• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Turin Turambar herói ou vilão?

Exato, precisa-se de algo para nos balizar-mos, de um contexto.
Não podemos chamá-lo de herói, nem de vilão tratando holisticamente a questão.

Ele transgride a moral (incesto); por várias vezes não é justo. A vingança é uma fraqueza moral.
A moral diz que ele é um heroi sim.
Você, sem saber, é levado a cometer um incesto...pelo amor de Deus...se isso não é ser herói o que é?
Pensa bem... Hoje eu me formo em medicina e trabalho por longos 20 anos sem parar... ai descubro a cura do câncer... equalizo ela de graça para o mundo todo...pronto...sou um herói...ai bato a cabeça...esqueço quem eu sou esqueço de tudo e mesmo assim continuo minha vida e sem saber caso com uma irmã minha que nem sabia que existia...
Deixei de ser herói por isso??????
Desculpa mas não tem sentido nenhum

(acho que acabei de escrever uma novela mexicana) :D

Já pensei por esse prisma, mas ele segue os preceitos de um herói, de honra, e todos mais. Ele apenas se vê enredado numa trama que o "suga" para atos não heróicos, em determinados contextos. Por isso não consigo avaliá-lo.
Sendo que em certos momentos Mormegil é um herói, de fato, e em outros transgride a moral, mata cruelmente e injustamente (como no caso do nosso querido Manco de Brethil).

Tudo depende do contexto.
Esse seu contexto tá muito sem contextro.
 
A moral diz que ele é um heroi sim.
Você, sem saber, é levado a cometer um incesto...pelo amor de Deus...se isso não é ser herói o que é?
Pensa bem... Hoje eu me formo em medicina e trabalho por longos 20 anos sem parar... ai descubro a cura do câncer... equalizo ela de graça para o mundo todo...pronto...sou um herói...ai bato a cabeça...esqueço quem eu sou esqueço de tudo e mesmo assim continuo minha vida e sem saber caso com uma irmã minha que nem sabia que existia...
Deixei de ser herói por isso??????
Desculpa mas não tem sentido nenhum

(acho que acabei de escrever uma novela mexicana) :D


Esse seu contexto tá muito sem contextro.

:mrgreen:La romantica saga del Turin Navarro!! AUHAUAHuhUahUHAuHUAHUAHUAhuau:mrgreen:
 
Ele era humano, e como todo ser humano, não poderia ser 100% altruísta. Não sei exatamente como se caracterizaria um herói, mas creio que nenhum personagem criado por Tolkien pode ser considerável infalível, incorruptível ou imbatível. Herói? Talvez... mas como qualquer ser humano ele se importou muito com si mesmo...

Abraços.
 
A moral diz que ele é um heroi sim.
Você, sem saber, é levado a cometer um incesto...pelo amor de Deus...se isso não é ser herói o que é?
Pensa bem... Hoje eu me formo em medicina e trabalho por longos 20 anos sem parar... ai descubro a cura do câncer... equalizo ela de graça para o mundo todo...pronto...sou um herói...ai bato a cabeça...esqueço quem eu sou esqueço de tudo e mesmo assim continuo minha vida e sem saber caso com uma irmã minha que nem sabia que existia...
Deixei de ser herói por isso??????
Desculpa mas não tem sentido nenhum

(acho que acabei de escrever uma novela mexicana) :D


Esse seu contexto tá muito sem contextro.

Mene, estavamos tratando a questão moral nas balizas que Neithan me colocou.
Mas, não abuse dos termos, contexto é um conceito, e não estamos contextualizando conceitos, não sou um filósofo analista. =]

Ele não pode ser afirmado como herói holísticamente, pois, em determinados momentos suas atitudes são prejudiciais, o que não caracteriza um herói.
Descontextualizado seria esquecer momentos de ira, como o que levou Túrin a matar Brandir, ou sua êxtase inflamada pela sensação de grandeza, que permitiu que Glaurung e os exércitos inimigos usassem a ponte de Nargothornd para efetuar a invasão e destruí-la. Essas, assim como o incesto, não são atitudes heróicas, dentro de uma ordem social, que cremos estar permeada pela moral.
No entanto, em outros momentos é o típico herói, como quando Mormegil será aclamado por seus atos, ainda em Nargothrond.
Isso não implica no fato de termos uma verdade absoluta, herói ou vilão, mas sim ao reconhecimento de uma personagem de tamanha riqueza que transvalora os valores do heroísmo.

Abraços.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo