• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Radagast, o Castanho, falhou?

Ele não faz nada, como muitos espíritos Maiar que já passaram pelo mundo, ele foi seduzido pelas belezas da Terra-Média e se perdeu em seus próprios assuntos e sua própria existência, ignorando sua missão original de ajudar os Eruhíni, Filhos de Iluvatar.
 
O mago morrom foi enviado por Yavanna (CI), e talvez sua missão fosse justamente equilibrar o desastre ecológico desencadeado por Saruman...

Os istari foram enviados para combater a crescente ameaça de Sauron, mas cada um à sua maneira.
Sabe-se que Radagast era mestre em ervas, animais e transformações, por isso tão ligado ao Beorn, acredita-se que. se alguma maneira, o mago esteja ligado ao poder de transformação da casa de Beorn...

Além disso, há sua forte amizade com as águias, que lhe prestavam favores, principalmente de espionagem...
Quando Gandalf está no caminho do Condado, Radagast aparece do nada e lhe avisa que os nâsgul estão procurando os Bolseiros... isso prova que o mago estava ciente do poder de Mordor.
Segundo a descrição de Gandalf, radagast era jovial, tinha os olhos sinceros e raramente deixava sua casa na fronteira da Floresta das Trevas.

Christopher afirma no CI que essa ligação entre os Valar e Istari entra em contradição com as afirmações de que o mago falhou... pois se Yavanna o enviou, seu interesse era o de proteger suas criações... :wink:
 
Sim mas nos Contos Inacabados também fica claro que o objetivo dos Istari eram a priori ajudar especificamente os homens e os elfos na luta contra Sauron. E Radagast abandonou essa missão para se dedicar a criaturas que, convenhamos, eram de menor importância e não precisavam exatamente de proteção.
 
Pode-se dizer que Radagast deixou-se "corromper" pela Natureza... :roll:

No fim das contas, ele e todos os demais Istari (exceto Gandalf) falharam em sua missão.
 
Não se pode dizer que Radagast, Allatar e Pallando falharam em suas determinadas missões. Os magos azuis só se sabe que existem, eles nunca apareceram por isso não se pode dizer o que não se sabe. Radagast foi corrompido pela natureza sim, mas a relatos que foi ele quem ficou defendendo a floresta das trevas do males que Sauron lá causava e se isso for verdade pode-se ter certeza apenas de uma falha a de Saruman que foi provada a dos Magos azuis e do Mago castanho diante disso nada pode ser dito :wink:
 
Sobre Radagast: CI (pág 432)
"Curumo (Saruman) levou Aiwendil (Radagast) porque Yavanna lhe implorou que o fizesse"

"...claramente cada Istar foi escolhido pou um Vala por suas características inatas"

****"Não há vestígio de explicação do motivo pelo qual o evidente desejo de Yavanna, de que os Istari deveriam incluir alguém com um amor especial pelas coisas que ela fizera, só podia ser realizado pela imposição da companhia de Radagast a Saruman; enquanto a SUGESTÃO no ensaio sobre os istari (pág 428) de que, Radagast abandonou o propósito para o qual fora enviado, talvez NÃO ESTEJA EM PERFEITA HARMONIA com a idéia de que foi especialmente escolhida por Yavanna"

Por isso defendo a hipótese de que Yavanna enviou o mago marrom para defender seus propósitos.
Aulë eviou Saruman e Yavanna, Radagast, para amenizar o desprezo do mago branco para com os seres que vivem nas florestas...

E não é a primeira vez que isso acontece, já que Yavanna forneceu a capacidade de defesa aos ents em função dos filhos de Aulë ( anões). O casal dá condições para que suas criações possam se defender e cheguem à um equilíbrio... Pq seria diferente na escolha dos istari?

Isso tb pode ser aplicado no caso dos magos azuis, mas já é história para outro tópico...
 
Mithrandir disse:
Não se pode dizer que Radagast, Allatar e Pallando falharam em suas determinadas missões. Os magos azuis só se sabe que existem, eles nunca apareceram por isso não se pode dizer o que não se sabe. Radagast foi corrompido pela natureza sim, mas a relatos que foi ele quem ficou defendendo a floresta das trevas do males que Sauron lá causava e se isso for verdade pode-se ter certeza apenas de uma falha a de Saruman que foi provada a dos Magos azuis e do Mago castanho diante disso nada pode ser dito :wink:
Nada disso. A missão dos " magos" era incentivar os povos livres a lutar contra Sauron, mas jamais convencer por meio da força e artifícios de poder. Pode até se dizer que no leste e sul distante os magos azuis pudessem ter obtido algum êxito, mas é dito nos Contos Inacabados que o único Istar bem-sucedido em sua missão foi Olórin, originalmente o mais fraco deles.

Portanto, não há como considerar algum propósito secreto de Yavanna.

Ou talvez Tolkien não tivesse idéia alguma mais concreta para ele, assim como admitiu nos Contos Inacabados que não sabia bem qual o destino dos magos azuis... :roll:

Mas foi bem claro em declarar que Gandalf (o único que demonstrou medo de Sauron, no início) foi o único que cumpriu sua missão.
 
Ka Bral o Negro disse:
Mithrandir disse:
Não se pode dizer que Radagast, Allatar e Pallando falharam em suas determinadas missões. Os magos azuis só se sabe que existem, eles nunca apareceram por isso não se pode dizer o que não se sabe. Radagast foi corrompido pela natureza sim, mas a relatos que foi ele quem ficou defendendo a floresta das trevas do males que Sauron lá causava e se isso for verdade pode-se ter certeza apenas de uma falha a de Saruman que foi provada a dos Magos azuis e do Mago castanho diante disso nada pode ser dito :wink:
Nada disso. A missão dos " magos" era incentivar os povos livres a lutar contra Sauron, mas jamais convencer por meio da força e artifícios de poder. Pode até se dizer que no leste e sul distante os magos azuis pudessem ter obtido algum êxito, mas é dito nos Contos Inacabados que o único Istar bem-sucedido em sua missão foi Olórin, originalmente o mais fraco deles.

Portanto, não há como considerar algum propósito secreto de Yavanna.

Ou talvez Tolkien não tivesse idéia alguma mais concreta para ele, assim como admitiu nos Contos Inacabados que não sabia bem qual o destino dos magos azuis... :roll:

Mas foi bem claro em declarar que Gandalf (o único que demonstrou medo de Sauron, no início) foi o único que cumpriu sua missão.

O Silmarillion, pg 22: "O mais sábio dos Maiar era Olórin"
já na pg 382: "Daí em diante, porém, dizia-se entre os elfos que eles eram mensageiros enviados pelos Senhores do Oeste para contestar o poder de Sauron, se ele voltasse a se erguer, e para influenciar elfos, homens e todos os seres vivos de boa vontade para com atos corajosos"

TODOS OS SERES VIVOS, inclusive animais e plantas, não acho que Radagast tenha falhado na sua missão. Sarumam foi corrompido, na minha opinião os azuis tbm foram.

Silmarillion pg 23 falando de Melkor: "Mas não estava sozinho. Pois, dos Maiar, muitos foram atraídos por seu esplendor em seus dias de majestade, permanecendo fiéis a ele em seu mergulho nas trevas. E outros ele corrompeu mais tarde, atraindo-os para si com mentiras e presentes traiçoeiros. Horrendos entre esses espíritos eram os valaraukar, os flagelos de fogo que na Terra-Média eram chamados de balrogs, demônios do Terror.
Entre seus servos que possuem nome, o maior era aquele espírito que os eldar chamavam de Sauron, ou Gorthaur, o Cruel. No início, ele pertencia aos Maiar de Aulë..."

Sauron que podia mudar de formas pertencia aos Maiar e foi corropido por Morgoth, depois corrompeu Saruman. Com base nisto os fins que os azuis podem ter tomado são quase infinitos.

Já o que se diz sobre os magos no CI não vou levar em conta, pois foi debatido sobre isso num tópico com o nome de Contos Inacabados e a explicação está lá.

Túrin
 
TúrinTurambar disse:
O Silmarillion, pg 22: "O mais sábio dos Maiar era Olórin"
Acho que ele quis dizer o mais fraco em poderes e não sabedoria. Olórin era realmente o menos poderoso dos Istari mas efetivamente o mais sábio de todos os Maiar.

Mas voltando ao assunto, pode-se dizer que Radagast falhou em seu objetivo primário ou o objetivo dos Istari como enviados de TODOS os Valar que era, pra mim fica claro, auxiliar os Elfos e Homens na luta contra Sauron. E acabou se dedicando exclusivamente ao seu objetivo secundário, como enviado pessoal de Yavanna, que era o de incentivar os kelvar e olvar a lutar. Apesar de que mesmo isso foi algo de que não se tem notícia. Afinal amplas regiões verdes foram dizimadas por Sauron (Terras-Castanhas) ou invadidas por ele (Floresta das Trevas) e muitos seres foram mortos e corrompidos (Entesposas e outras pobres criaturas que eram usadas para seus fins malígnos).
 
Re: Radagast, o castanho. Sim, E???........

Treebear Lord of Isengard disse:
Pode parecer ignorancia de minha parte (bom de fato é), mas o que exatamente o mago castanho faz além de fazer uma ponta aqui e ali ajudando Saruman e Gandalf?
como cada istari servia a algum valar quada um dos valar teve alguma funçao diferente e deve ter sido isso:
gandalf e saruman-combater a sombra de sauron, ja q os dois eram os mais sabios
radagast-yavana deve ter mandado ele para prezervar a natureza da terra media
magos azuis-mandados para o leste para tentar combater a influencia de sauron sobre os povos do leste :x
 
Elrond Meio-Elfo disse:
TúrinTurambar disse:
O Silmarillion, pg 22: "O mais sábio dos Maiar era Olórin"
Acho que ele quis dizer o mais fraco em poderes e não sabedoria. Olórin era realmente o menos poderoso dos Istari mas efetivamente o mais sábio de todos os Maiar.
Era isso mesmo que quis dizer; o mais fraco em "poderes", e não o menos sábio.

Elrond Meio-Elfo disse:
Mas voltando ao assunto, pode-se dizer que Radagast falhou em seu objetivo primário ou o objetivo dos Istari como enviados de TODOS os Valar que era, pra mim fica claro, auxiliar os Elfos e Homens na luta contra Sauron. E acabou se dedicando exclusivamente ao seu objetivo secundário, como enviado pessoal de Yavanna, que era o de incentivar os kelvar e olvar a lutar. Apesar de que mesmo isso foi algo de que não se tem notícia. Afinal amplas regiões verdes foram dizimadas por Sauron (Terras-Castanhas) ou invadidas por ele (Floresta das Trevas) e muitos seres foram mortos e corrompidos (Entesposas e outras pobres criaturas que eram usadas para seus fins malígnos).

Finrod disse:
como cada istari servia a algum valar quada um dos valar teve alguma funçao diferente e deve ter sido isso:
gandalf e saruman-combater a sombra de sauron, ja q os dois eram os mais sabios
radagast-yavana deve ter mandado ele para prezervar a natureza da terra media
magos azuis-mandados para o leste para tentar combater a influencia de sauron sobre os povos do leste
Nada disso; todos os Istar foram mandados para auxiliar os povos livres na resistência contra Sauron. Talvez Yavanna tenha pensado na preservação da Natureza quando insistiu que Curunír (Saruman) levasse consigo Radagast, mas sua missão primária era a mesma de todos os Istari. E por isso pode-se dizer que Radagast falhou.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
TúrinTurambar disse:
O Silmarillion, pg 22: "O mais sábio dos Maiar era Olórin"
Acho que ele quis dizer o mais fraco em poderes e não sabedoria. Olórin era realmente o menos poderoso dos Istari mas efetivamente o mais sábio de todos os Maiar.

Mas voltando ao assunto, pode-se dizer que Radagast falhou em seu objetivo primário ou o objetivo dos Istari como enviados de TODOS os Valar que era, pra mim fica claro, auxiliar os Elfos e Homens na luta contra Sauron. E acabou se dedicando exclusivamente ao seu objetivo secundário, como enviado pessoal de Yavanna, que era o de incentivar os kelvar e olvar a lutar. Apesar de que mesmo isso foi algo de que não se tem notícia. Afinal amplas regiões verdes foram dizimadas por Sauron (Terras-Castanhas) ou invadidas por ele (Floresta das Trevas) e muitos seres foram mortos e corrompidos (Entesposas e outras pobres criaturas que eram usadas para seus fins malígnos).

Eu nunca ouvi dizer que houvesse poder maior que a sabedoria, aliás é por meio dela que se obtém o poder. Isso fica claro em muitas passagens das obras, mormente entre os eldar e edain e não seria diferente entre os Maiar.

Nunca li em lugar nenhum, nada sobre objetivos primários e secundários ou até mesmos terciários dos Maiar. Por isso não vou ficar inventando nem deduzindo nada.

já na pg 382: "Daí em diante, porém, dizia-se entre os elfos que eles eram mensageiros enviados pelos Senhores do Oeste para contestar o poder de Sauron, se ele voltasse a se erguer, e para influenciar elfos, homens e todos os seres vivos de boa vontade para com atos corajosos"

Influenciar elfos, homens e TODOS OS SERES VIVOS DE BOA VONTADE, pelo que foi escrito por Tolkien me parece ser o único objetivo dos magos.

Como seres vivos de boa vontade eu entendo os anões, os hobbits, os ents, os animais, as plantas, e até mesmo orcs, trolls e wargs (já que Melkor e Sauron converteram muitos para o seu lado, talvés o inverso tbm pudesse acontecer, pelo menos passou pela cabeça de Menawë que era muito bondoso) e por falar nisso, é bem provável que fosse essa a missão dos azuis no leste, ACHAR SERES VIVOS DE BOA VONTADE entre as hostes de Sauron, sem discriminar qualquer forma forma viva que pudesse ajudar na derrocada do mal.

Ora, se Radagast se dedicou aos animais e a floresta era porque algum deles tinha que fazer, foi o que os Valar solicitaram, ajuda de TODOS OS SERES VIVOS DE BOA VONTADE, não li exceção alguma nem nenhum tipo de prioridade, não vou fazer ilações sobre isso.

Túrin
 
Radagast é um istari enviado por Yavanna para cuidar da flora e da fauna. Ele é quase um druída.

Porém, sua única interferência direta na Guerra do Anel, se a memória não me falha, é enviar Gwahir para resgatar Gandalf da torre de Orthanc.
 
[quote="TúrinTurambar]Eu nunca ouvi dizer que houvesse poder maior que a sabedoria, aliás é por meio dela que se obtém o poder. Isso fica claro em muitas passagens das obras, mormente entre os eldar e edain e não seria diferente entre os Maiar.[/quote]Vc pode considerar por esse ângulo; mas acredito que estejamos nos referindo a um poder tangível[/b], isto é, a capacidade de alterar a realidade conforme a vontade. Ou "magia", se preferir.

TúrinTurambar disse:
já na pg 382: "Daí em diante, porém, dizia-se entre os elfos que eles eram mensageiros enviados pelos Senhores do Oeste para contestar o poder de Sauron, se ele voltasse a se erguer, e para influenciar elfos, homens e todos os seres vivos de boa vontade para com atos corajosos"

Influenciar elfos, homens e TODOS OS SERES VIVOS DE BOA VONTADE, pelo que foi escrito por Tolkien me parece ser o único objetivo dos magos.

Como seres vivos de boa vontade eu entendo os anões, os hobbits, os ents, os animais, as plantas, e até mesmo orcs, trolls e wargs (já que Melkor e Sauron converteram muitos para o seu lado, talvés o inverso tbm pudesse acontecer, pelo menos passou pela cabeça de Menawë que era muito bondoso) e por falar nisso, é bem provável que fosse essa a missão dos azuis no leste, ACHAR SERES VIVOS DE BOA VONTADE entre as hostes de Sauron, sem discriminar qualquer forma forma viva que pudesse ajudar na derrocada do mal.

Ora, se Radagast se dedicou aos animais e a floresta era porque algum deles tinha que fazer, foi o que os Valar solicitaram, ajuda de TODOS OS SERES VIVOS DE BOA VONTADE, não li exceção alguma nem nenhum tipo de prioridade, não vou fazer ilações sobre isso.
Tudo bem, compreendo seu ponto de vista; só que passarinhos e bichinhis não foram muito úteis na luta contra Sauron... :roll:
 
Ka Bral o Negro disse:
[quote="TúrinTurambar]Eu nunca ouvi dizer que houvesse poder maior que a sabedoria, aliás é por meio dela que se obtém o poder. Isso fica claro em muitas passagens das obras, mormente entre os eldar e edain e não seria diferente entre os Maiar.
Vc pode considerar por esse ângulo; mas acredito que estejamos nos referindo a um poder tangível[/b], isto é, a capacidade de alterar a realidade conforme a vontade. Ou "magia", se preferir.

TúrinTurambar disse:
já na pg 382: "Daí em diante, porém, dizia-se entre os elfos que eles eram mensageiros enviados pelos Senhores do Oeste para contestar o poder de Sauron, se ele voltasse a se erguer, e para influenciar elfos, homens e todos os seres vivos de boa vontade para com atos corajosos"

Influenciar elfos, homens e TODOS OS SERES VIVOS DE BOA VONTADE, pelo que foi escrito por Tolkien me parece ser o único objetivo dos magos.

Como seres vivos de boa vontade eu entendo os anões, os hobbits, os ents, os animais, as plantas, e até mesmo orcs, trolls e wargs (já que Melkor e Sauron converteram muitos para o seu lado, talvés o inverso tbm pudesse acontecer, pelo menos passou pela cabeça de Menawë que era muito bondoso) e por falar nisso, é bem provável que fosse essa a missão dos azuis no leste, ACHAR SERES VIVOS DE BOA VONTADE entre as hostes de Sauron, sem discriminar qualquer forma forma viva que pudesse ajudar na derrocada do mal.

Ora, se Radagast se dedicou aos animais e a floresta era porque algum deles tinha que fazer, foi o que os Valar solicitaram, ajuda de TODOS OS SERES VIVOS DE BOA VONTADE, não li exceção alguma nem nenhum tipo de prioridade, não vou fazer ilações sobre isso.
Tudo bem, compreendo seu ponto de vista; só que passarinhos e bichinhis não foram muito úteis na luta contra Sauron... :roll:[/quote]

Um dos maiores poderes de Sauron, senão o maior, foi poder confeccionar o Um anél, poder este que considero bem tangível. E ele obteve esse poder atravéz da sabedoria, do estudo e um pouco de ardil. Ele APRENDEU a fazer anéis junto a um grupo de SÁBIOS de Eregion cujo líder era Celebrimbor. Como eu disse e repito aqui, a sapiência leva ao poder (tangíveis ou não).

Os eldar e edain mais sábios sempre foram os mais poderosos, acredito que com os Magos seja o mesmo, afinal de contas fazer do mais do "burro" o mais poderoso me parece contraditório.

Eu vejo meu mundo e acredito que na Térra-Média não fosse diferente, portanto TODOS OS SERES VIVOS de boa vontade contribuíram para a derrota de Sauron. Graças as minhoquinhas as terras são fertilizadas e os filhos de Erú podem plantar, assim como os "cavalins" podem pastar e ajudar contra o mal nas batalhas. Graças às "plantins" o ar se renova e temos oxigênio. Tivemos tbm ajuda das grandes Águias que eram amigas de Radagast, "bichinhis" e "peixinhins" alimentam elfos, homens, águias etc.

Ou seja um grande eco-sistema como em qualquer outro lugar do mundo. Eu também compreendo seu ponto de vista Ka Bral e ainda fico feliz de Sauron e Saruman compartilharem com você da mesma linha de raciocínio porque não deram importância aos pequenos do condado. Quando deram já era muito tarde.

Será que alguma alma de bom coração (um ser vivo de boa vontade) poderia me mandar um e-mail explicando como faço citações de parte do que foi escrito? Já tentei apagar o que não interessava mas não deu muito certo.

Túrin
 
TúrinTurambar disse:
Um dos maiores poderes de Sauron, senão o maior, foi poder confeccionar o Um anél, poder este que considero bem tangível. E ele obteve esse poder atravéz da sabedoria, do estudo e um pouco de ardil. Ele APRENDEU a fazer anéis junto a um grupo de SÁBIOS de Eregion cujo líder era Celebrimbor. Como eu disse e repito aqui, a sapiência leva ao poder (tangíveis ou não).

Os eldar e edain mais sábios sempre foram os mais poderosos, acredito que com os Magos seja o mesmo, afinal de contas fazer do mais do "burro" o mais poderoso me parece contraditório.
Eu acredito que quando se referem aos "Sábios" (com S maiúsculo) é quase como se dissesse "Magos" (pela traudção, Wizard, seria referenete a "Sabedoria", e não a "Taumaturgo").

Nesse caso, esses Sábios seriam "Magos", com poder de imbuir seu poder em suas obras, como Sauron fez.

Olórin poderia até ter sido citado como o "mais sábio", mas, pelo menos no início, era sim, o mais fraco dos Istar mandado para a Terra-Média, e o único que tinha medo de Sauron. Nesse caso, ele se mostrou sábio sim, pois reconhecia o poder infinitamente superior de seu inimigo.

TúrinTurambar disse:
Eu vejo meu mundo e acredito que na Térra-Média não fosse diferente, portanto TODOS OS SERES VIVOS de boa vontade contribuíram para a derrota de Sauron. Graças as minhoquinhas as terras são fertilizadas e os filhos de Erú podem plantar, assim como os "cavalins" podem pastar e ajudar contra o mal nas batalhas. Graças às "plantins" o ar se renova e temos oxigênio. Tivemos tbm ajuda das grandes Águias que eram amigas de Radagast, "bichinhis" e "peixinhins" alimentam elfos, homens, águias etc.

Ou seja um grande eco-sistema como em qualquer outro lugar do mundo. Eu também compreendo seu ponto de vista Ka Bral e ainda fico feliz de Sauron e Saruman compartilharem com você da mesma linha de raciocínio porque não deram importância aos pequenos do condado. Quando deram já era muito tarde.
Claro, claro; eu prefiro a Natureza e sua Criação do que o homem, que a destrói. É lógico que possuem imensa importância.

Não, eu não penso como Sauron ou Saruman; muito pelo contrário.

Mas a questão é que Ragast falhou sim, pois efetivamente não prestou (grande) contribuição para derrotar Sauron, como Gandalf fez, incansável e até sacrificando sua vida. Não tem como comparar.

TúrinTurambar disse:
Será que alguma alma de bom coração (um ser vivo de boa vontade) poderia me mandar um e-mail explicando como faço citações de parte do que foi escrito? Já tentei apagar o que não interessava mas não deu muito certo.
Copia o texto com Ctrl+C e cita cada parte de cada vez, manualmente. Escreva [quote = nome do usuário entre "" ] e termine com [ / quote ]. Sem espaços.

Espero ter ajudado 8-)
8-) 8-) 8-)
 
TúrinTurambar disse:
Eu nunca ouvi dizer que houvesse poder maior que a sabedoria, aliás é por meio dela que se obtém o poder. Isso fica claro em muitas passagens das obras, mormente entre os eldar e edain e não seria diferente entre os Maiar.

É diferente entre os Maiar pois do início dos tempos Sauron era o mais poderoso dentre eles e Olórin o mais sábio. Está escrito.

Existem muitos caminhos que levam ao poder, e a sabedoria é o mais correto delos, embora seja o mais raro. Sauron chegou ao poder pelo uso da malícia, da astúcia, da inteligência e da força. Nada disso conota sabedoria. Ele não era sábio, ele era imoral. Se Sauron fosse Sábio ele teria retornado com Eonwë para Valinor e pedido o perdão aos Valar, pois perceberia que lutar contra os Poderes do Mundo já era uma batalha perdida.

Nunca li em lugar nenhum, nada sobre objetivos primários e secundários ou até mesmos terciários dos Maiar. Por isso não vou ficar inventando nem deduzindo nada.

Eu prefiro pensar que na obra de Tolkien existe espaço para interpretações e deduções que muitas vezes extrapolam aquilo mesmo que o próprio autor escreveu. Diabos, pra que serve esse fórum de discussões então????

Influenciar elfos, homens e TODOS OS SERES VIVOS DE BOA VONTADE, pelo que foi escrito por Tolkien me parece ser o único objetivo dos magos.

Bom, vale dizer que isso era o que SE DIZIA ENTRE OS ELFOS e não era necessariamente a vontade de todos os Valar e muito menos de Iluvatar.

Afinal de contas... seguindo essa lógica do cada Maia por si só, Saruman deveria ter tido com os anões (sendo um Maia de Aulë)... entretanto eu acho que o Mago nem mesmo tem um nome anão.

ACHAR SERES VIVOS DE BOA VONTADE entre as hostes de Sauron, sem discriminar qualquer forma forma viva que pudesse ajudar na derrocada do mal.

Que bom que decidiu "inventar" e "deduzir" um pouco. Eu gosto disso. Entretanto não existe absolutamente nada que indique essa função dos magos azuis. Sorry.
 
TúrinTurambar disse:
Um dos maiores poderes de Sauron, senão o maior, foi poder confeccionar o Um anél, poder este que considero bem tangível. E ele obteve esse poder atravéz da sabedoria, do estudo e um pouco de ardil. Ele APRENDEU a fazer anéis junto a um grupo de SÁBIOS de Eregion cujo líder era Celebrimbor. Como eu disse e repito aqui, a sapiência leva ao poder (tangíveis ou não).

Celebrimbor não era o líder dos Sábios de Eregion, era somente o líder dos Artífices. Sábio ele era, mas não o suficiente afinal de contas foi totalmente enganado por Sauron enquanto elfos como Elrond, Galadriel, Círdan e Gil-Galad se mantiveram isolados deste. Estes sim são verdadeiros sábios.

Os eldar e edain mais sábios sempre foram os mais poderosos, acredito que com os Magos seja o mesmo, afinal de contas fazer do mais do "burro" o mais poderoso me parece contraditório.

Quer dizer que pra vc a sabedoria somente se aplica aos poderosos? Alguém que está na base da pirâmide não pode ser alguém sábio e ao mesmo tempo não pode ser alguém humilde?

Outra pergunta: Seguindo essa linha de raciocínio, Melkor, A MAIS PODEROSA DE TODAS AS CRIATURAS, era mais sábio que Manwë, que Varda, que Aulë???

Eu vejo meu mundo e acredito que na Térra-Média não fosse diferente[...]

Infelizmente é um pouco diferente sim. Tolkien era um católico fervoroso, e o seu mundo tem muito desse misticismo católico. E como todos nós sabemos, os bichinhos e as plantinhas foram criados por Deus para que os seres humanos deles se alimentassem e tirassem proveito. Eles foram criados para os seres humanos. E na Terra-Média não era muito diferente, tanto que isso até deixou a Yavanna puta da vida quando ela soube.
 
Não acho que Radagast falhou, ele foi mandado por Yavanna, e ecumpriu sua obrigação com ela...e de certo modo ajudou na guerra contra Sauron, avisando Gandalf dos nazgul...Saruman se corrompeu pelo anel, ele sim falhou, mas outros falaharam tambem!
Mas talvez Radagast seja apenas algo para dar entrelinhas no livro...Não sei
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo