• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Universidade / Faculdade Pública x Particular

Acredito quer tenha algo a ver com gasto por aluno. A universidade pública tem muita flexibilidade neste quesito com pouca cobrança, a particular não deixa de ser uma empresa onde minimizar os custos e otimizar o lucro são necessários.

Pesquisei alguns rankings (internacionais, pra não ter tanto viés), e das 50 primeiras brasileiras tem uma meia dúzia de PUC, o resto é tudo federal/estadual

Esse tipo de medida não é legal, já que considera a faculdade como um todo. O ideal, ao meu ver, seria um rank por curso.
 
É legal sim - se pegar o ranking de todos os cursos de uma universidade você tem deriva um ranking geral de uma universidade. Além do que uma universidade não é um curso (como o próprio nome indica) =]
 
É legal sim - se pegar o ranking de todos os cursos de uma universidade você tem deriva um ranking geral de uma universidade. Além do que uma universidade não é um curso (como o próprio nome indica) =]

Sigh. De que adianta saber que uma universidade é top se o curso que te interessa não é top? Isso deveria ser meio óbvio, né?
 
Essa sua dúvida é um claro exemplo do péssimo hábito reforçado pelo nosso sistema capitalista, em que acredita-se que tudo que é público é ruim e tudo que é caro tem que ser bom. Fico feliz que grande parte das universidades públicas contradigam esse pensamento.
isso já me deixa triste, já que o ensino fundamental e médio público é uma lástima no geral, o acesso a universidade pública fica restrito a quem tem capacidade de pagar por um ensino fundamental e médio, aumentando a segregação economica e aumentando a concentração de conhecimento apenas na "casta" superior da sociedade.
 
Essa sua dúvida é um claro exemplo do péssimo hábito reforçado pelo nosso sistema capitalista, em que acredita-se que tudo que é público é ruim e tudo que é caro tem que ser bom. Fico feliz que grande parte das universidades públicas contradigam esse pensamento.

Exatamente como o Omykron disse. Pq será que não vemos isso na educação básica?
 
Exatamente como o Omykron disse. Pq será que não vemos isso na educação básica?
pq é coisa de "pobre".


eu sou bem a favor de acabar com cotas para negros, e tudo mais, e criar uma cota única para alunos do ensino particular. Passou 6 meses em instituição privada de ensino fundamental/médio? vai para a cota das escolas particulares.
claro, a cota das escolas particulares é de 20% de todas disponíveis para o curso.
80% do ensino superior publico é voltado para alunos da rede pública, negros e outras minorias que precisam de amparo do estado.

em 2 anos o mackenzie ia virar referencia mundial no curso de medicina. BATATA QUE IA.
 
Pode ser, mas aí também tinha que mudar o funcionamento do ensino superior privado.
 
Sim,mas por que, é isso que quero saber?O ensino pago devia ser melhor já que é pago,não?

Acredito quer tenha algo a ver com gasto por aluno. A universidade pública tem muita flexibilidade neste quesito com pouca cobrança, a particular não deixa de ser uma empresa onde minimizar os custos e otimizar o lucro são necessários.

Pesquisei alguns rankings (internacionais, pra não ter tanto viés), e das 50 primeiras brasileiras tem uma meia dúzia de PUC, o resto é tudo federal/estadual
o problema desses rankings é que o número de alunos impacta fortemente na posição da instituição. alguns critérios pesados para a classificação:

- número de citações acadêmicas
- número de papers publicados
- número de empresas satisfeitas com funcionários oriundos
- visibilidade internacional

entre outros...

só nesses três critérios quantitativos, faculdades (particulares ou públicas) especializadas já são automaticamente excluídas. A USP, p.e., com seus quase 95k alunos, dificilmente ficaria de fora.

não sei se tem algum ranking por aí que corrige a "nota" da faculdade baseado numa proporção simples do número de alunos, ou então que classifica somente para um determinado nicho. os que eu vi não fazem isso; tem um ou outro que faz uma proporção interessante entre número de professores por aluno.

lógico que o melhor critério que temos continua sendo esses rankings, uma vez que o ENADE não prova nada.
 
Se a faculdade A é melhor que a B no rank, isso não quer dizer que um mesmo curso na A é melhor do que na B.
 
Mas indica que a estrutura geral da universidade, corpo de professores e tudo mais é em geral superior. Não existe universidade de um curso só (inclusive perde todo sentido).

Além disso, hoje em dia, projetos multidisciplinares são cada vez mais comuns e necessários, tornando esses rankings indicadores, ao menos, razoáveis para potenciais alunos.

Sobre rankings, tem o Times Higher Education, que é um dos mais confiáveis ou prestigiados, lá fora.
 
Última edição:
De um curso só não existe, mas tem instituições de ensino superior com 500 cursos e outras com menos de 10. Faz sentido comparar no mesmo rank geral essas duas instituições?
 
Em alguns cursos as particulares são tão boas e pouquíssimas são até melhores que as públicas. É o caso de Direito na PUC-SP, Economia e ADM na FGV e no IBMEC/INSPER, Jornalismo na Cásper Líbero, Marketing na ESPM e alguns poucos outros casos (pra ficar referenciado em SP, que é onde conheço). Porém, é MUITO difícil achar um curso realmente ruim nas públicas de SP.
** Posts duplicados combinados **
Não existe universidade de um curso só (inclusive perde todo sentido).
Tem algumas sim. A EPD (Escola Paulista de Direito) só tem Direito, e a FESPSP até pouco tempo só tinha Ciências Sociais também.
 
Nesse caso são só escolas/faculdades, não universidades, Fela.

Universidade reúne um grande número de cursos, tem autonomia do MEC pra criar novos cursos e mais umas diferenças aí. Faculdade já é algo mais restrito, poucos (ou um) cursos e precisa da autorização do MEC pra criar novos cursos. Aí tem Centro Universitário, que é um intermediário disso.
 
Essa é a questão. Se vc faz um rank de um universidades, não vai contar essas escolas - e deveria. Pq, ao me ver, o mais relevante é a avaliação de cada curso.
 
Conta sim, vide Cásper Líbero e ESPM sempre com 4 ou 5 estrelas em quaisquer rankings.
 
Td bem, vc tem razão, conta sim, mas são 500 cursos da USP contra poucos dessas outras.
 
Mas indica que a estrutura geral da universidade, corpo de professores e tudo mais é em geral superior. Não existe universidade de um curso só (inclusive perde todo sentido).

Alguns rankings (a metodologia pode ser consultada e cada site):
QS World University Rankings® 2014/15
Best Global Universities in Latin America
Só para exemplificar meu post: cadê o Instituto Tecnológico de Aeronáutica ou o Instituto Militar de Engenharia ?

Tá certo que ele tá sendo explícito ao filtrar "universidades", mas esse problema não deixa de existir.
 
E em que momento a existência de rankings gerais diminui a relevância de rankings por curso? Não tô entendendo onde você quer chegar.

Só estou discordando do que o Deriel falou no começo da página:

"É legal sim - se pegar o ranking de todos os cursos de uma universidade você tem deriva um ranking geral de uma universidade. Além do que uma universidade não é um curso (como o próprio nome indica)"

Além disso, acho que é bem mais comum vermos rankings de universidades do que de cursos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo