1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Um projeto de doutorado sobre a tradução em Tolkien

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Administração Valinor, 17 Set 2007.

  1. Administração Valinor

    Administração Valinor Administrador Colaborador

    Nada melhor do que dar a cara à tapa antes de embarcar num projeto de grande porte. Gostaria de apresentar aos leitores da Valinor meu projeto de doutorado: uma análise detalhada do papel da tradução no universo da Terra-média.
    </ br>
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Descupa, Cisne, eu ainda não li o projeto todo.
    Mas sim, eu sempre enxerguei a obra como uma tradução, aliás, sempre achei isso uma das sacadas mais inteligentes de Tolkien e um dos pontos mais interessntes das obras: SdA traduzido do Livro Vermelho, o Silma adaptado das antigas baladas elficas e assim por diante.

    Vai fundo e espero que aprovem o seu projeto!!! :joinha:
     
  3. Arien_Nacil

    Arien_Nacil Usuário

    Olá, Imrahil!
    Eu sou nova por aqui (fico só lendo nos bastidores), e é meu primeiro post. Posso parecer meio metida, mas vim aqui te desejar sorte!
    Cara, achei muito legal sua idéia para o doutorado. Essa idéia do Tolkien de "traduzir o conto" me faz vagar em pensamentos até os escritores que escreveram obras como Beowulf, e muitos outros contos. Me fazer pensar em que realmente tem um toque de veracidade, e em que foi imaginação do autor ;)

    Abraços, e que saibam valorizar sua pesquisa!
     
  4. Ispaine/Estus

    Ispaine/Estus Ohtari Parmaron

    É um campo pouco explorado, uma bela idéia.

    Sempre vi este fato como um elemento e consequencia do que o Tolkien queria atingir. Para mim os livros nunca foram o objetivo principal dele, mas sim a Terra-média. Sua vontade era de criar um mundo que caminhasse sozinho sem precisar de uma história (livro) para que ele existisse. O fato de os livros que existem serem uma tradução reforça esta idéia.

    Além de ser uma bela válvula de escape para eventuais incoerências. (e mesmo isso torna a Terra-média mais viva)

    Boa sorte com o projeto.
     
  5. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Eu preciso discordar de você, Ispaine. O CT omitiu muitos dos textos filológicos do pai tratando das línguas élficas, mas se você pegar um dos últimos jornais Vinyar Tengwar, vai ver que muitas das divagações de Tolkien sobre um assunto eram mais para explicar formas élficas, sendo a melhoria da verossimilhança um efeito colateral desejável. Veja o Osanwe-Kenta e o Rios e Faróis de Gondor. ;)

    Boa sorte, Cisne!
     
  6. Ispaine/Estus

    Ispaine/Estus Ohtari Parmaron

    Não entendi a sua discordância ou a relação de CT com o que falei...
     
  7. Arien_Nacil

    Arien_Nacil Usuário

    Hmm, não conheço nenhum de vcs, mas vou dizer...

    Pois é, o Tolkien criou a TM, em consequência das línguas em que queria usar nela.. acho que foi isso que o Slicer quiz dizer ;)
     
  8. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Galera e Arien (bem-vinda, novata!), obrigado pelo apoio. Vamos ver no que vai dar isso.

    Abraços,
     
  9. Sir Mordrain

    Sir Mordrain (Sããr Mórrdæïn)

    Cara, concordo plenamente com sua visão a respeito das obras de Tolkien sobre a Terra-Média.

    Desejo-lhe sorte!
     
  10. Arien_Nacil

    Arien_Nacil Usuário

    Olá, Imrahil!

    Quem me dera poder viver em sua bela ilha Númenor! Meu apelido é Arien, mas deveria ser "mulher apaixonada por Tar Aldarion", ahaha...

    Mas sobre o assunto que o pessoal estava debatendo, eu concordo muito com os pontos do seu doutorado. Já sobre a criação de Arda, acredito que a língua e o mundo não poderiam caminhar separados. Desculpem minha memória, se não me engano Tolkien diz nas Letters que ele fez Arda com o objetivo de um mundo onde podesse ser utilizada as línguas que ele criou, e em conseqüência disso foi criada a T.M... só que não lembro se foi mesmo nas Letters que li, faz tempo e eu preciso reler! Claro que acho que tudo isso está interligado, afinal Tolkien amava tanto suas línguas, como o mundo que ele imaginava ;)

    Abraços galerinha
     
  11. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Oi Arien,

    sua memória não te falhou não, Tolkien diz exatamente isso nas Letters.

    Sobre Númenor, lembre-se que o personagem do meu nick é só um descendente dos numenoreanos cuja família está há milhares de anos na Terra-média. O parente "meio-élfico" do Denethor, tá lembrada? ;-)

    Abraços,
     
  12. Raul Vitor

    Raul Vitor Usuário

    Cara li sue projeto, estou no ultimo período de História na UFG, e achei muito interessante e valido, tomara que a banca examinadora pense o mesmo.
     
  13. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Eu não podia deixar de parabeniza-lo também, apesar de não esatr cursando história, ela é um tema que me agrada bastante, e falar de tokien principalmente, espero que seu projeto seja aprovado e que possa concluir todo seu objetivo.
     
  14. Srta. Pippin

    Srta. Pippin Usuário

    olha so, infelizmente eu ainda nao terminei de ler td o que vc colocou a nossa disposição, mas até onde eu fui, achei mt legal, sem contar que mt ineteressante a ideia...
    confesso que, mesmo tendo percebeido mais ou menos isso em SdAs, nunca tinha reparado que era algo presente nas demais obras:oops:
    espero que de td certo no seu projeto
    boa sorte:joy:
     
  15. Arien_Nacil

    Arien_Nacil Usuário

    Olá, Imrahil (Hyoga)!

    Pois é, lembro sim do príncipe Imrahil! Se não fosse vc, o que seria do Faramir e da Éowyn? Mas te confesso que é a primeira vez que participo no Valinor, e nunca participei de Fóruns sobre Tolkien (mesmo sendo fã e lendo as obras há anos)!
    Então muitas vezes esqueço nomes, localidades... mas estou feliz de ver que aqui no Valinor dá para aprender bastante coisa ;)

    O seu doutorado é de História? O Mr. Lyvio comentou... História Medieval, Antinga, Social?

    Abraços
     
  16. Karla

    Karla Usuário

    Eu particularmente acho uma grande sacada.
    Por outro lado trabalhar com Tolkien academicamente é um projeto inusitado.
    Meu Trabalho de Conclusão de Curso na graduação foi sobre o Senhor dos Anéis, o filme.
    Obviamente o Dr exige bem mais do que um TCC, por isso te desjo boa sorte!
    E espero que sua banca seja composta por pessoas que já conheçam a obra e que estejam receptivos a proposta.

    Até;

    Karla
     
  17. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Gente, desculpem a demora pra responder de novo.

    Só esclarecendo: é um projeto de doutorado na área de estudos lingüísticos e literários em inglês/sub-área de tradução. Nada a ver com história, não diretamente, pelo menos ;-)

    Abraços,
     
  18. Arien_Nacil

    Arien_Nacil Usuário

    Hehe, faz bastante sentido... ;)
     
  19. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Como a Arien_Nacil falou, o que quis dizer é que as línguas eram o objetivo; a Terra-média, pelas teorias filológicas de Tolkien (a língua depende do povo e dos mitos para existir), era uma necessidade. Sua complexidade então era um efeito colateral, IMHO.
     
  20. Gandalf The Black

    Gandalf The Black Vivo-Vivo

    Cisne é o cara. ;)
    Vc saiu da SuperInteressante, Rei?
    Parabéns e Boa sorte!
    Tolkien nos uniu e o nosso amor pelas obras é infinito.

    []s
    G
     

Compartilhar