• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sistema CODA

Honestamente, eu acho essa história de ralar com o CODA muita besteira, e já entrei nessa discussão antes com o Skywalker (até levei meu único puxão de orelha desde que entrei no Fórum Valinor lá).
Eu acho que na verdade tudo depende do estilo de jogo que o narrador impõe. Se você vai jogar D&D, é o seu mestre que vai decidir se o jogo vai ser Hack'n'Slash ou uma jornada de politicagens diplomáticas na corte de Cormyr. Eu tenho jogado Forgotten Realms usando GURPS ultimamente, e até agora tivemos várias situações engraçadas por conta de combates e regras de magia, mas principalmente porque o nosso mestre faz com que todos esses acontecimentos sejam narrados de uma maneira muito viva, e no fim a interpretação dessas situações é mais interessante do que o número que se tirou no dado.

Com isso dito, eu digo que sou um grande fã de D&D, adoro o Livro do Mestre, visito sempre que tenho tempo sobrando a página do Monte Cook, mas acho que é um sistema que não pode ser encaixado na Terra-média de maneira perfeita. O clima da Terra-média é sempre de declínio da magia, e nunca de descobrimento de técnicas novas. Se você mestrar no fim da Terceira Era, toda a glória dos Dias Antigos será apenas uma mera sombra, e eu acho que isso é um dos pontos fortes do próprio livro do Tolkien: ele nos traz uma sensação de algo que ao mesmo tempo "é" e "foi" (veja por exemplo o lamento das rochas de Eregion pelos elfos que partiram).
Quanto ao Storyteller, sendo que Vampiro é de longe meu RPG favorito, ele é defasado nas regras de dano, mas só se você colocar o foco no combate. Storyteller foi feito para você morrer rápido se inventar de lutar, pois não é isso que você deveria estar fazendo em primeiro lugar. Como o CODA resolveu "pegar emprestado" esse sistema de dano, a Decipher fez uma adaptação acertada, adicionando várias outras bolinhas ao lado.

O maior defeito do CODA é a organização. Como diria o meu mestre, eles explicam de uma maneira mais ou menos "A regra tal é assim e assim... aliás, a regra tal que eu me referi na página tal é assim e assim. Mas voltando ao assunto..." Isso é só contornável por tentativa e erro, infelizmente :(

Resumo da ópera: eu acho que o sistema CODA é o mais indicado para se jogar SdA. O sistema de combate é simples demais, mas você pode ir adicionando suas próprias regras caseiras ao longo dos jogos. Não é todo sistema que consegue fazer mais gente ficar com vontade de jogar com artífice ou nobre do que mágico e guerreiro!
O D&D sofre para mim de um problema crônico quando se trata de SdA: ele foi feito com outro "design" em mente, um onde você está fazendo parte da história, e não de um mundo que já teve uma história. Um onde a magia está no ar e viva, um onde o mundo se encontra em um equilíbrio, e tudo pode tanto ficar melhor quanto pior. Vocês podem dizer "isso depende do cenário", mas minha humilde opinião é que, no fim, o cenário é que dita quais regras são necessárias. Tanto que no fim das contas a Decipher teve que fazer uma coisa original: o sistema de magias. Nada contra o seu sistema Skywalker (eu gostei), eu só realmente adorei o da Decipher.
 
Slicer Ð disse:
Como o CODA resolveu "pegar emprestado" esse sistema de dano, a Decipher fez uma adaptação acertada, adicionando várias outras bolinhas ao lado.

Isso é por causa que no d20 não se tem o hábito de se considerar os subdual damage... jogando Arcana Unearthed tu descobre o quanto os subdual são interessantes.

Slicer Ð disse:
O maior defeito do CODA é a organização. Como diria o meu mestre, eles explicam de uma maneira mais ou menos "A regra tal é assim e assim... aliás, a regra tal que eu me referi na página tal é assim e assim. Mas voltando ao assunto..." Isso é só contornável por tentativa e erro, infelizmente :(

Bah, com certeza. Eu confesso que apanhei pra aprender a construir um personagem na primeira vez que li o livro... ainda bem que a Decipher lançou um guia para construção de personagens... que tem lá na Durbatulûk, em português.

Slicer Ð disse:
Tanto que no fim das contas a Decipher teve que fazer uma coisa original: o sistema de magias. Nada contra o seu sistema Skywalker (eu gostei), eu só realmente adorei o da Decipher.

É, realmente o sistema de magias que a Decipher criou é fantástico pra Terra média. Não tinha como ser melhor.
 
Skywalker disse:
Bah, com certeza. Eu confesso que apanhei pra aprender a construir um personagem na primeira vez que li o livro... ainda bem que a Decipher lançou um guia para construção de personagens... que tem lá na Durbatulûk, em português.

Eu honestamente acho que SÓ aquele guia é muito pouco. Tem coisas nos outros arquivos da Decipher que são vitais! Por exemplo, na tabela das Opções de Evolução, aquele "Perícia de Raça" por um ponto só se aplica àquelas perícias de Saber e Línguas que você comprou com o seu Espírito x 3! Um personagem humano muda da água pro vinho (ou melhor, do vinho pra água nesse caso :lol: ) por causa dessa regra que está escondida no meio de um monte de coisas bem menos importantes. Se eu tiver um tempo eu faço uma coletânea de alguns dos mais importantes pontos para se prestar atenção e mando pra você Sky.


Cuio mae!
 
Nesse caso de dificuldade de fazer um personagem (o que eu nunca consegui e tive paciencia pq eh mt coisa...) tem que ter vontade mesmo de jogar pq senao fodeu... mas tanto fazer pra Decipher, o cara comprou o livro mesmo...
 
Acredite, em um mundo dominado pela Wizards, se você não faz algo de qualidade, tá fadado a desaparecer do mapa. Por isso que a Decipher lançou uma segunda edição do livro já, com todas as correções necessárias das erratas/faqs/etc.


Cuio mae!
 
Bem gente eu nunca tinha jogado RPG na vida e comprei o rpg do SdA , regras, CODA, bem eu entendi bem e achei a parada até razoavelmente facil sendo que o cara que me vendeu o livro disse q esse rpg era dificil para iniciantes . Um pouco de forca de vontade da minha parte e das pessoas q jogam comigo e o jogo até flui bem, nao conheco outros sistemas mais acho q se esse fosse ruim nem teria aprendido a jogar !
 
O livro basico de SdA é meio confuso e as etapas de criação de personagens estão embaralhadas demais, porém após uma lida completa no livro eu consegui pegar todas essas etapas, e então veio o meu pior momento como mestre, encinar a 5 jogadores como criar seus personagens e ajudalos a criar, foram praticamente dois dias para cada personagen ficar pronto. Então eu disse: - Agora vamos Jogar. Criei uma campanha bélica pois estava encantado com o sistema de batalhas, ai eu vi que este sistema tinha uma falha, como varios exércitos pequenos poderiam inflingir dano a um grande? Tudo bem mudei o rumo das coisas e coloquei os heróis em uma trilha para as cavernas, no caminho varios orcs, e me surgiu uma duvida na hora do combate: - Os orcs tem 6 pontos de sáude e morrem ou apenas caem um nvel de saude?

Por favor se alguem souber me responda, como exercitos pequenos podem derrotar um grande de acordo com o sistema CODA, e sobre a saude dos Orcs.
 
Por favor se alguem souber me responda, como exercitos pequenos podem derrotar um grande de acordo com o sistema CODA, e sobre a saude dos Orcs.

teoricamente, os orcs deviam cair um nível de saúde, uma vez q eles são tão resistentes qto humanos...... acho q pra deixar o jogo mais heróico, pode dar menos níveis de saúde pros orcs.... assim pode ter aquelas história de um grupo com 9 pessoas vencendo um bando de orcs em moria............ :twisted:
 
- Os orcs tem 6 pontos de sáude e morrem ou apenas caem um nvel de saude?
Isso tá bem explicado no livro !!! :wink:
Lá fala que vc deve escolher se o personagem (no caso o orc) é um personagem de um ou mais sucessos e funciona assim, em personagem de um sucesso morre ao ser atingido por um sucesso total, um de 2 sucessos morre ao ser atingido por 2 sucessos totais e assim por diante! to com o livro em maos mais infelizmente nao consegui achar essa pag pra te dar, sorry :oops: mais tá la procura q c acha! e a quantida de sucessos é determinada pelo narrador, por exemplo o orc pode ser de um sucesso já o balrog uns 10 né galera !

bem sem preconceito por favor nao achem q minhas infos tao erradas so pq eu sou mulher! é meu lado dernhelm que ta postando! :lol:
 
Ah, achei pra vc a pagina que ta explicando isso de como morrem os PdN's ....ta la na pagina 270 do livro basico no final do paragrafo chamado "Ritmo do combate" da uma olhada lá ! espero ter ajudado !
 
Valeu Niniel e galera agora acho que ja posso continuar a jogar numa boa!!! :lol:
ou talvez não, mas a maioria das minhas duvidas ja foi respondida aqui no forum mesmo.
Valeu galera e....
...FELIZ 2004 :lol:
 
Valeu Niniel e galera agora acho que ja posso continuar a jogar numa boa!!!
que isso, nao precisa agradecer naum, e eu sinto que cedo precisarei de ajuda tb...aí vcs me ajudam !!! C achou direito lá né? entao tá blz
Feliz 2004 pra vc e pros outros todos tb !
 
Aí, concordo com a Niniel Dernhelm, o sistema é bem simples, mas concordo também que não está muito bem organizado no livro.

Para o meu grupo eu criei um guia do aventureiro para poder ajudar a constrir melhor o personagem e deixar tudo bem anotado. No meu site eu adaptei o resumo de criação de personagens feito pela DECIPHER para as minhas modificações.

E Niniel Dernhelm se vc quiser dar uma olhada no meu site... derrepente tem alguma coisa que possa te ajudar lá.

Até a próxima
 
E Niniel Dernhelm se vc quiser dar uma olhada no meu site... derrepente tem alguma coisa que possa te ajudar lá.
Nossa valeu vou entrar agorinha :wink:
é o site parece bom mesmo, um bom design e bem organizado, parabéns pela iniciativa! Entrem lá todo mundo no site do Glebe (acima) !
 
Percival disse:
Criei uma campanha bélica pois estava encantado com o sistema de batalhas, ai eu vi que este sistema tinha uma falha, como varios exércitos pequenos poderiam inflingir dano a um grande?
Por favor se alguem souber me responda, como exercitos pequenos podem derrotar um grande de acordo com o sistema CODA(...)

Simples: eles erraram na equação, o tamanho não entra como fator de defesa como eles escreveram no livro. A correção está no arquivo de errata na página da Decipher que, como eu disse antes, é indispensável a leitura para um jogo tranqüilo. A equação correta é (Força + Tamanho do Atacante) - Resistência do defensor.


Cuio mae!
 
:mrpurple:
Me falaram q não é muito bom...tipo,eu num falo nada pq num conheço...achei o livro simplesmente lindo... :grinlove:
Estou pensando em comprar...acham q vale a pena? :o?:
 
Lorien, eu quando comprei o livro, não sabia nada sobre ele, simplesmente queria saber como era. Li uma vez, achei bem simples, mas já estava jogando outra camapnha, depois de um certo tempo... lendo com mais calma, simplesmente adorei o sistema, achei uma ótima ambientação e recomendo a qualquer um que me pergunte.

Na minha opnião este sistema oferece a melhor opção para se jogar na Terra-Média.

Recomendo mesmo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo