• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rio sai da disputa por 2012

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
Naum sei se esse assunto foi discutido em otro tópico.....

Mas o q axam do Rio ter sido eliminado da disputa pela chance de sediar as Olimpíadas de 2012 logo na "primeira fase" de eliminação feita pelo COI?
O motivo afirmado foi a falta de segurança e caos q se instalou no Rio nos ultimos tempos.
Mas ovi tb algumas teorias meio conspiratórias q o assunto era mais político (como se nunca fosse) q realmente esse problema de segurança.....Q muito dos próximos grandes eventos q terão vão ser sediadas em países emergentes.....E q uma Olimpíada na Europa seria bem vinda nesse contexto.....
Mesmo pq, em grandes eventos, atentados terroristas seriam mto mais devastadores do q os traficantes de cá.....
Mas sei lá.....

Ovi tb q com essa eliminação......o Rio já seria moralmente favorito pros jogos d 2016......
Mas aí é mais especulação mermo.....
 
legendary Knight disse:
Ao que parece beleza não é tão fundamental assim :?

E realmente não é. Apesar de uma cidade precisar de uma certa beleza (ainda que não seja aquela beleza inconfundível) para ganhar a disputa, outros fatores são mais importantes para uma realização correta e exemplar de Olimpíadas.
 
Eu acho que o Brasil deveria tentar outra cidade pra sediar um evento desse porte, algo como Curitiba, por exemplo. O Rio é muito estigmatizado pela violência por si só.
 
A decisão foi correta! O Rio não tem condição mesmo.

Primeiro se resolve o problema da segurança, depois se pensa em trazer Olimpíadas.

Mas o engraçado é que o Rio pode assumir os jogos Panamericanos, mas a olimpíada não! :roll:
 
mas no Pan se exige bem menos q numa Olimpíada.....
Tanto q é só lembrar da vergonha de organização q foi na República Dominicana.....Um troço assim numa Olimpíada seria um "desastre".....

Q nem sediar Copa América é diferente de Copa do Mundo.....


Sediar em otro estado seria uma otra ótima opção......
q nem a Alemanha q tentou ser a sede num estado lá q nunca tinha ovido falar.....
Mas aí é kestão política mermo.....o eixo Rio-Sampa apesar dos pesares tem maior força d convencimento político......
Tentaram com Brasília, mas foi derrotada e pelo jeito desistiram d mudar do eixo rio-sampa.....
 
Sou da opinião é que primeiro temos que resolver nossos problemas pra depois pensarmos em organizar a festa pros outros.

E no caso do Brasil deveriamos optar por outras cidades. Apesar da boa estrutura hoteleira de Rio e SP nem pensar. As duas metrópoles andam com o filme queimado a um bom tempo.

Temos um país imenso com várias cidades sem o rótulo pesado da violência que as grandes metrópoles tem e que poderiam abrigar uma olimpiada sem problemas.

Eu se fosse escolher uma, a minha preferida é Florianópolis, mas poderia em Curitiba, Fortaleza, Recife tranquilo.
 
Tisf disse:
Eu acho que o Brasil deveria tentar outra cidade pra sediar um evento desse porte, algo como Curitiba, por exemplo. O Rio é muito estigmatizado pela violência por si só.
Eu ia dizer a mesma coisa, Tisf.
Colocar o Rio, como candidato brasileiro é uma decisão carregada de lobby político e de marketing. Todos sabemos que as cidades que mais oferecem condições para a realização de eventos desse porte não são Rio e São Paulo.
Curitiba é uma delas, ao lado de algumas poucas cidades do interior paulista. Infelizmente, tais cidades não têm poder político e reconhecimento internacional, como tem o Rio de Janeiro.
Por enquanto, o COB continua apostando em uma candidatura baseada em apelo turístico e em belezas naturais.
Vai tomar na cabeça sempre desse jeito.
 
Será que essas cidades que ainda estão concorrendo pelas Olimpiadas vão estar inteiras em 2012?

Eu acredito que o Brasil tinha que juntar uma graninha e construir uma cidade totalmente olímpica, num lugar não tanto povoado, por exemplo no amapá ou no mato grosso
assim atrairia industrias e investimentos pra lah e pras regiões por perto de lá, aumentaria a população, etc..
 
#Ryu disse:
Eu acredito que o Brasil tinha que juntar uma graninha e construir uma cidade totalmente olímpica, num lugar não tanto povoado, por exemplo no amapá ou no mato grosso
assim atrairia industrias e investimentos pra lah e pras regiões por perto de lá, aumentaria a população, etc..

:eek:

Pra que? Só pra ter uma olimpiada? Eu ficaria extremamente puto caso o governo fizesse uma dessas.

E como já disseram, Curitiba seria uma ótima opção. Uma outra coisa que poderia ajudar seria fazer como na última Copa, e 'dividir' a Olimpiada em duas cidades brasileiras. No entanto, mantendo o Rio fora mesmo assim, colocando Rio e Porto Alegre por exemplo. Não exigiria muito da infra-estrutura das duas cidades e teria uma organização e beleza.
 
Unnn imagino que o problema da segurança não quer dizer que eles se preocupem com os traficantes não. Mas sim que a policia não tem capacidade nem de controlar alguns traficantes , quanto mais para impedir algum atentado terrorista numa olimpiada. Porque apesar do terrorismo não visar o Brasil , podem ter certeza que uma olimpiada , seja onde for , sempre será alvo terrorista , porque nela você pode atingir a delegação que você quiser.

E concordo com a mudança da cidade brasileira como candidata para as olimpiadas. Como Rio e Sampa são cidades muito grandes , qualquer coisa se torna um problema imenso. Ao contrário de cidades menores.

Acho que Curitiba seria uma opção.
 
Lukaz Drakon disse:
#Ryu disse:
Eu acredito que o Brasil tinha que juntar uma graninha e construir uma cidade totalmente olímpica, num lugar não tanto povoado, por exemplo no amapá ou no mato grosso
assim atrairia industrias e investimentos pra lah e pras regiões por perto de lá, aumentaria a população, etc..

:eek:

Pra que? Só pra ter uma olimpiada? Eu ficaria extremamente puto caso o governo fizesse uma dessas.

E como já disseram, Curitiba seria uma ótima opção. Uma outra coisa que poderia ajudar seria fazer como na última Copa, e 'dividir' a Olimpiada em duas cidades brasileiras. No entanto, mantendo o Rio fora mesmo assim, colocando Rio e Porto Alegre por exemplo. Não exigiria muito da infra-estrutura das duas cidades e teria uma organização e beleza.


Se eu entendi o que o Ryu quis dizer é montar uma cidade olimpica planejada que após sua realização, como acontece em todas as olimpiadas, os apartamentos seriam vendidos e aí se formaria uma população permanente, como foi com Brasilia e Palmas que não são cidades olimpicas, mas foram planejadas.

Os pontos positivos: Pra quem for morar após a olimpiada, moraria num lugar totalmente novo, com excelente infra-estrutura e qualidade de vida. Se isso for num lugar com potencial turistico, melhor ainda. Quem não adoraria morar num lugar assim? Sem favelas, sem engarrafamento, poluição e tudo de ruim que só os grandes centros tem?

Os negativos: teria que haver uma real implantação de serviços (industria, comércio) para quem for morar nesta cidade não dependa de ter que trabalhar fora, senão a médio e longo prazo a cidade não se mantém sozinha e vira um "elefante branco".

Geralmente no Brasil só se investem em cidades planejadas quando surge um novo estado que não possui capital. Por isso dificilmente uma idéia dessa seria levada em conta. Só mesmo pegando um estado grande como Pará e Amazonas e dividi-lo para criar essa cidade olimpica pra ser a capital do novo estado.
 
Acho interessante fazer uma cidade planejada para uma olimpiada , mas não penso que a região norte seria a ideal para receber tal empreendimento. Mesmo porque o clima lá é totalmente desfávoravel a pratica esportiva , por causa da excessiva humidade e temperatura.

Mas a ideia em si não é de forma alguma ruim.
 
Se fôssemos um país de primeiro mundo, com as prioridades controladas etc., poderíamos investir bastante não só nas Olimpíadas, mas também no esporte. Mas não temos isso, então é meio inviável planejar uma cidade só para as Olimpíadas.

Dentro deste assunto, o esporte seria prioridade, já que o custo não é tão grande quanto de fazer uma Olimpíada no Brasil, e a propaganda ideológica poderia ser até maior, pois assim não haveria risco de desastre.
 
FÚRIA Da Cidade disse:
Se eu entendi o que o Ryu quis dizer é montar uma cidade olimpica planejada que após sua realização, como acontece em todas as olimpiadas, os apartamentos seriam vendidos e aí se formaria uma população permanente, como foi com Brasilia e Palmas que não são cidades olimpicas, mas foram planejadas.

Sim, essa parte eu entendi. Mas pense só. O dinheiro que seria gasto com isso seria muito, por que uma cidade assim sairia do zero, não teria assistencia comunitaria, o que implica em gastos em TUDO que você possa pensar.

FÚRIA Da Cidade disse:
Os pontos positivos: Pra quem for morar após a olimpiada, moraria num lugar totalmente novo, com excelente infra-estrutura e qualidade de vida. Se isso for num lugar com potencial turistico, melhor ainda. Quem não adoraria morar num lugar assim? Sem favelas, sem engarrafamento, poluição e tudo de ruim que só os grandes centros tem?

Os negativos: teria que haver uma real implantação de serviços (industria, comércio) para quem for morar nesta cidade não dependa de ter que trabalhar fora, senão a médio e longo prazo a cidade não se mantém sozinha e vira um "elefante branco".

Como eu já disse, muitos investimentos.

FÚRIA Da Cidade disse:
Geralmente no Brasil só se investem em cidades planejadas quando surge um novo estado que não possui capital. Por isso dificilmente uma idéia dessa seria levada em conta. Só mesmo pegando um estado grande como Pará e Amazonas e dividi-lo para criar essa cidade olimpica pra ser a capital do novo estado.

Mas pensa bem, precisamos realmente disso? Pelo lado esportivo é um ótimo planejamento, mas pelo lado político da coisa é hórrivel, completamente desnecessário.
 
FÚRIA Da Cidade escreveu:
Geralmente no Brasil só se investem em cidades planejadas quando surge um novo estado que não possui capital. Por isso dificilmente uma idéia dessa seria levada em conta. Só mesmo pegando um estado grande como Pará e Amazonas e dividi-lo para criar essa cidade olimpica pra ser a capital do novo estado.


Mas pensa bem, precisamos realmente disso? Pelo lado esportivo é um ótimo planejamento, mas pelo lado político da coisa é hórrivel, completamente desnecessário.

Mas acho que pelo lado economico e social fazer isso seria altamente viavel.

Realmente iria demandar muitos investimentos , mas todos eles seriam resgatados com uma olimpiada. Alias , seriam resgatados com MUITO lucro. E como já foi dito , ainda poderia ser utilizado depois como uma cidade. Acho que é viavel sim , desde que haja vontade politica.
 
Sim investir numa cidade planejada tem seus prós e contras, mas só não acho a idéia de toda ruim porque tudo é uma questão de planejamento, bom senso e principalmente muito estudo.

Se o retorno que uma Olimpiada proporcionar "pagar" o custo do investimaneto da cidade e de quebra ainda gerar lucro, empregos e qualidade de vida a quem for morar nela sem dúvida vale a pena. Ao invés de termos novos migrantes inchando ainda mais os grandes centros urbanos que já estão muito saturados e com muito desemprego, estes irão ajudar a povoar e desenvolver um novo lugar.

E quanto a localização só não dá pra fazer como fizeram com Brasilia. Já tive lá várias vezes, acho o projeto do Plano Piloto muito bem bolado organizando a cidade por setores e quadras, com largas avenidas que fazem o trânsito fluir com uma facilidade jamais vista em SP ou RJ. O único erro na minha opinião é que escolharam um lugar muito seco pra ser a capital do país e bem longe dos grandes centros urbanos. Por isso penso que o fator localização é um dos que mais pesa no final, pois se tiver potencial turistico, o país no mínimo ganha mais um cartão postal e alavanca de vez o turismo tão mal explorado aqui.
 
A Cidade Olimpica teria que ser feita pra durar um eternidade...

Com tanta gente precisando de emprego, construir uma cidade que nasceu pra lucrar vai atrair investimentos, sendo os principais de empresas que já estão no país...
escolhendo um lugar bom, com um clima ameno, o mato grosso talvez como eu disse, mas eu prefiro acre, roraima, amapá..
aquela area tem q ser povoada, caso contraria podemos perde-lá até pro tráfico de drogas( as farc da colombia vem e vão do brasil com facilidade)

ora, pense por esse lado:
que emprea não vai querer comprar um lote na cidade que sediará as olimpiadas (tenho certeza que contruindo-a, será sede)?

Trabalhadores de todo o Brasil, os melhores, virão com a perspectiva de uma cidade totalmente estruturada que eles mesmos irão construir...

a cidade poderia desafogar um pouco as favelas dos grandes centros...
a mão de obra poderia ser os mais pobres que não tem trabalho, etc... e assim, morariam lá tb e teriam chance de vida e estudos...

Amapá, Acre, Roraima, dão prejuizo ao Brasil por que não são auto-suficientes.. construindo uma Metrópole lá, atrairia bastante empresas e o estado em questão e a região seriam beneficiados...

Apesar disso, ainda estariamos com prejuizos, pois contruir uma cidade é muito caro..
mas esse prejuizo seria compensando em alguns anos, e depois revertido em lucro com o investimento do exterior na Olímpiada...

caso não de certo... a cidade mais organizada seria Curitiba mesmo...
mas tem que construir um metro....

e o Brasil precisa de uma rede ferroviaria pra ligar suas grandes cidades :|
 
Vocês estão esquecendo de algo fundamental: dinheiro. O Brasil não tem grana nem pra distribuir comida e instituir educação suficiente entre sua população enormemente miserável. Temos que pensar em primeiro arrumar a casa. Se a Grécia, que possivelmente tem um IDH bem melhor que o nosso, vacilou um monte na construção da vila olímpica (tem um monte de estruturas incompletas faltando dois meses pros jogos), imagina o que seria aqui. Nem em 20 anos acho que seremos fortes candidatos pra sediar algum evento desse porte. Ainda mais na situação que se encontra o Rio.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo