• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas Runequest

UAU ELES TEM UM MAPA DOS PLANOS DELES!

NOSSA PARECE o mapa de D&D dos planos


O Underworld é parecido com Underdark q no final dá no plano sem fundo da Rainha Loth?
Ou com os Infinitos portais do abismo aonde se cai para sempre num reino de abominações?
Ou com o castelo de bronze do Baatezu Mephisto cujas salas são sem fim e acabam num buraco negro

Ah, sim D&D é regido pelas leis da fisica sim... O mago faz aula de termodinamica para lançar bolas de fogo.

MAS me explica se os DARK GODS DAS TREVAS querem dominar o mundo com sua agenda de planos, pq os BAATEZUS não são das trevas, eles querem dominar o mundo com suas agendas de planos,assim como os deuses da furia (alias dois dos três são neutros e só Talos é maligno no alinhamento)

Loth não só quer dominar o mundo como quer o bem da sua raça drown
Os ilithides querem dominar o mundo para sobreviver a raça misteriosa que virá do novo mundo
Os Beholders são loucos
Os Dragões querem voltar a dominar o mundo

O q os DARK GODS querem!?! Destruir os HOMENS-PATOS?!
AH saquei, se eu vivesse num mundo com Patos falantes eu também ia pensar assim

E sobre os ORCS E ELFOS do cenario!? Os elfos não cultuam os DARK GODS DAS TREVAS Q QUEREM DOMINAR o mundo!!!

Eles gostam da natureza pelo q eu vi, e gostam de viver em paz,só alguns se aventuram para virar RUNEMASTERS (alias isso parece pokemon)

ELES NÃO PODEM SER CHAMADOS DE BONZINHOS?

____
reinos elementais, reino da sombra (não é mal alias, é um plano elemental para a escuridão, aonde vagam almas dos mortos) plano da luz (novamente não é mal é energia criativa q pode inclusive ser malefica)
Roda dos mundos (aonde NENHUM plano é baseado em alinhamento,ele pode ser desagradavel para viver, mas nenhum tem alinhamento)
_____

ADMITE AE filho, tu nem mas tá arrogante agora, tá calminho, perguntando coisas,

Q OWNED heim?


eu tenho q dormir, ve se responde alguma das perguntas ae q eu levantei hj heim? =)
Qual sera o proximo sistema? =D

Lição da noite amiguinhos: Fale mal do jogo do Margrave, o Margrave fala mal do jogo de vcs ^^

HOMEM- PATO!
 
Última edição:
UAU ELES TEM UM MAPA DOS PLANOS DELES!NOSSA PARECE o mapa de D&D dos planos
Na verdade não - cada cultura tem seu próprio mapa cosmológico. Aquele ali é o dos Orlanthi , o povo barbárico do cenario. Os das outras culturas têm diferenças.

O Underworld é parecido com Underdark q no final dá no plano sem fundo da Rainha Loth?
Ou com os Infinitos portais do abismo aonde se cai para sempre num reino de abominações?
Ou com o castelo de bronze do Baatezu Mephisto cujas salas são sem fim e acabam num buraco negro

Não, não. O underworld é como um "inferno" pra algumas culturas. Mas na verdade ele engloba mais os conceitos de Escuridão (que guarda segredos, mistérios, temor, ec.) e Caos (que é um pouco diferente do Caos de D&D) . Ao mesmo tempo produz aberrações, e ao mesmo tempo produz formas puras, além de ser fonte de fertilidade. O que os povos não sabem, é que o mundo depende do Underworld - sem o caos que ele gera, todo o universo ficaria paralizado, entraria em stasis.

Ah, sim D&D é regido pelas leis da fisica sim... O mago faz aula de termodinamica para lançar bolas de fogo.

A magia "por munições" de D&D tem um feeling meio... escolástico (pra não dizer bélico). Em Glorantha a "magia" são os pequenos rituais do povo, sejam de cunho divino, espirtual, folclórico, etc. (dar 3 socos na madeira pra afastar espiritos, usar pé-de-coelho, etc.)

E sobre os ORCS E ELFOS do cenario!? Os elfos não cultuam os DARK GODS DAS TREVAS Q QUEREM DOMINAR o mundo!!!
Se não me engano os Elfos (chamados Aldryami), cultuam a deusa das plantas, Aldrya, que os criou de plantas e árvores. Eles são hostís à humanidade, mas não são exatamente "do mal", têm suas proprias agendas e valores, como qualquer povo.

Eles gostam da natureza pelo q eu vi, e gostam de viver em paz,só alguns se aventuram para virar RUNEMASTERS (alias isso parece pokemon) ELES NÃO PODEM SER CHAMADOS DE BONZINHOS?
Não existe o conceito de "Bonzinho" aqui. O bonzinho vai depender de cada cultura, e de suas crenças. É diferente de D&D, fica dificil enteder pela ótica de D&D.

Roda dos mundos (aonde NENHUM plano é baseado em alinhamento,ele pode ser desagradavel para viver, mas nenhum tem alinhamento)
Ué, não é isso que diz Planescape. Inclusive "seres do bem" (celestiais/aasimon) e seres do mal vivem neles, assim como seres de pura ordem (Modrons), e seres de puro caos (Slaadi?). Acho que tem alguma coisa errada aí na tua explicacão...

ADMITE AE filho, tu nem mas tá arrogante agora, tá calminho, perguntando coisas,
Que nada, eu sou cool. :cool:

- - -

OFFTOPIC:
Lição da noite amiguinhos: Fale mal do jogo do Margrave, o Margrave fala mal do jogo de vcs ^^
HOMEM- PATO!
INQUISIDOR MOR DA INQUISIÇÃO D20
1 SISTEMA ANIQUILADO

Vejo que você ficou traumatizado pelo que falei no outro tópico ( "apresente argumentos, ou Peça pra cagar e saia de campo" ). Todo mundo viu que você mereceu, já que falou besteira de algo que não conhecia, e depois se enrolou porque não tinha embasamento pra discutir. Liga não, já passou. Não tem mais nada a ver.

- - -

Voltando ao tópico, se quiser mais informações de Glorantha, fique a vontade pra perguntar. :D

EDIT: Achei um site MUITO legal , com bastante informação sobre o mundo mítico de Glorantha :http://www.issaries.com/new/notes_structure.html
 
Última edição:
É, definitivamente agora: no quesito Fantasia, existe D&D e os sistemas e cenários que copiam os do D&D.

Armitage, tudo o que tu falou sobre o Runequest é D&D. É bem x mal. É Planescape e por aí vai.

Tu pode até dar uma argumentadinha, falar que os elfos são hostis aos humanos e blá blá blá. Mas, hey, em Greyhawk e Dragonlance também existem reinos élficos reclusos e hostis aos humanos.

Bem vindo ao mundo da fantasia, bem vindo ao mundo de D&D. Sugiro que tu adquira o Player´s Handbook 3.0 ou 3.5. E, de preferência, leia.
 
É, definitivamente agora: no quesito Fantasia, existe D&D e os sistemas e cenários que copiam os do D&D.

ai, ai.... é pra rir mesmo, como os fanboys daqui ficam querendo competir, e apelam pra mentiras e tudo!

Runequest é de 1978, ano em que o mundo de Glorantha foi lançado pela primeira vez como um livro de cenário completo, já que havia aparecido anteriormente no jogo "Red Moon, White Bear", no ano de 1975.

Ou seja, ele é muito anterior à Forgotten (lançado em 1987), e também à Greyhawk (lancado oficialmente como cenário em 1980, e tido um pequeno suplemento em 1975).

Só pra esclarecer as coisas (principalmente pros leigos no assunto verem a quantidade de besteiras que os fanboys falam). :roll:
 
Ninguém aqui contextou a qualidade do RuneQuest e seu cenário. Eu jah joguei e digo que é um grande clássico, mas que devido a sua idade, é normal que tivesse grande proximidade com D&D e não acho isso um defeito.

E só pra esclarecer, Forgotten existe desde 1967, antes mesmo da publicação do primeiro RPG. Advinha o que o Greenwood fez assim que saiu o D&D em 74? Não que isso importe muito afinal...
 
Última edição:
mas que devido a sua idade, é normal que tivesse grande proximidade com D&D

Mas Runequest não tem NADA a ver com D&D, Taverneiro. Foi o primeiro RPG a fazer um sistema unificado e simulacionista. Se você falasse que este tem grande proximidade com GURPS, tudo bem, mas com D&D?

E só pra esclarecer, Forgotten existe desde 1967, antes mesmo da publicação do primeiro RPG. Advinha o que o Greenwood fez assim que saiu o D&D em 74? Não que isso importe muito afinal...

Bom, só sei que seu cenário foi lançado à venda a partir de 1987. Se conta ser o cenário caseiro do seu autor, então GLorantha existe desde 1966, quando o autor Stafford começou a criá-lo, como mostra a Wikipedia. Ou seja, continua anterior a Forgotten.

E isso realmente não tem relevância, afinal os cenário não praticamente nada a ver (a não ser que você considere "aventuras heróicas", pra falar que são idênticos; Mas aí até Star Wars e Super Amigos são idênticos a Forgotten :D).
 
Última edição:
ai, ai.... é pra rir mesmo, como os fanboys daqui ficam querendo competir, e apelam pra mentiras e tudo!

Runequest é de 1978, ano em que o mundo de Glorantha foi lançado pela primeira vez como um livro de cenário completo, já que havia aparecido anteriormente no jogo "Red Moon, White Bear", no ano de 1975.

Ou seja, ele é muito anterior à Forgotten (lançado em 1987), e também à Greyhawk (lancado oficialmente como cenário em 1980, e tido um pequeno suplemento em 1975).

Só pra esclarecer as coisas (principalmente pros leigos no assunto verem a quantidade de besteiras que os fanboys falam). :roll:

Eu não sei em que mundo tu vive, mas ao menos aqui na Terra 1975 veio antes de 1978. :think:
 
Não existe o conceito de "Bonzinho" aqui. O bonzinho vai depender de cada cultura, e de suas crenças. É diferente de D&D, fica dificil enteder pela ótica de D&D.

OFFTOPIC:

Vejo que você ficou traumatizado pelo que falei no outro tópico ( "apresente argumentos, ou Peça pra cagar e saia de campo" ). Todo mundo viu que você mereceu, já que falou besteira de algo que não conhecia, e depois se enrolou porque não tinha embasamento pra discutir. Liga não, já passou. Não tem mais nada a ver.


To traumatizado não ^^
to felizinho da vida, alias

TODO mundo viu o q? q TODOS os fanboys dos rpg's indies não aceitam q alguem não goste dos cenarios deles?

Eu fiz isso pq vcs transformam cada topico aqui em uma guerrinha de ego para provarem q vcs jogam "melhor" q o D&D

Como assim? Vc NÃO respondeu minhas perguntas! Vc quer outras perguntas?!

Mas pera ae: No D&D é exatamente a mesma coisa: Um Ilithid possui uma etica q é incodinzente com a dos seres humanos... oo
Como assim não tem bonzinho se tem os DARK GODS OF DARKNESS q querem destruir/ dominar o mundo?
E como assim o underdar não é cheio de misterios? Halaster guarda o q lá embaixo? equipamentos de cozinha? E os infernos? Eles não devem ter centenas de formas de mudar o mundo?
Os orcs não são malzinhos? o proprio jogo diz isso sobre eles
O jogo se resume como um conflito entre VILANIA E HEROISMO, ´não como um problema entre grupos eticos

e

Que mentiras eu disse? Vc parte dum pressuposto q vc pode julgar o q uma pessoa diz por merda e mentira e não dar argumentos para isso.

e por fim para sua informação: As culturas de D&D veem os planos de formas diferentes: Celestia muda dependendo do q vc acredita por ser o paraiso...

E 1975 veio antes de 1978 ^^
 
TODO mundo viu o q? q TODOS os fanboys dos rpg's indies não aceitam q alguem não goste dos cenarios deles?
fanboy eh uma desgraça, independente do sitema, banda favorita (*cof*fãs de iron*cof*), cor favorita e até de McDonalds vs. Burger King
 
Última edição:
Eu não sei em que mundo tu vive, mas ao menos aqui na Terra 1975 veio antes de 1978.
Tá precisando de óculos amigão. Glorantha é de 1966. E foi lançado pela primeira vez como cenário do jogo "White Bear Red Moon" em 1975. E foi lançado independentemente em 1978. Fui claro?

(Dentro da sua lógica Sky, isso significa que todos os cenários de D&D são cópias de Glorantha, né? :lol: )


- - -

Margrave, relaxa amigão. Todo mundo viu que a discussão no outro posto não foi por você "achar RPGs indies ruins", isso é sua opinião, e ninguem tem nada com isso . A discussão no outro tópico foi por você falar que os jogos eram defeituosos e cheios de erros de lógica interna, o que eu provei que não eram, e você em nenhum momento sequer apresentou os supostos "defeitos". Nem argumento você tinha já que provou não conhecer os jogos em questão. (o mais incrível é que você até agora continua achando que a discussão era a respeito de "gostos". Vejo que superestimei sua inteligencia )

Mas fique a vontade pra *tentar* fazer briguinha no tópico. Mas assim não vamos chegar a conclusão alguma de nada, por isso tô fora.

( ...a não ser que você apresente argumentos concretos sobre alguma coisa, aí vale a pena discutir. :D)
 
Última edição:
Tá precisando de óculos amigão. Glorantha é de 1966. E foi lançado pela primeira vez como cenário do jogo "White Bear Red Moon" em 1975. E foi lançado independentemente em 1978. Fui claro?

(Dentro da sua lógica Sky, isso significa que todos os cenários de D&D são cópias de Glorantha, né? :lol: )

Em momento algum no teu post tu falou em 1966. Tá caducando, é? O Glorantha, em 1966, era um apanhado de mitos tomando por base o Monomito do Campbell. Daí tu deve ter se confundido e pensado que postou 1966.

E o Glorantha só foi apresentado como cenário em 78, depois do Greyhawk. E, segundo o Literary sources of D&D, em nada contribuiu pro jogo, no início.
 
Cara, o Margrave deve estar tentando se vingar do Armitage, que "provocou" algumas discussões em outros tópicos. Aliás, ele vacilou legal ali nas traduções (é Aventuras dos Patos, ok?).
Mas Armitage, pelos posts (seus e dele), isso tá meio óbvio que é "Bem x Mal" e "D&Dístico", como você tanto combate. (combate, sacou? monstros? belicismo?...ahn, deixa, to horrível hoje :lol:)
E Sky, o Armitage postou 1966 sim, mas em outro tópico, depois do Taverneiro ter dito que Forgotten era de 1967.
Não sei por que tanto orgulho da parte de vocês. Por que não abaixam a cabeça e digam, calma e humildemente um "Do meu ponto de vista cara, de acordo com essas fontes, você foi infeliz." E não um "TODOS os RPG indie são errados e toscos e D&D é GAMISTA.", acabam postando merda, e gerando essas discussõezinhas.
Acabaram com meu espaçozinho de fins-de-dia, dedicado ao RPG :lol:

Acalmem-se rapazes :cerva:
 
Cara, o Margrave deve estar tentando se vingar do Armitage...
Pois é. :roll:

...que "provocou" algumas discussões em outros tópicos
Gostei das aspas. :mrgreen:

E Sky, o Armitage postou 1966 sim, mas em outro tópico, depois do Taverneiro ter dito que Forgotten era de 1967.
Pois é. :roll:

Não sei por que tanto orgulho da parte de vocês. Por que não abaixam a cabeça e digam, calma e humildemente um "Do meu ponto de vista cara, de acordo com essas fontes, você foi infeliz." E não um "TODOS os RPG indie são errados e toscos e D&D é GAMISTA.", acabam postando merda, e gerando essas discussõezinhas.
Tem toda razão Alpharaz. :cerva:

Sky e Margrave: amigos? :abraco:


- - -

Mas Armitage, pelos posts (seus e dele), isso tá meio óbvio que é "Bem x Mal" e "D&Dístico", como você tanto combate

Alph, NÃO existe o Bem e o Mal em Glorantha da mesma forma que D&D - como verdade absoluta e objetiva (o que o Sky chama de "Maniqueísmo Intrinseco de D&D"). O Bem e Mal aqui dependem do ponto de vista de cada cultura, cada povo. O que mais se aproxima do "Mal" de D&D é o conceito de Caos em Glorantha, que mesmo assim é diferente, pois está mais para algo como "a corrupção que se esconde em cada um de nós". Até os próprios povos que cultuam deuses consideradas "do Mal" por outros povos, na verdade tem suas próprias agendas, e só são Maus porque seus objetivos conflitam com os outros - é bem parecido com a vida real, os russos eram o Mal pros EUA, e vice-versa, por causa de diferenças de valores. Mas se você quiser dar ouvidos a alguem que entrou aqui desde o inicio só pra avacalhar, beleza, fique a vontade. Recomendo a VOCÊ REALMENTE LER sobre o cenário, em algum review, e não ouvir nem a mim nem a mais ninguem. Daí tirar SUAS próprias conclusões Alph :D

- - -

Descobrí que tem um outro sistema pra se jogar em Glorantha, chamado "HeroQuest: Roleplaying in Glorantha", criado pelo próprio autor do cenário em 2003. O autor já tinha demonstrado seu descontentamento com a forma que Runequest lida com o cenário (realismo, letalidade, etc.), e preferiu ele mesmo criar um sistema que pudesse focar nos aspectos mais interessante de GLorantha, segundo ele. O sistema HeroQuest é bem light, a ficha de personagem é simples igual Falkenstein, para focar na narração e história ao invés de números.

- - -

Lendo mais a respeito das HeroQuests, faz muito sentido - é exatamente o que alguem de fora vê quando visita um centro espírita ou camdomblé e fala "Que povo doido". Nas HeroQuests o pessoal do clã se reúne, toma cachaça, enche o cú de maconha, e depois cada participante atua no papél de uma entidade mítica - com máscaras, vestimentas, pintura e tudo! Daí, eles entram numa espécie de transe, e na visão deles estão realmente em outro mundo enfrentando seus seres mitológicos. Só que do ponto de vista de um forasteiro cético: "Que povo alucinado! Ficam doidões de tanto alucinógeno pra pensar que estão lutando com monstrinhos! Chegam a se ferir e tudo. Loucura!" .
 
Última edição:
Já que o bem e o mal de Glorantha é tão diferente do bem e mal do D&D, me faz um resuminho do comportamento dos orcs, dos elfos e dos humanos, por favor?
 
Achei interessante o cenário, mas não faz meu tipo. Até dei uma lida, e tal. Mas pelo que li não foge muito desse "Bem vs. Mal". Acontece que agente joga com uma visão dos USA, saca? Então todo russo que agente vir será caótico e mal, e todo americano, leal bom. Os brasileiros são caóticos e neutros, os ingleses leais e neutros, sacou?

E pára de me chamar de Alph que eu já falei que cê é viado. :lol:
 
EPIC OFF TOPIC: Poutz, lembram do Alf, o Eteimoso? Eu cascava o bico com aquele seriado!

Sejamos francos: alguém aqui já jogou RuneQuest? Eu já, pra mim é um excelente cenário de fantasia medieval, mas nao tinha tantos tons de cinzas assim para se distanciar tanto do "padrão" da época em que foi escrito.

A gente morria rapidinho, entao era normal ver algo menos heróico (especialmente nosso "mago" que fazia o Presto do Caverna do Dragão parecer o Bruce Willies em Duro de Matar)... só isso, mas pra mim ele é tão complexo em termos de comportamento quanto Titan de Aventuras Fantásticas (aliás que eu to ressucitando, vou para Allansia esse fim de semana chutar bundas dos ladrões de Blacksand!).
 
Última edição:
Já que o bem e o mal de Glorantha é tão diferente do bem e mal do D&D, me faz um resuminho do comportamento dos orcs, dos elfos e dos humanos, por favor?

TODAS AS RAÇAS NÃO-HUMANAS SÃO TEMIDAS E EVITADAS pelos humanos, independente de ser Elfo, Troll, etc. Chamar elfos e trolls de "Mal" não faz justiça ao que realmente são - chamá-los de "alienígenas" faz mais justiça, pois reflete seus comportamentos, motivações e agendas únicas e não-compreensíveis para os humanos; O mesmo pode ser dito de todas as Elder races - ou seja, nada de Elfos Bonzinhos vs Orcs Malzinhos - TODAS as Elder Races são alienígenas para o homem, e podem um dia estar agindo de forma "admirável" aos olhos do homem, como podem no outro dia estar agindo de forma "desprezível" para o mesmo; Conclusão: TODAS as Elder Races são EVITADAS pelo homem, não por serem "do Mal", mas por serem não-compreendidas pelo mesmo, e por tanto não confiáveis;

EPIC OFF TOPIC: Poutz, lembram do Alf, o Eteimoso? Eu cascava o bico com aquele seriado!
Pois é! Eu também. hehehe Mas agora temos um Alph, outro ETeimoso. :mrgreen:

Sejamos francos: alguém aqui já jogou RuneQuest? Eu já, pra mim é um excelente cenário de fantasia medieval
Mas então você só jogou o "sistema", e não o cenario - afinal Glorantha não tem características medievais (a única coisa de medieval é 1 cultura monoteísta semi-feudal na ponta oeste do continente ). O foco geopolítico do jogo é Dragon Pass - uma região que separa os bárbaros de Sartar e seu Deus do Trovão (Bárbaros: Era do bronze/Ferro), e do império Lunar e seus Deuses do Sol e da Lua (Império Lunar: parecidos com babilônios da Era do Bronze, e Persas da Era do Ferro). Os equipamentos são de Bronze. As religiões dominantes são Politeístas. Cavalos são raros. Governos são, ou tribais (bárbaros), ou impérios aturocráticos (Imperio Lunar). O que isso tem de medieval?

Eu nunca joguei no sistema, mas já no cenário - através do jogo de PC "King of Dragon Pass". Acreditem, não tem nada a ver com nenhuma convenção Tolkieniana ou medieval.

- - -

Pessoal, ninguem aqui jogou em Glorantha (nem você Taverneiro, sorry). O cenario é montado de forma que tudo, TUDO (magia, heroquests, religiões, etc.) pode ser explicado por um cético forasteiro como AUTO-SUGESTÃO e CRENDICE. O que acontece numa HeroQuest (que é o foco do cenário) é o que vemos quando um "macumbeiro" recebe santo, quando um kardecista fala com os espritos, quando um catolico se enche da graça do espirito santo e "fala em linguas", quando um evangélico se exalta num culto, etc. - os participantes se enchem de alucinógenos, cada um se maqueia e se pinta pra representar um elemento do mito, e depois todo mundo "viaja", em transe, à base de música, dança, violência (e quem sabe sexo). Aos olhos dos paticipantes ELES ESTÃO LÁ no mundo dos deuses, interagindo com os mesmos (e os jogadores narram nesse contexto, inclusive podendo se ferir mortalmente! ), mas aos olhos do Forasteiro cético, não tem nada de mais - é mais um culto de fanáticos religiosos que encheram o rabo de alucinógenos e acham que estão realizando algo sobrenatural.

Falando assim pode ser dificil de compreender, mas putz, a coisa faz tanto sentido que chega a assustar. O autor foi genial em bolar um mundo onde TUDO é baseado no mito - seu ponto de vista do mundo; seu entendimento da natureza; os pequenos rituais que te dão poder; uma fatalidade que aconteça na sua vida; TUDO! E o comportamento dos povos funcionam de forma muito coerente - cada um tem seus valores, cada um tem seu próprio "Bem" e "Mal", cada um tem mitos particulares e sua explicação para a natureza, etc.

Onde Forgotten é "moralmente maniqueísta" (Bem e Mal objetivos), Glorantha *NÃO É*, O Bem e Mal vai variar de cultura pra cultura (imaginem a guerra fria EUA vs Russia, ou as cruzadas Ocidente Cristão vs Árabes Muçulmanos); Onde Forgotten tem um modelo cosmológico unificado, Glorantha *NÃO TEM* - cada cultura enxerga o mundo da sua forma particular, de acordo com seus mitos; Onde o fantástico e sobrenatural de Forgotten é "óbvio", em Glorantha *NÃO É* - o fantástico é *sutil*, inclusive sob uma ótica moderna seria dificil discernir o que é AUTO-SUGESTÃO / LAVAGEM CEREBRAL do que é realmente poder "mágico" (exatamente como vemos nos cultos religiosos de hoje) - somente em high-level (heróis, sacerdotes e individuos reamente poderosos) é que a Magia se torna "óbvia", particiapente de HeroQuests realmente *desaparecem* do ritual e vão realmente para outros mundos, Frotas de capitães de Trirremes (TRIRREMES, e não Caravelas! Isso não é medieval!) experientes realmente encontram o "fim do mundo" onde o oceano acaba, Um sacerdote poderoso realmente faz raios caírem do céu, etc.

JOGUEM King Of Dragon Pass pra computador! Todo mundo aqui tem e-mule ou Torrent, o jogo é a melhor foram de se introduzir no cenário. E é lindo, desde os gráficos, até as canções com clima antigo. Quem jogar este jogo vai ver, logo de cara, com 15 segundos de jogo, que o cenário não tem NADA, mas ABSOLUTAMENTE NADA A VER com Forgotten, ou high-fantasy Tolkieniano, ou medievalismo, etc. NADA! Tem a ver com Grécia antiga, Tróia, Conan o Bárbaro, Assírios, Sumérios e Babilônicos, Hallstats, Celtas e Gauleses, etc, etc, etc.


ps: Port Blacksand rulez! Zambar Bone and Zarradan Marr rulez! :D
 
Última edição:
Armitage, nem li seu post inteiro, mas vamos lá:

Ele tem suas caracteristicas próprias ligadas aos mitos e crenças do cenário, mas isso não faz dele algo mais complexo, pelo menos sob meu ponto de vista. Ele não é sofisticado, me desculpe. Na verdade poucos cenários são. Mesmo para a época, quando leio a primeira edição de RuneQuest vejo vários clichês, mas com um "skin" diferente.

Quando digo "fantasia medieval" me refiro ao gênero, talvez o mais "correto" seria dizer simplesmente fantasia, mas é força do hábito, mesmo porque poucos são os cenários de fantasia genuinamente medievais (só me lembro de Ars Magica).

Você diz que Glorantha não é Tolkieniana, e realmente não é, mas de outras fontes de fantasia (especialmente os pulps dos anos 30 e fantasia dos anos 50) eu vejo semelhanças aqui e ali. Quando penso em Glorantha me vem a mente contos de Conan, as obras de Fritz Lieber e até Tarzan com suas crenças "primitivas" e cheias de tribalismos e rituais exóticos (os contos originais, e tiras de jornais, nao o desenho da disney).

Pessoal, ninguem aqui jogou em Glorantha (nem você Taverneiro, sorry).
Eu nunca joguei no sistema, mas já no cenário - através do jogo de PC "King of Dragon Pass".
Peraí, voce diz que EU nunca joguei em Glorantha e sua unica com o cenário experiência foi num jogo de computador?

A prova cabal que cada cenário é tão profundo quanto o grupo quiser está aqui: voce tem uma visão mais academica e mitologica, minha experiencia foi algo mais tradicional, calcada na experiencia do mestre em diversos outros cenários. Mas de forma alguma voce pode dizer que eu nunca joguei RPG em Glorantha... aliás Armitage, VOCE nunca jogou.

Do site oficial do Glorantha: Glorantha is as deep as you want it to be, or not. Hackers and choppers have what they want, while scholars and mythologists have a vast playground of new stories, legends and myths to enjoy."

Prefiro me situar em um meio termo, os extremistas que se explodam!
 
Última edição:
Você não leu justamente a 2º parte, onde eu botei justamente o que é único de GLorantha. E se ler, eu te desafio a citar um cenário que faça algo como isso. roll:

Ele tem suas caracteristicas próprias ligadas aos mitos e crenças do cenário, mas isso não faz dele algo mais complexo
Mais complexo NÃO. Mais coerente e bem-amarrado do ponto de vista mitológico SIM (a ponto de chegar a assutar). Ele é diferente de todos os outros nesse aspecto - a forma única como o MITO atua no cenário. Agora se você enxerga isso ou não, são "outros 50" - nesse caso, comece lendo obras de mitologistas como Levi-Strauss e Joseph Campbell - depois olhe de novo pra Glorantha. (e depois ainda, compare GLorantha com os outros cenário típicos de fantasia :roll: ).

Peraí, voce diz que EU nunca joguei em Glorantha e sua unica com o cenário experiência foi num jogo de computador?
Sim, um RPG-estrategia pra computador. E ao que parece, foi uma experiencia muito mais enriquecedora do que a sua - provavelmente seu mestre, ou grupo, não tinha tanto conhecimento de Glorantha quanto o joguinho de computador. O que até faz sentido - pegue Baldurs Gate 2 por exemplo, é dificil retratar, numa mesa, tão bem o cenário e seus elementos quanto um jogo retrata - afinal, não bastasse uma puta história, ainda usa som e imagem. Eu inclusive já tinha lido sobre Planescape e Forogtten e dito "meh... legalzinho", mas só tive idéia de quão interessante os cenários realmente pareciam depois que joguei Baldurs Gate 2 e Torment de PC - o que me fez comprar os livros na mesma hora. Por isso eu digo que a melhor forma de conhecer o cenário em toda sua uniqueness é jogando "King of Dragon Pass".

A prova cabal que cada cenário é tão profundo quanto o grupo quiser está aqui: voce tem uma visão mais academica e mitologica, minha experiencia foi algo mais tradicional, calcada na experiencia do mestre em diversos outros cenários
Pois é, comprovando o que acabei de dizer acima. Sua experiencia, mesmo na mesa, não foi tão rica quanto a minha, num jogo de PC. O que nos trás de volta à conclusão: se você baseia suas impressões sobre o cenário pela experiencia que teve na mesa, então você *não* conhece Glorantha, já que sou grupo parece ter jogado como jogaria em qualquer outro cenário, só trocando a "capa" do livro mas sem trocar o conteúdo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo