Aqui vai uma resenha minha do "How To Dismantle An Atomic Bomb", faixa a faixa. O disco é um pouco irregular, e as letras de Bono Vox não soam tão inspiradas quanto antes, mas o resultado final é um disco bastante bom. Musicalmente, a guitarra de The Edge está melhor do que nunca e a cozinha soa muito clara e pesada. (Ah, minha opinião sobre "Yahweh" mudou)
HOW TO DISMANTLE AN ATOMIC BOMB - U2
VERTIGO
A primeira impressão do disco é ótima. "Vertigo" é bastante pesada e impactante. The Edge dá um show com as linhas de guitarra, e os vocais de Bono Vox estão na sua melhor forma. A surpresa vem depois de ouvir o álbum todo: "Vertigo" é sem dúvida a faixa mais pesada do disco. O que se segue é em sua maioria, uma coleção de baladas principalmente (que não são ruins, de modo algum).
MIRACLE DRUG
Essa balada rock tem uma letra bem poética. Lembra bastante o som mais antigo da banda e remonta ao disco anterior, "All That You Can't Leave Behind" (2001). A linha simples de piano adiciona bastante beleza ao resultado final. No geral, a faixa é um pouco apagada pelas outras faixas, que são mais representativas (tanto que não virou single, fugindo do costume do U2 de lançar as músicas em ordem).
SOMETIMES YOU CAN'T MAKE IT ON YOUR OWN
Essa bela balada é bastante emocionante, pois trata-se de uma espécie de diálogo entre Bono e seu pai, falecido em 2001. O refrão é digno de lágrimas: "Não preciso te ouvir dizer que se não fôssemos tão parecidos, você me amaria muito mais." É fácil sentir a emoção na voz de Bono durante certos momentos da música. A banda esbanja energia aqui, especialmente a guitarra esparsa de The Edge.
LOVE AND PEACE AND ELSE
Por mais estranha que seja musicalmente, "Love And Peace And Else" não passa despercebida. Em certos momentos lembra "New York", do álbum anterior, mas com mais peso e efeitos dignos de Radiohead. As guitarras raivosas contrastam com a letra pacifista e positiva: "Enquanto você entra nesta vida, eu espero que você parta com um rosto enrugado e um coração novo em folha." Os coros ao fundo deixam a música com um ar meio esquisito. No todo, não é tão forte quanto "Vertigo", por exemplo.
CITY OF BLINDING LIGHTS
Minha favorita, essa balada abusa no refrão "chiclete", mas sem ficar uma música ruim. A bateria de Larry Mullen se destaca, e o piano esparso dá um toque muito viajante á música. Duvido alguém ouvir e não começar a cantar "Oh, you look so beautiful tonight".
ALL BECAUSE OF YOU
Um baita rock, bastante cru, a la Stones. Lembra bastante "Vertigo", mas a letra deixa um pouco a desejar. Soa como algo que o Oasis faria. O destaque é o riff matador de The Edge e o miolo da música, com os gritos enérgicos de Bono Vox. O refrão também é "chiclete", mas não supera "City Of Blinding Lights".
A MAN AND A WOMAN
O baixo de Adam Clayton se destaca nessa balada de letra bem "cabeça". O tema é o mesmo: amor. O falseto de Bono ás vezes soa meio irritante, mas o todo da música compensa. A linha "The mysterious distance between a man and a woman" também fica impregnada na cabeça. Ao chegar nessa música, o ouvinte deve se perguntar onde está o conteúdo político do álbum, dado o título do mesmo.
CRUMBS FROM YOUR TABLE
Pra mim, a mais fraca do álbum. A fórmula se repete: linhas etéreas de guitarra e letra romântica. Aqui o disco começa a dar sinais de fraqueza, indicando que o desfecho é provavelmente bem ruim.
ONE STEP CLOSER
Mas aqui o disco se fortalece. A letra intimista e humana dessa balada é bem profunda ("Estou numa ilha no trânsito de um cruzamento, não posso ir pra frente, não posso voltar"). E o arranjo simples transmite muita beleza. Ao se aproximar do fim, a música parece se dirigir a um climax, mas acaba infelizmente. Podia ter sido melhor explorada musicalmente, mas é bastante agradável.
ORIGINAL OF THE SPECIES
A fórmula de "Crumbs From You Table" se repete, mas a letra inteligente e o belo arranjo de cordas se sobressaem. Musicalmente é grandiosa, com potencial para um single. Parece se tratar de uma lição para o primeiro ser humano a aparecer. Porém, não causa muito impacto, pois é bastante parecida com "Miracle Drug" e outras coisas mais antigas.
YAHWEH
Esse rock lento finaliza o disco de maneira profética. A letra é realmente linda: "Pegue estas mãos, ensine-as o que carregar, pegue estas mãos, não deixe-as em punho, pegue esta boca, tão rápida para criticar, pegue esta boca, e dê-lhe um beijo". O arranjo é simples, mas mostra a banda bastante inspirada. Realmente um ótimo final.
FAST CARS
A música que ficou de fora da versão brasileira do disco simplesmente explica o porquê do nome do disco. Sem dúvida é a faixa com mais conteúdo político. Lembra um pouco música árabe com violões de flamenco. A letra é afiada e fala sobre a sociedade atual, em meio ao medo da guerra. Uma falta de consideração das distribuidoras brasileiras, pois é uma das mais interessantes.
EDIT: Leiam esse ótimo artigo sobre o álbum:
http://www.dm.com.br/impresso.php?id=65391&edicao=6250