1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

SdA no vestibular

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Phairanum, 26 Jun 2004.

  1. Phairanum

    Phairanum Nem tudo que é ouro fulgura...

    Claro que o SdA não seria pedido em nenhuma lista de vestibular que cobre literatura de língua portuguesa, mas suponhamos que isso acontecesse. Seria saudável obrigar este tipo de leitura (qualquer tipo, na verdade)?
    Será que SdA seria uma ilha no meio de tanto tédio. Ou isso depreciaria a obra?
     
  2. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Não acho que Senhor dos Anéis seria cobrado em vestibulares, aqui como você mesmo disse, impossivel, mais este é um livro de leitura obrigatoria em escolas da Inglaterra se nao me engano, talvez de outros lugares também, faz parte da "cultura" deles, mais ja aqui no Brasil por exemplo é o tipo de coisa muito nada a ver de ser cobrado mesmo na escola.

    Mais não vejo razoes para a obra ser depreciada pelo fato de ser escolhida para uma prova de escola ou exame universitario... nenhuma obra é depreciada por causa disso, nao seria diferente com Senhor dos anéis seria? Não entendi porque você pensa desta forma... com certeza se as pessoas fossem obrigadas a ler Senhor dos Anéis veriam a obra com outros olhos, como acontesse sempre com qualquer livro que seja que você tenha que ler obrigado, mais isso nao diminuiria a obra em aspecto algum.
     
  3. Gil_Gaer

    Gil_Gaer A lost elf

    Leitura de SdA obrigatória na escola... iríamos encontrar com muitos alunos reclamando pelo tamanho do livro e pq tudo o que é obrigatório assume um carater de chato entre a maioria alunos.
    A leitura na Inglaterra de SdA pode ser obrigat´ria na Inglaterra, mas aqui no Brasil isso não colaria.

    SdA em vestiba... sonhar é bom. Se fosse 90% desse fórum, pelo menos, não teria problemas com as questões de literatura... :mrgreen:
     
  4. Eli Nerwen

    Eli Nerwen Usuário

    SdA em vestibular?? bom demais pra ser verdade.... :roll:
    mas naum sei se seria a mesma coisa ter que ler por obrigação....eu costumo gostar mais dos livros que eu leio por livre e espontanea vontade.
    mas naum seria por isso que a obra seria depreciada. Nenhum dos autores que caem em vestibular o são(ao contrario, isso só glorifica ainda mais o livro. se cai no vestiba é porque deve ser importante, né?)
     
  5. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Ia ser o mesmo que ganhar na loteria! Eu ia passar no vestibular só pelo tanto de questoes de literatura que eu iria acertar! :lol: Mais gente isso nao passa de utopia... infelizmente...
     
  6. Phairanum

    Phairanum Nem tudo que é ouro fulgura...

    Na verdade vemos muitas reclamações sobre a obrigação de livros para o vestibular. Como por exemplo Machado de Assis, quando fui obrigado a lê-lo na escola, já peguei o livro com um certo preconceito e o prazer da leitura deu lugar ao tédio.
    Só hoje, depois de alguns anos, começo a ver como o livro é legal, e credito isso ao fato de eu ter escolhido-o, e não ter sido por imposição.
    Essa é uma questão que divide até mesmo os professores da área, "Manter os livros em 'alta' ou propiciar o livre-arbítrio?"
    Foi essa a minha intenção quando me referi à depreciação...

    :mrgreen: :mrpurple: :mrgreen:
     
  7. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Pois é, acho que manter o livre arbítrio com certeza absoluta e sem sombra de duvida é a melhor opção, mais o fato é, eles precisam cobrar algum livro, seja na escola seja pro vestibular, por isso algum livro é escolhido... A verdade é que no Brasil as pessoas (muita, muita gente) não tem costume de ler, além do que as que gostam de ler sofrem com o problema de que a cada dia que passa nos deparamos com preços mais absurdos relacionados com qualquer cultura seja teatro, cinema e claro, literatura. Se a escola não nos obrigasse a ler livros a maioria das pessoas com 17 anos ou por ai nao leria por livre e espontanea vontade também não!
    A melhor escolha como eu disse é o livre arbítrio, você ter o prazer de escolher e ler o que bem entender, mais se isto nao acontesse sempre, paciencia...
     
  8. Phairanum

    Phairanum Nem tudo que é ouro fulgura...

    Perfeito. É um paradoxo do "mal necessário"...
    Pena não haver uma maneira melhor...
    Ou será que existe?
     
  9. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Nas escolas do Brasil só se estuda literatura brasileira. Por isso SdA não tá no vestibular. Além disso. acho que o livro não tem profundidade suficiente pra ser estudado na escola (como eu já falei em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ).
     
  10. Gil_Gaer

    Gil_Gaer A lost elf

    De uns tempos pra cá, venho observando que o teatro e cinema têm realmente ficado mais caros. Porém, quanto a literatura, há uma saída... algumas coleções e os sebos de livros usados.

    Digo algumas coleções pq vira e mexe nas bancas de jornais saem livros legais por preços menores do que nas livrarias. Nas bancas eu já comprei vários livros da Agatha Christie e estou babando nos livros do Stephen King que estão sendo lançados. O Pessoa aqui do fórum comprou A Espera de Um Milagre por R$ 9,90.
    Ainda nas livrarias a editora Martin Claret lançou a coleção A Obra-Prima de Cada Autor q consiste em 300 livros com textos integrais de grandes autores nacionais e internacionais como Machado de Assis, Alvares de Azevedo, Lima Barreto, Shakespeare, Kafka, Goethe, Platão, Dostoiéviski e outros. Tudo por um preço bem acessível. Interessados pela coleção...
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Eu acho sebos interessantíssimos! Sou rata de sebo mesmo! :mrgreen:
    Em sebos eu já encontrei até mesmo o livro Justine do Masquês de Sade, em francês, publicado há muito tempo atrás numa galáxia distante por R$ 5,00.

    Até estava esquecendo de falar que pra leitores há tb as bibliotecas públicas. OU ainda, tranformar livrarias em bibliotecas... tenho um amigo que leu um livro inteiro durante "visitas" a livraria. Eu mesma terminei de ler o 2º Harry Potter na livraria.

    Eu acho que HÁ soluções para problemas de grana, no que diz respeito a literatura. O problema real é o que vc falou pouco antes, o brasileiro não tem hábito de leitura. Aí, numa tentativa desesperada, o professor obriga o caboclo a ler um livro.
     
  11. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Concordo com os pontos expostos por você Gil Gaer, temos estas coisas tipo sebos a nossa disposicao e bibliotecas também, o fato é como eu ja disse e você concordou, a população brasileira nao gosta muito de ler nao.
     
  12. Anonymous_theOld

    Anonymous_theOld Usuário

    Vc fala tédio como se os livros brasileiros fossem menos desinteressantes...hum com isso eu concordo... mas não há maneira do SdA entrar em vestibulares!
    não viajem tanto!
     
  13. Mas convenhamos...qualquer livro lido por livre e espontânea pressão( :eek: ) perde um pouco a graça, naum?
    Machado de Assis, por exemplo, é um ótimo autor, mas jah cheguei a naum gostar de ler suas obras só porque era obrigação (hoje naum penso mais assim...ufa!)
     
  14. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Tudo que é obrigado é ruim. Hoje vejo que Matemática não era tão ruim quanto eu achava no colegial, só porque não sou obrigada mais a estudar isso. Acho que é natural da gente...
     
  15. Phairanum

    Phairanum Nem tudo que é ouro fulgura...

    A questão não era essa...
    Releia os dois posts acima. :mrgreen:
     
  16. Eloredanna

    Eloredanna Usuário

    tsk tsk tsk... eu odeio ler/fazer coisas por livre e espontânea pressão! ¬¬
     
  17. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Ia ter mta gente q ia reclamar devido ao tamanho,mas ñ é a quantidade q importa e sim o conteúdo.
    Mesmo q as pessoas o fossem ler só pq ia cair no vestibular,por ser um livro de linguagem fácil e de gde entretenimento,acredito q mtas se encantariam.
    Ficaria mto feliz se tivesse sido pedido qnd eu prestei vestibular. :wink:
     
  18. Eu tbm ficaria(se estivessem pedindo esse ano). Mas só porque já li antes...se não, ia ser ruim pela pura falta de tempo. Vou ler metade das obras pedidas nas férias, pq é quando dá. Tudo bem q tem q ler no 1º e 2º anos, mas as pessoas prestam inúmeros vestibulares, não? São muitas obras.
     
  19. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Esse é um dos motivos pelo qual ñ pedem,o tamanho.
     

Compartilhar