• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Relação Deuses/Valar

Na verdade eu acho q os Maiar naum seriam considerados Semideuses naum, eles saum na verdade servos dos Valar, mas acho q eles naum tem poder sobre nenhuma força da natureza, com Ulmo sobre a Água... Por exemplo, os Balrogs(Maiar) até tiham poder sobre o fogo, mas acho q naum foram eles q fizeram a parte d'A Música q se tratava do fogo, como Ulmo fez da água... :wink: Naum sei se me compreendem... :roll:
 
se nao me engano o servo do ulmo (esqueci o nome dele....) tinha um poder sim sobre as auguas... pois no silma fala q a esposa dele o acalma, qd ele esta bravo e faz o mar se agitar.... 8-)
 
Os Maiar não estavam proibidos de voltar para a Terra? Se estavam, como se explicam esses seres por aqui nessa época?

Simples 8-)

Eles vieram antes, por volta da Primeira Era e ficaram depois da Mudança do mundo
Isso explica esses contos de semideuses da mitologia grega e outros seres mitológicos q são nada mais q maiar q permaneceram na Tm
 
Eu não diria que os semideuses eram os Maiar. Eu encaixaria os maiar como deuses também, mas deuses menores, como existem às dúzias nas diversas mitologias.

Os semideuses, como Hércules, seriam mais seres mortais com feitos extraordinários, devidamente ampliados com o decorrer do tempo, como Húrin, Turin, Beren e Elendil.
 
Os semideuses, como Hércules, seriam mais seres mortais com feitos extraordinários, devidamente ampliados com o decorrer do tempo, como Húrin, Turin, Beren e Elendil.

Mas esses são os hérois não?

Tipo Ulisses, Teseu :o?:
 
Deriel disse:
Eu não diria que os semideuses eram os Maiar. Eu encaixaria os maiar como deuses também, mas deuses menores, como existem às dúzias nas diversas mitologias.

Os semideuses, como Hércules, seriam mais seres mortais com feitos extraordinários, devidamente ampliados com o decorrer do tempo, como Húrin, Turin, Beren e Elendil.


Mas Hércules não era filho de Zeus com uma mortal? Se fizermos um paralelo com Tolkien, Zeus seria nada mais nada menos do que Manwë! Então, acredito que, pelo menos no caso dele, não seria um mortal com feitos extraordinários.
 
Mas Hércules não era filho de Zeus com uma mortal? Se fizermos um paralelo com Tolkien, Zeus seria nada mais nada menos do que Manwë! Então, acredito que, pelo menos no caso dele, não seria um mortal com feitos extraordinários.

Mas as lendas foram mto deturpadas, não podemos traçar um paralelo assim na cara de pau sempre :wink:
 
Você tá me chamando de cara de pau por acaso?

Eu me referi ao fato de fazer uma relação direta entre as lendas esquecendo q passaram milênios e não ficariam iguais, não foi uma ofensa :wink:
Além do mais, não me parece que Tolkien alguma vez negou essas lendas, então respeite-as.

E ele nem tinha o direito de negar, mas pode ser uma lenda sem ligação com a mitologia anterior, ou uma relação distante pq eu não consigo traçar um paralelo entre Hércules e tolkien
 
Tolkien algumas vezes usa a fantasia para explicar a nossa realidade.

Exemplo clássico é Atlantida. Ele conta a história de Numenor como se fosse o fato real, q com o passar de milhares de anos, nos é hoje conhecida como Atlandida.

Acho q ele pode ter usado o mesmo pensamento nos Valar. Criou as histórias dos Valar e Maiar como se fosse uma explicação daquela q é conhecida no tempo contemporaneo como a Mitologia Grega. É como se essa história fosse sendo passada e deturpada por cada um ao longo dos anos e de repente temos essa história na Grécia, uma um pouco diferente na Noruega e por aí vai.

A idéia é q suas histórias não foram influenciadas nas mitoligias... Mas ela é como se fosse a verdade, milhares de anos atrás, das histórias q hoje lemos como estas mitologias.

Por isso a semelhança!
 
Eu só li alguns posts... entao, me desculpem se algum já falou isso...

Concordo, com a associaçao de Ulmo a Posseidon, Aulë a Hefestos... mas quanto ao triunvirato principal: Manwë, Erú, Melkor... eu particularmente, os associo ao triunvirato da mitologia cristã-católica: Arcanjo Miguel, Deus, Lúcifer. E no contexto da batalha em que Miguel liderou os demais anjos e arcanjos, contra lúcifer e os anjos que ele aliciou para o seus objetivos: dominar a criaçao de Deus.

A grande constataçao, é que Tolkien, nao criou muito... mas sim, "costurou" com uma maestria insuperável, mitologias, lendas da humanidade...

é só
Vlw
 
A comparação com o Anel dos Nibelungos realmente não é boa.. A única coisa que pode ter influnciado Tolkien nesse aspecto é de que na mitologia nórdica e em outas, os anéis representavam símbolos de poder, objetos mágicos. Mas acho que a relação entre os 20, e os das mitologias acaba por aí. Tolkien sempre foi bom o suficiente para criar sua propria mitologia.
 
Última edição:
Ao contrario do que se vem falando Chronos (Urano) não é marido de Gaia, mais de Rheia (deusa da fertilidade), os dois (Chronos e Rheia) são filhos de Gaia. e Oranos, deus dos ventos. Esses dois ultimos se assemelham muito mais à yavanna e manwe.
 
Que pergnta idiota a deste tópico :twisted: . mas está na cara que ele teve inspiração nos deuses de outra mitologias gregas. Etá na cara que O Deus Ulmo que foi visto por Tuor na costa Beleriand perto de Nevrast é inspirado em poseidon, deus da mitologia grega. 8-). voce não pensa cara! :lol:
 
Que pergnta idiota a deste tópico[...] . . voce não pensa cara!

Onde foi parar a liberdade de expressão. Cada pergunta o q quer, né?!
:roll:


Realmente Tolkien criou uma colcha de retalhos qdo em Arda, há semelhanças com a Mitlogia grega, com a religião cristã, além de varias outras coisas q ficam no ar, a erva de fumo dos hobbits, por exemplo, os hippies a associavam com maconha, 8O , hehe, vai saber, cada um interpreta do seu modo...
 
Jaime disse:
Que pergnta idiota a deste tópico

Por que seria idiota? Eu acho completamente válido na proposta de discutir a obra de Tolkien. Este aspecto é um dos mais interessantes, e pode ir bem mais além do que coprações, simplesmente.

Além disso, isso não é jeito de falar em um Fórum de discussões público.

Oakenshield disse:
A grande constataçao, é que Tolkien, nao criou muito... mas sim, "costurou" com uma maestria insuperável, mitologias, lendas da humanidade...

Ele foi além do costurar, ele criou em cima dos mitos. Melkor não é só Lúcifer com outro nome, toda essa coisa de a Terra-Média ser o "anel de Morgoth" é genial. Iso é relacionado com os elfos, que apesar não serem criação de Tolkien, ele criou uma visão deles tão complexa como nenhuma mitologia de povos inteiros foi capaz.
 
Hoje em dia quando paro para pensar em mitologias, percebo que nemhuma foi tão bem moldada como o Lengedarium. Tolkien teve uma maestria fantástica ao "montar" toda a "mitologia mundial". É maravilhoso. Temos características nórdicas, gregas, cristãs, celtas, e muito mais dentro do Lengedarium. É maravilhoso... :grinlove:
 
Hoje em dia quando paro para pensar em mitologias, percebo que nemhuma foi tão bem moldada como o Lengedarium. Tolkien teve uma maestria fantástica ao "montar" toda a "mitologia mundial". É maravilhoso. Temos características nórdicas, gregas, cristãs, celtas, e muito mais dentro do Lengedarium. É maravilhoso...
Tolkien fez algo muito dificil q poucas pessoas teriam capacidade de fazer isso é indiscutível, e a habilidade de tornar sua própria mitologia uma explicação histórica da Terra (quero dizer Arda) tornou tudo ainda mais grandioso...

Mas Hércules não era filho de Zeus com uma mortal? Se fizermos um paralelo com Tolkien, Zeus seria nada mais nada menos do que Manwë! Então, acredito que, pelo menos no caso dele, não seria um mortal com feitos extraordinários
Mesmo q a mitologia tolkeniana seja construida como "base" para o q seria as outras mitologias, alguns povos iriam criando seu proprio traço, ou seja hércules naum se encaxa com nenhum personagem de Tolkien pq foi uma criação unicamente grega (isso é minha opinião)...
 
Tik disse:
vcs jah leram o livro "O mundo mágico do sda"? eh mto bom eu recomendo! naum tenhu certeza se tudo o q diz lah eh baseado em fatos... mas eh interessante o q diz a respeito d Tolkien e sua obra...

eu já li, achei muito interessante.
esclarece muitos fatos e talz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo