1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Uma estranha sensação...

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por matheusjedi, 17 Jan 2013.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. matheusjedi

    matheusjedi Usuário

    Irmãos,

    Comecei a ler J.R.R.Tolkien em meados de 1998.15 anos atrás.Naquela época não tinha maturidade.Li e parei.Voltei a ler em 2010,de onde não parei até hoje.O que é hoje SDA?
    Não sei.
    Não sei mesmo!
    Semana passada,fui a uma biblioteca publica.Queria reler as 2 torres.Não estavam lá."fãs" tinham pegado e emprestado.Fãs bastardos,frutos de uma manipulação midíatica,engole as palavras do tão sabio Tolkien de maneira absurda e profana.Toda a Grande Saga de Tolkien,é hoje comparada a Harry Potter.O que é Harry Potter para mim? NADA! Um vazio de escritas com uma capa bonita,sem nenhuma filosofia ou do gênero em suas fileiras.Lembro-me de um dia estar conversando com um Tolkienista,Grande apaixonado de toda a Saga.Lembro me de suas palavras:Irei apenas re-ler os livros de Tolkien,o dia em que Christopher der uma entrevista.Isso ja esta feito.Resta saber:Quem são os dignos leitores? E quem são os profanadores?

    Leiam!
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Fail x 9
    • Ótimo x 2
    • Péssimo x 2
    • Gostei! x 2
    • LOL x 2
    • Mandar Coração x 1
  2. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Vc é bobo assim mesmo ou tá só tentando me impressionar???? o_O
    Tipo, sério... "dignos leitores"

    Não me envergonhe.
    Um leitor é digno apenas pela paixão pela escrita, pela arte da literatura...

    E o que é fã pra vc?
    Existem mais e melhores e menos e piores que vc... não julgue. É feio e vulgariza a arte.
     
    • Gostei! x 11
    • Ótimo x 6
    • Mandar Coração x 3
    • Péssimo x 1
    • Fail x 1
  3. Grimnir

    Grimnir Usuário

    nuff said!

    nós temos é que comemorar a cada novo leitor de Tolkien, isso sim. embora os filmes não sejam perfeitos, eles tem muito valor por ter despertado o interesse de milhares e milhares de novos leitores.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  4. 5tyx

    5tyx Usuário

    Existem aqueles q só foram ler os livros de Tolkien depois de ver os filmes e não é por isso que não são dignos. Eu mesmo só li depois de ver a Sociedade do Anel, e na época tinha apenas 11 anos. Me apaixonei pela obra e com 12 anos já tinha lido todos os livros lançados até então mais de uma vez.

    Os filmes serviram para divulgar a obra e isso foi ótimo.
     
    • Gostei! Gostei! x 4
    • Fail Fail x 1
  5. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Eu tbm só fui gostar depois de ver os filmes... e não me considero "menos fã" por isso.

    Aliás, acho que não precisa ser nenhum "fã aguerrido" pra ser "fã verdadeiro". Basta gostar da obra e pronto!
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Fail Fail x 1
  6. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Quer aparecer? Coloca um galho na cabeça e diz que é Barbávore. ¬¬'
     
    • LOL LOL x 11
    • Gostei! Gostei! x 7
    • Péssimo Péssimo x 1
    • Fail Fail x 1
  7. Excluído049

    Excluído049 Excluído a pedido

    Meu caríssimo amigo!!!

    Finalmente alguém sério por aqui!

    Meu caro, concordo plenamente. Muitos lêem as obras de Tolkien, e saem dizendo que ele é só mais um escritor de fantasia, ou que ele "viaja na maionese"... Tolkien é mais que isso!!!

    Tolkien é o intermediador entre duas raças irmãs há muito separadas. É o novo Homero, o Allan Kardec dos Elfos (não sou espírita, foi só uma metáfora), Tolkien é o sucessor de Aelfwine Eärendil, o segundo Amigo dos Elfos. As pessoas têm que levar Tolkien mais a sério...
     
    Excluído049
    Esta mensagem de Excluído049 foi ocultada devido a numerosas avaliações negativas. (Mostrar mensagem)
    • Fail Fail x 8
    • Péssimo Péssimo x 5
    • LOL LOL x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  8. Sellenium

    Sellenium Usuário

    Acho que todos têm sua maneira de se identificar com obras assim. É preconceito puro ver uma pessoa "comum" gostar de Tolkien só porque o conheceu atraves do cinema, por exemplo. Eu mesmo só fui dar uma chance aos livros dele quando vi os filmes do Peter Jackson, e hoje posso afirmar que sou um grande fã, tanto de Tolkien quanto de outros mestres do gênero, como Martin.
    Eu acho isso até bom. Senhor dos Aneis e esse universo mágico é uma obra prima, que merece ser conhecida e apreciada por todos, mesmo que propagada de formas mais "banais", como a industria do entretenimento.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  9. Excluído049

    Excluído049 Excluído a pedido

    É, pode até ser bom por esse ponto de vista. Mas as pessoas, têm que filosofar, meditar as obras de TOlkien, sentir a poesia e a veracidade das obras. Quem não fizer isso não conhece Tolkien de verdade.
     
    • Fail Fail x 3
  10. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    ninguém "tem que" - leitura é uma experiência pessoal, cada um absorve dela o que acha melhor. até porque se fulano ou ciclano leem o livro só por diversão, isso não nos afeta de forma alguma - os textos estão lá como sempre estiveram, ainda podemos ler como achamos melhor. esse tipo de discurso só empresta o sentido negativo de "fanático" para a palavra fã.
     
    • Ótimo Ótimo x 12
    • Gostei! Gostei! x 4
    • Mandar Coração Mandar Coração x 3
  11. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    "finalmente alguem sério por aqui"


    "Ó Eru, mande-me para os Reinos de Mandos!"
    :jornal:
     
    • LOL LOL x 6
    • Gostei! Gostei! x 3
  12. Glonduil

    Glonduil Quase uma forja de anão

    Concordo com a Ana : cada um lê os livros de Tolkien como quer. É claro que mergulhar na obra do professor, "meditar" como disse Calion Alcarinollon, é uma coisa muito boa, mas dai a discriminar quem lê apenas por diversão, na minha HUMILDE opinião é um tanto extremista.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  13. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Eu comecei a ler Tolkien após assistir à trilogia... e então entrei para o fandom, tendo passado por pelo menos cinco fóruns de discussão das obras.
    Na época, alguém inventou de classificar os fãs pós-Peter Jackson de "fãs Lurtz".

    Na boa, bicho... não sei o que é pior: quem cria um tópico como esse ou o outro que concorda e dá FAIL pra todas as manifestações de sensatez que aqui ocorreram. Quantos anos vocês têm? 5? Só mostram que os leitores imaturos são vocês...
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  14. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    As pessoas "têm que" por que? É um "regulamento"?

    Se elas não "conhecerem" a Tolkien de verdade, bem... isso só compete a elas e a mais ninguém.

    Por que temos que classificar as pessoas como "isso" ou "aquilo", quando a leitura é um ato pessoal e intransferível de cada um? Ou seja, cada um a vive de uma maneira diferente?
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  15. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Eu concordo com isso Ana, mas também não podemos descartar que a maioria dos autores se propoem a ser entendido de uma forma especifica, ou não?
    Por exemplo: Não podemos ler o Expurgo do Condado, como uma critica aos judeus no Reino Unido (sim, já vi sites e pessoas falando que esse capitulo retrata isso :blah: ), nem podemos interpretar textos/livros de forma livre que acabe saindo da objetividade que o autor se propos quando escreveu.

    Eu tenho muito essa discussão com livros e textos academicos. Muitos dizem: "Cada um lê e entende de uma forma". Pode ser! Uma coisa ou outra, algum detalhe.. Mas TODO um livro? Dificil! A maioria dos escritores se propoem a escrever alguma coisa para despertar certos sentimentos/pensamentos nos leitores, assim como na acadêmia o pensador se pro[poem a explicar ou interpretar a realidade conforme aquela ótica. Relativizar toda a objetividade do escritor não seria "ignorar" o que propos no livro?
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  16. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    tem toda aquela história de leitor-modelo, sim. eu escrevi sobre isso para a valinor tem alguns anos, tem texto meu aqui >>
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    mas a base da questão aqui é outra. é a de ler por entretenimento e a de ler "profundamente" (digamos assim). o amigue de uns posts acima afirma que só é válida uma leitura profunda dos textos, quando na realidade isso não tem nada a ver. você pode não ser o leitor-modelo que tolkien previa enquanto escrevia o senhor dos anéis, por exemplo, mas pode ter se divertindo às pampas com o livro como se fosse só uma aventura para se distrair numa tarde de inverno e tá tudo bem, porque era isso que você esperava do livro e foi isso que o livro te deu. não sei se ficou claro, mas a realidade é que partindo do princípio que toda leitura que fazemos é baseada em nosso conhecimento de mundo (por nosso quero dizer "de cada um de nós como indivíduos"), as leituras são sempre múltiplas, então um leitor-modelo é só um conceito, dificilmente ele existe/existirá, então pensando assim, voltamos ao ponto original: lê como quiser, absorva o livro como quiser.

    aliás, acho engraçado quem critica quem lê tolkien por entretenimento, se o hobbit foi escrito para os filhos de tolkien, que provavelmente visava o entretenimento de seus filhos. o leitor-modelo de o hobbit provavelmente é uma criança que quer apenas se divertir com uma boa história, no final das contas.
     
    • Gostei! Gostei! x 8
    • Ótimo Ótimo x 3
  17. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Não seria "relativizar", mas ver "igualzinho" ninguém poderá ver.

    Tem gente que vê "slash" em Frodo e Sam... :lol: Já tem gente que vê apenas como uma amizade profunda.

    Não dá pra "normatizar" a forma de ler Tolkien.

    Assim como não dá pra chamar de "fãs Lurtz" os que leram a obra apenas após os filmes do PJ. O que a pobre pessoa fará, voltará no tempo para "conhecer" Tolkien antes de 2001...?

    Não dá. É uma coisa com a qual não dá pra trabalhar, não é "mutável".
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  18. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Chamo isto de "cornidão esnobe cultural", é como o cara que gostava do Nirvana em 89, 90 e dois anos depois dizia detesta-lo pois "toca na Jovem Pan e eu odeio coisa 'massificada'".

    .
     
    • Gostei! Gostei! x 6
    • LOL LOL x 2
  19. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Pois é...

    Aquela coisa do "se for mainstream eu não curto"!! :lol:

    Mas a gente deve gostar independente de ser "mainstream" ou não...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  20. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    E é bem coisa de brasileiro, mesmo. Afinal, nos EUA, "TLOTR" é "massificado" desde a segunda metade dos anos 60.

    .
     
Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar