• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Racista?

Bom vamos lá, eu nem ia opinar, acredito que já tenha ficado mais do que claro pela quantidade de posts que diziam isso. Mas vou reforçar.
Tudo depende do ponto de vista. Você só irá ver aquilo que quer ver. Fato.
Há também o contexto histórico em que Tolkien vivia, outra época, outro pensamento.
E o politicamente correto aonde se encaixa nisso?
Não era tão desenvolvido como hoje, mas há coisas que achamos ser "politicamente correto" nos dias de hoje e podem soar mais racistas do que aquilo que encontramos no livro e acreditamos ser algo racista...
 
eu reparei essas coizas meio estranhas sobre o livro de tolkien mais por exemplo Frodo se pergunta se os homens do sul vindo ajudar Mordor eram realmente do mal ou se foram movidos de suas cazas contra a sua vontade isso me remeteu q tolkien podia na verdade mostrar como era a mentalidade das pessoas kuase medievais da TM e fazer uma critica e esse pensamento afinal se vc ker ver racismo vc vera racismo em todos os lugares!
 
Sabem, eu até tive uma curiosidade agora!!
O professor estava numa guerra... mas será que os grupos etnicos que ele combateu nao podem ter provocado uma distinção entre raças? Nada a ver com racismo, mas sim com experiencia psiocologica?? Assim como existe uma certa influencia religiosa nas obras???
 
A meu ver não é racismos, e sim, uma certa característica deste tipo de literatura. Se analisarmos bem, quantas histórias desse gênero apresentam uma diversificada etnias de personagens, e persongens femininas com ações frequentes. A fantasia é um gênero bem europeu, e segue a forma como as pessoas pensavam a muito tempo, então estas ações que parecem racismo não são, são características da época, agora é que as coisas estão mudando.
Então não foi racismo da parte de Tolkien, e sim influência de tudo que lera.
 
SE a gente lembrar que beorn, que NÃO era branco era do bem, fica claro que tolkien não era racista!

Muito bem lembrado.

Eu também não acredito que Tolkien fosse racista. É sabido que a Europa até a primeira guerra estava lidando com algumas questões que diziam respeito a 'raças' e outros povos, mas isso não era só em relação a negros, árabes, judeus ou asiáticos. A questão dos nacionalismos colocava povos europeus uns contra os outros para defender os interesses do seu país, sua nação (de mais prestígio que a do vizinho). Tolkien vem deste contexto.

Na segunda guerra a questão 'racial' fica muito mais acirrada nos regimes totalitários e a Inglaterra estava do outro lado da frente de batalha. Não havia campanhas internas de caráter institucional que declarassem questões relacionadas à superioridade do povo inglês ou de qualquer outro povo. Havia sim uma crítica acirrada a esta postura ideológica que vinha da Alemanha e um pouco da Itália.
 
Acho que Tolkien num pos racismo, ele simplesmente contou como foi a historia do lado da europa.... houve guerras entre a europa e o sul e leste assim para a europa quem era o inimigo??? Os islamicos sendo que a europa era a maioria Crista e o Sul de um maior racismo e as suas religioes tambem... para mim tolkien num foi racista so mostrou como o mundo agiu no passado...... num sei se fui claro.... eu tinha uma ideia melhor de como falar mas aiii quando comecei escrevendo esqueci ...... :bamf:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo