• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Será que só Eru poderia criar vida?

Eru disse:
Eles estavam vivos sim, como até um cachorrinho está vivo...

A vontade deles era a vontade de Yavanna... A missão deles já estava estabelecida quando do seu nascimento, a de serem pastores de árvores...

Certo, eu disse no meu post q a musiquinha foi só uma brincadeirinha já q Barbávore cita todos os animais ali.

Mas minha pergunta é, os Ents então não tinha fëa? Não tinham livre arbítrio? Eles seriam equivalentes a Huan ou Thorondor?

Eu acho q não, mas não tenho nenhuma prova ou indício para confirmar oq eu falo agora, é apenas a imagem na minha mente.
 
Mas minha pergunta é, os Ents então não tinha fëa? Não tinham livre arbítrio? Eles seriam equivalentes a Huan ou Thorondor?

Na minha concepção Ents eram maiar q tinham fea e hroa (tipo os istari)
Não sei se pode estar certo
 
na descrição dos ents fala que "havia uma chama verde em seus olhos" oue pode ñ ter nada a ver com achama imperecível mas é essa a impressão que me dá (de qualquer forma ñ consigo imaginar ents sem vontade própria)
 
"Chama Imperecível" não é para ser entendida literalmente, é uma metáfora para a "vida" que apenas Ilúvatar concede.

O problema com ents maiar é eles se reproduzirem. Os ainur não têm filhos.
 
Eu discordo disso Maglor... eu acho q um ainu portando um hroa poderia ter filho

Melian é um exemplo

eu acho q Gandalf poderia ter um filho sim...

lembrando q sempre esse filho seria da raça do hroa... no caso de melian sua filha era uma elfa e no caso de Gandalf seria um humano... NUNCA OUTRO AINU
 
Mas os ents não são o caso de ainur que assumiram um hröa (até porque isso não era da natureza dos ainur; os istari e Melian são casos exceptivos, e Melkor foi contra a ordem natural quando procurou fazer parte de Arda). Os ents foram imaginados por Yavanna, e tiveram a Chama dada por Ilúvatar. Dentre os ainur, foi Tulkas quem chegou por último.
 
Mas minha pergunta é, os Ents então não tinha fëa? Não tinham livre arbítrio? Eles seriam equivalentes a Huan ou Thorondor?

Assim como Aulë sub-criou os anões, Yavanna o fez com os Ents, e ambas as raças tiveram a Chama Imperecível dada por Eru. É o que penso. Para mim, ents tinham fëa sim, mas o que era feito deles após a morte, não faço idéia.
 
Pandatur Parmandil disse:
Mas minha pergunta é, os Ents então não tinha fëa? Não tinham livre arbítrio? Eles seriam equivalentes a Huan ou Thorondor?

Assim como Aulë sub-criou os anões, Yavanna o fez com os Ents, e ambas as raças tiveram a Chama Imperecível dada por Eru. É o que penso. Para mim, ents tinham fëa sim, mas o que era feito deles após a morte, não faço idéia.

Vai ver seus fëar ficavam pra proteger a floresta assim como faziam como vivos (já q ents morrendo não estavam nos planos de Yavanna)
 
Finrond disse:
sera q soh eru poderia criar vida ou todos os outros valars

Poderiam sim criar Vida, apesar de ser contra a vontade de Eru.

Foi assim que Aulë criou os Anões, mas, como Eru é O Criador, os Anões saíram daquele jeito, baixinhos, feios de dar dó, e tal... Claro que desse modo eles também tornaram-se grandes artífices e artesãos, devido ao seu amor por esse Vala.

Mas Aulë tomou uma bela "coça" de seu Pai quando este descobriu o que ele tinha feito...

FendiOrc
 
Não não

os Valar pode dar vida... mas vida sem fëa... sem espirito. Vida a animais.. ou a fantoches... Os Anões só são como são pq ganharam o sopro da vida ou a chama imperecível... de Eru
 
não tem em nenhum registro ou livro de tolkien esclarecendo se os entes tinham ou não fëa, pois se tinham não foi só aulë que "se tornou pai", Yavanna tbm se tornou "mãe". Se não tinham eles eram fantoches dos pensamentos e vontade de Yavanna, certo?
escrevi besteira?
 
Tem registro sim... se eu não me engano na pagina 41 do Silma... capitulo de Aule e Yavanna diz que eru ia convocar espíritos para viverem entre os kelvar e olvar e q estes seriam os Pastores das Arvores(Ents)

só não cito aqui o trecho pq o meu silma tá emprestado, mas olhem lá.
 
É, eu lembro desse trecho Fingolfin, mas não dá pra citar, meu Silma também não tá aqui! (Malditos primos que levam meus livros e não devolvem!)
 
Quebrando o galho para vocês:

- Tudo tem seu valor, e cada um contribui para o valor dos outros. Mas os kelvar podem fugir ou se defender, ao passo que os olvar que crescem, não. E entre estes, prezo mais as árvores. [...] Quisera que as árvores falassem em defesa de todos os seres que têm raízes, e castigassem aqueles que lhe fizessem mal!

Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar ao kelvar e aos olvar, e alguns ali residirão e serão revenciados, e sua justa ira será temida.
 
Nossa, esse tópico conseguiu me confundir muito... parece até que eu esqueci o que já sabia 8O
Agora alguma alma caridosa por favor me explica: como assim as águias e Huan não tinham fëar?? Isso vai contra o que eu achava que era um fëa.. Como vocês sabem disso?? Eu achava que o fëa era o que dava vontade e sentimento ao indivíduo. Como eles podem não possuir fëar se, ao londo de suas histórias, gostam mais de alguns do que de outros, decidem quem ajudar e quem abandonar,...? Eles não têm personalidades?? :o?: Alguém sabe me explicar isso??
 
O meu Silma também está emprestado... parece que houve um surto de novos leitores... Pelo menos isso o filme fez de bom! (Será? É!)

A Arien levantou uma excelente questão; afinal Huan demonstrou ter livre arbítrio ao defender o Beren do próprio dono,...cadê o Silma..., e abandonando-o para resgatar Luthíen. Isso torna um pouco difícil chamá-lo de "fantoche".
Por outro lado, ele verdadeiramente morre, provando não ser um maia! Então, teria ou não um fëa?
 
Maegil disse:
O meu Silma também está emprestado... parece que houve um surto de novos leitores... Pelo menos isso o filme fez de bom! (Será? É!)

A Arien levantou uma excelente questão; afinal Huan demonstrou ter livre arbítrio ao defender o Beren do próprio dono,...cadê o Silma..., e abandonando-o para resgatar Luthíen. Isso torna um pouco difícil chamá-lo de "fantoche".
Por outro lado, ele verdadeiramente morre, provando não ser um maia! Então, teria ou não um fëa?

Se Huan não tinha Fëa, provavekmente foi criado por algum vala em alguma era, esse ato não seria alguma intervenção Vala? Pois tem mais uma coisa, Huan pôde falar, e isso os vala fazem, falam através de outros seres, como é o caso de Tuor e Ulmo, por isso pode ser que os atos de Huan tenham alguma intervenção Vala, ou não?
 
Huan foi um presente, se ñ me engano de Oromë, e nem ele nem as águias tem fëa pq tá escrito em uma carta, eu tbm Ñ lembro qual, mas é aquela que trata sobre os Orcs,.
O fëa é o espirito, e os animais e plantas tbm (criações de Yavanna ou ñ) ñ tem espírito,mas têm inteligência, lembra da raposa pensando consigo mesma qndo viu Sam, Frodo e Pipin durmindo nas raízes de uma árvore a caminho da terra dos Buques? As árvores, tanto de Fargon qnto da floresta velha, tbm tem tem "corações" e podem agir assim como o salgueiro-homem (que NÃO era um ent)
portanto apesar da confusão pode existir inteligência sem alma e esse tipo de vida os Valar podiam sim criar (exeto Melkor pq está no Silma que ele ñ podia,pg49)
Qunto ao livre arbítrio dessas criaturas é que fica meio estranho, creio eu que elas ficam condicionadas a uma vontadde anterior à sua criação, e que mesmo de maneira muito sutil façam apenas aquilo que já estava determinado p/ elas enqunto que aqueles que tem um espirito ou alma ou fëa tem o dom de interferir naquilo que está em curso, os elfos têm poder sub-criativo enquanto os mortais podem moldar sua vida fora do alcance da musica, sobre os anões ñ achei nd específico mas eles eram tão criativos qnto os elfos.. acho q tbm tinham poder sub-criativo porêm em uma escala menor, por serem adotivos
 
A informação sobre Huan e as Águias está no HoME X, no texto que Tolkien fez sobre os Orcs, traduzido na Valinor na seção J.R.R. Tolkien. :D
 
Na minha opinião ñ só Eru podia dar a vida, Eru criou os Valar e os Maiar, mas Aulë criou os anões na ansiedade pela a chegada dos primogênitos mas só Eru criaria perfeito, uma vez q as imagem q Eru cedeu as os Valar e Maiar ñ estavam totalmente clara nas idéias dos Valar
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo