Treebear Lord of Isengard
Usuário
Pode parecer ignorancia de minha parte (bom de fato é), mas o que exatamente o mago castanho faz além de fazer uma ponta aqui e ali ajudando Saruman e Gandalf?
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Nada disso. A missão dos " magos" era incentivar os povos livres a lutar contra Sauron, mas jamais convencer por meio da força e artifícios de poder. Pode até se dizer que no leste e sul distante os magos azuis pudessem ter obtido algum êxito, mas é dito nos Contos Inacabados que o único Istar bem-sucedido em sua missão foi Olórin, originalmente o mais fraco deles.Mithrandir disse:Não se pode dizer que Radagast, Allatar e Pallando falharam em suas determinadas missões. Os magos azuis só se sabe que existem, eles nunca apareceram por isso não se pode dizer o que não se sabe. Radagast foi corrompido pela natureza sim, mas a relatos que foi ele quem ficou defendendo a floresta das trevas do males que Sauron lá causava e se isso for verdade pode-se ter certeza apenas de uma falha a de Saruman que foi provada a dos Magos azuis e do Mago castanho diante disso nada pode ser dito![]()
Ka Bral o Negro disse:Nada disso. A missão dos " magos" era incentivar os povos livres a lutar contra Sauron, mas jamais convencer por meio da força e artifícios de poder. Pode até se dizer que no leste e sul distante os magos azuis pudessem ter obtido algum êxito, mas é dito nos Contos Inacabados que o único Istar bem-sucedido em sua missão foi Olórin, originalmente o mais fraco deles.Mithrandir disse:Não se pode dizer que Radagast, Allatar e Pallando falharam em suas determinadas missões. Os magos azuis só se sabe que existem, eles nunca apareceram por isso não se pode dizer o que não se sabe. Radagast foi corrompido pela natureza sim, mas a relatos que foi ele quem ficou defendendo a floresta das trevas do males que Sauron lá causava e se isso for verdade pode-se ter certeza apenas de uma falha a de Saruman que foi provada a dos Magos azuis e do Mago castanho diante disso nada pode ser dito![]()
Portanto, não há como considerar algum propósito secreto de Yavanna.
Ou talvez Tolkien não tivesse idéia alguma mais concreta para ele, assim como admitiu nos Contos Inacabados que não sabia bem qual o destino dos magos azuis...![]()
Mas foi bem claro em declarar que Gandalf (o único que demonstrou medo de Sauron, no início) foi o único que cumpriu sua missão.
Acho que ele quis dizer o mais fraco em poderes e não sabedoria. Olórin era realmente o menos poderoso dos Istari mas efetivamente o mais sábio de todos os Maiar.TúrinTurambar disse:O Silmarillion, pg 22: "O mais sábio dos Maiar era Olórin"
como cada istari servia a algum valar quada um dos valar teve alguma funçao diferente e deve ter sido isso:Treebear Lord of Isengard disse:Pode parecer ignorancia de minha parte (bom de fato é), mas o que exatamente o mago castanho faz além de fazer uma ponta aqui e ali ajudando Saruman e Gandalf?
Era isso mesmo que quis dizer; o mais fraco em "poderes", e não o menos sábio.Elrond Meio-Elfo disse:Acho que ele quis dizer o mais fraco em poderes e não sabedoria. Olórin era realmente o menos poderoso dos Istari mas efetivamente o mais sábio de todos os Maiar.TúrinTurambar disse:O Silmarillion, pg 22: "O mais sábio dos Maiar era Olórin"
Elrond Meio-Elfo disse:Mas voltando ao assunto, pode-se dizer que Radagast falhou em seu objetivo primário ou o objetivo dos Istari como enviados de TODOS os Valar que era, pra mim fica claro, auxiliar os Elfos e Homens na luta contra Sauron. E acabou se dedicando exclusivamente ao seu objetivo secundário, como enviado pessoal de Yavanna, que era o de incentivar os kelvar e olvar a lutar. Apesar de que mesmo isso foi algo de que não se tem notícia. Afinal amplas regiões verdes foram dizimadas por Sauron (Terras-Castanhas) ou invadidas por ele (Floresta das Trevas) e muitos seres foram mortos e corrompidos (Entesposas e outras pobres criaturas que eram usadas para seus fins malígnos).
Nada disso; todos os Istar foram mandados para auxiliar os povos livres na resistência contra Sauron. Talvez Yavanna tenha pensado na preservação da Natureza quando insistiu que Curunír (Saruman) levasse consigo Radagast, mas sua missão primária era a mesma de todos os Istari. E por isso pode-se dizer que Radagast falhou.Finrod disse:como cada istari servia a algum valar quada um dos valar teve alguma funçao diferente e deve ter sido isso:
gandalf e saruman-combater a sombra de sauron, ja q os dois eram os mais sabios
radagast-yavana deve ter mandado ele para prezervar a natureza da terra media
magos azuis-mandados para o leste para tentar combater a influencia de sauron sobre os povos do leste
Elrond Meio-Elfo disse:Acho que ele quis dizer o mais fraco em poderes e não sabedoria. Olórin era realmente o menos poderoso dos Istari mas efetivamente o mais sábio de todos os Maiar.TúrinTurambar disse:O Silmarillion, pg 22: "O mais sábio dos Maiar era Olórin"
Mas voltando ao assunto, pode-se dizer que Radagast falhou em seu objetivo primário ou o objetivo dos Istari como enviados de TODOS os Valar que era, pra mim fica claro, auxiliar os Elfos e Homens na luta contra Sauron. E acabou se dedicando exclusivamente ao seu objetivo secundário, como enviado pessoal de Yavanna, que era o de incentivar os kelvar e olvar a lutar. Apesar de que mesmo isso foi algo de que não se tem notícia. Afinal amplas regiões verdes foram dizimadas por Sauron (Terras-Castanhas) ou invadidas por ele (Floresta das Trevas) e muitos seres foram mortos e corrompidos (Entesposas e outras pobres criaturas que eram usadas para seus fins malígnos).
Tudo bem, compreendo seu ponto de vista; só que passarinhos e bichinhis não foram muito úteis na luta contra Sauron...TúrinTurambar disse:já na pg 382: "Daí em diante, porém, dizia-se entre os elfos que eles eram mensageiros enviados pelos Senhores do Oeste para contestar o poder de Sauron, se ele voltasse a se erguer, e para influenciar elfos, homens e todos os seres vivos de boa vontade para com atos corajosos"
Influenciar elfos, homens e TODOS OS SERES VIVOS DE BOA VONTADE, pelo que foi escrito por Tolkien me parece ser o único objetivo dos magos.
Como seres vivos de boa vontade eu entendo os anões, os hobbits, os ents, os animais, as plantas, e até mesmo orcs, trolls e wargs (já que Melkor e Sauron converteram muitos para o seu lado, talvés o inverso tbm pudesse acontecer, pelo menos passou pela cabeça de Menawë que era muito bondoso) e por falar nisso, é bem provável que fosse essa a missão dos azuis no leste, ACHAR SERES VIVOS DE BOA VONTADE entre as hostes de Sauron, sem discriminar qualquer forma forma viva que pudesse ajudar na derrocada do mal.
Ora, se Radagast se dedicou aos animais e a floresta era porque algum deles tinha que fazer, foi o que os Valar solicitaram, ajuda de TODOS OS SERES VIVOS DE BOA VONTADE, não li exceção alguma nem nenhum tipo de prioridade, não vou fazer ilações sobre isso.
Vc pode considerar por esse ângulo; mas acredito que estejamos nos referindo a um poder tangível[/b], isto é, a capacidade de alterar a realidade conforme a vontade. Ou "magia", se preferir.Ka Bral o Negro disse:[quote="TúrinTurambar]Eu nunca ouvi dizer que houvesse poder maior que a sabedoria, aliás é por meio dela que se obtém o poder. Isso fica claro em muitas passagens das obras, mormente entre os eldar e edain e não seria diferente entre os Maiar.
Tudo bem, compreendo seu ponto de vista; só que passarinhos e bichinhis não foram muito úteis na luta contra Sauron...TúrinTurambar disse:já na pg 382: "Daí em diante, porém, dizia-se entre os elfos que eles eram mensageiros enviados pelos Senhores do Oeste para contestar o poder de Sauron, se ele voltasse a se erguer, e para influenciar elfos, homens e todos os seres vivos de boa vontade para com atos corajosos"
Influenciar elfos, homens e TODOS OS SERES VIVOS DE BOA VONTADE, pelo que foi escrito por Tolkien me parece ser o único objetivo dos magos.
Como seres vivos de boa vontade eu entendo os anões, os hobbits, os ents, os animais, as plantas, e até mesmo orcs, trolls e wargs (já que Melkor e Sauron converteram muitos para o seu lado, talvés o inverso tbm pudesse acontecer, pelo menos passou pela cabeça de Menawë que era muito bondoso) e por falar nisso, é bem provável que fosse essa a missão dos azuis no leste, ACHAR SERES VIVOS DE BOA VONTADE entre as hostes de Sauron, sem discriminar qualquer forma forma viva que pudesse ajudar na derrocada do mal.
Ora, se Radagast se dedicou aos animais e a floresta era porque algum deles tinha que fazer, foi o que os Valar solicitaram, ajuda de TODOS OS SERES VIVOS DE BOA VONTADE, não li exceção alguma nem nenhum tipo de prioridade, não vou fazer ilações sobre isso.
Eu acredito que quando se referem aos "Sábios" (com S maiúsculo) é quase como se dissesse "Magos" (pela traudção, Wizard, seria referenete a "Sabedoria", e não a "Taumaturgo").TúrinTurambar disse:Um dos maiores poderes de Sauron, senão o maior, foi poder confeccionar o Um anél, poder este que considero bem tangível. E ele obteve esse poder atravéz da sabedoria, do estudo e um pouco de ardil. Ele APRENDEU a fazer anéis junto a um grupo de SÁBIOS de Eregion cujo líder era Celebrimbor. Como eu disse e repito aqui, a sapiência leva ao poder (tangíveis ou não).
Os eldar e edain mais sábios sempre foram os mais poderosos, acredito que com os Magos seja o mesmo, afinal de contas fazer do mais do "burro" o mais poderoso me parece contraditório.
Claro, claro; eu prefiro a Natureza e sua Criação do que o homem, que a destrói. É lógico que possuem imensa importância.TúrinTurambar disse:Eu vejo meu mundo e acredito que na Térra-Média não fosse diferente, portanto TODOS OS SERES VIVOS de boa vontade contribuíram para a derrota de Sauron. Graças as minhoquinhas as terras são fertilizadas e os filhos de Erú podem plantar, assim como os "cavalins" podem pastar e ajudar contra o mal nas batalhas. Graças às "plantins" o ar se renova e temos oxigênio. Tivemos tbm ajuda das grandes Águias que eram amigas de Radagast, "bichinhis" e "peixinhins" alimentam elfos, homens, águias etc.
Ou seja um grande eco-sistema como em qualquer outro lugar do mundo. Eu também compreendo seu ponto de vista Ka Bral e ainda fico feliz de Sauron e Saruman compartilharem com você da mesma linha de raciocínio porque não deram importância aos pequenos do condado. Quando deram já era muito tarde.
Copia o texto com Ctrl+C e cita cada parte de cada vez, manualmente. Escreva [quote = nome do usuário entre "" ] e termine com [ / quote ]. Sem espaços.TúrinTurambar disse:Será que alguma alma de bom coração (um ser vivo de boa vontade) poderia me mandar um e-mail explicando como faço citações de parte do que foi escrito? Já tentei apagar o que não interessava mas não deu muito certo.
TúrinTurambar disse:Eu nunca ouvi dizer que houvesse poder maior que a sabedoria, aliás é por meio dela que se obtém o poder. Isso fica claro em muitas passagens das obras, mormente entre os eldar e edain e não seria diferente entre os Maiar.
Nunca li em lugar nenhum, nada sobre objetivos primários e secundários ou até mesmos terciários dos Maiar. Por isso não vou ficar inventando nem deduzindo nada.
ACHAR SERES VIVOS DE BOA VONTADE entre as hostes de Sauron, sem discriminar qualquer forma forma viva que pudesse ajudar na derrocada do mal.
TúrinTurambar disse:Um dos maiores poderes de Sauron, senão o maior, foi poder confeccionar o Um anél, poder este que considero bem tangível. E ele obteve esse poder atravéz da sabedoria, do estudo e um pouco de ardil. Ele APRENDEU a fazer anéis junto a um grupo de SÁBIOS de Eregion cujo líder era Celebrimbor. Como eu disse e repito aqui, a sapiência leva ao poder (tangíveis ou não).
Os eldar e edain mais sábios sempre foram os mais poderosos, acredito que com os Magos seja o mesmo, afinal de contas fazer do mais do "burro" o mais poderoso me parece contraditório.
Eu vejo meu mundo e acredito que na Térra-Média não fosse diferente[...]