É um trecho de Contos Inacabados, mas eu coloquei a versão em inglês pq eu achei que fica melhor.
O Conselho Branco estava reunido em 2851 (antes da reunião so SdA), e Gandalf estava quieto em um canto, fumando seu cachimbo, quando Saruman reclamou:
"Quando estão em debate assuntos importantes, Mithrandir, admira-me um pouco que brinque com vossos brinquedos de fogo e fumo, enquanto outros falam apaixonadamente."
Mas Gandalf riu-se e respondeu:
"Não vos admiraríeis se usásseis pessoalmente esta erva. Verificaríeis que o fumo expelido para fora limpava a vossa mente de sombras, por dentro. De qualquer modo, dá paciência para escutar erros sem cólera. Mas não se trata de um dos meus brinquedos. É uma arte do Povo Pequeno do Ocidente: gente alegre e digna, embora talvez sem grande importância na vossa alta política."
O texto da assinatura está marcado com o .
Considero este um dos diálogos mais bonitos da obra de Tolkien, e mostra como Gandalf já andava, há muito tempo, desconfiado que Saruman tinha se corrompido pelo desejo de governar a Terra Média, e do grande papel que o Condado desempenharia a favor dos Povos Livres.
"You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."
Barbado