• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Usando um Controlador

KingElessarEledwhen

Elder Dragon
Vendo que o povo encontra muita dificuldade em utilizar este papel eu decidi dar algumas explicações sobre este role. Citarei alguns exemplo de como podem ver na prática o exercício desta função no grupo.

O papel se chama Controlador e não é à toa, eles nada mais fazem que "desafiar" o mestre em termos de utilizar o campo de batalha a seu favor. O mestre faz todo um campo de batalha dando vantagens para os inimigos(principalmente quando se trata de monstros Solo ou lutas finais da aventura), e os Controladores estão justamente lá para "frustrar" essa vantagem do mestre.

Analisando alguns poderes podemos estabelecer situações em que controladores podem brilhar. Segue os exemplos(para detalhes consulte os livros):

Cloud of Daggers(Wizard At-will Level 1) - Poder perfeito para desencorajar a passagem ou estadia em um determinado quadrado. Parece inútil? Sim, mas por exemplo se o inimigo ganha algum bônus por estar em determinado quadrado, desencoraje ele de estar lá! Este é seu papel, faça os oponentes perderem oportunidades de flanqueamento, bloqueie passagens, tudo isto com este simples poder que parece tão fraco.

Thunderwave(Wizard At-will Level 1) - Outro fantástico poder, ele permite você dar Push nos inimigos, isso é muito bom para aproximar inimigos de aliados na redondezas, afastá-los de você, tirá-los de um determinado local que eles tenham vantagem(por exemplo um círculo mágico), além de poder permitir aquele seu aliado em situação apertada, geralmente flanqueado(podendo tomar 2 AdOs se sair de lá), saia de lá sem nenhum arranhão uma vez que você os empurrou para longe dele. Muitas utilidades para um efeito único.

Call of the Beast(Druid At-will Level 1) - Poder interessante se usado com sabedoria, isso anula vantagens de flanqueamento por parte dos inimigos e os incentiva a atacar os inimigos próximos(geralmente defenders). Isso tem uma grande repercursão no combate, pois os defenders estarão a salvo de flanqueamento e poderes que possam tirar vantagem disso e ao mesmo tempo os atiradores à distância e líderes que ficam na "segunda linha de combate" ficarão a salvo de possíveis ataques a distância podendo agir mais seguramente. Além do dano penalizando os inimigos que não "respeitarem sua vontade" é muito bom.

Storm Spike(Druid At-will Level 1) - Poder muito bom para quando um inimigo está flanqueado... se correr o bicho pega(levando dano de AdO) e se ficar o bicho come(levando o dano extra do ataque). Poder interessante contra Soldiers e Brutes que geralmente tendem a ficar parados impedindo seus aliados de avançar.

Divine Bolts(Invoker At-will Level 1) - O ataque simplesmente ataca dois alvos com um dano baixo, sem qualquer efeito especial(um de somente dano em área não seria melhor?), mas ele é util, seja para acabar com minion ou para enfraquecer multiplos adversários. Aqui deixo observações sobre ataques de dano em área em comparação com este... este você pode acertar mesmo com aliados cercando o inimigo, geralmente ataques em área podem fazer você acertar amigos(sim, você acerta eles se os inimigos te obrigarem a incluir os aliados dentro da área, cuidado com estes poderes!).

Vanguard’s Lightning(Invoker At-will Level 1) - Tipo de ataque muito bom para dar um "suporte" a heróis que se movem muito na linha de frente(Ladino, Warlocks, Ranger Beastmaster,...). Por algumas vezes ele precisarão focar um outro inimigo mais perigoso e por consequência os Soldiers vão "colar" neles e tirar vantagem de suas habilidades. Uma grande exemplo de sinergia são com os Warlocks com seu Shadow Walk, eles necessitam se mover bastante e geralmente possuem grandes defesas contra AdO(com talentos, etc) portanto eles provocarem AdOs irá fazer os inimigos levar dano sem acertá-los(pois suas defesas contra AdO se bem contruídas podem ser uma grande dor de cabeça para os inimigos).

Swarming Locusts(Druid At-will Level 1) - Este ataque faz os inimigos da área darem Vantagem de Combate. Esse é um exemplo de efeito de Zona, outra constante ferramenta para controladores.

Ray of Frost(Wizard At-will Level 1) - Único alvo, dano pequeno e causa slow. Parece fraco, mas na realidade é um ataque mais focado em dano e ainda mantendo um toque de controlador(afinal, pelo menos um ataque de dano os controladores devem ter, e estes ataque causando um efeito favorável é sempre bom). Por isso vai encontrar vários poderes de alvo único com dano ligeiramente maior e um efeito um pouco mais forte que os de área(que geralmente apresentam dano e terreno difícil em sua maioria). Lembre-se de usar o efeito na criatura que ela mais prejudica, por exemplo um Skirmisher eh mais prejudicado que um Brute que tende a ficar parado.

Fire Warrior(Wizard Daily Level 1) - Atenção para este poder... ele é uma forma interessante de você "tomar" a linha de frente na batalha sem se arriscar.

Não vou entrar em detalhes em poderes mais avançados(níveis mais alto, ou encounters e dailys) por um simples motivo, eu quero dar uma visão ao pessoal do que um controlador deve fazer e como fazer citando alguns exemplo, há alguns poderes mais específicos, mas é fundamental que se domine os At-Will dentro do seu papel no grupo. De maneira geral estes poderes apresentam a "base" dos poderes de controlador, veja que muitos deles apresentam efeitos similares(zonas, dano em área, slides, efeitos), então entendendo a base você consegue saber quando usar aquele poder de encontro ou diário no momento certo sem desperdício.

Então CONTROLE o campo de batalha e coloque os inimigos onde você quer ou faça eles sofrerem mais ainda por estarem em determinado local.

E vocês? Como tem usado seus controladores? Alguma estratégia em especial que tem funcionado bem? Algum outro uso para um tipo de poder citado? Compartilhe com a gente sua experiência com os controladores para melhorarmos o tópico.
 
Eu uso Mago, mas meu ataque basico é o Winged Horde, Inicialmente era Chilling Cloud, mas depois que vi esse tive de retreinar, ataca de area com dano baixo, mas não acerta aliados e impede inimigos de terem ataques de oportunidade...

Tenho o Pilar Eletrico, meio que já foi melhor, na epoca em que podiaempurrar bixos nele, mas agora pelo menos ja tenho como forçar a ativação dele com poderzinho paragon de Summoner, e no mais ele eh util em situações especificas, mas com esse poder ele comba e causa danos fantasticos: o dano do pilar tem de acontecer no turno do inimigo (antes era so ele mover) ae o portal planar que ativa no turno dele acaba ajudando, embora seja meio perigoso de algum outro inimigo mover ele (meio raro de acontecer, mas possivel) e nos encontros em que uso os diarios a Sucubus faz a festa com os pilares ela domina e faz o bixo correr q nem idiota em volta, ela pode dominar cada inimigo 1x, mas ja causa um bom dano com isso alem de ativar os ataques de oportunidade de quem tiver por perto.

O Ultimo a vontade eu usava o misseis magicos, mas esse ultimo update me trouxe mais um poder que tive de retreinar nessa ultima upada, o Hypnotismo, ele num pode combar com o pilar nem nada, mas so de poder mover o cara ou fazer ele atacar já é bom, nem cheguei a usar esse ainda, mas acho q vai ajudar mais que o missel magico com ctz, esse acho que desde o lvl 5 nem uso mais.

No geral acabo ficando mais no Winged Horde mesmo atacando de area e usando pilar nos lugares que ele ajuda, o hipnose vai ficar de carta na manga mesmo.

Os de encontro uso ataques de area também: Orbe de Força, Mortalha de Fogo, Esfera de Repulsão.

E Diarios uso quase que so os summons, embora tenha outros no grimorio nem uso eles mesmo: Dretch, Besta de Magma e Sucubus (essa acho q vou manter mesmo com acesso aos de lvl mais alto, dominação é foda d+ mesmo ela me dexando atordoado qdo num dou comandos nela)

Em geral acho que meu Controler funciona, emboraele seja bastante voltado pra causar danos ja que sempre estou atacando com meu ataque de area isso força os bixos a tentarem me pegar o que da uma vantagem pros outros e minions meio que parece bonus quando o mestre poe no combate... se bem que ele ta usando direto o eskema de minions que precisam de mais de 1 hit pra morrer... o chato eh qdo um dos strikers gasta um ataque nesses.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo