• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Relação Deuses/Valar

achei interressante esssa relaçao do triunvirato cristao e tolkieniano....
mas quem seria jesus tolkieniano....
earëndil...
frodo...
...............

tolkien foi o maior gênio q ja existiu no mundo da literatura, conseguiu criar um mundo com suas palavras, ou como ta no livro do contos inacabados: ele criou um mundo de sua pequena mesa.
nunca mais, ou praticamente impossivel(ao menos caso ele reencarne como os elfos :D ), veremos alguma vez um escritor tao genial qto tolkien, q agora está no antigo oeste.
ele simplesmente conseguiu em seus livros, descrever o mundo da criação ate o presente, envolvendo toda uma mitologia em sua volta, pena q o grande mestre morrera antes de concluir o apocalipse do mundo, como diz seu filho em silmarillion. atraves de suas obras vemos claramente elementos biblicos, mitologicos e ate cientificos contados de outra forma.
Resumindo: Tolkien é imbatível, o melhor escritor de todos os tempos e isso sem uma forte propaganda de marketing em volta de seu nome, como aconteceu com rowling(q embora nao seja uma má escritora, fica anos-luz atras e hj eh uma das escritoras mais bem pagas do mundo, acho q soh fica atras do tom clancy e stephen king.)
eh isso, tolkien eh tudo :mrgreen: !

Proview disse:
Mesmo q a mitologia tolkeniana seja construida como "base" para o q seria as outras mitologias, alguns povos iriam criando seu proprio traço, ou seja hércules naum se encaxa com nenhum personagem de Tolkien pq foi uma criação unicamente grega (isso é minha opinião)...

Em algum lugar até o Hércules tem que entrar. A idéia era exatamente de que, com o pessar do tempo, os Homens tenham deturpado a verdade de o que eram os valar e maiar, chamando-os de deuses, alterando suas naturezas, ou mesmo achando que eles tinham filhos.

Por que Hércules não seria, por exemplo, Tulkas? Poderia ser. Ou mesmo um Homem, um daqueles Homens da Primeira Era, como Húrin, por exemplo? É só considerar que o personagem que conhecemos pelo livro teve sua história alterada por séculos e mais séculos.

Sabe telefone sem fio? Agora imagina brincar disso com uma frase grande e complicada, e por muito tempo. O último vai dizer aguma coisa que talvez seja bem diferente do original. A idéia é essa.

Os humanos, com mania de meter deus em tudo, chamaram os Valar de deuses. Concordo com a semelhança Ulmo/Poseidon, Yavanna/Gaia, Manwë/Zeus, Mandos/Hades e até com a moradia Valinor/Monte Olimpo. Mas os deuse gregos eram meio sem vergonha: traíam a mulher com um ninfa, bebiam, ficavam revoltados e destruíam a Terra, se achavam o máximo, os todo-poderosos. Diferente dos Valar, bondosos, compreencivos, até meio babacas de vez em quando. :mrgreen:

Resolvi ressuscitar este tópico pois uma dúvida surgiu na minha mente (na verdade várias) depois de ler O Silmarillion. Uma delas é a seguinte:

Muito se fala que há semelhança entre o deus Hades e o Vala Námo, conhecido como Mandos. Mas pra mim essa relação não parece tão evidente, pois acho possível que haja uma semelhança entre Hades e o Vala Melkor, também conhecido como Morgoth, pois pelo que me lembro Hades não gostava nem um pouco da humanidade e era muito cruel com os pecadores. (OBS: Pode até parecer, mas NÃO ESTOU FAZENDO RELAÇÃO COM A SAGA DE HADES!!!)

Bom, o que me dizem, é possível? E se essa hipótese for inconsistente, qual deus poderia ser Melkor?

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
185 Dias 5 Horas 59 Minutos 28 Segundos

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$330,00
Termina em:
185 Dias 5 Horas 59 Minutos 28 Segundos
Back