• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Universidade / Faculdade Pública x Particular

Pelo que eu entendi você e o Amon estão batendo na mesma tecla: os problemas dos rankings gerais, no seu caso a incapacidade de traduzir as informações obtidas em um ranking por curso e no caso do Amon o fato de excluir desses rankings boas instituições mas com poucos cursos/alunos.

O que eu digo pra vocês é: infelizmente, da forma como esses rankings são montados, eu não vejo forma de resolver esses problemas. É o tipo de falha que a pessoa ao analisar esse tipo de ranking tem que ter em mente. Tais rankings são para avaliar universidades, instituições que como a Pim e o Deriel lembraram abrangem muitos cursos e estão voltadas para produção acadêmica, colaboração com indústria e mercado de trabalho. Se a Escola X ou Faculdade Y tem poucos - mas excelentes - alunos, foda-se, o que importa para eles é o número de patentes/artigos/whatever que a instituição como um todo produz. Por mais que os poucos e bons dessa instituição produzam 5 artigos sensacionais por ano, os 95k da USP vão produzir 10 vezes mais. E são esses números que interessam àqueles que montam tais rankings.

São esses mesmos números que interessam aos possíveis universitários? Também, mas não somente. Aí cabe ao cara ter discernimento para procurar mais informações - tais como rankings por curso, informações sobre infra-estrutura, parcerias com empresas, qualidade da produção acadêmica, yadda yadda yadda.

Ainda assim, os rankings gerais continuam constituindo um meio, se não bom, ao menos razoável para ter uma noção de quais instituições são boas ou ruins.
 
Ok, dá uma abstraída na discussão

/off discussão
Eu não posso me abster de postar isso. Minha alma USPiana demanda:

Você tentou e não conseguiu
a melhor escola do Brasil
Você tentou e se deu mal
vai estudar é na Federal!


Ch**a ch**a Federal!
Ch**a ch**a a cab*****a do meu **u

Meu abraço (por trás) a todos os UFSCar deste Brasil!
/on discussão
 
Acho que é por aí, Lew. O rank geral tem um informação útil, mas dificilmente serviria para eu decidir, por exemplo, entre USP e FGV-RJ para o curso de Economia.
 
Lá em casa, meu irmão e eu usamos o Guia do Estudante, lá o ranking é por curso...
 
  • Curtir
Reactions: Tek
1. Escola de Economia de São Paulo (EESP), Fundação Getúlio Vargas – São Paulo

2. FGV/EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças, Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro

3. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo – São Paulo

4. Departamento de Economia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

5. Banco Central do Brasil (entra como instituição econômica) – Brasília

6. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília – Brasília

7. Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte

8. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (entra como instituição econômica) – Brasília

9. Insper Instituto de Ensino e Pesquisa – São Paulo

10. Economia, Universidade Católica de Brasília – Brasília

Abs.
 
São abordagens diferentes né? o curso de economia da FEA-USP, FGV e INSPER são completamente antagônicos.
 
Eu sei que são, Fela. Postei mais pra encher o saco do Deriel e essa ilusão que todos pelam o saco da USP.
Mas a USP é foda mesmo. Até hoje me arrependo por não ter tentado entrar lá e preferir ir pra PUC. Não que a PUC seja ruim, longe disso, mas a USP é demais.
 
Claro que é, mas não necessariamente em todos os casos. Eu não me arrependo de ter feito a graduação e o mestrado na FGV-RJ.
 
Claro que é, mas não necessariamente em todos os casos. Eu não me arrependo de ter feito a graduação e o mestrado na FGV-RJ.
Imagino que não mesmo. Acho até que exagerei ao dizer que me arrependo, não é bem arrependimento, é mais uma sensação de que talvez o caminho fosse mais fácil e as oportunidades melhores caso no meu diploma estivesse lá "USP" do que "PUC". Além, claro, da mensalidade absurda de cara que a PUC cobra.
 
Porque a FGV também é excelente. Como não me arrependo de ter feito UFF, @Eriadan UFBA, @Bel Unicamp, etc. Preocupante é ouvir isso de gente que fez faculdade meia-boca.
 
Ninguém tá questionando a USP (que com seus 60k graduandos consegue qualidade, feito exemplar - e arrisco dizer, único em relação ao resto do mundo), a FGV ou a eficácia dos rankings (só questionei a eficiência).

A escolha de faculdade particular ou publica baseada somente numa nota é imbecil, assumindo os problemas apontados. Se a faculdade tem um padrão mínimo de qualidade, critérios como posição ideológica, metodologia e foco são os que devem imperar (como sugerido por Felagund). Tá certo que esses pesam mais em faculdade de humanas (economia inclusive, Grimnir hahaha).

Voltando ao tópico, acontece que a maioria esmagadora de faculdades com qualidade aceitável é justamente as públicas no Brasil.
 
Bom, pra quem for arriscar responder isso, só lembrando que essa é uma particularidade do Brasil.

EUA, p.e., as particulares são melhores.
 
Ciências Sociais. A mensalidade é, pasme, 1800/1900 dependendo das matérias e do semestre, e tem tudo para aumentar mais ainda.

O mais assustador é pensar que em 2006, 3 anos antes de eu entrar na PUC, a mensalidade era 500 reais.
** Posts duplicados combinados **
Bom, pra quem for arriscar responder isso, só lembrando que essa é uma particularidade do Brasil.

EUA, p.e., as particulares são melhores.
Não exatamente. Na Argentina, em Portugal, na França e até na Alemanha as públicas são tão boas ou mesmo melhores do que as particulares. Vale ressaltar que Coimbra em Portugal e Sorbonne em Paris são públicas, mesmo havendo em determinados casos o pagamento de mensalidade.

O contrário é justamente nos EUA, onde todas as públicas são porcaria (normalmente faculdades locais) e as privadas são as grandes (Princeton, Harvard, Berkley e tantas outras). Existe um porém ai: todas as universidades particulares dos EUA recebem MUITA grana do governo dos EUA, além de terem as maiores mensalidades do mundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo