Quando penso em Glorantha me vem a mente contos de Conan, as obras de Fritz Lieber e até Tarzan com suas crenças "primitivas" e cheias de tribalismos e rituais exóticos
Sim, mas além disso Glorantha tem aquilo que a gente queria fazer outro dia por aqui - "um cenário medieval visto pelos olhos de um homem comum da idade média", lembra? Pois é, substitua Idade Média nessa sentença por "antiguidade/Era do Bronze politeísta". É isso que praticamente NENHUM cenário faz - nem mesmo Ars Mágica - tão bem quanto GLorantha. É ISSO que eu disse que assusta:
- quando você, depois de enxergar isso em Glorantha, olha para um culto espirita de candomblé pegando santos e pensa "Isso é uma HeroQuest";
- ou vê uma senhora católica batendo 3 vezes na madeira para afastar mal olhado antes de sair pro trabalho, e pensa "como a magia de Glorantha";
- ou ainda, vê o mesmo "espirita de candomblé" sacrificando um galinha, botando na esquina pro seu Deus, e pensa: "um ritual mágico de Glorantha";
É esse tipo de coisa que Glorantha tem e que EU não vi em nenhum outro cenário, de maneira tão bem-amarrada, a ponto de você jogar no cenário e perguntar "
Será que a magia existe mesmo nesse cenário? Ou não é tudo auto-sugestão por causa da Fé? 
" ... ver isso num cenário de RPG é *genial* do ponto de vista mitológico.
Isso, meu amigo nem eu nem você tem como saber. Suas presunções não são menos arrogantes do que as que você tanto critica meu caro. Eu nao te conheço, você nao me conhece, nem a aventura que eu joguei nem as aventuras que eu faria para esse cenário para afirmar categoricamente que minha visão de Glorantha não é genuína ou certa. Foi mal ae, tr00zão
ERRADO. Se sua experiencia com o cenário não englobou estes aspectos que citei - e que são caracteristicas identificadores do cenário, podemos tirar tranquilamente a conclusão de que não foi rica o suficiente, quanto o jogo de pc que falei, para retratar o mesmo. É a mesma coisa que:
- jogar em
Planescape e ficar em algum plano "de fantasia medieval" lutando espadas contra Orcs, sem em nenhum momento focar as caracteristicas únicas deste cenário - as facções filosógicas em busca do sentido do multiverso, Sigil - a cidade das portas, as caracteristicas dos outer planes, etc.
- ou jogar em
DarkSun,
Dragonlance ou
Ravenloft e ficar em alguma "região com caracteristicas medievais lutando espadas";
Desse jeito é *óbvio* que vai dar tudo no mesmo, se for pra jogar sem retratar as caracteristicas identificadoras de cada cenário, é como eu disse: "Você apenas trocou a capa do livro, mas as páginas de dentro continuaram as mesmas". De quê adianta jogar em Planescape, Dragonlance, Ravenloft, Warhammer, Pendragon, Pênisdragon, etc. se a experiencia vai ser sempre a mesma que jogar em Faerun?
O exemplo perfeito parece ser o cenário do Margrave (o Areon 5) - quando ele postou falando que ia fazer um cenário
futurista eu estava visualizando algumas coisas de tematica futurista e tentei dar sugestões nesse sentido - convenções cyberpunk, hard Sci-fi, transhumanistas, etc. mas no final, quando ele disse que nem gostava de Sci-fi e mostrou isso - eu ví que o que ele queria era uma "capa de livro" futurista, mas com o conteúdo de fantasia - magia, espadas, combates corpo-a-corpo, etc. tanto que no final, ele mesmo confessou ser Sci-Fantasy .(Nada contra o cenário Areon em si, que parece bem bacana, e eu jogaria com maior prazer se pudesse. Apenas serve de exemplo para meu ponto ).
Pense nisso Taverneiro. Não foi minha intenção te ofender ali em cima, e se foi o caso peço desculpas. Mas pense nisso.
- - -
EDIT:
Continuo esperando o resumo das raças humano elfo e orc
Sky, Orcs *não* existem no cenário. Os Elfos são os "aldryami", e sua origem está ligada à deusa das plantas, Aldrya. Os Elfos têm a pele de vegetal, e os ossos de madeira de árvore, e é comum serem chamados de "Plantas ambulantes" pelo homem (e chamarem o homem de "meat-people" , povo de carne). Existem uma classificação por cores, que é obra do homem. São divididos pela semelhança com as plantas:
- Elfos Verdes: associados com árvores coníferas;
- Elfos Marrons: associados com árvores "decidious" (não sei a tradução pra isso);
E mais uma dezena de classificações - elfos do Sedro, do Carvalho, etc, etc. O jogo não recomenda criar grupos de aventureiros de diferentes raças ( por causa do abismo de diferenças fisiológicas e culturais - os costumes de Elfos são completamente alienígenas para o homem); e também por causa da alto xenophobia que impera entre os povos (é difícil até fazer grupos compreendendo culturas diferentes! O que dizer raás diferentes!). E em geral, os elfos são temidos e evitados pelos povos - diferentemente de Faerun, os elfos aqui estão mais para monstros do que alguma raça inteligente. E álém disso, não existe a tal lingua "comum" de Faerun - cada povo e cada raça tem sua lingua perticular, fazer aventureiros culturalmente diferentes resultaria num grupo incomunicável!
. O máximo que se tem é o "trade-talk", uma linguagem por gestos que é moderadamente difundida e serve de base para o comércio entre os povos. (fazer aventureiros de culturas diferentes que saibam Trade-talk seria curioso - a própria comunicação entre eles seria engraçada! )
- - -
Quanto as raças humanas, são difernenciadas por "cultura". Um humano Orlanth recebe bônuses e modificadores particulares; Um humano de Prax, recebe outros bonuses, um humano de Dara Happa recebe outros, etc.