• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Racista?

Realmente. Tolkien é uma pessoa notável. Amante incondicional da natureza (de um modo tamanho exagerado de fazer inveja até mesmo aos membros mais radicais do Greenpeace), ele era o tipo que não batia com o perfil de um racista.

O Mestre é realmente uma pessoa incrível. O sarcasmo aos costumes nazistas é, como disse o Maglor, delicioso de se ler. :)
 
Eru disse:
Não conhecia essas passagens dessas cartas, mas respeito mais ainda o mestre depois dessa demonstração de caráter e pelo pensamento tão próximo ao meu no que tange a esse tipo de questão.

Não sobra mais muito o que discutir aqui, não?

É, é estranho, porque o livro tem um cheiro leve de racismo, mas dentro do contexto e da proposta, eu acho que tudo se encaixa. A verdade é que Tolkien nunca esteve nem um pouco s elixando pro que era politicamente correto. Ele escreveu o que queria, e não era do tipo que seria incoerente com as próprias opiniões, só porque poderia vir a ser mal-compreendido.
 
Na minha opnião Tolkien,pode parecer racista em algumas passagens do livro,mas creio que essa não foi a intenção,só porque ele citou que os numenorianos são superiores aos outros não deve ser condenado "racista"! 8-)
 
Lúthien_Tinúviel disse:
Vem cá.. se você morasse no Brasil.. e fosse escrever um livro falando sobre uma terra desconhecida.. com dados geográficos reais desde mundo que nós vivemos agora... você descreveria este continente como sendo o seu ou o de outros povos no mundo (no caso o seu continente é a América do Sul)?! como toda a guerra, sempre é nescessário um inimigo... pode ter sido conhecidência. esta questão dos povos virem do Sul... o que está acima da Europa? creio que gelo...os povos viriam do Gelo!? e Tolkien pode ter posto o Leste como sendo inimigo pelas questões climáticas favoráveis... eu estou escrevendo isso com base no meu conhecimento apriori.. pode ter alguma coisa errada aí no meio de tudo o que eu falei...a montanha da perdição é um vulcão certo!? eu queria que se alguém soubesse por favor me dissesse se é mais propício existirem vulcões na europa ou na Ásia...
eu estou falando isso porque eu também gosto de Harry Potter.. eu sei que o que isto que a sua amiga levantou foi apenas uma hipotese "inocente"... que na verdade ela n quer falar mal do SdA... mas assim como em Harry Potter.. existem coisas que foram colocadas alí não com segundas intenções implícitas... tenho certeza que por mais que o Mestre Tolkien fosse um chato {porque alguém jah me disse que ele era muito chato}, ele tinha uns conceitos sobre certas coisas que naquela época eram muito raros...por exemplo, ele sempre deixou em seus livros a mensagem muito clara de preservação da natureza... eu acho que racismo já uma coisa muito pesada...


Eu naum mencionei nada sobre o norte da europa....naum estou querendo dizer q tolkien eh racista nem q hp eh melhor...eu soh axu q o Tolkien devia tomar mais cuidado...naum q ele seja racista mas nos faz pensar q os mais escuros são do mal e os claros os melhores, do bem.
 
Aí o problema não é do que o Tolkien escreveu, e sim do modo como tu interpreta o texto tendo como base o teu conceito de preconceito e o fato da imagem do "bem x mal" ser representada desde que o mundo é mundo em centenas de culturas pela oposição "claro x escuro", "branco x negro", "luz x escuridão", etc, inclusive em várias onde os indivíduos têm a pele escura.
 
**eu amo harry potter** disse:
Eu naum mencionei nada sobre o norte da europa....naum estou querendo dizer q tolkien eh racista nem q hp eh melhor...eu soh axu q o Tolkien devia tomar mais cuidado...naum q ele seja racista mas nos faz pensar q os mais escuros são do mal e os claros os melhores, do bem.

Só uma coisa... Se eu chegasse pra tu com uma camisa "100% Negro", eu não era racista, certo?! E, se eu chegasse com uma camisa "100% Branco", eu era?! 8-)

Já que os homens que lutam ao lado de Melkor e Sauron são morenos, e considera-se esse como o lado do mau, levanta-se a hipótese de Tolkien ter sido racista. Se esses mesmos homens fossem todos de peles claras, loiros de olhos claros, e os númenorianos tivessem a pele escura, porque não seria também considerado racismo?! Nesse caso, os de pele escura seriam melhores que os de pele clara. Tudo depende de como você vê as coisas. :wink:
 
MooNWitcH disse:
**eu amo harry potter** disse:
Eu naum mencionei nada sobre o norte da europa....naum estou querendo dizer q tolkien eh racista nem q hp eh melhor...eu soh axu q o Tolkien devia tomar mais cuidado...naum q ele seja racista mas nos faz pensar q os mais escuros são do mal e os claros os melhores, do bem.

Só uma coisa... Se eu chegasse pra tu com uma camisa "100% Negro", eu não era racista, certo?! E, se eu chegasse com uma camisa "100% Branco", eu era?! 8-)

Já que os homens que lutam ao lado de Melkor e Sauron são morenos, e considera-se esse como o lado do mau, levanta-se a hipótese de Tolkien ter sido racista. Se esses mesmos homens fossem todos de peles claras, loiros de olhos claros, e os númenorianos tivessem a pele escura, porque não seria também considerado racismo?! Nesse caso, os de pele escura seriam melhores que os de pele clara. Tudo depende de como você vê as coisas. :wink:

Eu jah disse 2 vezes......e parece q vc ainda naum ouviu, eu naum estou chamando ninguem d racista...eu soh axu q ele tinha q ter tomado mais cuidado ao escrever issu.....se vc naum quer entender isso naum eh meu problema.....
 
"tomar mais cuidado ao escrever"?

você pensou no contexto social do tempo em que a obra foi lançada? naquela época ainda não existiam politicamente corretos como temos hoje em dia. a mentalidade da época era completamente diferente da atual, não dá para exigir que Tolkien "tomasse mais cuidado ao escrever" se na época ele nem sabia a razão para "tomar mais cuidado". :eek:
 
Ótimo! Esqueceram de um ponto importante!
Me digam uma coisa: Vcs se lembram de qual foi a época em que Tolkien escreveu o SdA? Não foi o séc. XXI, popular por ser "tolerante" com todas as raças e pessoas., Foi nos anos de 1940 e poucos, e até antes.
As pessoas na época, a Europa na época era assim. Pq que vcs acham que há poucos papéis femininos no LOTR? Porque o local das mulheres na época era dentro de casa, cuidando dos filhos e cozinhando. Mulheres não deviam trabalhar fora, quanto menos lutar em uma guerra, que é o palco do SdA!
Era a mente da época! Vcs não podem culpar Tolkien disso, alem do mais, os Harrypotterianos, gostam de xingar Tolkien, pq muitos de nós dizem que Rowling plagiou o LOTR... 8-)
 
Faerum disse:
Ótimo! Esqueceram de um ponto importante!
Me digam uma coisa: Vcs se lembram de qual foi a época em que Tolkien escreveu o SdA? Não foi o séc. XXI, popular por ser "tolerante" com todas as raças e pessoas., Foi nos anos de 1940 e poucos, e até antes.
As pessoas na época, a Europa na época era assim. Pq que vcs acham que há poucos papéis femininos no LOTR? Porque o local das mulheres na época era dentro de casa, cuidando dos filhos e cozinhando. Mulheres não deviam trabalhar fora, quanto menos lutar em uma guerra, que é o palco do SdA!
Era a mente da época! 8-)

Opa, calma lá rapá! 8-)

Tolkien escreveu o livro sim na primeira metade do séc. XX, mas ele se baseou em eras antigas. E ele sabia muito bem qual era o papel das mulheres na antigüidade, especialmente relacionado á cultura celta inglesa. É por isso que Éowyn é o que é, uma p. guerreira; e Galadriel, uma grande Sacerdotisa.

Se ele tivesse essa visão de que "mulher tinha que lavar roupa", o que a Éowyn está fazendo ali? Ou Lúthien? Ou Galadriel?
 
Pode ser que sim, mas Tolkien não gostaria muito de ser mal-visto pela sociedade da época. Imagina se ele colocasse a maior parte dos personagens como mulheres, ou colocasse o orientais como aliados de Gondor? Ele iria ser escrachado! (SEI LÁ SE É ASSIM QUE SE ESCREVE ISSO!)
Era parte da mente da época, independente da inspiração ser medieval ou não.
(desculpa pelo escesso de maiusculas! :oops: )
 
Ah, pode acreditar, se Tolkien escreveu ou deixou de escrever alguma coisa não foi por internferência direta do contexto da época. O conceito de politicamente correto não era nem um pouco definido como é hoje em dia, e ainda que fosse, ele não parecia ser do tipo que se importava com isso. Para fazermos um paralelo com a discussão sobre racismo, posso falar dos cachimbos. Da mesma forma, não havia na época essa campanha anti-tabagismo que há hoje.

E só um adendo: Galadriel não era exatamente uma sacerdotisa, estava, no final da Terceira Era, mais para uma sábia élfa. O conceito de "religião" ou de "templos" de adoração era mais associado, na Terra-Média, a Melkor (vide Númenor).
 
O "politicamente correto" é uma tendência da nossa época.

Eu gostaria menos da obra se ela não fosse honesta

Cheira a racismo sim, embora o autor fosse contra.

Mas eu me irritaria muito mais se 'forçassem a barra' e adcionassem, por exemplo, um herói negro na Sociedade "só para não parecer uma obra racista".

No filme, os atores que interpretaram os haradrim eram TODOS brancos; havia o receio de não soar racista. Isso é errado.

Essas diferenças só existem pq nós as criamos para nós mesmos.

Eu não me incomodo (mais) com o leve racismo do livro.
 
Tolkien não tinha que tomar cuidado ao escrever livro nenhum. Primeiro, como já disseram, porque ele não fazia idéia de como essas questões seriam abordadas décadas depois. Segundo que o autor é livre pra escrever o que ele quiser, mas ele não pode obrigar todos que lêem seus livros a interpretarem da forma que ele desejar.

Então, cabe a você, leitor, julgar se algo é racista ou não; mas será um julgamento seu, não a verdade absoluta. Tudo depende do ângulo que você vê as coisas.

**eu amo harry potter** disse:
Eu jah disse 2 vezes......e parece q vc ainda naum ouviu, eu naum estou chamando ninguem d racista...eu soh axu q ele tinha q ter tomado mais cuidado ao escrever issu.....se vc naum quer entender isso naum eh meu problema.....

E eu não disse que você estava chamando alguém de racista. Eu disse que muitas vezes levanta-se a hipótese de Tolkien ter sido racista. Isso não é de agora. :wink:

Ka Bral o Negro disse:
Essas diferenças só existem pq nós as criamos para nós mesmos.

Isso mesmo. Essa questão de racismo fomos nós mesmo que criamos. E, para mim, julgar isso ou aquilo uma atitude racista, já é, por si só, estar salientando e destacando essas diferenças. :|
 
Ora, basta traçar um paralelo com a história européia e você vai ver que as grandes invasões vieram sempre do sul (os mouros, persas) e do leste (hunos, mongóis). Mas basta você olhar mais atentamente pra obra que você vai ver que esses povos foram enganados por Sauron. E quanto a bem x mal, tudo é uma questão de ponto de vista.

Sauron pra nós era mau, mas ele está muito mais pra um ditador totalitário que quer dominar o mundo do que um diabão que só quer destruir (esse seria Morgoth). Ele era um fanático pela ordem, nem que fosse a sua própria ordem, e só fazia uma maldadezinha de vez em quando como honra ao seu antigo mestre. E quanto a seus orcs cometerem atos bárbaros, dá uma pesquisada numa biblioteca e você vai ver que atos tão bárbaros quanto os dos orcs são cometidos em toda a guerra.
 
A questão levantada pela "eu amo harry porter" me faz lembrar
de uma nótícia: que um regente israelense recusava-se a reger as óperas de Wagner, por conter certas passagens consideradas racistas.
É compreensível ver alguém dizendo que Tolkien escreveu algo racista. Eu também vi. Mas na época em que ele era vivo, não havia tantas preocupações com outras culturas e povos. Acho que o pensamento humanístico evoluiu nesse sentido.
O problema é que não basta dizer que se é a favor da diversidade, é preciso respeitar o diferente nas ações do dia a dia. E o dia a dia de quem é "diferente" é muito difícil, principalmente num país com um racismo reservado, melhor dizendo camuflado, como o Brasil ou a Inglaterra.
 
Bom SdA tem coo base a mitologia nordica, então lah só tem pessoas de olhos e pele clara.O escuro ja é a tempos definido como simbolo do mal, e essa historia do mal vir do Sul tem relação com a África acho besteira.
 
Eu jah disse 2 vezes......e parece q vc ainda naum ouviu, eu naum estou chamando ninguem d racista...eu soh axu q ele tinha q ter tomado mais cuidado ao escrever issu.....se vc naum quer entender isso naum eh meu problema.....

Erm, você acabou de ser 'racista' com a língua portuguesa, ao usar o dito miguxês. Professores Antônio Houaiss e Aurélio Buarque de Hollanda devem estar se revirando nos seus caixões... :P

Agora, voltando ao ponto principal, se fosse assim, os personagens ditos malvados de Tolkien teriam que vir do espaço... Pois aí ninguém na Terra, talvez Ufologistas, mas somente eles, diriam que Tolkien é racista!

Liberdade de Expressão, amigo, Liberdade de Expressão! Tolkien deixa implícito o feminismo e o bem maior do mundo, ao dizer que Gondor perdoou os feitos dos outros povos nos tempos de Aragorn Rei.

Ah, sim, e quando encontrar as últimas células de Tolkien numa minhoca que vai comer meu corpo também, digo que ele foi muito, muito infeliz ao escrever SdA! /sadisticbastardmodeON
 
Última edição:
Bem ...
Tolkien criou um mundo de ficção , ou seja não é real. Claro que os livros passam alguns valores a nós, porem em momento algum da obra são citados atos racistas. Outra coisa tambem é que a maioria dos povos da região na epoca era de pele olhos e cabelos clatos. Ja os Orcs e outros como eram malignos tinham q ter algum aspecto meio horrendo ou assustador.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo