Armitage
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Runequest / Glorantha
Saiu recentemente uma nova edição do antigo Runequest. Alguem ai sabe como está essa nova edição, que é da Mongoose ?

Conheci esse jogo pouco tempo atras, depois que joguei "King of Dragon Pass", um jogo de PC ambientado em seu cenario (um jogo lindo por sinal!). Fiquei tao fascinado pelo joguinho que resolvi procurar o cenario do qual ele é derivado. Daí encontrei essa gema.
Pra quem não conhece, Runequest é um RPG antigo, lançado pela Chaosium na década de 70. Foi o primeiro RPG a ter um sistema unificado, um dos primeiros a ter um modelo realista, e na época era super famoso (disputava acirradamente com D&D). Seu sistema é o famoso BRP, que seria a base do Call of Cthulhu original (e também para o Daemon, que o plagiou descarada e pioradamente).
O mais legal é seu cenário - Glorantha. É um mundo mítico numa espécie de Era do Bronze, com povos derivados de celtas, gregos, mesopotâmicos, etc. O mundo é uma obra-de-arte mitológica - o continente é uma "chapa" flutuando num mar, envolto pelo "nada", e o céu é uma cúpula de vidro. Não existem leis físicas, mas sim mitológicas - tudo é explicado pela mitologia do cenário - desde o nascer do Sol, ao crescer das plantas, até a gravidade, TUDO é explicado através dos mitos.
A magia do cenário gira em torno das Runas. São as runas que representam as divindades e seus feitos. Todo mundo tem capacidade de usar spells, basta aprender as runas certas e crer. Mas todos os spells são sutís e em geral afetam somente o próprio individuo, parecem mais aqueles pequenos rituais do nosso dia-a-dia que fazemos sem sentir ("Meu Deus, me ajude a passar naquela prova!"). Magia poderosa mesmo é raríssima ( ou seja, não se vê bandos de arremessadores de fireballs e magic missiles descendo a rua). E o jogo gira em torno das runas, pois pra aprender spells mais poderosos, é necessário ingressar em cultos dos deuses, e fazer jornadas e aventuras em busca do entendimento das runas.
Não existe Mal e Bem no cenário - até as criaturas não-humanas seguem suas próprias agendas (ou seja, nada de "Elfos do bem" ou "Orcs do mal"). Enfim, é um cenário muito foda. Inovador, mítico, e muito bem amarrado.
Alguem sabe como está a nova edição?
Saiu recentemente uma nova edição do antigo Runequest. Alguem ai sabe como está essa nova edição, que é da Mongoose ?

Conheci esse jogo pouco tempo atras, depois que joguei "King of Dragon Pass", um jogo de PC ambientado em seu cenario (um jogo lindo por sinal!). Fiquei tao fascinado pelo joguinho que resolvi procurar o cenario do qual ele é derivado. Daí encontrei essa gema.
Pra quem não conhece, Runequest é um RPG antigo, lançado pela Chaosium na década de 70. Foi o primeiro RPG a ter um sistema unificado, um dos primeiros a ter um modelo realista, e na época era super famoso (disputava acirradamente com D&D). Seu sistema é o famoso BRP, que seria a base do Call of Cthulhu original (e também para o Daemon, que o plagiou descarada e pioradamente).
O mais legal é seu cenário - Glorantha. É um mundo mítico numa espécie de Era do Bronze, com povos derivados de celtas, gregos, mesopotâmicos, etc. O mundo é uma obra-de-arte mitológica - o continente é uma "chapa" flutuando num mar, envolto pelo "nada", e o céu é uma cúpula de vidro. Não existem leis físicas, mas sim mitológicas - tudo é explicado pela mitologia do cenário - desde o nascer do Sol, ao crescer das plantas, até a gravidade, TUDO é explicado através dos mitos.
A magia do cenário gira em torno das Runas. São as runas que representam as divindades e seus feitos. Todo mundo tem capacidade de usar spells, basta aprender as runas certas e crer. Mas todos os spells são sutís e em geral afetam somente o próprio individuo, parecem mais aqueles pequenos rituais do nosso dia-a-dia que fazemos sem sentir ("Meu Deus, me ajude a passar naquela prova!"). Magia poderosa mesmo é raríssima ( ou seja, não se vê bandos de arremessadores de fireballs e magic missiles descendo a rua). E o jogo gira em torno das runas, pois pra aprender spells mais poderosos, é necessário ingressar em cultos dos deuses, e fazer jornadas e aventuras em busca do entendimento das runas.
Não existe Mal e Bem no cenário - até as criaturas não-humanas seguem suas próprias agendas (ou seja, nada de "Elfos do bem" ou "Orcs do mal"). Enfim, é um cenário muito foda. Inovador, mítico, e muito bem amarrado.
Alguem sabe como está a nova edição?
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