• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien - Criacionismo x Evolucionismo

Alucard

Um completamente aleatório
Durante muito tempo, tenho essa "dúvida", "idéia", "pensamento", ou seja lá como os outros queiram falar...

O ponto é que, com o passar do tempo (e mais ainda mais com as leituras e releituras de O Simlarillion), acabei por ficar em dúvida sobre o que impera nas obras tolkienianas: o Criacionismo ou o Evolucionismo?

Por que esta dúvida? Bem, se for pensado à nível de criação, como o do Deus cristão, Eru não criou necessáriamente todas as coisas, mas apenas deu vida a estas, com o Fogo secreto, vivo em Eä. Grande parte das coisas foram criadas pelos Valar, sem falar naquilo que foi corrompido por Melkor.

Por outro lado, os homens, elfos, anões, a espécies que se sabe sobre o crescimento, não tem formas "arcaicas"... (salvo, como já falei, as criaturas que Melkor corrompeu. Exemplo de Balrogs, orcs, orcs de Maia, etc...)

Então, levando em conta o que se sabe sobre a religiosidade de Tolkien(católico), essa gota de um provavel evolucionismo me deixa intrigado: será que Tolkien tinha alguma dúvida sobre essa questão a resolveu a deixar implícita na sua obra-mor?(O Silmarillion, mesmo incompleto, para mim, é sua grande obra)
Quando penso para falar nesse assunto, me é mais clara uma analogia com a Terra Média e os Deuses Gregos do que com o Deus Cristão.



Não sei o que os amigos pensam sobre o tema... mas como falei... esta é uma dúvida que me intriga...
O que acham?
 
creio que ele seja basicamente criacionista.
Mas como vc falou, ele usou de outras teorias (mitologias, sei lá)
para a obra, mas ele aparenta essencialmente criacionista.
 
O criacionismo impera na Obra de Tolkien, claramente, da criação (!!) de Arda à criação dos Filhos Dele e mais uma pá de coisas. Há um ou outro traço evolucionista, como os Hobbits terem se ramificado a partir de uma raça de Homens, mas isso é minoritário no âmbito geral das coisas tolkienianas.

E Tolkien, como católico fervoroso que era, acreditava piamente no Gênesis, então nada mais natural que isso esteja refletido na sua subcriação (!!!) literária. =]
 
Bem, Eru na obra de Tolkien só pode ser tido como o Deus Cristão, Javé, etc. Agora, o papel dos Ainur, dos Valar, é meio complexo pra mim também, até porque os anjos de Javé não possuem o poder de criar, já os Valar, sim. Bem, nessa parte ao menos creio que ele criou sua própria mitologia, fez-se valer de sua criatividade e sua licença poética.
 
E essa licensa permitia oscilar entre duas teorias distintas.
Sim e não. Sim pois permite, não pois creio que não era esse o desejo de Tolkien. Na sua obra ele queria deixar claro que só Ilúvatar/Javé cria, só e somente só. Entretanto, isso não lhe impede de fazer com que filhos de Ilúvatar continuem Seu trabalho, uma vez que, como está no Silma, qualquer obra tem sua origem em Eru.
 
é, mesmo pq os ainur eram criação dele também, e através deles Eru pôde concretizar seu intento.
 
Fala aí Alucard! Creio que as duas teorias estejam presente no Silma, não que Tolkien estivesse fazendo uma obra de culto acadêmico, mas a criação está bem representada no Ainulidalië até o Ocaso de Valinor; quando os Valar se retiram em definitivo dos círculos do mundo e deixam a natureza seguir seu caminho e todos os seres vivos evoluírem através do tempo.
 
Concordo com o Gabriel. Tolkien era católico fervoroso... Daqueles que as velhinhas que passam o dia rezando com certeza admirariam...

Na obra dele, isso aparece...
Tá, Eru deu aos Valar o poder de criar usando sua vontade, mas eu acho que a gente pode considerá-los parte de Eru, assim sendo, tudo que eles criam, indiretamente, é da vontade de Eru também...

Meu Silma está longe (aka emprestado) mas Eru não disse a Melkor, quando a Grande Canção estava sendo cantada, que por mais que ele tentasse alterar a canção dos demais, que tudo que ele fizesse era parte de SUA (Eru's) vontade?
 
Tolkien baseia, na minha opinião, a sua mitologia no Criacionismo. Se não é Eru, são os Valar.
Poucas são as "Evoluções" na trama. E quando essas, é tudo pela vontade de Eru, que comanda tudo, feito uma criança brincando com seus brinquedinhos:disgusti:
 
Eu concordo basicamente com o que o Gabriel disse. Por isso não vou ficar enrolando novelo pra falar a mesma coisa.

Se eu não me engano. A única citação evolucionista é dos Hobbits/Grados/Homens, não?

Quanto ao fato dos Valar poderem criar e tals eu comparo isso com o mesmo fato do homem(Nós; nosso mundo. Off Tolkien), poder fazer o mesmo.
Hoje em dia o homem clona uma ovelha, cria um robô, destrói uma montanha e etc. E nem por isso comparamos eles com deuses.

Eu vejo os Valar como líderes que tem uma imensa influencia. De ter seus seguidores, admiradores...

Sim, eu também compreendo que os Valar fazem coisas que nenhum e nem 1000 homens poderiam fazer. Mas tem um pouco de lógica, o que digo.
 
Última edição:
Quanto ao fato dos Valar poderem criar e tals eu comparo isso com o mesmo fato do homem(Nós; nosso mundo. Off Tolkien), poder fazer o mesmo.
Hoje em dia o homem clona uma ovelha, cria um robô, destrói uma montanha e etc. E nem por isso comparamos eles com deuses.
Mas eles tinham poderes divinos, e nós não =]
 
Isso não é um flood, um flood é uma mensagem ou post em que você esteja querendo só aparecer, só mostrar alguma coisa, que muitas vezes não tem nada a ver com o assunto do tópico em questão. Por exemplo, essa mensagem seria um flood se eu não escrevesse isto:
Tolkien baseia, na minha opinião, a sua mitologia no Criacionismo. Se não é Eru, são os Valar.
Poucas são as "Evoluções" na trama. E quando essas, é tudo pela vontade de Eru, que comanda tudo, feito uma criança brincando com seus brinquedinhos:disgusti:
Eu já disse isso em muitos outros tópicos, e vou repetir: Eru não está brincando de porcaria nenhuma. As pessoas vêm Deus como um menino e dizem "ah, ninguém pode discordar porquê ninguém pode discutir a mente de um Ser Superior". Mas eu vejo Deus/Eru de outra forma, vejo-o como um ser racional, na verdade, o ser mais racional de todos, que não tem motivo para criar um jogo. Se Eru estivesse só brincando de The Sims, porquê se preocuparia em destruir a frota de Ar-Pharâzon? Ou porque reenviaria Gandalf, após sua morte/quase-morte? A questão é que ele não é um criança, nem um adulto, nem um velho, ele é o que é, e portanto não tem as mesmas necessidades que um homem comum.


Agora... entendeu o que é um flood, Asca? =]
 
Realmente. Eru não é um ser que brinca com os homens e elfos como se eles fossem meros bonequinhos...
Se assim fosse, ele seria superior apenas por ser maior que nós....

é como "O Mundo de Sofia". O que tornava o pai de Hilde superior a Sofia e seu professor era simplesmente o fato de ele ter escrito o livro em que eles viviam... mas deu-lhes vida, deu-lhes consciência o bastante para que se libertassem, de certa maneira, às páginas...
 
Eu já disse isso em muitos outros tópicos, e vou repetir: Eru não está brincando de porcaria nenhuma. As pessoas vêm Deus como um menino

Foi só uma analogia.

Realmente. Eru não é um ser que brinca com os homens e elfos como se eles fossem meros bonequinhos...
Se assim fosse, ele seria superior apenas por ser maior que nós....

E não é?

Engraçado como desde que entrei nesse fórum, estou gostando bem menos das obras de Tolkien...:cry:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo