• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sistema CODA

Sparda

Usuário
O sistema CODA, para mim, é o mais legal e pratico. Eu tenho o livro básico e acho muito legal.

Quem mora perto do Cental Plaza (na av. do Estado) pode comprar no quiosque TERRA-MEDIA.É uma ótima opção.
 
Valanice disse:
Hã... o que viria a ser? :think:
É o Sistema Senhor dos Anéis, da Decipher. Embora o conteúdo do livro seja bom, o sistema de regras em si (tirando as regras de magia) é uma completa bo***, e o livro tem muitos erros ( a errata desse livro é MUITO enorme).
 
Vinci disse:
Valanice disse:
Hã... o que viria a ser? :think:
É o Sistema Senhor dos Anéis, da Decipher. Embora o conteúdo do livro seja bom, o sistema de regras em si (tirando as regras de magia) é uma completa bo***, e o livro tem muitos erros ( a errata desse livro é MUITO enorme).

o livro, e especialmente a tradução, tem muito erro sim, mas o sistema é um dos melhores q tem....

primeiro, naum tem nível q nm d&d, o q já é uma melhora..... depois, usa dois dados e naum só um d20, o q estatisticamente deixa o jogo mais realista (é mais fácil tirar os números do meio, fazer algo medianamente, q os da ponta, fazer algo muito bem ou muito mal)....

além disso, tem os níveis de vitalidade, o q é muito mais realista q o d20 em q uma pessoa luta tão bem com 700 pvs qto com 1 pv.... e níveis de fadiga....

basicamente, ele consegue ser mais realista q o d20, com menos limitação q o storyteller e é mais simples q o GURPS....
 
Eu concordo com tudo o que o Vinci disse. O sistema de combate do CODA é uma porcaria. Não tem regras para alcance de armas e o combate pode ser dividido em diversas situações inúteis.

Barlach, não confunda D&D com d20. Embora o D&D utilize o d20 system não quer dizer que d20 system seja D&D. Dá uma olhadinha aqui, especialmente nas regras de defesa (que tu conhece bem), combate e action points e me diz se não é o melhor sistema de combate do universo!
 
Skywalker disse:
Eu concordo com tudo o que o Vinci disse. O sistema de combate do CODA é uma porcaria. Não tem regras para alcance de armas e o combate pode ser dividido em diversas situações inúteis.

Barlach, não confunda D&D com d20. Embora o D&D utilize o d20 system não quer dizer que d20 system seja D&D. Dá uma olhadinha aqui, especialmente nas regras de defesa (que tu conhece bem), combate e action points e me diz se não é o melhor sistema de combate do universo!

o CODA tem seus defeitos, e o combate é um deles. Mas o D20 tem muito defeito tbm, alguns piores q o CODA.

o D20 só funciona se vc jogar daquele jeito, com os inimigos evoluindo junto com os personagens. ele naum incentiva a interpretação e, na maioria das vezes, sair na porrada é a solução mais rápida, fácil e prática.

até mesmo uma das melhores regras do D20, q nm tem nesse link seu mas tem no SW D20, os wound points tem seus defeitos, pq a possibilidade de um personagem levar um critico naum diminui qdo ele fica mais experiente, entaum é possível um cara qquer, com um pouco de sorte, quase matar um lutador fodão....

o D20 é quase regra de war game... nenhum outro jogo é tão detalhista com regra de combate, com regra pra todo tipo de movimentação e ação qto o D20, nm o GURPS...... uma luta com mais de 5 participantes usando todas as regras do D20 fica extremamente lenta..... naum é a toa q quase ninguém usa TODAS as regras.....

naum existe sistema perfeito.... os q chegam mais perto disso ficam complicados demais.... o CODA naum é perfeito, tem muita coisa dispensável, como qquer sistema....
 
Acho o sistema CODA cheio de M*...

Pra dar porrada e lutar tem pelo o menos que jogar uns 40 dados...É cheio de regrinha para o lugar de combate..a idéia é legal, mas a regra é uma m*
 
Olha, eu comprei o livro, o escudo, e o suplemento com as fichas do pessoal...

Curti pra caramba o sistema, soh achei q naum ficou legal a falta de equilibrio entre as racas...mesmo sabendo q ficou deacordo com Tolkien. Ainda to estudando o melhor jeito de colocar equilibrio, sem fritar a fidelidade a obra...

Agora, eh um sistema muito bom sim...eu adorei.
 
Barlach disse:
o D20 só funciona se vc jogar daquele jeito, com os inimigos evoluindo junto com os personagens. ele naum incentiva a interpretação e, na maioria das vezes, sair na porrada é a solução mais rápida, fácil e prática.

Sistemas de regras não são feitos para determinar o estilo do jogo... o que faz um jogo ser de estrategia ou tatico ou de interpretação ou de combate são os jogadores e o mestre.

Até pq estatisticamente, tanto em grupos de vampiro como de D&D, existem jogadores voltados pro combate e jogadores voltados para iterpretação.

São tipos diferentes de jogadores e estilos diferentes de RPG, que existem por causa de gostos pessoais, não por causa dos sistemas de regras.

E o argumento que o D20 não incentiva a interpretação é absurdo, esse incentivo deve ser do mestre e de outros jogadores, e tbm se o grupo gostar de jogar assim, até porque o jogo voltado para a interpretação é só mais um estilo de jogo, e não o modo "certo" de se jogar RPG. :roll:
 
Eu tenho o livro básico do CODA. Gosto muito do Sistema. Tem defeitos? Sim, como todos os sistemas de RPG. Porém acho que ele se adapta muito bem ao mundo de Tolkien... :mrgreen:
 
Sméagol disse:
Eu tenho o livro básico do CODA. Gosto muito do Sistema. Tem defeitos? Sim, como todos os sistemas de RPG. Porém acho que ele se adapta muito bem ao mundo de Tolkien... :mrgreen:
\
E apenas a ele. Já no D&D você joga qualquer tipo de cenário de fantasia medieval.
 
Barlach disse:
uma luta com mais de 5 participantes usando todas as regras do D20 fica extremamente lenta..... naum é a toa q quase ninguém usa TODAS as regras.....
O meu grupo, que geralmente tem uns 4 ou 5 jogadores, usa todas as regras de combate e o combate é mto irado! E isso que a gente usa grid de movimentação, ataques de oportunidade e tudo mais!
 
Skywalker disse:
Barlach disse:
uma luta com mais de 5 participantes usando todas as regras do D20 fica extremamente lenta..... naum é a toa q quase ninguém usa TODAS as regras.....
O meu grupo, que geralmente tem uns 4 ou 5 jogadores, usa todas as regras de combate e o combate é mto irado! E isso que a gente usa grid de movimentação, ataques de oportunidade e tudo mais!

tá, mas eu aposto q o seu grupo é formado por jogadores experientes sendo q todos já leram o player's várias vezes e jogam há anos..... agora tenta explicar as regras de d&d pra um novato.... é um trabalho bem ingrato.....

RPGISTA disse:
Sistemas de regras não são feitos para determinar o estilo do jogo... o que faz um jogo ser de estrategia ou tatico ou de interpretação ou de combate são os jogadores e o mestre.

Até pq estatisticamente, tanto em grupos de vampiro como de D&D, existem jogadores voltados pro combate e jogadores voltados para iterpretação.

São tipos diferentes de jogadores e estilos diferentes de RPG, que existem por causa de gostos pessoais, não por causa dos sistemas de regras.

E o argumento que o D20 não incentiva a interpretação é absurdo, esse incentivo deve ser do mestre e de outros jogadores, e tbm se o grupo gostar de jogar assim, até porque o jogo voltado para a interpretação é só mais um estilo de jogo, e não o modo "certo" de se jogar RPG.

tudo isso tá certo... são os jogadores e mestres q fazem o estilo do jogo...

mas agora se coloca no lugar de um cara q só ouviu falar de RPG e compra o livro do jogador..... o cara naum vai entender nada do q é realmente RPG.... ele vai ler aquela introdução tosca do livro falando q qdo vc joga RPG vc pode fazer um monte de coisa mas naum fala como.... o livro naum tem um capítulo sequer explicando como criar um personagem mais interessante e único.... as únicas coisas q ele diz sobre como personalizar o personagem são coisas do tipo dar nome diferente pra perícia e talentos....... seguindo a risca o q o livro fala, todos os personagens ficam iguais, como os dos pacotes de classes, com as mesmas perícias, talentos e armas....

basicamente, D&D é pra jogador experiente, acostumado com regra e q deixa a interpretação rolar mesmo sem regras para suportar algumas situações... ai o jogo fica divertido....
 
Mas tu não acha que o jogador novato tem que se ater a personagens simples? Tipo, de que adianta um cara que nunca jogou RPG jogar com um outsider cheio de poderes raciais se, na hora do combate, vai se limitar em dizer "tá, eu ataco ele"?
 
Skywalker disse:
Mas tu não acha que o jogador novato tem que se ater a personagens simples? Tipo, de que adianta um cara que nunca jogou RPG jogar com um outsider cheio de poderes raciais se, na hora do combate, vai se limitar em dizer "tá, eu ataco ele"?

mas aí q tá..... criar um personagem único não é criar um outsider cheio de poderes estranhos capaz de fazer coisas impossíveis.... é ter uma história, um background..... é bem possível vc criar personagens diferentes sem discutir apenas poderes.... não basta apenas criar um anão com um machado.... tem q explicar pq ele carrega esse machado e o q levou ele a sair da sua terra com ele..... mas o D&D não incentiva isso.....

não me levem a mal.... eu gosto muito do D&D, mas ele não é o melhor sistema...... se é q existe algum que seja muito bom.....
 
Barlach disse:
mas aí q tá..... criar um personagem único não é criar um outsider cheio de poderes estranhos capaz de fazer coisas impossíveis.... é ter uma história, um background..... é bem possível vc criar personagens diferentes sem discutir apenas poderes.... não basta apenas criar um anão com um machado.... tem q explicar pq ele carrega esse machado e o q levou ele a sair da sua terra com ele..... mas o D&D não incentiva isso.....

não me levem a mal.... eu gosto muito do D&D, mas ele não é o melhor sistema...... se é q existe algum que seja muito bom.....

Mas não é o sistema que tem que encorajar! O sistema são meras regras de resolução de situações! Eu tava discutindo sobre isso com um amigo há pouco tempo... e ele me deu esse exemplo que eu achei fantástico e vou te dizer agora:

Sessão de Vampiro, sistema Storyteller, famoso por seu alto caráter de interpretação e background:

O mestre fala: " Ok. Tu tá na sala do príncipe. O que tu quer fazer?"
O Jogador: Quero diblerizar o príncipe."
Mestre: "O que?"
Jogador: "Sim, eu quero diablerizar o príncipe."
Mestre: "Mas como?"
Jogador: "Bom, eu tenho 5 bolinhas em aparência, mais 4 em lábia. Vou seduzir o príncipe e vou diablerizar ele".
Mestre: "É uma tarefa difícil... tem q tirar 5 10 pra conseguir convencer ele."
Jogador rola os dados e tira os 5 10 e nenhuma falha crítica.
Mestre: "Ok. Tu diablerizou o príncipe. Completa os teus pontos de sangue e diminui uma geração."


Onde esteve a interpretação aí? A interpretação é fator pessoal do grupo. Não tem que ser incentivada pelo sistema....
 
Onde esteve a interpretação aí? A interpretação é fator pessoal do grupo. Não tem que ser incentivada pelo sistema....

peraí.... naum vamos comparar assim descaradamente........

o livro do vampiro, qdo fala de diablerie quase naum cita regras.... quer dizer, cita um pouco, mas deixa bem claro toda a implicação histórica disso...... o d&d naum faz isso....... nenhuma descrição de perícia, talento ou magia do livro do jogador vem com um textinho com uma história dando exemplo do seu uso como acontece no vampiro.....

e eu naum tô falando q os outros sistema naum permitem um jogo baseado apenas em regras........ só estou dizendo q com o d&d é mais facil um jogador q naum conhece cair nesse caminho.............

Mas não é o sistema que tem que encorajar! O sistema são meras regras de resolução de situações!

se o sistema são meras regras, pq o d&d usa 2,75 livros falando de regras e um pouco aqui e ali no livro do mestre falando da história???????
 
A verdade é que CODA eh um sistema que mistura D20 com Storyteller...

não gostei de ver os plagios... Storyteller ainda é o melhor sistema do mundo... principalmente pelos seus livros que incentivam o RPG e não os combates só pelo prazer de jogar um dado estranho(afinal RPGista normalmente tem uma paixao pelos seus dados né...)

D20 eu nao fui com a cara porque botou mto bosta a jogar RPG por ae... mas não é de todo ruim fora a presença das classes...
 
Barlach disse:
Mas não é o sistema que tem que encorajar! O sistema são meras regras de resolução de situações!

se o sistema são meras regras, pq o d&d usa 2,75 livros falando de regras e um pouco aqui e ali no livro do mestre falando da história???????

Por um simples motivo: as principais regras do D&D estão no Player´s. No Dungeon Master´s guide estão apenas regras suplementares e o resto são dicas para o mestre de jogo administrar uma aventura (afinal, é o livro do mestre), inclusive a parte de incentivar o Role Play.
 
Por um simples motivo: as principais regras do D&D estão no Player´s. No Dungeon Master´s guide estão apenas regras suplementares e o resto são dicas para o mestre de jogo administrar uma aventura (afinal, é o livro do mestre), inclusive a parte de incentivar o Role Play.

o livro do mestre naum é bem assim...... maior parte do livro descreve itens mágicos, mostra ficha de npc e explica aquelas condições.......

o próprio livro diz q presume q o jogo sera dungeoun crawling....... tanto q tem um capítulo inteiro só explicando como criar dungeouns, com DCs de portas e coisas do gênero.......
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo