principalmente quando se trata de monstros Solo ou lutas finais da aventura), e os Controladores estão justamente lá para "frustrar" essa vantagem do mestre.
Analisando alguns poderes podemos estabelecer situações em que controladores podem brilhar. Segue os exemplos(para detalhes consulte os livros):
Cloud of Daggers(Wizard At-will Level 1) - Poder perfeito para desencorajar a passagem ou estadia em um determinado quadrado. Parece inútil? Sim, mas por exemplo se o inimigo ganha algum bônus por estar em determinado quadrado, desencoraje ele de estar lá! Este é seu papel, faça os oponentes perderem oportunidades de flanqueamento, bloqueie passagens, tudo isto com este simples poder que parece tão fraco.
Thunderwave(Wizard At-will Level 1) - Outro fantástico poder, ele permite você dar Push nos inimigos, isso é muito bom para aproximar inimigos de aliados na redondezas, afastá-los de você, tirá-los de um determinado local que eles tenham vantagem(por exemplo um círculo mágico), além de poder permitir aquele seu aliado em situação apertada, geralmente flanqueado(podendo tomar 2 AdOs se sair de lá), saia de lá sem nenhum arranhão uma vez que você os empurrou para longe dele. Muitas utilidades para um efeito único.
Call of the Beast(Druid At-will Level 1) - Poder interessante se usado com sabedoria, isso anula vantagens de flanqueamento por parte dos inimigos e os incentiva a atacar os inimigos próximos(geralmente defenders). Isso tem uma grande repercursão no combate, pois os defenders estarão a salvo de flanqueamento e poderes que possam tirar vantagem disso e ao mesmo tempo os atiradores à distância e líderes que ficam na "segunda linha de combate" ficarão a salvo de possíveis ataques a distância podendo agir mais seguramente. Além do dano penalizando os inimigos que não "respeitarem sua vontade" é muito bom.
Storm Spike(Druid At-will Level 1) - Poder muito bom para quando um inimigo está flanqueado... se correr o bicho pega(levando dano de AdO) e se ficar o bicho come(levando o dano extra do ataque). Poder interessante contra Soldiers e Brutes que geralmente tendem a ficar parados impedindo seus aliados de avançar.
Divine Bolts(Invoker At-will Level 1) - O ataque simplesmente ataca dois alvos com um dano baixo, sem qualquer efeito especial(um de somente dano em área não seria melhor?), mas ele é util, seja para acabar com minion ou para enfraquecer multiplos adversários. Aqui deixo observações sobre ataques de dano em área em comparação com este... este você pode acertar mesmo com aliados cercando o inimigo, geralmente ataques em área podem fazer você acertar amigos(sim, você acerta eles se os inimigos te obrigarem a incluir os aliados dentro da área, cuidado com estes poderes!).
Vanguard’s Lightning(Invoker At-will Level 1) - Tipo de ataque muito bom para dar um "suporte" a heróis que se movem muito na linha de frente(Ladino, Warlocks, Ranger Beastmaster,...). Por algumas vezes ele precisarão focar um outro inimigo mais perigoso e por consequência os Soldiers vão "colar" neles e tirar vantagem de suas habilidades. Uma grande exemplo de sinergia são com os Warlocks com seu Shadow Walk, eles necessitam se mover bastante e geralmente possuem grandes defesas contra AdO(com talentos, etc) portanto eles provocarem AdOs irá fazer os inimigos levar dano sem acertá-los(pois suas defesas contra AdO se bem contruídas podem ser uma grande dor de cabeça para os inimigos).
Swarming Locusts(Druid At-will Level 1) - Este ataque faz os inimigos da área darem Vantagem de Combate. Esse é um exemplo de efeito de Zona, outra constante ferramenta para controladores.
Ray of Frost(Wizard At-will Level 1) - Único alvo, dano pequeno e causa slow. Parece fraco, mas na realidade é um ataque mais focado em dano e ainda mantendo um toque de controlador(afinal, pelo menos um ataque de dano os controladores devem ter, e estes ataque causando um efeito favorável é sempre bom). Por isso vai encontrar vários poderes de alvo único com dano ligeiramente maior e um efeito um pouco mais forte que os de área(que geralmente apresentam dano e terreno difícil em sua maioria). Lembre-se de usar o efeito na criatura que ela mais prejudica, por exemplo um Skirmisher eh mais prejudicado que um Brute que tende a ficar parado.
Fire Warrior(Wizard Daily Level 1) - Atenção para este poder... ele é uma forma interessante de você "tomar" a linha de frente na batalha sem se arriscar.
Não vou entrar em detalhes em poderes mais avançados(níveis mais alto, ou encounters e dailys) por um simples motivo, eu quero dar uma visão ao pessoal do que um controlador deve fazer e como fazer citando alguns exemplo, há alguns poderes mais específicos, mas é fundamental que se domine os At-Will dentro do seu papel no grupo. De maneira geral estes poderes apresentam a "base" dos poderes de controlador, veja que muitos deles apresentam efeitos similares(zonas, dano em área, slides, efeitos), então entendendo a base você consegue saber quando usar aquele poder de encontro ou diário no momento certo sem desperdício.
Então CONTROLE o campo de batalha e coloque os inimigos onde você quer ou faça eles sofrerem mais ainda por estarem em determinado local.
E vocês? Como tem usado seus controladores? Alguma estratégia em especial que tem funcionado bem? Algum outro uso para um tipo de poder citado? Compartilhe com a gente sua experiência com os controladores para melhorarmos o tópico.