• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron: o poeta?

Elendil

Equipe Valinor
Uma dúvida que me veio faz pouco tempo, e talvez alguém possa saná-la, já que não sou grande conhecedor assim do mundo de Tolkien (conheço apenas O Hobbit, SdA e O Silmarillion). Seria Sauron o poeta criador do Verso do Anel? Pareceu-me um tanto estranho imaginar Sauron, O Senhor do Escuro, o antigo lugar-tenente de Melkor, aquele que desejou ser o Senhor Absoluto da Terra-média, que desejou submeter todos os povos ao seu domínio, comando e influência, criador do Um Anel, ser também aquele que compôs os famosos versos em orksih gravados no Um?! Havia mais algum talento no Maia rebelde, do que apenas desejo de submeter e destruir? :lol:
Se não foi ele, quem foi seu colaborador?
O que acham?

<link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CJunior%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Verdana; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:536871559 0 0 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:18.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]-->Três anéis para os Reis- Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores- Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um anel para a todos governar, Um anel para encontrá-los,
Um anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
 
hauhauh
ée,nao tem muito a cara dele,pelo menoos....xD
tenho pra mim que foi algo criado pelos elfos ou magos algum tempo depois de descoberto o Um anel... mas é mesmo,nunca tinha pensado nisso!
 
É uma boa pergunta, muito boa mesmo. Eu não consigo imaginar Sauron fazendo versos. Mas eu não duvido disso. Se foi ele que escreveu o verso no anel, talvez tenha sido ele que tenha criado.
 
hauhauh
ée,nao tem muito a cara dele,pelo menoos....xD
tenho pra mim que foi algo criado pelos elfos ou magos algum tempo depois de descoberto o Um anel... mas é mesmo,nunca tinha pensado nisso!

Acho que não foram nem elfos nem magos, pois a língua é de Mordor.
 
Hum... é muito provavel que tenha sido ele mesmo...

Embora eu nao seja capaz de o imaginar fazendo poesia xD
 
"(...) versos conhecidos há muito tempo na tradição élfica". De acordo com Gandalf em A Sociedade do Anel.

Acho que é coisa dos Elfos, e Sauron deve ter traduzido pra língua de Mordor.
 
"(...) versos conhecidos há muito tempo na tradição élfica". De acordo com Gandalf em A Sociedade do Anel.

Acho que é coisa dos Elfos, e Sauron deve ter traduzido pra língua de Mordor.
Eram conhecidos dos elfos, mas não originário deles.

Creio que tenha sido sim uma composição do próprio Sauron, já que, quando o Um foi forjado, ele já possuía suas inscrições, ou seja, como alguém poderia criar o poema antes da existência do Um, a não ser que ja´soubesse dos planos de Sauron?

Nunca tinha parado pra pensar nisso, mas acho que a composição é do Sauron mesmo!
 
Verdade... os Versos são de Sauron, em "orcish"... eles devem ter sido traduzidos apenas ao final da Segunda Era quando Isildur transcreveu o que havia escrito lá e posteriormente os elfos traduziram para Sindarin e posteriormente Westron. Pelo menos imagino que o processo tenha ocorrido mais ou menos dessa forma.
 
Eu realmente acredito que foi o próprio Sauron, já que ele foi o responsável pela forja do Anel.
Também essa frase combina muito bem com seus planos, não devendo, nem podendo, ter sido criadas antes dos anéis.
 
Acho que foi ele.Quando ele tava no extase total de ter criado apenas flui os versos.
"7 para os anões aqueles furões bastardos"
(Sete para os Senhores- Anões em seus rochosos corredores)
"3 para os Elfos.legal pegaram 3 anéis fortes..aguardem"
"Três anéis para os Reis- Elfos sob este céu"
"9 para os homens...troxas ambiciosos"
"Há um pra min O Anel,o mais macho dos anéis.O meu anel.
Aqui na minha terra do desespero e desolação.
O meu anel pra manda em todo mundo,o meu anel pra capturar todo mundo
e prende na minha terra do desespero.
"Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um anel para a todos governar, Um anel para encontrá-los,
Um anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."



Pqp..da onde eu consigo tira essas coisas..:doido:
 
Por que ele escolheu o Tengwar para escrever isso no Um anel???

Talvez porque não havia um "alfabeto" em orksih, a língua negra. Foi adaptado para se escrever então em Tengwar, assim como fazemos para escrever o verso do anel no idioma orksih com caracteres latinos, ou seja, do nosso alfabeto. É só um palpite. Seria isso?


<link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CJunior%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Verdana; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:536871559 0 0 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:18.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --></style>
Idioma Orc (Orksih)


<link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CJunior%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml" rel="File-List"><style> <!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Verdana; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:536871559 0 0 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:&quot;&quot;; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:18.0pt; font-family:&quot;Times New Roman&quot;; mso-fareast-font-family:&quot;Times New Roman&quot;;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Sectio</style>Gakh Nazgi Ilid Albai Golug-durub-uuri lata-nuut.
Udu takob-ishiz gund-ob Gazat-shakh-uuri.
Krith Shara-uuri matuurz matat duumpuga.
Ash tug Shakhbuurz-uur Uliima-tab-ishi za,
Uzg-Mordor-ishi amal fauthut burguuli.
Ash nazg durbatuluk, Ash nazg gimbatul,
Ash nazg thrakatuluk, Ugh burzum-ishi krimpatul,
Uzg-Mordor-ishi amal fauthut burguuli.

 
Mesmo que não tenha sido ele, alguma veia poética o Senhor do Escuro há de ter. Pelo menos pra ter escutado esse poema e tê-lo achado suficientemente bom pra colocar no Um Anel. E eu tenho uma visão mais abrangente sobre Sauron, acho que antes do desejo de dominar a Terra-Média possuí-lo, ele era um maia com outros bons valores.
 
É improvavel não ter sido ele próprio. Acredito que ele tenha criado dessa forma mas sem ver beleza nisso, ou até pior, ele reconhecia tal bleza e tentou criar um tipo se zombaria colocando seus pensamentos e desejos mais cruéis naquela forma (e particularmente aceito essa pra mim :mrgreen:).
 
<TABLE borderColor=#660000 width="100%" border=1><TBODY><TR><TD borderColor=#ffffff bgColor=#ffffff colSpan=2></TD></TR><TR><TD borderColor=#ffffff colSpan=2></TD></TR></TBODY></TABLE>

Em 1600 mais ou menos Sauron forja secretamente o Um Anel, o Anel Governante, em Orodruin ("Montanha do Fogo Ardente"), também chamada Amon Amarth ("Montanha da Perdição"). Ao mesmo tempo, finaliza a construção de Barad-dûr ("Torre Escura"), a monumental fortaleza em Mordor, da qual o Olho de Sauron dirigia as suas forças. O Um Anel era parte do esquema de Sauron de escravizar e controlar os usuários de todos os Anéis de Poder; e dominar toda a Terra-média. Celebrimbor percebe as verdadeiras intenções de Sauron. Veja que a sexta e a sétima linha foram reproduzidas no Um Anel usando o idioma de Mordor e a caligrafia élfica, e acho que esta parte foi Sauron quem criou pensando e ligando uma coisa com a outra, já que ele queria encontrar tanto os outros aneis, também é questão de interpretação de texto, já que não se menciona em lugar algum quem formulou os versos realmente, sempre vai pairar aquela dúvida, mas para mim foi Sauron.
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=0 width="75%" align=center border=0><TBODY><TR><TD>Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
</TD></TR></TBODY></TABLE>
 
Questão interessante essa. De fato pode passar despercebida a qualquer um...É bizarro pensar em Sauron compondo versos...mas não haveria muita lógica se outro personagem os tivesse escrito...então acho que foi ele mesmo...
A inspiração em fazer anéis de poder foi tão forte que o fez poeta, pelo menos por alguns instantes :mrgreen:
 
Imagino Sauron sentado e compondo os versos.
"Hum.... Na terra de Mordor, onde as Sombras se... se... sentam! Não! Onde as Sombras se beijam! Não, não!!! Onde as Sombras se.... enfeitam! Também não! Onde as Sombras se... ah, se deitam!!!! Isso , Eureka!!!!!":lol::lol::lol:

Não resisti!:mrgreen:

Mas falando sério, tudo leva a crer que tenha sido ele então. O que Lord Treville disse faz sentido para mim. Sauron usando o verso já feito, talvez por elfos, e colocando sua parte da estória, como zombaria mesmo, nele.
Porém, nada é de fato confirmado!
 
Imagino Sauron sentado e compondo os versos.
"Hum.... Na terra de Mordor, onde as Sombras se... se... sentam! Não! Onde as Sombras se beijam! Não, não!!! Onde as Sombras se.... enfeitam! Também não! Onde as Sombras se... ah, se deitam!!!! Isso , Eureka!!!!!"

:lol: :lol: :lol: :lol:

Ah, mas vai saber...e se foi mais espontâneo do que imaginamos?
 
Sauron era poderoso, e em seu poder, ao criar o seu anel deve ter criado os versos:
"Um anel para a todos governar, Um anel para encontrá-los,
Um anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."

Esses versos, se me lembro bem, estão gravados no Um, mas os outros devem ter sido escritos pelos elfos. Mas com certeza Sauron teve sua participação no poema, pois parte deleestá gravado no Um!
 
É possível que tenha sido o próprio Sauron mesmo. Afinal, ele era um espírito de grande poder e conhecimento. Não que o poema dele seja harmonioso e cantante como o dos elfos, mas não deixa de ser um belo poema que reflete sua alma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo