• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reler ou não ORDR antes do filme?

Curunír

Usuário
Eu penso que muita gente deve estar com a mesma dúvida que eu...

Será que vai ser possível aproveitar bem o filme estando com os detalhes fresquinhos na mente?
Ou seja, estando muito por dentro, será que eu não vou passar a maior parte do filme prestando atenção nas diferenças entre a obra e o filme, criticando aquelas que eu não gostar, ao invés de me divertir vendo um bom filme, fiel à obra ou não? :|

Eu terminei de reler o ADT hoje, e tive que me segurar pra não prosseguir a leitura...
 
Eu acho justament eo contrário.. reler vai te faze rlembrar que algumas passagens e fazer vc aproveitar ainda mais quando elas passarem no filme... aqueles detalhezinhos que vemos que PJ lembrou...

Eu releio sempre que posso a trilogia, e num caso desses, é um motivo a mais...
 
Depende. Na verdade eu acho que não faz diferença alguma. Reler o Retorno do Rei pode deixar a mente mais fresca para os detalhes da história, resultando numa exigencia maior pela fidelidade do filme. De qualquer forma depende de cada um.
 
Depende muito... :think:

Se a gente está lendo por saudade, acaba sendo prazeroso recordar os momentos do livro no filme que logo vai sair.

Como você está nesta categoria, não vai cair no pessoal que tá relendo para ter mais piolho para catar e sarna para se coçar quando sair o filme.

Se tá com vontade, leia. :wink:
 
Eu não sei em que categoria estou...

Após reler o ADT, principalmente, eu cheguei à conclusão que algumas alterações, no meu ponto de vista desnecessárias, me irritaram... Mas, no cinema, vendo o filme, eu achei quase tudo muito bom. Ou seja, se eu tivesse relido um pouco antes, visto que eu tinha lido pela última vez muitos anos atrás, eu estaria com sarnas pra me coçar e piolhos pra catar. :?
 
Eu estou relendo SDA desde o começo, já estou no final do Retorno do Rei.

Não vai fazer muita diferença, é a terceira (ou quarta, realmente não tenho certeza) vez que eu leio.

Eu só acho difícil de entender a dificuldade que a maioria das pessoas tem de separar filme de livro. Mesmo eu estando com o livro fresco na minha mente eu não vou ficar reparando no que está diferente.

Eu gosto de ver o filme como um filme, não como um livro em forma de filme.

Sei lá. Às vezes eu fico pensando se não seria melhor ter visto os filmes antes. Acho que eu teria gostado muito mais.

Não que eu não tenha gostado dos filmes, mas eu me vejo cada vez mais gostando de coisas que foram acrescentadas ou modificadas pelo Peter Jackson, pois essas coisas que me surpreenderam.

As coisas que ficaram exatamente como no livro... nah, tipo, eu já sabia que aquilo ia acontecer, não teve um impacto tão grande.

Acho inclusive que o Retorno do Rei pode ter o "defeito" de ficar fiel demais ao livro, deixando o impacto apenas para as imagens arrebatadoras.

Claro que, quanto mais fidelidade mais os fãs vão se masturbar. E sempre tem aquele lado da expectativa de como ficou aquela cena no filme.

Eu estou particularmente curioso pra saber como o Peter Jackson fez a parte de Sam indo em busca de Frodo quando este é capturado pelos orcs.

Oops, spoilers? Ah, vai, foi inofensivo.
 
Curunír disse:
Eu não sei em que categoria estou...

Após reler o ADT, principalmente, eu cheguei à conclusão que algumas alterações, no meu ponto de vista desnecessárias, me irritaram... Mas, no cinema, vendo o filme, eu achei quase tudo muito bom. Ou seja, se eu tivesse relido um pouo antes, visto que eu tinha lido pela última vez muitos anos atrás, eu estaria com sarnas pra me coçar e piolhos pra catar. :?

Bom, quando eu vi ADT em DVD, eu tinha acabado de ler o livro.

O fato de eu ter acabado de ler o livro não afetou nada o meu conceito sobre o filme. Na verdade, eu pude perceber que o filme foi melhor que o livro em vários aspectos.

Claro que em outros aspectos o livro foi melhor, mas o fato é que ADT é um livro bastante falho. Tem muitas passagens insuportavelmente chatas ali, e o filme não tem quase nenhuma.

RDR também tem os seus momentos maçantes. Digo, todo aquele capítulo da Concentração das Tropas de Rohan é um saco, por exemplo. Tenho certeza de que no filme aquilo será condensado pra ficar mais ágil.
 
Aliás, eu não sou purista. Por exemplo achei que ficou interessante ver os elfos no Abismo do Elmo, apesar de saber que isso poderia comprometer algumas coisas mais a frente.

Obviamente algumas coisas ficaram muito boas no filme. Mas o que eles fizeram com o Faramir... Ah, ele virou um sujeitinho intragável. Entre outras coisas.

No meu caso eu vejo que o ideal é eu ver o filme antes. A relação custo-benefício fica favorecida... depois eu releio. :wink:

Se eu aguentar, hehehehe
 
O V comentou algo que eu concordo. Entre os dois filmes, analizando friamente, acho SdA bem melhor que ADT, mas na questão gosto pessoal, meu favorito é ADT, e uma coisa que sempre sinto ao rever o filme é que o que mais me atrai no filme é a forma totalmente nova e "infiel" que PJ usa pra contar aquela história. Alguns fatos são diferentes? Sim, mas é a mesma essência, que PJ brilhantemente soube contar. Por mais que tenham muitas coisas diferentes, a sensação é como a de ler o livro, inclusive com o fator encantamento, que no caso de uma cópia fiel da obra, seria muito limitado.
 
Eu já reli, para que o que for modificado no filme, não me "desvirtue" do original...


E também pq eu sou chato e gosto de ficar criticando o filme! hehehe
 
Eu pretendo ler os 3 novamente logo, pois já estou confundindo a história mostrada no filme com a do livro...

Estranho, não deveriam ser tão diferentes... :tsc:
 
Sempre é bom reler algumas partes para refrescar a memória, mas não é necessário sempre reler o livro por uma coisa ou outra.
 
Reler partes é algo que eu não gosto, no caso.

É um romance, e tem começo, meio e fim. Se eu estiver a fim de reler, vou reler do começo até o fim.
 
V disse:
Reler partes é algo que eu não gosto, no caso.

É um romance, e tem começo, meio e fim. Se eu estiver a fim de reler, vou reler do começo até o fim.

Realmente reler só algumas partes pode causar uma certa confusão: Veja por exemplo a parte do Abismo de Helm... Muita coisa não vai se encaixar.
 
Um adendo: PJ está ADAPTANDO a obra para o cinema, ou seja transferindo uma história em linguagem literário para linguagem cinematográfica, o que obrigatoriamente gera mudanças. Ele não está copiando os fatos do livro e colocando no filme.
Alguns fãs parecem esquecer disso.


No meu caso, eu acho que vou reler Retorno do Rei DEPOIS do filme. Ou, se eu tiver com muita vontade eu leio antes mesmo. :mrgreen:
 
V disse:
Reler partes é algo que eu não gosto, no caso.

É um romance, e tem começo, meio e fim. Se eu estiver a fim de reler, vou reler do começo até o fim.

Ditto!

Ler partes só funciona com o Silmarillion, Contos Inacabados e afins...
 
Eu pretendo reler depois que ver o RDR. Apesar de tb não ser purista, eu prefiro ir ver o filme sem me lembrar direito de alguns detalhes. :P Daí vou relembrando vendo o filme (ou não, eles podem estar modificados :mrgreen: )

Mas eu pretendo ler, depois do filme.
 
Eu só vou ler depois também, porque tenho outras coisas para ler agora, e também porque eu quero procurar ver o filme como filme. O V falou sobre ver os filmes antes, não sei se era isso que eu queria exatamente; mas eu não sei s econsigo separar bem como ele disse que consegue, então eu prefiro deixar o livro quieto, por enquanto.

E eu já gostei bastante dos filmes, mas as minhas cenas preferidas, de longe inclusive, foram as que são mais fiéis ao livro. Existem algumas excelentes que foram ampliadas, como o debate do Gollum com ele mesmo, aquela sim foi, pra mim, a melhor coisa que o PJ fez de fora dos livros,para o filme. Mas no resto, cenários como o Condado, por exemplo, estão sensacionais, lindos, completamente pareados com o que eu imaginava. Mas melhor, eu acho que quase nada. Se o PJ acertou um bocado em algumas horas, acabou tirando cenas que eram o gosto especial do livro.

O Boromir ficou muito bom também além do Gollum que eu havia falado.
 
Eu já estou relendo.

Acho que relembrando os trechos posso até não gostar de algumas cenas, mas a emoção de ver algumas coisas (que eu não lembrava mais) denovo e na telona compensa. :obiggraz:
 
Maglor disse:
Eu só vou ler depois também, porque tenho outras coisas para ler agora, e também porque eu quero procurar ver o filme como filme. O V falou sobre ver os filmes antes, não sei se era isso que eu queria exatamente; mas eu não sei s econsigo separar bem como ele disse que consegue, então eu prefiro deixar o livro quieto, por enquanto.

Olha, eu fiz isso com os dois primeiros filmes e cheguei a conclusão que não vale a pena. Depois de ler os livros você acaba se decepcionando um pouco de ver o filme pois muitas passagens emocionantes não estão lá.

Maglor disse:
O Boromir ficou muito bom também além do Gollum que eu havia falado.

Eu já preferi o do livro, mas isso é discussão para outro tópico. :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo