1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien - Criacionismo x Evolucionismo

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Alucard, 11 Dez 2006.

  1. Alucard

    Alucard Um completamente aleatório

    Durante muito tempo, tenho essa "dúvida", "idéia", "pensamento", ou seja lá como os outros queiram falar...

    O ponto é que, com o passar do tempo (e mais ainda mais com as leituras e releituras de O Simlarillion), acabei por ficar em dúvida sobre o que impera nas obras tolkienianas: o Criacionismo ou o Evolucionismo?

    Por que esta dúvida? Bem, se for pensado à nível de criação, como o do Deus cristão, Eru não criou necessáriamente todas as coisas, mas apenas deu vida a estas, com o Fogo secreto, vivo em Eä. Grande parte das coisas foram criadas pelos Valar, sem falar naquilo que foi corrompido por Melkor.

    Por outro lado, os homens, elfos, anões, a espécies que se sabe sobre o crescimento, não tem formas "arcaicas"... (salvo, como já falei, as criaturas que Melkor corrompeu. Exemplo de Balrogs, orcs, orcs de Maia, etc...)

    Então, levando em conta o que se sabe sobre a religiosidade de Tolkien(católico), essa gota de um provavel evolucionismo me deixa intrigado: será que Tolkien tinha alguma dúvida sobre essa questão a resolveu a deixar implícita na sua obra-mor?(O Silmarillion, mesmo incompleto, para mim, é sua grande obra)
    Quando penso para falar nesse assunto, me é mais clara uma analogia com a Terra Média e os Deuses Gregos do que com o Deus Cristão.



    Não sei o que os amigos pensam sobre o tema... mas como falei... esta é uma dúvida que me intriga...
    O que acham?
     
  2. miharu

    miharu Wild~

    creio que ele seja basicamente criacionista.
    Mas como vc falou, ele usou de outras teorias (mitologias, sei lá)
    para a obra, mas ele aparenta essencialmente criacionista.
     
  3. Tilion

    Tilion Administrador

    O criacionismo impera na Obra de Tolkien, claramente, da criação (!!) de Arda à criação dos Filhos Dele e mais uma pá de coisas. Há um ou outro traço evolucionista, como os Hobbits terem se ramificado a partir de uma raça de Homens, mas isso é minoritário no âmbito geral das coisas tolkienianas.

    E Tolkien, como católico fervoroso que era, acreditava piamente no Gênesis, então nada mais natural que isso esteja refletido na sua subcriação (!!!) literária. =]
     
  4. Edu

    Edu Draper Inc.

    Bem, Eru na obra de Tolkien só pode ser tido como o Deus Cristão, Javé, etc. Agora, o papel dos Ainur, dos Valar, é meio complexo pra mim também, até porque os anjos de Javé não possuem o poder de criar, já os Valar, sim. Bem, nessa parte ao menos creio que ele criou sua própria mitologia, fez-se valer de sua criatividade e sua licença poética.
     
  5. miharu

    miharu Wild~

    E essa licensa permitia oscilar entre duas teorias distintas.
     
  6. Edu

    Edu Draper Inc.

    Sim e não. Sim pois permite, não pois creio que não era esse o desejo de Tolkien. Na sua obra ele queria deixar claro que só Ilúvatar/Javé cria, só e somente só. Entretanto, isso não lhe impede de fazer com que filhos de Ilúvatar continuem Seu trabalho, uma vez que, como está no Silma, qualquer obra tem sua origem em Eru.
     
  7. miharu

    miharu Wild~

    é, mesmo pq os ainur eram criação dele também, e através deles Eru pôde concretizar seu intento.
     
  8. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Fala aí Alucard! Creio que as duas teorias estejam presente no Silma, não que Tolkien estivesse fazendo uma obra de culto acadêmico, mas a criação está bem representada no Ainulidalië até o Ocaso de Valinor; quando os Valar se retiram em definitivo dos círculos do mundo e deixam a natureza seguir seu caminho e todos os seres vivos evoluírem através do tempo.
     
  9. Feanari

    Feanari I say... fuck 'em all!

    Concordo com o Gabriel. Tolkien era católico fervoroso... Daqueles que as velhinhas que passam o dia rezando com certeza admirariam...

    Na obra dele, isso aparece...
    Tá, Eru deu aos Valar o poder de criar usando sua vontade, mas eu acho que a gente pode considerá-los parte de Eru, assim sendo, tudo que eles criam, indiretamente, é da vontade de Eru também...

    Meu Silma está longe (aka emprestado) mas Eru não disse a Melkor, quando a Grande Canção estava sendo cantada, que por mais que ele tentasse alterar a canção dos demais, que tudo que ele fizesse era parte de SUA (Eru's) vontade?
     
  10. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Tolkien baseia, na minha opinião, a sua mitologia no Criacionismo. Se não é Eru, são os Valar.
    Poucas são as "Evoluções" na trama. E quando essas, é tudo pela vontade de Eru, que comanda tudo, feito uma criança brincando com seus brinquedinhos:disgusti:
     
  11. Asca

    Asca Usuário

    Eu concordo basicamente com o que o Gabriel disse. Por isso não vou ficar enrolando novelo pra falar a mesma coisa.

    Se eu não me engano. A única citação evolucionista é dos Hobbits/Grados/Homens, não?

    Quanto ao fato dos Valar poderem criar e tals eu comparo isso com o mesmo fato do homem(Nós; nosso mundo. Off Tolkien), poder fazer o mesmo.
    Hoje em dia o homem clona uma ovelha, cria um robô, destrói uma montanha e etc. E nem por isso comparamos eles com deuses.

    Eu vejo os Valar como líderes que tem uma imensa influencia. De ter seus seguidores, admiradores...

    Sim, eu também compreendo que os Valar fazem coisas que nenhum e nem 1000 homens poderiam fazer. Mas tem um pouco de lógica, o que digo.
     
    Última edição: 11 Dez 2006
  12. Edu

    Edu Draper Inc.

    Mas eles tinham poderes divinos, e nós não =]
     
  13. Asca

    Asca Usuário

    Aguarde uns 20 anos e você editará esse post. :roll:
     
  14. Edu

    Edu Draper Inc.

    Por quê, eu vou ganhar superpoderes?
     
  15. Asca

    Asca Usuário

    Aprenderá a não floodar. :dente:
     
  16. Edu

    Edu Draper Inc.

    Isso não é um flood, um flood é uma mensagem ou post em que você esteja querendo só aparecer, só mostrar alguma coisa, que muitas vezes não tem nada a ver com o assunto do tópico em questão. Por exemplo, essa mensagem seria um flood se eu não escrevesse isto:
    Eu já disse isso em muitos outros tópicos, e vou repetir: Eru não está brincando de porcaria nenhuma. As pessoas vêm Deus como um menino e dizem "ah, ninguém pode discordar porquê ninguém pode discutir a mente de um Ser Superior". Mas eu vejo Deus/Eru de outra forma, vejo-o como um ser racional, na verdade, o ser mais racional de todos, que não tem motivo para criar um jogo. Se Eru estivesse só brincando de The Sims, porquê se preocuparia em destruir a frota de Ar-Pharâzon? Ou porque reenviaria Gandalf, após sua morte/quase-morte? A questão é que ele não é um criança, nem um adulto, nem um velho, ele é o que é, e portanto não tem as mesmas necessidades que um homem comum.


    Agora... entendeu o que é um flood, Asca? =]
     
  17. Feanari

    Feanari I say... fuck 'em all!

    Realmente. Eru não é um ser que brinca com os homens e elfos como se eles fossem meros bonequinhos...
    Se assim fosse, ele seria superior apenas por ser maior que nós....

    é como "O Mundo de Sofia". O que tornava o pai de Hilde superior a Sofia e seu professor era simplesmente o fato de ele ter escrito o livro em que eles viviam... mas deu-lhes vida, deu-lhes consciência o bastante para que se libertassem, de certa maneira, às páginas...
     
  18. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Foi só uma analogia.

    E não é?

    Engraçado como desde que entrei nesse fórum, estou gostando bem menos das obras de Tolkien...:cry:
     
  19. Edu

    Edu Draper Inc.

    Ué, por quê?
     
  20. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Percebi que falta maleabilidade nas obras dele. Algo que saia da minha imaginação. Um modo de "moldar" a história do meu jeito de certa forma. De ver as coisas à minha maneira.
     

Compartilhar