Lindoriel
Saurita Catita
Eu não creio que tenha sido em orixás propriamente ditos, mas a semelhança foi apontada inclusive num tpc do "Obras" e posso até procurar. Outras pessoas concordaram na ocasião, mas isso não quer dizer DE MANEIRA ALGUMA que Tolkien propositalmente se inspirou nisto. No panteão cristão, certamente; ele era católico fervoroso e a moral cristã dele se estendeu até pros elfos e etc. Mas mais uma vez, ele fez isso de forma original. Ele revisou a sua obra em todo o decorrer de uma vida - e escreveu em volume de páginas (ao menos se contarmos somente SdA, Silma e Contos - HoME e demais livros nem estou contando) bem menos do que as não sei quantas milhares de páginas que Rowling escreveu só na série Harry Potter. E conseguiu contar muito mais somente em "O Silmarillion" do que nas mais de 3 mil páginas de Harry Potter. Já a Rowling... dá a aparência de que nunca revisou nada - ou muito pouco, por causa da pressão de escrever um livro por ano para leitores ávidos e que iam gerar um puta $$$ e estavam exigindo retorno rápido e etc... Tolkien refinava o universo de Arda fora dessa pressão.
Vou dar a mão à palmatória: não entendi mesmo, ao menos não no sentido que vc quer imputar ao "sentido oculto" de HP - que eu realmente não vi.
Poderia por favor me explicar e me dizer quais são eles (esses elementos ocultos)? Ao menos alguns, pra eu saber exatamente do que se trata?
Eu não disse que ela "copy/paste" o Tolkien (até pq eu adoro Tolkien e não gosto de HP, se fosse "copy/paste" provavelmente eu amaria ambos), eu disse que ela usou diversos elementos que aparecem nas obras de Tolkien e nem pra disfarçar ela serviu.
Os elfos domésticos por exemplo, eu jamais falaria que eles foram "cópias" dos elfos de Tolkien porque ambos são completamente opostos em atitudes, aparência, atributos, tudo. Mas Aragogue não lembra Laracna? Se ela não tirou a ideia de Aragogue de Tolkien, daonde ela tirou? Do Spider Man?
Ela tira elementos de uma série de lugares (como quase todo escritor faz, mas Rowling não coloca um "toque" só seu - a não ser no quadribol, aí sim eu posso dizer que a criação de um esporte complexo que não existe na vida real seja realmente original), não só de Tolkien, joga lá no meiomete em cima mete embaixo e mal alinhava. A pedra filosofal, Nicolau Flamel, Durmstrang (anagrama de Sturm und Drang), todos eles são tirados de elementos que já existem/existiam previamente, e ela nem disfarçou. Nem desenvolveu. Enfim.
Quero ainda ler "As crônicas de Beedle o Bardo" (do conto "As Relíquias da Morte" eu gostei bastante, quem sabe goste dos outros) pra dizer se achei melhor que HP em si. E "Morte Súbita". Não é pq achei que em HP ela fez lambança, que a considerarei má escritora em todas as obras que faz. Quero ver se ela pôde, com menos "pressão" do que a que a franquia HP lhe impôs, escrever de forma mais desenvolta em outros livros.
Seu post só confirma você NÃO ENTENDEU nada de HP e prendeu-se apenas ao que é visível superficialmente (como todos os críticos de HP, aliás).
Vou dar a mão à palmatória: não entendi mesmo, ao menos não no sentido que vc quer imputar ao "sentido oculto" de HP - que eu realmente não vi.
Poderia por favor me explicar e me dizer quais são eles (esses elementos ocultos)? Ao menos alguns, pra eu saber exatamente do que se trata?
Ou vc acha que é a primeira a usar esse argumento pífio de "JK copiou Tolkien"?
Eu não disse que ela "copy/paste" o Tolkien (até pq eu adoro Tolkien e não gosto de HP, se fosse "copy/paste" provavelmente eu amaria ambos), eu disse que ela usou diversos elementos que aparecem nas obras de Tolkien e nem pra disfarçar ela serviu.
Os elfos domésticos por exemplo, eu jamais falaria que eles foram "cópias" dos elfos de Tolkien porque ambos são completamente opostos em atitudes, aparência, atributos, tudo. Mas Aragogue não lembra Laracna? Se ela não tirou a ideia de Aragogue de Tolkien, daonde ela tirou? Do Spider Man?
Ela tira elementos de uma série de lugares (como quase todo escritor faz, mas Rowling não coloca um "toque" só seu - a não ser no quadribol, aí sim eu posso dizer que a criação de um esporte complexo que não existe na vida real seja realmente original), não só de Tolkien, joga lá no meio
Quero ainda ler "As crônicas de Beedle o Bardo" (do conto "As Relíquias da Morte" eu gostei bastante, quem sabe goste dos outros) pra dizer se achei melhor que HP em si. E "Morte Súbita". Não é pq achei que em HP ela fez lambança, que a considerarei má escritora em todas as obras que faz. Quero ver se ela pôde, com menos "pressão" do que a que a franquia HP lhe impôs, escrever de forma mais desenvolta em outros livros.