• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sua 1º Comunhão!

Não sei se já tem um tópico desse,mas acho difícel ter.....Pois bem,como foi a primeira comunhão de vcs (se vcs tiveram)
Ouve algum fato engraçado?
Algo constrangedor?
Um amigo burro que meteu o dedo pra tirar a hóstia do céu da boca?
O que? :mrgreen:
ouve coisas engraçadas uma delas foi que a gente ñ sabia o q fazer deois q comungava.
sim a gent viu pq ñ sabia o q fazer depois da comunhão kkkkkkk
 
Lembro que na catequeze eu perguntei sobre a esposa de Caim. :lol: E era uma dúvida genuína, não era pra sacanear não, fora a primeira vez que eu havia lido aqueles trechos. A dona não soube explicar e apelou para o padre.
 
Eu não tive... acho que só fui pra igreja 3 vezes na minha vida toda.Pra meu batizado qnd eu era bebe, pro do meu irmão, e uma vez meu pai me levou pra igreja, eu não gostei.
 
Eu também sou um dos que não fizeram, o que é uma grande ironia, meus pais sendo fanáticos religiosos como são.
Sempre que leio sobre primeira comunhão me lembro da letra de uma música do Sepultura, em que diz que a hóstia tem gosto de esfiha :lol:
 
Eu não esqueço da minha primeira comunhão. Lembro o dia de cor: 27 de novembro de 2005.
attachment.php

attachment.php


Eu era ou não era uma gracinha?
 

Anexos

  • FOTO.jpg
    FOTO.jpg
    131,7 KB · Visualizações: 173
  • 1ª COMUNHÃO EM 27 DE NOVEMBRO DE 2005.jpg
    1ª COMUNHÃO EM 27 DE NOVEMBRO DE 2005.jpg
    248,5 KB · Visualizações: 176
Nossa, eu queimei meu dedo na minha primeira comunhão. Com a cera derretida da vela, dai soltei a vela que caiu na canela da menina de frente que soltou um grito. Minha mãe era super beata, e cidade pequena já viu como é.... Levei um baita puxão de orelha do padre no fim da missa. :lol:
 
Primeiro eu quase fui reprovada por falta. Tbm, que aula chata..
Na hora da comunhão eu peguei a hóstia com a mão errada, o padre fez mó cara feia pra mim, e eu sai de fininho.... Rss... isso sem falar no vestido que eu usava..¬¬'
 
Não aproveitei como deveria porque o catecismo era uma palhaçada, com palhaços de professores.

É por isso que os jovens não vão para esse solene momento, que deveria ser o principal de suas vidas, o do primeiro encontro com o Senhor, com o coração alegre e espírito contrito.

Porque não são ensinados a viver cristãmente nem conhecem a Igreja, nem a Deus. Aprende ritualismo. Não sabem o que é liturgia.
 
A minha primeira comunhão nunca ocorreu. Cresci numa familia com muita tradição católica e que me incentivava muito a fazer todo o percurso que se deve fazer dentro da vida de um católico. Depois que eu fui percebendo que isso não passava de tradição. Não tinha, realmente, nenhuma pessoa que seguisse o que era ensinado e meu desgosto foi aumentando mais.

Na época do catecismo foi a mesma época da minha vida que peguei amor por história e sempre que a professora (muito legal ela por sinal, atualmente finada) vinha com uma história da Bíblia contada de um jeito infantilóide eu rebatia com um fato histórico que deixava ela sem chão para responder minhas perguntas. Resultado: ela chamou meus pais ela recomendou que eu não estudasse tanto história porque isso acabaria atrapalhando minha fé. Claro que eu rebati:
-Claro você só ensina coisa errada.

Resultado, nunca mais fui paras aulas e aproveitava minhas manhãs de sábado pra ir jogar bola com a galera na quadra que fica em frente a igreja. :rofl:

Ai eu me pergunto: Fez alguma diferença na minha vida? E posso afirmar sem sobra de dúvida que NÃO.
 
Última edição:
É o que eu digo: a catequese, no Brasil, é ridícula. Alunos inteligentes como você se interessariam mais se a professora atacasse com uma historiografia católica muito boa, uma análise filosófica do cristianismo, textos de teólogos importantes, enfim.

A doutrina católica é profunda, complexa, e belíssima. Mas precisa ser bem ensinada, e isso é dificílimo de acontecer.
 
Na verdade eu sempre achei que a doutrina católica é maior mistureba de crenças que existe, nota-se isso pelas datas festivas e símbolos apresentados. Só o fato de apresentar símbolos já é um afastamento daquilo que está escrito no Novo Testamento.

Whatever, isso é assunto para um outro post e digo que minha opinião expressa aqui não tem como objetivo ofender a fé de ninguém. Afinal todos temos o direito de escolher no que acreditamos. E eu não consiga acreditar no catecismo.
 
Não é mistureba, é absorção e cristianização de símbolos religiosos de diversos povos. Acho bem melhor essa cristianização que simplesmente destruir a religiosidade desses povos. o que o NT tem a ver com os celtas? Nada. Por isso essa mistureba é válida e não acontece só no cristianismo.

Se você não consegue acreditar no catecismo que recebeu, procure um manual de doutrina mais madura ou uma obra de teologia de santo Agostinho ou santo Tomás. Você vai se impressionar como existem reminiscências disso até em Tolkien. Principalmente em Tolkien.
 
Não é mistureba, é absorção e cristianização de símbolos religiosos de diversos povos. Acho bem melhor essa cristianização que simplesmente destruir a religiosidade desses povos. o que o NT tem a ver com os celtas? Nada. Por isso essa mistureba é válida e não acontece só no cristianismo.

Se você não consegue acreditar no catecismo que recebeu, procure um manual de doutrina mais madura ou uma obra de teologia de santo Agostinho ou santo Tomás. Você vai se impressionar como existem reminiscências disso até em Tolkien. Principalmente em Tolkien.

Mistureba é uma palavra feia para "sincretismo" que é o que realmente a igreja fez desde o começo do mundo. Adotar a tradição judaíca (que é a base do cristianismo, afinal Jesus era judeu) com crenças locais para melhor absorção no povo que eles estão catequizando.

Não gostaria de começar uma discussão sobre a veracidade do catolicismo aqui porque vão acabar me banindo por off-topic, mas eu te garanto que já estudei muito sobre a doutrina católica depois que sai da catequese (tenho 26 anos) e te garanto que o Catolicismo se afastou da verdade a muitos e muitos anos.
 
Bom, eu não posso te garantir nada, apesar de crer que a doutrina católica é o verdadeiro cristianismo, mas isso é minha crença. E sincretismo é uma coisa, inculturação é outra. Não é exclusivo do catolicismo.

Mas concordo, isso é muito off-topic. Depois criamos um tópico aí pra discutir isso melhor.
 
Bom, eu não posso te garantir nada, apesar de crer que a doutrina católica é o verdadeiro cristianismo, mas isso é minha crença. E sincretismo é uma coisa, inculturação é outra. Não é exclusivo do catolicismo.

Mas concordo, isso é muito off-topic. Depois criamos um tópico aí pra discutir isso melhor.
:think: Eu não lembro de ter citado algo relativo a inculturação, mas whatever...
E também está pra nascer a pessoa que vai me provar que a igreja católica é o verdadeiro cristianismo. Depois você procura o significado da palavra "apostasia" que você vai entender melhor o que estou querendo dizer.

Nunca fiz, to condenado? ahahahaha
Segundo a igreja católica você não iria conseguir a salvação sem o batismo, a primeira comunhão e etc. Mas como tudo depende da fé e também pelo simples fato de que não temos nenhuma testemunha ocular sobre o que acontece lá depois da morte, a recomendação geral, isto é o que qualquer crença te indicaria, é de que você seja a melhor pessoa possível e siga aquilo que sua fé indicar.
 
A salvação vem pela fé E pelas obras.

Fé e Obras

S. Paulo: "Manda... que se façam ricos em boas obras" (1Tim 6,18). E ainda: "Deus retribuirá a cada um segundo suas obras" (Rom. 2, 6). Em "boas obras", porque, completa S. Tiago, "o homem é justificado pelas obras e pela fé" (Tgo 2, 24) ou pelas obras que nascem da fé, porque a "fé sem obras é morta" (17) e só uma fé viva pode dar a vida.

É pois bem claro que o homem é salvo pelas boas obras nascidas da fé, e não pelas "obras da lei", ou simples execução material daquilo que é mandado pela lei

As boas obras são feitas para agradar a Deus por amor e são as conseqüências da verdadeira fé, posta em prática.

Diz ainda S. Paulo sobre a diferença entre obedecer a "Lei das Obras", que não tem valor, mas a lei posta em prática pela fé: "Porquanto nós sustentamos que o homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei. (...) Então eliminamos a Lei através da Fé? De modo algum! Pelo contrário, a consolidamos" (Rom 3, 28 - 31)

E mais, se não fossem necessárias "boas obras", mas apenas a Fé (segundo a tese protestante), acaba-se justificando que uma pessoa pode levar uma vida de pecado, bastando ter fé para ser salva. Diz S. Paulo: "Que diremos então? Que devemos permanecer no pecado a fim de que a graça atinja sua plenitude? De modo algum!"(Rom 6, 1-2).

Um pecador, com fé, deve pedir perdão de seus pecados e mudar de vida, conforme nos manda Nosso Senhor: "Ide e não peques mais!"

"Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino dos Céus, mas aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mt. 7, 21). Ora, o que é essa "pratica" da "vontade de Deus" se não as "boas obras"?

S. Tiago (2, 14 - 26): 14 - De que serviria, meus irmãos, dizer alguém que tem fé, se não tem obras? Porventura poderá a fé salvá-lo? (...) 17 Assim também a fé, se não tiver obras, em si própria, está morta. (...) 21 Abraão, nosso pai, não foi, porventura, justificado pelas obras, oferecendo seu filho Isaac sobre o altar? 22 Já vês que nele a fé cooperava com as obras, e pelas obras foi consumada a fé. 24 Vedes, pois, que o homem é justificado pelas obras; e não pela fé somente. 26 Porque, assim como seu o espírito o corpo está morto, morta é a fé sem as obras".

"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte. Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo do alqueire (pequeno móvel), mas no candelabro e assim ela brilha para todos os que estão na casa. Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem vosso Pai que está nos céus". (Mt 5, 14-16)

O homem deve dar glória a Deus na terra através de suas obras. Podendo fazer obras, e não as fazendo, peca o homem contra Deus e não se justifica pela Fé, visto que sua Fé é morta ao não produzir os frutos esperados: "Outra parte [das sementes], finalmente, caiu em terra fértil, germinou e deu fruto ao cêntuplo." E dizendo isso, exclamava: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!" (Lc 8, 8).

fonte: http://www.lepanto.com.br/dados/Apjustif.html

Mas claro que essa é a visão católica. A protestante é diferente, pois insiste na unicidade da fé para a salvação. Não vou te convencer que o catolicismo é verdadeiro porque assim como eu só me convenci disso pela leitura e não porque ninguém me convenceu de nada, eu também não espero te convencer de nada.

Quanto ao batismo ser necessário, o próprio Jesus o afirma. Quanto a apostasia, apóstata, segundo minha fé, é quem abandona a fé católica, fora da qual não há verdadeiro cristianismo, visto não existir fé verdadeiro em qualquer igreja sem sucessão apostólica, sem comunhão com o Magistério.

Como vê, são visões diferentes.
 
Isso que você falou é apostatar e não apostasia. Pelo grego apostasia significa "afastar-se de", "estar longe de" e similares. O que eu afirmo é que existe esse afastamento a partir do séc. III d.C. e isso não sou eu quem diz, é a história.
De qualquer ponto de vista ela não é mais parecida com a igreja que Cristo iniciou e depois passou a bola para os apóstolos.

PS.: Eu não sou evangélico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo