• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien tinha preconceito?...

Queridinha... a África do Sul era uma colônia da Inglaterra não era? Os filhos dos colonizadores não se consideravam africanos e isso durou muito tempo, lembra-se do Apartheid (é assim q escreve?). Com isso não quero julgar se Tolkien era do tipo que mudava de calçada qdo um negro estava nela... mesmo porque não sou boa em datas e não sei se o Prof conviveu com essa segregação.
S.O.S *** Preciso de um historiador aqui, Arácano, Kainof, me salvem***
Na verdade só queria q a minha ilustríssima irmã pensasse o que significa ser africano e que não é desse jeito que ela colocou...

Até onde eu sei quando Tolkien nasceu a África do Sul não era propriamente uma nação. Até a época da 1º Guerra mundial, aquela região era apenas um agregado de colônias da Inglaterra. E o apartheid começou mesmo após a 2ª Guerra. Não que antes não houvesse discriminação, já que a região era um quintal dos britânicos, mas enfim...
Bem, não sei muita história ou geografia então se eu tiver falado besteira me corrijam!!
 
Sim sim, meus caros, como eu disse foi apenas algo que me ocorreu, mas independente disso tudo já havia pensado que ele poderia muito bem considerar-se mais britânico do que muitos.
Mas não baseei minhas idéias anteriores nisso, foi só mais uma hipótese, dentre todas as que já foram expostas!:mrgreen:
 
Eu lembro que Tolkien tinha preconceito sobre a obra As Crônicas de Nárnia de C.S. Lewis.
Ele nao aceitava de jeito nenhum esta obra de Lewis.
 
Tolkien não aceitava essa obra porq não aprovava o enorme numero de alegorias religiosas que seu amigo Lewis colocou nela^^
 
Tolkien preconceituoso? Imagina...
Vocês devem ler Lovecraft. Ali não tem preconceito, mas sim racismo do brabo. Chega a embrulhar o estômago. Para o H.P. negros não prestavam, mestiços tinham de morrer no berço e mediterrâneos em geral eram a escória da escória.
 
Isso não tem nada que a ver com preconceito.
Não mesmo.
Ele não gostava talvez por seu senso crítico, talvez não gostasse da estrutura textual, da hiostória do autor mesmo :dente:
Não acho que Tolkien seja preconceituoso nas suas obras, mas como já foi dito aqui, como um ser humano à nossa semelhança, ele deveria sim ter seus preconceitos.
 
Sobre As Crônicas de Nárnia eu não sei... nunca li nada a respeito, mas talvez seja mesmo uma aversão às alegorias religiosas... talvez

Mas penso da seguinte maneira: Tolkien sofreu com a guerra. Pelo que já li, o SdA tem muito do "olhar" dele sobre a primeira guerra mundial, pois ele serviu o exército. Ora, ele era britânico, nascido no século XIX e é absolutamente natural que, apesar de toda cultura dele e das suas brilhantes mente e imaginação, tivesse um olhar mais preconceituoso em relação aos morenos, às raças orientais. Analisem o que os europeus pensam a respeito dos mouros, dos árabes... eles não são bem considerados, não é?
Se alguém aqui já leu "As Brumas de Avalon" de Marion Zimmer Bradley, sabe que ela atribuiu os poderes de magia, feitiçaria, ao povo moreno, ao povo das fadas. Morgana, Viviana a Grande Dama do Lago, eram morenas e lindas, mas tinham que usar da magia para se fazerem poderosas e desejáveis, pois não eram páreo para a beleza loura ou ruiva?) de Gwenevère. O próprio Artur era louro. Lancelote, um grande guerreiro e fidelíssimo a Artur, era moreno e sua maldição foi se apaixonar (e trair seu próprio rei) pela rainha Gwenevère e depois buscar o Graal até o fim de seus dias...

Portanto, na minha breve análise, vemos que não é muito difícil os escritores europeus atribuírem muitas qualidades a povos com os quais já travaram muitas batalhas...

Mas mesmo assim, não considero preconceito. Como disse Nica Tinúviel, eles se baseiam no mundo em que vivem, no qual cresceram, no qual acreditam.

Provavelmente (isso será difícil sabermos) o Mestre Tolkien não era preconceituoso e sim, muito ligado no momento histórico vivido por ele, por sua nação, seu continente.

Só mais uma coisa: a Turquia faz parte da Europa, o seu povo é moreno como os árabes e eles não são tratados como europeus. É como se eles fossem parte do oriente médio, isso sim.

É isso, pessoal.

[]s
 
Sabe-se que uma criança sorve tudo o que acontece ao seu redor, principalmente até os 5 anos de idade, de forma quase inconsciente.
A trajetória de Tolkien nesse período já é bem conhecida de todos. Quando eu vejo um Orc, fico pensando se essa inspiração não vem que alguma descrição ou até visão de sua infância. Lá haviam revoltas e para o modo de vida inglês um africano que não temia o barro, a lama e até se caracterizava com ela, poderia ter se tornado uma inspiração para Orcs.
Porém, Tolkien não tinha preconceito!
Isso é claro para mim, pela opção que ele fez por linguística.
O entusiasmo, o fascínio de Tolkien por formas diferentes de expressão, para mim, é o atestado de que Tolkien tinha paixão pela diversidade, a ponto de estudá-la e eternizá-la.
Só faz isso, alguém que consegue carregar dentro de si toda essa complexidade.
 
Não sei se alguém leu um livrinho da série da Superinteressante/ Mundo estranho que chama "100 respostas sobre O Senhor dos Anéis". Tem uma pergunta que é exatamente isso: Tolkien era preconceituoso? A resposta que eles davam era de que não tinha nada a ver, que Tolkien havia até mesmo enfrentado o nazismo de frente quando o SdA foi traduzido na alemanha e foi pedido que ele escrevesse uma "declaração" de que não tinha parentes judeus. Lá dizia que Tolkien escreveu que infelizmente não tinha parentes judeus, porque este é um povo muito talentoso. Ao que me lembro, dizia também que a questão dos morenos como maus na obra de Tolkien tinha mais a ver com uma concepção medieval de mundo do que com preconceito.
Eu estou sem meu livro aqui, mas quando chegar em casa eu posso até digitar e verificar se não falei muita bobagem XD.

isso é verdade!

quem leu as cartas de j.r.r.tolkien sabe que isso está lá, explicitado! tolkien era totalmente contra preconceitos! além do que, ele nasceu na áfrica...
e eu imagino o próprio tolkien em relação à isso: embaixo de uma árvore (pq ele amava as árvores), fumando um cachimbão, só relaxando... um hobbit mesmo! rs...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo