• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron: o poeta?

Sauron antigamente naum era visto como uma pessa bela e doadora de presentes?
Muito provavelmente o disfarce dele também era composto por uma bela fala e poemas.
 
"— Não — disse Gandalf —, mas eu consigo. Essas letras são élfico, de uma modalidade arcaica, mas a língua é a de Mordor, a qual não vou pronunciar aqui. Mas isto em Língua Comum quer dizer, aproximadamente: Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los, Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los." O Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel, livro I, capítulo II A Sombra do Passado.
Isso prova pelo menos de maneira empírica que o Sauron escreveu os versos do Anel, uma vez q apesar de estarem em "órquico" são nos dizeres de Gandalf letras élficas de uma modalidade arcaica, ninguem a não ser Sauron tocou o Anel até que este o perdesse, logo não posso afirmar em relação a todos, mas os versos do Um foram feitos por Sauron. E quanto ao que eu afirmei sobre Celebrimbor la em cima, somente o Tolkien pode responder se ele sabia ou não "órquico", uma vez que o própio Gandalf novamente nos elucida a questão.
"— Quando li essas palavras, minha busca terminou. Pois a caligrafia da inscrição estava de fato, como Isildur supusera, na língua de Mordor e dos servidores da Torre. E o que dizia já era conhecido. Pois no dia em que Sauron colocou o Um Anel pela primeira vez, Celebrimbor, que havia feito os Três, estava consciente dele, e de longe escutou-o pronunciar essas palavras, e assim seus propósitos maléficos foram revelados."
O Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel, livro II, Capítulo II o Conselh de Elrond
 
"— Não — disse Gandalf —, mas eu consigo. Essas letras são élfico, de uma modalidade arcaica, mas a língua é a de Mordor, a qual não vou pronunciar aqui. Mas isto em Língua Comum quer dizer, aproximadamente: Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los, Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los." O Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel, livro I, capítulo II A Sombra do Passado.
Isso prova pelo menos de maneira empírica que o Sauron escreveu os versos do Anel, uma vez q apesar de estarem em "órquico" são nos dizeres de Gandalf letras élficas de uma modalidade arcaica, ninguem a não ser Sauron tocou o Anel até que este o perdesse, logo não posso afirmar em relação a todos, mas os versos do Um foram feitos por Sauron. E quanto ao que eu afirmei sobre Celebrimbor la em cima, somente o Tolkien pode responder se ele sabia ou não "órquico", uma vez que o própio Gandalf novamente nos elucida a questão.
"— Quando li essas palavras, minha busca terminou. Pois a caligrafia da inscrição estava de fato, como Isildur supusera, na língua de Mordor e dos servidores da Torre. E o que dizia já era conhecido. Pois no dia em que Sauron colocou o Um Anel pela primeira vez, Celebrimbor, que havia feito os Três, estava consciente dele, e de longe escutou-o pronunciar essas palavras, e assim seus propósitos maléficos foram revelados."
O Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel, livro II, Capítulo II o Conselh de Elrond

. falou absolutamente tudo!
 
Foi o próprio Sauron quem deu os anéis de presente, exceto pelos 3 dos elfos. Ele controlava os 9 dos homens e os 7 dos anões. Tentou controlar os 3 anéis dos elfos, mas isso ele não conseguiu.
Claro, claro! Tinha me esquecido que ele tinha dado os anéis aos homens e anões.
Então foi ele mesmo que escreveu, pelo menos boa parte. Com o tempo pode ser que algo tenha sido mudado, uma frase aqui, uma palavra ali.
 
Também concordo! Sauron sempre foi um ser inteligente e dotado de grande graça e talento. Ele não bteve a posição de poder que ocupava se de alguma forma não a tivesse merecido/conquistado.
 
"— Não — disse Gandalf —, mas eu consigo. Essas letras são élfico, de uma modalidade arcaica, mas a língua é a de Mordor, a qual não vou pronunciar aqui. Mas isto em Língua Comum quer dizer, aproximadamente: Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los, Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los." O Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel, livro I, capítulo II A Sombra do Passado.
Isso prova pelo menos de maneira empírica que o Sauron escreveu os versos do Anel, uma vez q apesar de estarem em "órquico" são nos dizeres de Gandalf letras élficas de uma modalidade arcaica, ninguem a não ser Sauron tocou o Anel até que este o perdesse, logo não posso afirmar em relação a todos, mas os versos do Um foram feitos por Sauron. E quanto ao que eu afirmei sobre Celebrimbor la em cima, somente o Tolkien pode responder se ele sabia ou não "órquico", uma vez que o própio Gandalf novamente nos elucida a questão.
"— Quando li essas palavras, minha busca terminou. Pois a caligrafia da inscrição estava de fato, como Isildur supusera, na língua de Mordor e dos servidores da Torre. E o que dizia já era conhecido. Pois no dia em que Sauron colocou o Um Anel pela primeira vez, Celebrimbor, que havia feito os Três, estava consciente dele, e de longe escutou-o pronunciar essas palavras, e assim seus propósitos maléficos foram revelados."
O Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel, livro II, Capítulo II o Conselh de Elrond


Bom, disso aí só uma conclusão plausível consegui tirar. Sauron não deixa de ser da primeira "linhagem" de Maiar, o que cronologicamente o coloca numa época aproximada aos primeiros elfos. Sendo orcs uma forma corrompida dos elfos atormentados por Melkor, seria lógico pensar que o idioma dos orcs não fosse totalmente estabelecido, nem mesmo muito diferente do élfico - já que um idioma demora muitos anos para se segregar de sua origem.

É como se fosse a diferença entre o português de portugal e o brasileiro. Eram exatamente a mesma língua há 500 anos atrás, mas ao longo dos anos, sujeita a diferentes aspectos e influências culturais, se tornou hoje quase que um idioma distinto à sua origem. Quase o mesmo acontece entre o inglês britânico e o norte-americano.

Por isso, acredito que na época em que o Um foi forjado, não houvesse muitas diferenças entre ambas as línguas - élfico e órquico, já que ambas partem da mesma origem -, e não uma "modalidade" do élfico. Sauron não iria se preocupar em conjurar a magia em versos em outro idioma, senão o seu próprio.

Quanto ao próprio Sauron compor os versos? Perfeitamente possível!
Sauron era um Maiar, um ser quase divino. Apesar de toda a maldade e corrupção que foi gerada nele com a servidão a Melkor, a centelha divina de Eru ainda brilhava nele, e Tolkien descreve a manifestação do divino através de poemas e canções.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo