• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre as eras

Tô relendo O Silmarillion. Isso me levou a pensar na seguinte questão: Quantas eras, desde a criação do mundo, existiram? Qual a duração aproximada delas? Quando eu reli sobre o cativeiro de Melkor, notei que o livro fala que ele foi condenado a permanecer cativo por três eras... E ele cumpriu toda a detenção antes mesmo do aparecimento do sol e da lua. No entanto, a Guerra do Anel se dá na terceira era... Como terá sido a contagem de eras na obra de Tolkien? Alguém poderia esclarecer?
 
Não tem exatamente um padrão de anos.... a Primeira Era por exemplo durou somente uns 600 anos, já a Segunda e a Terceira duraram uns 3500 mais ou menos.
Já as Eras das Árvores duraram no total uns 10000 anos eu acho (aí incluindo as três eras em que Melkor ficou aprisionado).
Mas antes dessas eras ainda tem as Eras das Lâmpadas quando os Valar habitavam a Terra-Média e esses anos não são contados e os elfos não sabem exatamente a sua duração. Podem ser muito bem de milhares a milhões de anos... vai saber.
 
Obrigado pela pergunta Máscara Negra, e ao Elrond Meio-Elfo pela resposta, é algo com o qual eu estava encucado! :lol:

Agora diga-me, como foram contadas as eras sendo que a terceira é a da Guerra do Anel e isso foi bem depois da queda de Melkor? :eek:

Elen síla lúmenn' omentievlo! :beer:
 
Como assim? ... Bem, acho que os anos começaram a ser contados e registrados com o surgimento do sol a uns sete mil anos atrás. Com a queda de Melkor terminou a Primeira Era (acho que os elfos sentiram que precisavam de um novo começo... :-P), com a queda de Sauron terminou a Segunda, e com a sua destruição definitiva terminou a Terceira.
 
Do jeito que você respondeu está ótimo! :D :D :D

VLEW de novo!!!

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Não se sabe exatamente qual é a idade de Arda. No momento de sua criação por Eru Ilúvatar Arda foi mostrada aos Ainur como um mundo esférico flutuando no vazio. Por longos minutos os Ainur se maravilharam com esse novo mundo e alguns acabaram por descer a ele.

Bem, não se tem nenhum registro da medida do tempo nos Salões Eternos, e, portanto não se sabe por quanto tempo Arda permaneceu desabitada. Mesmo depois da chegada dos Ainur medir o tempo é difícil uma vez que Arda era completamente escura não existindo o sol e a lua. Muitas Eras depois, os Valar criaram as Duas Lâmpadas chamadas Illuin e Ormal. Mas apesar de existir a luz ainda não havia um por do sol para medir a duração do dia. Tolkien fornece a medida cronológica em Anos dos Valar e Eras dos Valar. Cada Ano dos Valar equivalem a dez anos como nós os conhecemos, e cada Era dos Valar possui cem Anos dos Valar. E como uma Era dos Valar engloba cem Anos dos Valar, ela corresponde a mil anos dos mortais.

Embora existam muitos sistemas concorrentes e variações nos eventos e datas nos vários registros de Tolkien, existe consistência suficiente para estimar que entre a criação de Arda e o final da Terceira Era do Sol (pouco depois da Guerra do Anel) existem 37 Eras dos Valar, ou mais exatamente 37.063 anos dos mortais. Eras mais tarde, quando os Valar estavam no continente de Aman foi possível medir a duração dos dias de forma precisa. Isso ocorreu com a criação das Duas Árvores, Laurelin a Dourada, e Telperion a Branca. Este foi o início da contagem do tempo em Eras de Valinor.

Estas Árvores irradiavam uma luz que era como a prata e o ouro. E o inicio e o fim do brilhar mais forte de cada uma delas marcava o início e o fim do dia. Ainda muitas Eras se passaram depois da criação e do fim das Árvores quando foram criados o Sol e a Lua. Segundo as antigas histórias, o Sol foi criado a partir de um fruto de ouro de Laurelin, e a Lua por uma flor da prata de Telperion. E assim Arda teve um modo definitivo de marcar seus dias e o tempo decorrido neles.

As Duas Árvores foram criadas após 3.500 Anos dos Valar, ou 33.350 anos solares. A Criação do Sol e da Lua ocorreu após 5 mil Anos dos Valar, ou 47.901 anos solares. Com isso é possível concluir que as Duas Árvores viveram em Valinor durante 1.495 Anos dos Valar, ou 14.332 anos solares.


O sistema de contagem de tempo dos homens só foi plenamente adotado após o fim da Guerra do Anel. Pelos Anais de Valinor é certo supor que se passaram quase 38 mil anos dos mortais desde a chegada dos Valar até o fim da presença dos Elfos em Arda. Quando o último dos poderes saiu das esferas do mundo ele se dobrou sobre sí mesmo, e o mundo começou a girar em torno do sol, assim teve início a contagem do tempo em medidas dos mortais.
 
Nossa................. Mas não entendi como é que o sol e a lua foram criados 47 mil anos solares depois se o mundo só tem 38 mil.
 
Anos dos Mortais e Anos Solares não são a mesma coisa.

Anos dos Mortais se refere a nossa contagem atual, já os Anos Solares da Terra-média são diferentes dos anos dos Mortais.
 
Uhn, como seriam os Anos Solares em Arda? Digo, com quanto tempo dos anos mortais eles seriam equivalentes? :o?:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
É importante lembrar que a terceira Era em que aconteceu a Guerra do Anel foi contada a partir do fim de morgoth como fim da primeira Era, a tomada do anel de Sauron com o fim da segunda Era e fim da terceira era com a ida de Elrond para o oeste (baseado no apendice do SdA) e estas eras não tinham muito a ver com as eras de Valinor
 
Eu nao sei se esta certo, mas acho q tem uma coisa assim, de que durante as arvores, o dia dos valar equivaliam a 12 horas. Dai, nessa epoca, quantos dias que tem um ano, e esses anos eram contados com o dia tendo 12 horas?
 
| Dia/Hora | Ano/Dia | Era/Século
Dos Valar |12 horas | 1000 dias dos Valar | 100 anos dos Valar
Dos Mortais |24 horas | 360 dias dos Homens | 100 anos dos Homens
Conversão |84 horas | 3.600 dias dos Homens | 1 mil anos dos Homens
 
Agora sim está esclarecido quanto à contagem dos anos! Um obrigado à Storm e outro à Alcarintur! :obiggraz:

Pessoal, eu aconselho o texto que o Storm passou, pois dá pra ter uma idéia do tanto de tempo que demora para começar os dias depois dos dias... hehehehe é bom mesmo o texto, valeu storm! :wink: :lol: :D 8-)

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Não se sabe exatamente qual é a idade de Arda. No momento de sua criação por Eru Ilúvatar Arda foi mostrada aos Ainur como um mundo esférico flutuando no vazio. Por longos minutos os Ainur se maravilharam com esse novo mundo e alguns acabaram por descer a ele.

Bem, não se tem nenhum registro da medida do tempo nos Salões Eternos, e, portanto não se sabe por quanto tempo Arda permaneceu desabitada. Mesmo depois da chegada dos Ainur medir o tempo é difícil uma vez que Arda era completamente escura não existindo o sol e a lua. Muitas Eras depois, os Valar criaram as Duas Lâmpadas chamadas Illuin e Ormal. Mas apesar de existir a luz ainda não havia um por do sol para medir a duração do dia. Tolkien fornece a medida cronológica em Anos dos Valar e Eras dos Valar. Cada Ano dos Valar equivalem a dez anos como nós os conhecemos, e cada Era dos Valar possui cem Anos dos Valar. E como uma Era dos Valar engloba cem Anos dos Valar, ela corresponde a mil anos dos mortais.

Embora existam muitos sistemas concorrentes e variações nos eventos e datas nos vários registros de Tolkien, existe consistência suficiente para estimar que entre a criação de Arda e o final da Terceira Era do Sol (pouco depois da Guerra do Anel) existem 37 Eras dos Valar, ou mais exatamente 37.063 anos dos mortais. Eras mais tarde, quando os Valar estavam no continente de Aman foi possível medir a duração dos dias de forma precisa. Isso ocorreu com a criação das Duas Árvores, Laurelin a Dourada, e Telperion a Branca. Este foi o início da contagem do tempo em Eras de Valinor.

Estas Árvores irradiavam uma luz que era como a prata e o ouro. E o inicio e o fim do brilhar mais forte de cada uma delas marcava o início e o fim do dia. Ainda muitas Eras se passaram depois da criação e do fim das Árvores quando foram criados o Sol e a Lua. Segundo as antigas histórias, o Sol foi criado a partir de um fruto de ouro de Laurelin, e a Lua por uma flor da prata de Telperion. E assim Arda teve um modo definitivo de marcar seus dias e o tempo decorrido neles.

As Duas Árvores foram criadas após 3.500 Anos dos Valar, ou 33.350 anos solares. A Criação do Sol e da Lua ocorreu após 5 mil Anos dos Valar, ou 47.901 anos solares. Com isso é possível concluir que as Duas Árvores viveram em Valinor durante 1.495 Anos dos Valar, ou 14.332 anos solares.


O sistema de contagem de tempo dos homens só foi plenamente adotado após o fim da Guerra do Anel. Pelos Anais de Valinor é certo supor que se passaram quase 38 mil anos dos mortais desde a chegada dos Valar até o fim da presença dos Elfos em Arda. Quando o último dos poderes saiu das esferas do mundo ele se dobrou sobre sí mesmo, e o mundo começou a girar em torno do sol, assim teve início a contagem do tempo em medidas dos mortais.
Tanto tempo depois e eu comentando. Eu não tinha nem nascido...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo