1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre o Clube

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Kaji, 20 Dez 2002.

  1. Kaji

    Kaji Usuário

    Achei necessário que fosse criado um tópico para discutirmos o clube em si, para colocarmos idéias sugestões sobre o mesmo e talvez esclarecer algumas dúvidas sobre o seu funcionamento como ele é novo em vai certamente precisar de aprimoramentos.

    Vamos tentar manter as mesmas regras que regem o clube neste tópico, sem posts inúteis.
     
  2. Círdan.

    Círdan. bastard

    Obrigado Kaji ,eu estava um pouco confuso..

    Não compreendi algumas coisas..

    Quais são os tópicos que serão considerados aqui?Afinal a maioria já foi tratado no Insônia.

    As pessoas poderiam abrir tópicos ,estilo CdE..postando seus ensaios , suas teorias...óbvio se estes forem aprovados pelo moderador..e uma pequena sugestão..o moderador pra isso aqui é o Fox.
     
  3. Kaji

    Kaji Usuário

    A idéia do sub-forum é abrigar discussões sérias e bem fundamentadas, tentando manter-se o máximo de informatividade e argumentatividade.
    Quanto aos temas tratados, desde que os tópicos tenham uma base lógica boa, serão aceitos. Temas intangíveis como religião dificilmente serão aceitos pois dependem de crenças pessoais.
     
  4. Hot Sauce

    Hot Sauce Usuário

    Bom, os que foram tratados no insônia podem ser tratados aqui novamente, mas com uma perspectiva diferente, afinal, aqui não contam colocações pessoais, e como o Kaji disse, "tentando manter-se o máximo de informatividade e argumentatividade".

    Mas a idéia do Cídran é ótima!! se alguém tiver alguma teoria, que quer compartilhar ou falar sobre ela com todos, poderia criar um novo tópico e explicá-la.

    também acharia legal a criação de um tópico (e às vezes até fixo), um tipo de "plantão de dúvidas" pra quem não manja do assunto, mas está REALMENTE interessado em aprender.... Coisas como wormholes e física quântica não são conhecidas por todo mundo, e quanto mais pessoas tiverem conhecimento sobre os assuntos num geral, as discussões ficam cada vez melhores.
     
  5. Kaji

    Kaji Usuário

    Poderíamos fazer também algo do tipo "livro do mês"(ou do bimestre...), é escolhido um livro científico(ou não) de linguagem acessível a maioria dos membros e eles devem discutí-lo ou talvez elaborar resenhas sobre o mesmo durante o período.
     
  6. Faram¡r

    Faram¡r Dr. Benway

    Gostei das premissas desse novo sub fórum, discussões sérias acerca de assuntos
    se não cientificos, que almejam a verdade e a compreensão da realidade. Talvez eu não participe muito das duscussões, porque meu interesse esta centrado em conhecimentos humano e sociais, e eu tenho uma maneira (nem tanto) particular de ver as ciencias, pertenço a um paradigma que talvez não coincida razoavelmente com o de outras pessoas aqui.

    De qualquer forma, o tópico fixado pelo Deriel, o Guia de Falácias Lógicas do Stephen King valeu o sub fórum por si próprio. Se aquelas recomendações fossem realmente seguidas, eu certamente poderia discutir certos assuntos com mais pessoas do que eu faço hoje.
     
  7. Elanor Ladeira

    Elanor Ladeira Apaixonada

    Bem,

    Como akela q sempre aparecia em tópicos com explicações ou referencias cientificas sobre os assuntos, acho q eu nem preciso dizer o qto me agradou esse sub-forum.

    Qto às discussões acredito q serão extremamente construtivas, e os temas, os mais diversos possiveis.

    Eu acho q as pessoas poderiam dizer qual a area q trabalham (as pessoas q trabalham com ciencia, ou q se interessam por uma area especificamente) não por exibicionismo mas por encontrarmos pessoas a quem fazer perguntas, ou com as quais nos identificamos... o q acham? :wink:
     
  8. Mentor

    Mentor Usuário

    O clube está ótimo, não sei se é porque ainda é novidade, mas quase não tá dando tempo de ler um tópico inteiro e já estão aparecendo respostas novas, todas de tamanho monstruoso!

    Como os posts estão grandes, enquanto a gente responde já aparecem umas 3 respostas novas! Isso que é sucesso! :mrgreen:
     
  9. Digo_s

    Digo_s Olifantástico

    Eu concordo, já vi q tem muita gente q ta dizendo certas cosias como se fosse verdade absolutas e como se fossem entendidos do assunto! Ta certo q estamos aqui para discutir certas as coisas, mas quando alguem posta alguma coisa errada de certa forma, uma outra pessoa q nao sabe, pode acreditar em tudo q a outra disse e tomar aquilo como verdade!

    Acho q uma postura mais humilde de todos os membros seria legal!
    E quando alguem falasse alguma coisa como verdade, q tivesse uma certesa certesa e embasamento para o q esta falando!
     
  10. Mentor

    Mentor Usuário

    Concordo.

    Acho que esse clube não irá achar respostas pra tudo e nem deve tentar fazer isso. Um debate sobre temas polêmicos ou dúvidas, idéias, etc, com todos opinando sem ninguém tentar se achar o dono da verdade é o correto.
     
  11. Elanor Ladeira

    Elanor Ladeira Apaixonada

    Bem, qdo alguem aki começar a falar algo como verdade absoluta, a ciencia morre! A ideia não eh bem essa, não acho q devamos basear o julgamento de um post no q a pessoa q o escreveu eh ou naum, isso eh um erro dos grandes, nada de "Akele cara eh matematico, deve ser verdade o q ele disse sobre os numeros..." Entendem? Isso não eh ciencia.

    O q eu queria eh: "Poxa, fulano disse q manja de numeros, vou perguntar pra ele akilo q queria saber, quem sabe ele pode ajudar..." Percebem?

    A ideia é essa :wink:
     
  12. Engethor

    Engethor Son of Jango

    Perguntaram sobre os objetivos e escopo do clube. Vou citar o post do Vatho no tópico em q ele propõe a criação desse espaço:

    Faramir:O Guia de Falácias Lógicas é de Stephen Downes, não King. ;) Eu não achei as credenciais dele, mas provavelmente deve ser Prof Universitário.
    O Guia é espetacular mesmo. Eu já tinha esbarrado nele antes, por aí, foi bom revê-lo. :D
     
  13. *Aredhel*

    *Aredhel* Usuário

    seria otimo, elanor!!
    eu, por exemplo..ja sei que qdo tiver alguma duvida de bio mol, vou perguntar pra vc...hehehe :wink:
    concordo..naum da pra ficar discutindo temas intangíveis como religiao...e as discussoes aki tem q ser fundamentadas em bases cientificas para esse sub forum ser diferenciado...
     
  14. Kaji

    Kaji Usuário

    O clube está aberto a todos durante o período de 1 semana para testes, depois ele se tornará fechado e será necessária inscrição para entrar.
     
  15. Digo_s

    Digo_s Olifantástico

    Eu acho q estao começando a surgir certos topicos q estao ja disvirtuados do proposito do clube!
    Como vai ser pra definir o q pertence ao clube ou não?

    É para sermos certicos até q ponto?
     
  16. Engethor

    Engethor Son of Jango

    Concordo com o Digus.

    O clube é novo, o pessoal tá empolgado, e acho q estão exagerando.
    Este não é o Clube do "eu quero saber suas hipóteses sobre o assunto X". As palavras-chave aqui são: Ceticismo, Ciência e Humanismo. Aqui é um lugar de analisar os temas de interesse do cetico e do ponto de vista cetico. Aqui não é o Geral. Nem o Insonia.
    Claro, o clube é aberto às opiniões de todos, ceticos ou não. Mas q tem assuntos q deveriam estar no Geral, isso tem.
     
  17. Kaji

    Kaji Usuário

    Pelo que eu entendo da idéia original do clube devemos tentar fugir ao máximo dos "eu acredito", "eu gosto mais de ...", mesmo que algumas vezes seja impossível. Crenças pessoais sem base racional devem ser evitadas. Os temas devem ser postos com o objetivo de render discussões interessantes e que não desandem em meio a especulações. Algo como um critério acadêmico "light", porque não é nem deve ser exigida a riqueza de informações a minunciosidade de uma produção acadêmica.
     
  18. Paraíba Hi-Tech

    Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

    O lance de ser cético é realmente uma premissa pra participar do clube?
    Acho q as pesoas não-céticas (não lembrei do adjetivo pra isso :mrgreen: ) ou menos céticas tbm são importantes aki, pois alimentam a discussão e dão aquele tempero necessário pra esquentar os tópicos, divergindo das opiniões dos membros mais céticos... Eu me classificaria em um menos cético.... ou seja... não acredito em qualquer balela esotérica q me aparece, mas tbm considero q determinados assuntos não possuem explicação científica... ainda! Mesmo assim, gostaria de continuar no clube, mesmo q seja pra discordar de A, B ou C de vez em quando!!!
     
  19. Papagena

    Papagena ƒƒ

    Acho que esse clube é a cara do Deriel. Deixa nas mãos dele e depois ele decide o que ele vai fazer. :mrgreen: É Natal!

    Vc nem sabia da existência... :lol:
     
  20. Inho

    Inho Usuário

    Rapaz, eu to gostando disso aqui. E olha que eu acabei de acabar meu 2º grau, pq eu ia adorar vir aqui pra fazer meus trabalhos da escola :beer: ! Espero poder contar com vocês na faculdade...

    Tá bom, desculpa...isso aqui deve ser sério demais pra isso.

    Que tal um lema, hem?

    Ceticismo, Humanismo, Cientificismo = (Cetic + Human + Cientific)(ismo)... não.

    Bá! A gente se vê...

    EDITANDO: que tal também um ídolo, sem valer Carl Sagan?
    Aquele Tomé da Bíblia, que falou o mais clássico "só acredito vendo!", serve? Tudo bem que ele tá na Bíblia e a gente vai querer dicutir a Bíblia, pra que ela serve e tal, mas se a gente o usasse apenas como símbolo não ia ter muito problema, né?

    pirei...
     

Compartilhar